WordPress

Como Descobrir o Tema do WordPress: Os 6 Melhores Detectores de Tema

Aprenda como descobrir o tema do WordPress e tenha ideia para o design de seu próprio site

Se você tem um site no WordPress ou o interesse de ter um, é muito provável que tenha visto uma página popular dentro da plataforma e perguntado qual tema ela usa. Descobrir o tema do WordPress que um website que admira utiliza pode lhe trazer uma inspiração para obter um design melhor para a sua própria página. Neste artigo, nós vamos mostrá-lo como descobrir temas usando detectores de tema do WordPress.

O Que São Detectores de Tema?

Detectores de tema do WordPress são ferramentas que podem proporcionar dados sobre um tema que é usado num site WordPress. Normalmente, as informações detalhadas vão contar o nome do tema e do autor, a versão e uma pequena descrição.

Alguns dos detectores também podem proporcionar um link para o tema detectado. Portanto, se você está interessado em escolher o template para o seu uso pessoal, poderá seguir o link, fazer o download e instalá-lo imediatamente.

Essas ferramentas serão benéficas para qualquer usuário do WordPress, em especial os iniciantes. Elas podem ajudá-lo a compreender quais temas são considerados bons pelos usuários.

Consequentemente, você pode usar essas ferramentas como uma inspiração para dar visuais novos e interessantes para o seu website (ou apenas para saciar a sua necessidade de conhecimento).

Como Detectar Temas do WordPress de Maneira Manual?

Você pode descobrir qual é um tema do WordPress mesmo sem usar um detector de temas. Aqui estão alguns passos para alcançar isso:

  1. Vá para um site do WordPress.
  2. Clique com o botão direito em qualquer espaço vazio da página e selecione Exibir código fonte da página.
  3. Aperte CTRL + F e digite “wp-content/themes”. Então você verá o nome do tema logo ao lado dos valores em destaque.
Código-fonte de uma página do WordPress, onde é possível verificar o nome do tema utilizado

4. Você também pode clicar no link e então ele irá exibir os detalhes do tema.

Informações e detalhes do tema utilizado pelo site nove.eu

Usar o método manual certamente é bem fácil e rápido. Mas, às vezes, ele não é capaz de retornar as informações detalhadas que você precisa, já que o site WordPress pode ter opções de segurança únicas ativadas. Por causa disso, se você busca mais informações, usar detectores de tema vai levá-lo a um melhor resultado.

Os 6 Melhores Detectores de Tema do WordPress

Existem várias ferramentas de detecção de tema que você pode utilizar. Nós compilamos alguns dos melhores detectores de temas disponíveis e todos eles são gratuitos.

Aqui está uma lista de conhecidos de detectores de tema do WordPress, escolhidos com base na sua popularidade:

1. WordPress Theme Detector

Exemplo de resultado de análise proporcionado pelo WordPress Theme Detector

O WP Theme Detector é uma ótima ferramenta que pode proporcionar para você informações diversas em relação ao tema de uma página específica. Tudo que você precisa fazer é digitar a URL do site e então ela irá mostrar todos os dados que estão disponíveis.

Lá, você encontrará a descrição do tema, do autor, dos plugins e até sobre a popularidade desse template. Além disso, você ainda pode checar se ele está disponível para download.

Adicionalmente, o WP Theme Detector é uma ferramenta excelente em geral com recursos robustos, que é complementada por um visual agradável. O site também proporciona algumas informações adicionais que podem ser usadas para encontrar referências mais amplas com suas buscas de temas e plugins melhores ranqueados.

2. ScanWP

Site ScanWP exibe qual tema a página nove.eu está utilizando

Outra ferramenta gratuita e bastante conhecida para descobrir templates do WordPress é o ScanWP. Não apenas ela proporciona as informações básicas sobre um tema como ela também diz qual provedor de hospedagem aquele site utiliza.

Dependendo do template, o ScanWP também pode mostrar o preço desse tema. Finalmente, o site também proporciona algumas listagens interessantes de temas, plugins e criadores de página mais escaneados.

3. What Theme by CodeinWP

Resultado do tema Nove dentro da ferramenta What Theme by CodeinWP

Diferentemente dos detectores de tema anteriores, essa ferramenta foca somente em exibir informações sobre o template pesquisado. Portanto, você não irá encontrar informações adicionais sobre o site.

