WordPress

Como publicar no WordPress e compartilhar automaticamente nas redes sociais

Como publicar no wordpress e compartilhar automaticamente nas redes sociais

Estar presente em pelo menos uma rede social é tão importante quanto configurar um site para o seu negócio. Algumas pessoas escolhem focar em um ou outro, mas não vemos razão para que você não tenha os dois, uma presença saudável nas redes sociais e um site WordPress. Por isso entendemos que é importante saber como integrar WordPress a redes sociais e compartilhar automaticamente o seu conteúdo nas diversas plataformas.

Neste artigo nós vamos mostrar como configurar seu site WordPress para compartilhar automaticamente nas redes sociais de três formas, incluindo:

  1. Usando um Plugin Redes Sociais WordPress.
  2. Integrando WordPress com redes sociais usando uma plataforma alternativa.
  3. Embedando uma funcionalidade da plataforma com as redes sociais.

Há muitas opções quando se trata de integrar redes sociais com o WordPress e compartilhar automaticamente os seus posts, então vamos começar!

Por que você deve compartilhar conteúdo do WordPress nas redes sociais

Se você está com tempo disponível, visite alguns dos seus sites favoritos neste momento. A gente quer apostar com você que todos eles possuem um perfil em redes sociais, e a maioria deles provavelmente mostra os links para mais de uma plataforma. O motivo pelo qual proprietários de sites optam por estar nas redes sociais é porque estes são ótimos caminhos para atrair tráfego para o seu site e compartilhar seu conteúdo.

O problema é que o seu site e suas redes sociais são contas e endereços diferentes, mesmo que você distribua o mesmo conteúdo nos dois. Isto significa que cada um deles precisam ser gerenciados separadamente, e pode te dar bastante trabalho.

Ao encontrar um caminho para integrar WordPress com redes sociais, você pode tornar tudo mais simples. Além disso, estas integrações vêm com outros benefícios como:

  • Mais tráfego para o seu site. Como mencionamos acima, redes sociais são ferramentas fantásticas para alcançar o seu público e gerar tráfego orgânico para o seu site.
  • Oferece mais de um canal para engajar o seu usuário. Quanto mais ativo você for nas redes sociais, mais os seus visitantes vão acompanhar sua interação.
  • Facilidade para compartilhar o seu conteúdo. Por exemplo, integrando WordPress com Facebook pode permitir que os seus visitantes acessem o seu post em um único clique, aumentando assim o número de visualizações e exposição.

Quando falamos em compartilhar conteúdo do WordPress nas redes sociais, estamos nos referindo a um leque de oportunidades e potenciais para estratégias. Por exemplo, você pode conectar o WordPress com Facebook e adicionar reações ao seu post. Você também pode permitir que seus visitantes compartilhem o seu conteúdo no Twitter, LinkedIn e outras redes simplesmente ao clicar nos botões de compartilhamento.

Estes são exemplos básicos do que se pode fazer ao integrar as redes sociais no WordPress. Porém, você também pode configurar outros recursos mais avançados. Por exemplo, ao integrar WordPress com Instagram, você pode compartilhar automaticamente as fotos do Instagram no seu site. Isto significa que você pode economizar também tempo, sempre precisar publicar uma de cada vez manualmente. Esta mesma integração também é possível em outras plataformas.

Nas seções seguintes, vamos mostrar como integrar WordPress com redes sociais como Facebook, Instagram, e outros.

3 métodos para publicar no WP e compartilhar automaticamente nas redes sociais

Nesta seção, vamos mostrar três métodos que você pode utilizar para integrar redes sociais no WordPress. Você pode usar um plugin, uma plataforma alternativa e também de forma manual. Vamos começar com a solução mais fácil.

1. Como compartilhar automaticamente com ajuda de Plugins Redes Sociais WordPress

Esse é o jeito mais simples de para compartilhar automaticamente os seus conteúdos do WordPress nas redes sociais, com o uso de plugins. Há uma extensa gama de plugins que permitem conectar o seu site WordPress com Facebook e outras plataformas. Um exemplo é o Social Media Share Buttons & Social Sharing Icons:

Plugin social media share button

O que este plugin faz é permitir que você inclua botões para compartilhar automaticamente nas redes sociais. Com esta ferramenta, você pode conectar o WordPress com Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e outra dezena de plataformas.

