Como Criar Um Blog – Guia Rápido Para Iniciantes
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Criar Um Blog – Guia Rápido Para Iniciantes

Milhões de pessoas adoram compartilhar as experiências e aventuras que já tiveram na vida. Elas falam sobre hobbies, dão dicas de viagem, passam instruções de exercícios físicos – as opções aqui são quase infinitas. Porém, como fazer tudo isso através de um blog?

As pessoas escolhem ter um blog não apenas porque é fácil e divertido colocar seus sentimentos em um texto, mas por também ser uma ferramenta poderosa de marketing para negócios de qualquer dimensão.

A melhor coisa disso tudo é que começar um blog não é complicado.

Se você quer começar um blog agora, vai precisa de uma hospedagem de sites confiável. A Hostinger ajuda você nessa: comece seu blog hoje com a gente e, se não gostar, devolvemos seu dinheiro em até 30 dias.

Começar Agora

Como Criar Um Blog em 6 Passos Fáceis?

Não importa que tipo de assunto ou idéia você está querendo escrever. Por ora, vamos guiar você pelos passos básicos sobre para conseguir criar um blog.  

1. Pense No Seu Nicho

Esse é primeiro e o mais importante passo na sua jornada de criar um blog. Pense sobre o que o quê o seu blog vai ser – quais são seus talentos e paixões?

Talvez exista alguma habilidade em particular em que você seja realmente bom e que possa compartilhar seus conhecimentos com as outras pessoas? Ou quem sabe você queira explorar os bastidores do seu negócio e permitir que as pessoas conheçam mais sobre os seus produtos e serviços?

Garanta que você esteja focando em um único nicho. Seja sobre moda, culinária, fotografia ou entretenimento. AInda que seja muito tentador escrever sobre uma grande variedade de tópicos em um blog, essa decisão deixa as coisas mais difíceis quando você quer atingir uma audiência específica. 

2. Escolha Sua Plataforma de Blog

Aqui tem uma surpresa – você não precisa ter conhecimentos néticos para criar um blog. No nosso guia, vamos usar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). 

Os CMS são feitos especificamente para pessoas que querem focar muito no conteúdo, ao invés de gastar muito tempo com coisas mais técnicas. Existem muitas opções de CMS por aí, mas recomendamos que você comece com o WordPress – o mais popular deles. 

página inicial do WordPress.org Brasil para o usuário criar um blog

Ele é extremamente amigável ao usuário e conta com uma biblioteca robusta de temas e plugins para você usar. 

biblioteca de plugins do WordPress.org

Além disso, o WordPress é de código-aberto e tem uma grande comunidade muito participativa. Isso quer dizer que, se você tiver algum problema com o CMS, você sempre pode recorrer à ajuda de milhares de tutoriais, vídeos, fóruns e desenvolvedores profissionais para ajudar você. 

3. Tenha Uma Hospedagem de Sites Confiável

Agora, você precisa assegurar que seu blog esteja em boas mãos e sempre acessível para seus leitores. É aqui que entra a importância da hospedagem de sites.

A Hostinger é especialista nessa área há mais de uma década, oferecendo serviços de qualidade para nossos usuários. Nós até mesmo criamos nosso próprio painel de controle para facilitar a forma como você pode gerenciar seu site. 

Se clicar agora, você ainda recebe um desconto especial e pode colocar seu blog online hoje mesmo! 

Seu Blog Começa Aqui

Para seguir em frente, você precisa se decidir sobre qual serviço de hospedagem de sites você vai precisar. Para isso, leve em consideração esses questionamentos abaixo sobre o tipo de site que você vai ter: 

  • Quando de tráfego eu deveria esperar receber? Quais são meus objetivos em relação aos meus visitantes?
  • Qual é o meu orçamento? Quantos e quais recursos eu vou precisar?
  • O quão rápido eu quero que meu site esteja pronto? Vou receber ajuda caso tenha dificuldades ou fique empacado na configuração dele?

