Wordpress

Como depurar e corrigir o erro 503 Serviço Indisponível no WordPress

Como depurar e corrigir o erro 503 no wordpress

Acho que todos podemos concordar quando dizemos: o erro “Serviço 503 Indisponível” é um dos mais confusos que você pode ter no seu site WordPress.

Como resolver erro 503A principal razão disso é o que o próprio erro não deixa exatamente claro o que tem de errado. O fato de que ele pode ser causado por uma variedade de coisas aleatórias faz tudo ser ainda pior. Além disso, dependendo da configuração do servidor, esse erro pode também ser apresentado de formas diferentes. Por exemplo, veja estes outros códigos abaixo, que apontam para o mesmo erro.

503 Service Unavailable

Nota: neste tutorial, mostraremos como depurar e corrigir o referido erro para sites baseados em WordPress. Entretanto, passos semelhantes podem ser aplicados a qualquer CMS.

Causas do erro “Serviço 503 Indisponível” no WordPress

Um erro ”Serviço 503 Indisponível” pode ser causado por um número de coisas diferentes, incluindo (mas não se limitando a):

  • Plugins e temas bugados
  • Um mal comportamento de um script PHP customizado
  • Servidores com recursos insuficientes
  • Problemas de servidor
  • Ataques maliciosos, como o infame Ataque Distribuído por Negação de Serviço (DDoS).

Vamos passar por todas essas causas e oferecer soluções variadas sobre como você pode resolver o erro “Serviço 503 Indisponível”.

Plugin com Bugs

Plugins com erros são responsáveis pela maioria dos erros que você vai encontrar no WordPress. Em suma, um plugin bugado é a principal causa do erro “Serviço 503 Indisponível” no WordPress.

Se você encontrou o erro 503 depois de instalar ou atualizar um plugin em particular, você praticamente já sabe quem é o culpado pelo problema. Tudo o que você tem que fazer é deletar o plugin em questão e o problema fica resolvido.

Se, entretanto, você não tem ideia qual plugin (ou o quê exatamente) está causando o erro 503, você deve iniciar um diagnóstico desativando todos os plugins.

Mas como você desativa todos os plugins, considerando que você não pode acessar seu painel de admin WordPress?

Desativando todos os plugins WordPress

Faça o login no diretório do WordPress pelo FTP ou pelo File Manager. Para este tutorial, vamos usar um FTP sofisticado, conhecido como FileZilla:

Diretório WordPress - homeAssim é como nosso teste pelo diretório do WordPress aparece via File Manager na Hostinger:

Diretório WordPress - homeDentro do seu diretório WordPress, localize e abra a pasta wp-content, que contém seus plugins, temas e mídias diversas, entre outras coisas. Aperte com o botão direito na sua pasta de plugins e a renomeie para plugins-old:

Renomear Plugin WordPress Filezilla

Isso desativa todos os plugins de uma só vez. Agora renomeie plugins-old de volta para plugins e recarregue seu site. Se o erro 503 não existir mais, um plugin é mesmo a causa do seu problema.

Tudo o que você tem que fazer agora é identificar e deletar o plugin problemático.

Agora você deve poder fazer login no seu painel de admin WordPress pelo navegador e ativar os plugins de volta um por um.

Toda vez que você ativa um plugin, recarregue seu site para localizar o plugin bugado. Quando você encontrar o plugin problemático, faça o login na sua pasta de plugins pelo FTP e o delete:

deletar padraão wordpress para corrigir erro 503

Se desativar os plugins não corrigir o erro “Serviço 503 Indisponível”, procure e leia  mais soluções. Agora vamos verificar se o tema é o problema.

Tema WordPress problemático

De vez em quando, um script PHP bugado que causa um erro 503 pode se tornar parte do seu tema. Neste caso, vamos trocar para um tema padrão, como o Twenty Seventeen. A propósito, é sugerido manter o tema padrão mesmo depois de instalar um novo tema, pois ele (o tema padrão), age como um tema de segurança, caso seu tema original falhe.

Desative o Tema WordPress

Antes de desativarmos (ou deletarmos o seu tema que está causando o problema), devemos criar um backup dele. Conecte-se ao seu site WordPress pelo FTP e navegue para a pasta wp-content -> themes.

Localize seu tema ativo e faça o download, como está mostrado abaixo:

Fazer download do tema wordpress

Agora, delete seu tema ativo e recarregue seu site. Se o erro 503 tiver desaparecido, você precisa corrigir/atualizar o seu tema. Quando isso não for uma alternativa, pegue uma nova cópia ou um tema diferente.

Se o erro Serviço 503 Indisponível ainda persistir, talvez um fragmento quebrado de um código PHP customizado em algum lugar do seu site seja o responsável pelo problema.

Código PHP customizado falho

As vezes, códigos terceiros de serviços externos ou fragmentos de códigos que você adiciona ao seu site podem causar um erro 503. Mas como você determina se o código é mesmo o problema?

Em dias normais quando seu site está funcionando, você pode usar um plugin de depuração como o Query Monitor ou o Debug Bar.

Habilite o WP_DEBUG  

Ainda que o erro 503 frequentemente tranque você foda do seu admin WordPress, devemos usar as constantes WP_DEBUG e WP_DEBUG_LOG, WP_DEBUG_DISPLAY e @ini_set disponíveis no WordPress.

