Website

Currículo online, qual a importância na sua candidatura?

O que é um bom currículo, senão um documento que vende de maneira organizada e objetiva as suas principais habilidades e competências? Falando assim pode parecer simples, mas na prática o que se vê é bem diferente: os recrutadores, ainda hoje, lidam diariamente com currículos do tempo do telefone discado, peças dignas de entrarem em um museu do RH porque, mesmo com toda a evolução tecnológica, reproduzem o padrão de seus ancestrais, datilografados em teclas barulhentas de Olivettis. Dá para imaginar o impacto disso em uma candidatura? Volte dez casas e aguarde a próxima rodada!

O currículo é o seu cartão de visita

É o contato inicial com o time de RH. E a primeira impressão, diz o ditado, é a que fica. A gente sabe que indicação é algo valioso, especialmente em se tratando de desenvolvedores. Mas quem indica merece ter como direcionar o candidato, de forma rápida e prática, para permitir que o interessado tenha acesso prévio às informações. Com os PDFs agonizando no leito de morte, profissionais divulgam os seus talentos via LinkdedIn, Youtube; usam ferramentas como Stack Overflow Developer Story, ou mesmo apostam em uma mistura de canais. Alguns estão também em sites como vagas.com.br e curriculum.com.br, ou criaram sua webpage – nosso assunto principal. Enfim, ter currículo online é fundamental. Entre as vantagens, a facilidade para mantê-lo sempre atualizado e garantir maior organização dos dados –  só para citar pontos que facilitam bastante a vida dos candidatos e dos RHs.

Diferenciando-se

Hostinger - dicas para curriculo online

Especialistas da área afirmam que mesmo optando por um cv online, fica evidente que ainda há um grande problema a vencer: os candidatos não sabem informar seus dados, não identificam o que realmente é relevante e, muitas vezes, inclusive, suprimem o que seria seu diferencial.

Arthur Camara, CEO da Toby, chegou a fazer um guia para a ong freeCodeCamp, plataforma de aprendizagem interativa que ensina a codar grátis, orientando devs a fazerem currículos matadores. Como regra número 1, ele chama a atenção para a importância de que as informações sejam, além de verdadeiras, fáceis de ser captadas com uma passada de olhos. Em outras palavras, o que você comunica tem que ir na veia do interlocutor. Processos seletivos são cada vez mais concorridos tanto pelo aquecimento do mercado quanto pela queda de barreiras geográficas no acesso aos melhores talentos. Camara lista o tripé que deve servir de base ao seu cv: experiência, projetos e formação. E são exatamente as suas dicas para esse tripé que vamos ver agora.

Experiência

É júnior? Capriche ao apresentar a sua formação e na disposição de aprender. Está de olho em uma posição sênior? Foco na experiência. Não se trata de fazer uma lista com os nomes das empresas por onde passou, mas registrar os projetos em que esteve envolvido e já deixar implícito o que isso acrescentou para o seu desenvolvimento.

Projetos

Camara reitera que ir direto ao ponto é essencial também neste item. É quando você, além de discorrer suas habilidades técnicas, pode apresentar talentos como liderança e outros interesses. Camara diz que muitos desenvolvedores creem que precisam ter um projeto open source para que o currículo tenha força. Ele discorda. Mostre a relevância do que fez, coisas que catapultam o seu potencial.

Dica extra: tem projetos online? Inclua os links. Nunca, no entanto, direcione para zip files ou qualquer outro tipo de arquivo que precise ser baixado.

Formação

Não se perca em detalhes, aconselha. Liste seus principais títulos e o ano de graduação. Inclua alguma informação extra, caso tenha experiências relevantes para contar.

Exemplo:

2012 – Bacharel em Ciências da Computação, Universidade de Iowa

Pesquisa de análise comparativa de aplicação de data-mining. Redação de dois artigos sobre o tema.

Currículo pronto. Checked!

Pronto, já vimos as dicas do que colocar e principalmente do que NÃO incluir no currículo. Vale lembrar que há opção de recorrer a sites de construção de cvs, como estes da seleção top ten da Tecnonnuty. Para ter menos chance de ver seu currículo jogado para o final da fila, invista tempo nele. Peça a opinião de colegas, de ex-gestores.  

Se animou? Quer dar um passo a mais e ter um portfólio online, não apenas um currículo em página de  terceiros? Você pode criar um site. Mas pesquise bem. Se você precisa de uma ferramenta construtora de sites que, em paralelo, oferece hospedagem de site com segurança, considere empresas como a Hostinger, que fazem as duas (e muito mais) coisas: eles têm construtor de sites fácil, estrutura de cloud host confiável para aumentar sua velocidade, com SSL, registro de domínio grátis e mais de 29 milhões de clientes ao redor do mundo!

Avance mais uma casa: software de recrutamento

Hostinger - curriculo online

Currículo online bem feito e bem hospedado. Hora de avançar uma casa nesse jogo! Que tal considerar soluções inteligentes de recrutamento, que vão jogar você na cara do gol, neste campeonato pelo emprego dos seus sonhos?

Não está fácil para você, ok, e nem para o pessoal do RH. Pense! Eles acordaram, um belo dia, e tiveram que aprender a lidar com uma quantidade antes inimaginável de dados, em níveis de detalhamento jamais esperados. No entanto, se as tecnologias escancararam a porteira do acesso a informações de todo tipo, trouxeram mais precisão ao processo de recrutamento. Competências, habilidades, valores do candidato. Dá para montar o perfil ideal, de acordo com o que a empresa espera. Isso azeitou bastante a engrenagem, permitindo aumento na taxa de retenção dos colaboradores – um dos grandes desafios das empresas.

Podemos resumir as maiores vantagens da automatização do recrutamento em velocidade e assertividade do processo. E isso está à disposição de devs em empresas como a Geekhunter, cuja expertise é garantir que o candidato tenha acesso à vaga que mais bem valoriza as suas habilidades, por meio de um processo inteligente de atração e seleção.

A ferramenta funciona assim:

  • São criados perfis empresariais com vídeos, fotos e descrições da empresa. Os candidatos interessados incluem os seus perfis importando automaticamente as infos da sua página no Linkedin, outras redes específicas, como Github, ou do próprio website.
  • O sistema utiliza inteligência artificial para criar um aprendizado contínuo, vinculando as informações de cada perfil de candidatos aprovados com as necessidades específicas de cada empresa. É criado um sistema de recomendações inteligente, que gera notificações semanais com os perfis mais indicados para cada oportunidade da empresa.

O tempo médio de contratação na plataforma é de apenas 16 dias. E preste atenção no números: 1 a cada 5 candidatos entrevistados pelos clientes da GeekHunter é contratado. Testes de programação, vídeo-entrevistas, tem tudo lá. E muitos filtros para facilitar que o candidato seja detectado: conhecimentos técnicos, experiência profissional, pretensão salarial, localização, etc.

Para começar o seu site agora, utilize o nosso criador de sites que é intuitivo e didático e comece agora o seu portfólio online.

HOSTINGER como criar meu site

 

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!