Como Verificar a Conexão do Meu Site Usando Comandos Ping e Traceroute no Windows
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Verificar a Conexão do Meu Site Usando Comandos Ping e Traceroute no Windows

Neste tutorial você vai aprender a executar os comandos ping e tracert no Windows. Eles são importantes para identificar erros e verificar a conexão do seu site através do endereço de IP ou domínio.

O que você vai precisar

Antes de iniciar o guia certifique de ter:

  • Um computador com o sistema operacional Windows instalado.
  • Um endereço de IP ou domínio que deseja checar.

1° Passo — Executar o Prompt de Comando do Windows

Pressione as teclas Windows + R para abrir a caixa Executar. Digite cmd e clique em OK.

executar prompt de comando no windows

Isto irá abrir a tela do prompt de comando do Windows.

prompt do windows

2° Passo — Utilizar Comando ping

O comando ping é utilizado para testar a conectividade entre duas máquinas. Para identificar problemas você pode realizar o comando ping para fazer uma solicitação de ICMP para um domínio ou endereço de IP.

comando ping

Agora vamos mostrar como ver o ping pelo cms. Primeiro você vai precisar do endereço de IP ou domínio para qual você quer testar a conectividade. Por exemplo, basta digitar ping hostinger.com.br no prompt de comando do Windows e apertar ENTER para executar.

IMPORTANTE! Você deve substituir hostinger.com.br com o endereço de IP ou domínio que deseja testar.


Se você notar que os pacotes perdidos representam mais de 50%, significa que a conexão com o site está instável e metade dos pacotes não chegam ao destino pretendido.

Caso a perda de pacotes seja de 0%, então a conectividade com o site está perfeita e os pacotes chegaram no IP de destino corretamente.

3° Passo — Utilizar Comando tracert

O Tracert é uma ferramenta de diagnóstico que mapeia a rota dos pacotes de sua máquina até o destino, normalmente um endereço de IP ou domínio.

comando tracertPara utilizar o tracert é preciso um endereço de IP ou domínio para o qual você deseja testar. Por exemplo, basta digitar tracert hostinger.com.br no prompt de comando do Windows e apertar ENTER.

IMPORTANTE! Assim como no comando ping, você deve substituir hostinger.com.br com o domínio ou endereço de IP que deseja testar.


Se aparecer a mensagem Esgotado o tempo limite do pedido, significa que a conexão for perdida no “pulo” anterior à exibição da mensagem, permitindo que você descubra o local exato onde os pacotes estão sendo bloqueados.

Conclusão

Agora você já sabe como executar os comandos ping e tracert para verificar a conectividade com seu endereço de IP ou domínio e identificar problemas de conexão.

O Autor

Author

Ariane G. / @arianegoncalves

Ariane é SEO Manager na Hostinger Brasil e está há três anos na "casa" atuando com os times de conteúdo, localização e SEO. Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, mantém o compromisso diário de contar para todo mundo o poder transformador da internet aqui, no blog da Hostinger.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!