Para habilitar o modo de depuração (debug) no WordPress e gravar os erros em um arquivo de registro, siga estes passos:

  1. Abra o seu diretório WordPress pelo FTP ou pelo File Manager.
  2. Abra o arquivo wp-config.php
  3. Role para baixo até onde o WP_DEBUG está definido. Ele aparece desse jeito define (‘WP_DEBUG’, false); . Se isso não aparecer, vamos adicioná-lo logo acima da linha que diz /*That’s all, stop editing! Happy blogging.*/
  4. Insira os códigos de depuração (DEBUG). Apenas troque define (‘WP_DEBUG’, false); para:
    define (‘WP_DEBUG’, true);
    define (‘WP_DEBUG_LOG’, true);
    define (‘WP_DEBUG_DISPLAY’, false);
    @ini_set (‘display_errors’, 0);
  5. Salve as mudanças.

habilitar plugin no wp

Agora, recarregue seu site para provocar o erro. Agora, localize o arquivo conhecido como debug.log dentro da sua pasta wp-content no seu diretório WordPress.

Esse arquivo contém todos os erros no seu site. Se o erro “Serviço 503 Indisponível” for causado por um fragmento de código customizado, ele vai aparecer em algum lugar com detalhes sobre o erro.

Elimine/substitua o código problemático e recarregue seu site. Se o erro 503 persistir, o problema pode estar no seu servidor de internet.

Problemas de servidor

Um número de problemas de servidor podem causar o erro “Serviço 503 Indisponível”. Geralmente, erros 503 causados por problemas de servidor desaparecem automaticamente depois de alguns minutos.

Se o erro persistir após tentar as soluções que já indicamos, aqui estão mais algumas coisas que você pode tentar.

Aumentar os recursos do servidor

Alguns planos de hospedagem compartilhadas simplesmente não têm poder suficiente para acomodar demanda pesada. Se sua hospedagem tiver gargalos de acordo com as capacidades dos recursos oferecidos, talvez seja hora de trocar para um novo serviço de hospedagem WordPress ou melhorar o seu atual pacote de hospedagem.

Você está tendo o erro “Serviço 503 Indisponível” constantemente? Se sim, verifique o seu Google Analytics. Se você está tendo mais tráfego que o habitual, você definitivamente está com poucos recursos de servidor.

Entretanto, se você não tem tráfego extra, mas ainda vê o erro 503, seu problema se origina de um servidor RAm inadequado ou de memória.

Limite o Crawl Rate máximo do Google

Para indexar seu conteúdo, o Google usa scripts especializados comumente conhecidos como crawlers. Eles visitam seu site regularmente para pegar conteúdos e determinar outras métricas de ranking.

Ainda que incomum, esse processo de crawling pode colocar uma espécie de pedágio no recursos do seu servidor, o que pode deixar o seu site mais lento. Para driblar isso e se livrar do erro 503, você pode limitar o Crawl Rate do Google usando o Google Search Console

Nota: Essas mudanças terão efeitos por 3 meses. Além disso, se você tiver versões WWW e não-WWW do seu site, você terá que fazer isso com ambas.

Faça login no Google Search Console e selecione seu site. Agora, clique no ícone de engrenagem e selecione configurações de site, como mostrado abaixo:

como corrigir o erro 503 no wordpress

Na próxima tela, ajuste o Crawl Rate do Google arrastando o deslizador todo para a esquerda.

Como corrigir o erro 503 no wordpress

Limite o WordPress Heartbeat

De acordo com o WordPress.org, “;… a API Heartbeat é uma amostra de servidor de pesquisa embarcada no WordPress, permitindo atualizações frontend quase em tempo real”. Ela é responsável por funções como salvamento automático posterior e assim por diante.

A API Heartbeat do WordPress dispara um arquivo conhecido como admin-ajax.php, entre outras buscas, em intervalos regulares quando você está logado no seu site.

Essa funcionalidade consome seus recursos de servidor, mas você pode limitá-la ou desativá-la completamente. Quando você recuperar o seu site, você pode usar o plugin Heartbeat Controle WordPress para limitar essa funcionalidade, em vez de completamente desativá-la.

Para determinar se o WordPress Heartbeat é a causa do erro Serviço 503 Indisponível no seu site WordPress, adicione o código abaixo no arquivo functions.php do seu tema depois de abrir a tag <?php:    

add_action( 'init', 'stop_heartbeat', 1 );
function stop_heartbeat() {
wp_deregister_script('heartbeat');
}

Salve as mudanças e recarregue se site. Se o código 503 não existir mais, respire tranquilo. Mas se o erro “Serviço 503 Indisponível” ainda estiver lá, isso significa que a API Heartbeat WordPress é o menor dos seus problemas.  

Considerações finais

Se nenhuma destas soluções funcionar para você, talvez deixamos passar alguma solução que possa funcionar. Por conta disso, não hesite em compartilhar conosco nos comentários abaixo para que possamos encontrar a ajuda que você necessita.

Além disso, saiba que o erro “Serviço 503 Indisponível” é geralmente causado por uma resultado de um código PHP falho, como um plugin bugado ou tema.

Igualmente importante é conhecer que o erros 503 causados por problemas de servidor frequentemente se corrigem sozinhos, então sempre recarregue seu site de vez em quando para testar se o erro ainda persiste.    

Independentemente do que acontecer, você sempre pode corrigir um erro “Serviço 503 Indisponível” sem derramar suor. Assim, não existe motivo para criar pânico, pois não é uma situação permanente.

Alguma vez você já encontrou encontrou o erro “Serviço 503 Indisponível”? Como você o corrigiu? Você tem alguma pergunta ou sugestão? Por favor, fale com a gente nos comentários abaixo. Obrigado!

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!