DNS windows

Como Corrigir o Erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

Como Corrigir o Erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN como resolver

Ao navegar na internet, é comum se deparar com sites que não carregam, mesmo que a conexão com a internet esteja funcionando normalmente e a URL esteja correta. No Google Chrome, o navegador mais popular do mundo, usuários com esse problema costumam se deparar com o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

O Que Causa o Erro?

Muita gente fica confusa quando a mensagem “DNS PROBE FINISHED NXDOMAIN” é exibida. Como a própria mensagem indica, é um problema relacionado ao DNS – ou Domain Name System – a tecnologia que permite a conexão com sites.

Sempre que alguém digita uma URL na barra de navegação do navegador, o DNS faz uma requisição ao seu banco de dados online para encontrar o endereço de IP do site a ser acessado. Se o DNS não encontra o que está sendo procurando, então a mensagem de erro é mostrada no Google Chrome.

Existem alguns outros fatores por trás do DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, e nesse tutorial vamos apresentar as soluções para o problema.

Desabilitar VPN e Antivírus

A combinação de VPN (Virtual Private Network) e antivírus é uma ótima proteção para quem passa muito tempo na internet. Infelizmente suas funcionalidades muitas vezes impossibilitam o usuário de acessar alguns sites. Antes de fazer alterações na sua conexão de internet e nas configurações do computador, desabilite qualquer VPN e antivírus que estejam ativos.

Desabilitar seu antivírus é fácil. Basta você abrir o painel de controle do software e desabilitar. Enquanto que para desabilitar o VPN no Windows você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Dentro do Painel de Controle procure a opção Rede e Internet > Conexões de Rede. Aqui você vai encontrar uma lista de conexões que você tem.
  2. Procure o VPN que você deseja desabilitar. Dependendo da versão do Windows, um menu pode aparecer tanto no lado esquerdo quanto no topo da janela. Selecione “Alterar as configurações desta conexão”.
  3. Selecione na aba “Rede” no topo da janela e clique no botão Desinstalar. Para concluir, reinicie o computador.

Limpar o Cache de DNS e Utilizar o Google DNS

O cache de DNS armazena os endereços de IP dos sites visitados. Limpar o cache pode resolver o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, uma vez que endereços de IP desatualizados podem ser a causa do problema. Para limpar o cache de DNS execute o Prompt de Comando como administrador do Windows, digite “ipconfig/flushdns” e aperte a tecla enter.

Utiliza outro Sistema Operacional? Confira como limpar o cache de DNS em outros sistemas.

Se limpar o cache não resolver o problema, você também pode mudar o servidor DNS. Por padrão, o seu computador utiliza o servidor do seu provedor de internet ou roteador.

Mas, ainda assim, esse endereço de servidor pode gerar erros com DNS. Como prevenção, muitos usuários preferem utilizar o openDNS ou Google DNS para ter melhor velocidade de conexão e estabilidade.

Os seguintes passos vão ajudar você a mudar o seu servidor DNS:

  1. Acesse o Painel de Controle e abra a opção “Central de Rede e Compartilhamento”.
  2. No lado esquerdo da janela você vai encontrar “Alterar as configurações do adaptador”. Clicando nesta opção uma nova janela vai ser exibida.
  3. Clique com o botão direito do mouse na conexão que você usa e selecione “Propriedades”.
  4. Procure e selecione “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e clique no botão “Propriedades”.
  5. Na parte inferior da tela você vai encontrar dois campos vazios. Aqui é onde você pode definir os servidores preferencial e alternativo do seu computador. Os endereços do Google são 8.8.8.8 e 8.8.4.4, enquanto que o openDNS utiliza 208.67.222.220 e 208.67.220.222.
  6. Clique em OK para encerrar.

Ajustar o Endereço de IP Através do Prompt de Comando

Esta solução é uma forma mais aprofundada de limpar o cache de DNS. Os passos são similares aos ensinados acima. Acesse o Prompt de Comando como administrador e digite os seguintes códigos:

ipconfig/release
ipconfig/all
ipconfig/flushdns
ipconfig/renew
netsh int ip set dns
netsh winsock reset

Você precisa inserir um comando por vez e apertar a tecla enter após cada um deles. Esse processo é geralmente utilizado para renovar o endereço de IP e reiniciar o programa Winsock no computador. Reiniciar o Winsock é uma boa prática pois é o responsável por controlar as requisições das aplicações da internet.

Resetar o Chrome Flags

O Google Chrome é um dos navegadores que permite que seus usuários experimentem atualizações não oficiais. Já que as novas funcionalidades ainda estão em desenvolvimento, nem todas vão ser executadas corretamente em alguns dispositivos, podendo inclusive causar problemas na conexão.

Se você encontrou o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, experimente resetar as configurações dessa ferramenta. Basta digitar “chrome://flags/” na barra de navegação. Você vai encontrar uma página com todas as funcionalidades experimentais do Chrome disponíveis para seu computador. Clique em “Reset all to default”. Então é só fechar e reabrir o Chrome.

Conclusão

O erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN é relativamente comum entre usuários do Google Chrome, além de ser bastante irritante. Neste tutorial, você aprendeu alguns dos possíveis motivos de o erro ser exibido e como resolver. Você ficou com alguma dúvida ou já experimentou outros métodos para solucionar o problema? Compartilhe com a gente comentando abaixo!

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

3 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*