Outra excelente opção para compartilhar automaticamente tudo o que você publica no WP, é o Blog2Social. Esta ferramenta oferece opções de cross-post, que é quando você compartilha o mesmo conteúdo em múltiplas plataformas. Por exemplo, você pode conectar WordPress com Instagram, então o seu conteúdo será compartilhado nos dois:

plugin que ajuda como colocar redes sociais no wordpress Blog2social

Este plugin também suporta muitos outros tipos de integração. Você pode configurar para repostar um conteúdo antigo de tempos em tempos, e agendar publicações nas redes sociais com antecedência. Isso serve para a maioria das plataformas, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Tumblr e Instagram.

Estes dois plugins devem de dar uma amostra do que você pode fazer ao integrar redes sociais no WordPress, mas existem muitas outras opções. Neste momento, vamos conferir mais de perto um deles que tem um exemplo simples de integração, conectando o WordPress com o Instagram.

Para fazer isto, o que você precisa fazer é instalar e configurar o que talvez seja o melhor plugin de redes sociais para WordPress, o Blog2Social:

instalar plugin blog2social

Uma vez que você ativar o plugin, uma nova aba Blog2Social será exibida no seu painel de controle. Clique nela e selecione a opção Network. Agora você vai encontrar uma lista com todos as redes sociais que o plugin permite conectar com o WordPress.

Algumas dessas plataformas só funcionam com a versão premium do plugin, mas o Instagram está fora dessa. Basta selecionar o botão + Profile para conectar o WordPress com Instagram:

conectar instagram com wordpress

Em seguida, o plugin vai solicitar os detalhes da sua conta no Instagram. Insira suas informações de cadastro e clique no botão authorize:

conectar wordpress com instagram

Ao confirmar que a conta é sua, você vai as opções Blog2Social > Networks:

confirmar conta no instagram

Agora vá até Blog2Social > Posts & Sharing. Você vai ver uma lista dos seus posts existentes no WordPress. Se você clicar em Share on Social Media, você vai ver uma lista de contas na qual você poderá publicar o seu plugin. Além disso, você pode configurar como o seu post será exibido na sua rede social.

detalhes de compartilhamento de publicação

Neste momento, você deve ter notado que existe um menu suspenso na parte inferior da página chamado Share Now. Se você está usando uma versão premium do plugin, você somente poderá compartilhar posts instantâneos, sem a possibilidade de agendar. Mas ainda assim o plugin economiza o tempo que você levaria para fazer upload da imagem, adicionar o link e publicar o texto.

Quando terminar, selecione o botão Share. É isso, agora você já deve ter um novo post no seu Instagram que direciona para o seu post no WordPress. Lembre-se que você tem que repetir este processo cada vez que quiser compartilhar um conteúdo do WordPress no Instagram. Você também pode conectar diversos  perfis de redes sociais e compartilhar o mesmo conteúdo quantas vezes quiser.

Este é um dos diversos exemplos do que é possível ao integrar redes sociais no WordPress com plugins, então recomendamos que explore todas as opções. Agora vamos seguir para outro método de integrar seu site com as redes sociais.

2. Como compartilhar automaticamente com uma plataforma alternativa

Há muitas plataformas específicas para estes tipos de conexões online entre os serviços. Uma das nossas favoritas é o IFTTT. Este serviço permite criar “applets” que conectam múltiplas plataformas. Por exemplo, você pode criar um applet que integra o WordPress com Facebook, e permite compartilhar automaticamente os seus novos posts junto com os últimos.

applets

Vamos ver como isso funciona. Siga até a página do IFTTT e crie uma conta (é gratuito). Quando estiver pronto, clique em My Applets que está na parte superior do seu painel de controle. Uma nova página irá carregar e você vai ver um botão chamado New Applet:

criar novo applets

Em seguida, o IFTTT vai perguntar qual o primeiro serviço que você quer conectar. Procure pela opção WordPress e selecione:

escolher botao wordpress

Na próxima tela, clique no botão Connect:

clique em connect WordPress

O IFTTT vai solicitar a URL do WordPress e as credenciais de login, para que possa então se conectar com o administrador da sua conta. Informe estes detalhes e clique no botão Connect:

informe suas credenciais

Depois de conectar o WordPress com IFTTT, você estará apto para escolher como solicitará a execução do aplicativo. A plataforma pode mostrar apenas algumas opções no início, mas existem dezenas de opções ocultas. Você pode acessá-los clicando no botão Suggest a new trigger na parte inferior da tela.