Esse detector de temas do WordPress será mais atraente para pessoas que precisam de dados simples e claros sobre o tema. Afinal de contas, é uma ferramenta simples com uma função bem clara.

4. What WordPress Theme Is That

Imagem exibe exemplo de busca feita no What WordPress Theme is That

O What WordPress Theme is That é capaz de reconhecer tanto o tema pai quanto o child theme utilizado pela página. Ademais, ele ainda proporciona informações detalhadas sobre os temas. Se um site é detectado com sucesso, você receberá um link para o tema e a página inicial do autor.

A informação proporcionada é bastante abrangente e ele também lista todos os plugins que são usados por aquele site.

Mais do que isso, a ferramenta ainda traz para você algumas recomendações sobre os principais fornecedores de temas e plugins de páginas do WordPress

5. WPSniffer

Extensão WPSniffer detecta se um site está usando um tema do WordPress ou não

Dentre todos os detectores de tema listados aqui, essa ferramenta é a única que não é um aplicativo baseado em web. Basicamente, o WPSniffer é uma extensão para o Chrome que é feita pela PengiunWP. Já que é apenas uma extensão, ela somente é capaz de detectar o título do tema e a página inicial.

Apesar da informação fornecida ser limitada, o WPSniffer compensa ao trazer maior conveniência, já que você não precisa digitar a URL para saber qual é o tema. Apenas acesse o site baseado em WordPress, clique no ícone da extensão e você terá o que buscava.

6. IsItWP

Ferramenta IsItWP checa se um site está usando a plataforma WordPress ou não

Como o nome implica, essa ferramenta é principalmente usada para checar se um site está usando um WordPress ou não. Por sorte, ela também providencia outras informações valiosas na forma de um detector de temas.

Ela pode trazer para você a descrição e a disponibilidade do tema. Adicionalmente, ela ainda mostra os plugins usados por aqueles website.

Qual é o Melhor Detector de Temas?

Cada detector de temas certamente tem seus próprios pontos fortes e suas fraquezas. Nós testamos todas as ferramentas listadas para detectar temas de alguns sites populares que usam o WordPress. Em sua maioria, os sites listados utilizam templates customizados, enquanto o Techcrunch usa um tema altamente modificado. Aqui estão os resultados:


WordPress Theme DetectorScanWPWhat Theme by CodeinWPWhat WordPress Theme is ThatWPSnifferIsItWP
Techcrunch.comSimSimNãoNãoSimNão
Usainbolt.comSimSimSimSimSimSim
Etsy BlogSimSimSimNãoSimSim

A partir dessa comparação, nós podemos ver que o WordPress Theme Detector, o ScanWP e o WPSniffer podem de fato identificar temas customizados. Já para o What Theme e o IsItWP – essas ferramentas consegue detectar temas customizados tradicionais, mas não são boas em encontrar aqueles altamente modificados.

Finalmente, a única ferramenta que não foi capaz de detectar dois dos websites é a What WordPress Theme is That. O teste mostrou que esse recurso só funciona bem para encontrar temas populares do WordPress.

Conclusão

Em suma, se você quiser saber qual tema está sendo usado pelos seus sites WordPress favoritos, é possível fazê-lo manualmente ou ter um resultado superior usando um dos detectores de temas que nós mencionamos. Esses são alguns detectores de temas que você pode usar para identificar temas do WordPress:

  • WordPress Theme Detector – uma ferramenta poderosa e fácil de usar para detectar temas do WordPress.
  • ScanWP – mostra informações sobre o tema, seu autor e o preço.
  • What Theme by CodeinWP – traz explicações simples e diretas em relação ao tema.
  • What WordPress Theme Is That – pode identificar o tema pai e o child theme de um website em adição a proporcionar informações diversas sobre o tema em si.
  • WPSniffer – uma extensão do Chrome que deixa você a um clique de distância de saber o tema do site em que você está mirando.
  • IsItWP – essa ferramenta é recomendada se você busca saber a popularidade de um tema do WordPress.

Use essas ferramentas para alimentar sua imaginação. Caso tenha outras necessidades nessa área, não se esqueça há uma infinidade de recursos que você pode explorar, como por exemplo o WPDetector. Se você continuar procurando, pode acabar achando um tema que seja perfeito para o seu site do WordPress!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*