Aqui está uma rápida descrição dos tipos de serviços que oferecemos na Hostinger.

A Hospedagem WordPress é a mais acessível e a maneira mais fácil de colocar seu site online. Se você está pensando em criar um blog pessoal ou se este será o seu primeiro site, a Hospedagem WordPress é a mais indicada por ser muito útil e confiável de usar. 

tabela de preços da Hospedagem Compartilhada na Hostinger

Minha Hospedagem WordPress

Para negócios e empresas maiores, a Hospedagem Cloud é uma excelente opção se você está esperando receber picos de tráfego e grande movimentação no seu site. Diferente da Hospedagem WordPress, você recebe uma parte maior de recursos dedicados. Porém, os custos também são um pouco maiores.  

tabela de preços da Hospedagem Cloud na Hostinger

Quero Hospedagem Cloud

Já um Servidor Virtual Privado, ou VPS, permite muito mais liberdade e flexibilidade, exigindo que o usuário tenha habilidades de gerenciamento de servidores. Ainda que esteja não seja uma opção mais recomendada para blogs, ela é a solução perfeita caso você queir liderar projetos mais complexos.

tabela de preços da Hospedagem VPS na Hostinger

Destravar Hospedagem VPS

4. Selecione Um Nome de Domínio Perfeito 

Um domínio é, basicamente, o endereço do seu site. É por isso que pensar bem no nome que você vai escolher para o seu projeto é muito importante.

Pense em algo que represente o público relacionado à sua marca ou que define o nicho em que você vai atuar. Sinta-se livre para usar sua imaginação e encontrar algo que você ficaria feliz e satisfeito com o resultado.

Para verificar se o nome de domínio que você escolher já foi usado por alguém antes, use o nosso verificador de domínio para encontrar as opções disponíveis. Se ele estiver vago, você já pode escolher entre as extensões de domínio disponíveis e já concluir a compra na mesma página. 

5. Configure Sua Plataforma

Assim que tudo estiver pronto, é hora de instalar seu CMS. Isso é feito facilmente usando nosso hPanel. Navegue pela sua conta de hospedagem, selecione a opção Autoinstalador e escolha WordPress. 

campos de informação para instalar o WordPress
Só leva uns minutinhos para instalar o WordPress

Para mais informações sobre como instalar o WordPress, preparamos um guia detalhado que mostra um passo a passo completo para você conseguir configurar o CMS e deixar seu blog funcionando perfeitamente. 

6. Publique Seus Conteúdos 

Se você quer ser um blogueiro de sucesso, é crucial que você ofereça conteúdos de qualidade. Foque sempre no seu trabalho, considerando que apenas a quantidade de postagens não vai ajudar, sozinha, você a conseguir mais tráfego.

Não tenha medo de experimentar de vez em quando e procure por novas ideias sempre que for possível. Comece aos poucos e desenvolva seu blog se desafiando constantemente com a qualidade da sua escrita.

Usar um CMS junto com uma boa hospedagem de sites permite que você foque sua atenção em criar conteúdos sensacionais, ao invès de perder tempo tentando encontrar soluções para problemas técnicos ou de servidor todos os dias.

Se você colocar toda a sua atenção na qualidade dos seus artigos e no SEO, você vai perceber um aumento gradual no tráfego do seu site que será, aos poucos, favorecido também pelos motores de busca. É assim que você terá sucesso no seu projeto.

Conclusão

Criar um blog não é difícil e nem caro. Com o serviço de hospedagem certo e um bom CMS, você vai publicar seus conteúdos em bem pouco tempo.

Esperamos que este guia tenha ajudado você. Se tiver perguntas, é só usar a caixa de comentários abaixo. Fique online hoje com a Hostinger e boa sorte com seu projeto! 

Faça um blog com a Hostinger hoje! Se não estiver satisfeito, você recebe seu dinheiro de volta em até 30 dias. 

Começar Já

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!