Prossiga e escolha a opção Any new post.

configure novo post

Como o descritivo já diz, isto fará com que o aplicativo trabalhe automaticamente toda vez que você publicar um novo conteúdo no WordPress. Por isto aparece o “if” no applet. Agora é hora de entender “that” parte, então clique em + that na próxima tela.

configure if wordpress

Mais uma vez, o IFTTT irá perguntar qual serviço você deseja conectar. Nós vamos integrar o WordPress com Facebook, então busque pelas opções que a plataforma te mostra.

conectar wordpress com facebook

Quando escolher qual dos serviços você quer conectar, você precisa especificar qual ação deseja. Neste caso, vamos para a seção Create a link post. Isto irá publicar automaticamente no Facebook para cada vez que você publicar algo novo no WordPress.

criar link post

Você também pode escolher como devem ser exibidas suas publicações no Facebook. Por padrão, eles irão incluir a URL do seu post WordPress. Isto significa que o Facebook também vai incluir a metadata que encontrar, bem como descrição e imagem padrão. Mas você pode adicionar sua mensagem pré-gravada para cada publicação.

adicionar link url

Uma vez definida as suas configurações, clique no botão Create action e é isso. O IFTTT vai mostrar suas applet e que serão usadas como padrão a partir de agora.

finalizar configuração

Se você quiser desativar seu applet, vá até a guia My Applets e abra-o. Você verá um atalho para desativá-lo na parte inferior da tela:

on-off-ativar

O IFTTT funciona com outras dezenas de serviços e oferece centenas de applets. Há inclusive opções mais animadas que você pode encontrar para integrar o WordPress com as redes sociais, então explore e encontre o que mais de adequar para você.

3. Incorporar posts manualmente nas redes sociais

Por último mas não menos importante, a maioria das plataformas de redes sociais permite incorporar publicações manualmente em outros sites, é o famoso embedar. Até agora nós apenas falamos sobre como compartilhar o conteúdo do seu site WordPress nas redes sociais, mas agora vamos fazer o contrário.

Cada plataforma tem um jeito diferente para o recurso de incorporar o conteúdo. Por exemplo, você pode clicar nos três pontinhos que ficam nas publicações do Facebook e você vai encontrar a opção Incorporar.

opção de incorporar no facebook

Ao clicar, você vai ver como o post será exibido quando for incorporado, e vai te dar um código que você pode usar no seu site.

incorporar esta publicação

Para usar este código, abra o editor WordPress em uma página ou post que você quer usar. Então, mude para a o editor Texto e cole o código ali:

editor de texto wordpress

Se você voltar para  editor Visual, você vai ver o post do Facebook ali dentro, que será exibido no seu site.

editor visual do wordpress

O mesmo processo se aplica para outras plataformas. Você só tem que buscar os códigos de cada uma delas e colar no editor Texto do WordPress (não cole no editor Visual pois este não é preparado para interpretar o código).

Por exemplo, você também pode conectar o LinkedIn com o WordPress. Para localizar o código do LinkedIn, busque pelo mesmo caminho, os três pontinhos de cada post e selecione “Incorporar”.

incorporar linkedin

Agora, copie o seu código e repita o mesmo processo como anteriormente. Vai funcionar da mesma forma que o Facebook.

Por experiência própria, todas as plataformas de redes sociais mais famosas possuem a função de incorporar, então é só uma questão de encontrar esta funcionalidade dentro de cada uma. É isso, você agora conhece as suas opções para conectar seu WordPress com redes sociais de três formas diferentes.

Conclusão

São tantas redes sociais hoje em dia, concorda? Você não precisa criar um perfil em todas elas, mas estar presente nas redes sociais ajuda no engajamento com seus seguidores em diferentes ambientes online. Além disso, o seu WordPress pode performar muito bem nas redes sociais compartilhando o seu conteúdo e alcançando um público muito maior.

Faça isso! Seja com plugins, plataformas alternativas ou manualmente, com o recurso que quiser. Mas esteja presente. Alguma pergunta sobre como publicar no WordPress e compartilhar automaticamente nas redes sociais? Vamos bater um papo sobre isso, deixe seu comentário abaixo!                         

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

Share this
[href]
[href]