ecommerce

Como Vender Pela Internet [11 Dicas]

como vender pela internet (11 dicas)

Saber que somos mais de 100 milhões de brasileiros com acesso a internet já é um ótimo motivo para aprender como vender online.

Além disso, com a dominação de smartphones, tablets, computadores e notebooks, todos podem fazer compras pela internet com uma conexão segura e alguns cliques.

Se você tinha dúvidas, agora não precisa mais! Fique por dentro de como vender pela internet e aumentar as chances de ganhar dinheiro com isso.

11 Dicas de Como Vender Pela Internet

1. Tenha uma Loja Virtual

Lojas virtuais (ecommerce) são o melhor lugar para quem quer vender na internet. Para ter a sua própria loja online para divulgar seus produtos, realizar vendas e transações financeiras, você precisa ter uma hospedagem de sites e um registro de domínio.

Na Hostinger, oferecemos a solução em hospedagem de sites otimizada para WooCommerce, o plugin de loja virtual do WordPress. E um tutorial completo de como montar sua loja na internet.

Escolha um serviço de hospedagem com tempo de uptime superior a 99%, com suporte rápido para quando for tirar dúvidas sobre sua loja virtual e com servidores rápidos para ter um site que impressione seus clientes.

2. Defina Seu Nicho

Antes de começar a vender, é preciso saber o que realmente você quer vender. Você precisa ter conhecimento do produto e familiaridade. Mesmo distante, um visitante do seu site saberá se você trata do produto ou serviço com propriedade ou se está apenas interessado em ganhar dinheiro.

Por isso, antes de tudo, dedique um tempo para alinhar seu interesse e conhecimento sobre o produto. E, a partir daí, comece a oferecer para os seus visitantes.

3. Valide Sua Ideia Com o Mercado

Já viu alguns produtos e pensou – como será que alguém tenta vender isso? Pois é. Isso é falta de validação. Significa que o produto lançado não foi estrategicamente planejado para ver se havia de fato uma carência no mercado.

Produtos saturados, sem diferencial ou sem valor nenhum, podem colocar qualquer novo empreendedor ao desânimo logo no começo da jornada online. Pesquise, pergunte, colete feedbacks e valide.

4. Invista Para Vender Mais

Sabemos que não é tão confortável ouvir em investir dinheiro quando na verdade queremos ganhar mais. Mas investir faz parte do processo.

Até este tópico, você já se deparou com dois elementos importantes para investir dinheiro (na solução de hospedagem ) e tempo (estudar o produto) para então ter um negócio de sucesso.

Tenha um planejamento financeiro e orçamento que atenda às suas necessidades básicas de negócio e também esteja preparado para imprevistos.

Também invista em segurança. Mas vamos falar disso no próximo tópico.

5. Tenha Segurança Para Você e Para Seus Clientes

Segurança na internet é um assunto que sempre está em alta, e recentemente tivemos casos vazamento de informações e dados do Facebook, por exemplo.

Se você quer saber como vender pela internet, saiba antes de tudo como oferecer um ambiente online seguro. Você está lidando com o dinheiro das pessoas e com a confiança delas. O primeiro segundo no seu site pode ser decisivo para uma compra.

Para isso, tenha um certificado SSL instalado na sua loja virtual e garanta a segurança entre as transações realizadas no seu site. Para saber mais sobre SSL, clique aqui.

6. Tenha Estoque

Nosso desejo é que seu negócio decole e isso depende da sua disponibilidade em atender a demanda. Ter um estoque também está vinculado a ter um bom planejamento financeiro para investir em ter para vender.

Caso apenas venda produtos sob encomenda, deixe isso bem claro para seus visitantes para não frustrá-los somente na hora de realizar o pagamento. Ou, pior ainda, avisá-los somente depois. Atente-se a isso.

Transparência sempre.

7. Prepare um Bom Sistema de Entrega

Ignore este tópico caso você esteja planejando vender um serviço online. Mas se estamos falando de produtos, como você vai administrar as entregas?

Nos primeiros passos da sua jornada com vendas pela internet, você pode optar pelo sistema de entregas convencional, o serviço de Correios brasileiro.

Mas existem outras opções, como drop shipping – falamos com mais detalhes desse sistema no artigo referenciado.

E, claro, serviços de transportadoras são sempre solução quando falamos de entrega de produtos.

8. Invista em SEO

SEO é o termo para Search Engine Optimization e consiste em aplicar técnicas para deixar o seu site legível para os mecanismos de busca e, principalmente, para o leitor.

É com um bom conteúdo e SEO que o seu site vai aparecer nos primeiros resultados do Google e dos demais mecanismos de busca mais importantes.

Você pode saber e aprofundar em 30 técnicas de SEO aqui.

9. Esteja Online Para Tirar Dúvidas

Você já tentou falar com nossa equipe da Hostinger? Aqui, nosso tempo de resposta para o contato do cliente é um de muitos motivos de satisfação dos nossos clientes.

Tenha uma equipe capacitada e disposta a responder as dúvidas que os visitantes do seu site tem antes de comprar e as dúvidas dos seus clientes na hora de usar o produto.

10. Esteja nas Redes Sociais

Estar nas redes sociais com suas informações atualizadas facilitam na hora dos clientes buscarem por você e pelos seus produtos.

Mas, atenção: tenha um perfil nas redes sociais que realmente seja relevante para o seu produto. Por exemplo, se o seu público é de gamers e geeks, você deve saber que eles estão no twitter na grande maioria, o que não acontece em todos os casos.

11. Seja Transparente

Repetindo o que já falamos e isso só reafirma a importância, seja transparente com seu cliente. Deixe sempre claro quais as necessidades que o seu produto ou serviço vai atender e não prometa mais do que pode cumprir.

Transparência nos negócios é muito mais sucesso do que vender através de pequenas mentiras e omissões que podem resultar em reembolsos e dores de cabeça posteriormente.

Fim de Papo e Mãos à Obra!

Agora que você já sabe como vender pela internet, siga nossas 11 dicas e já pode colocar a mão na massa!

Tem algo para acrescentar? Deixe sua sugestão nos comentários logo abaixo.

Boas vendas e até a próxima.

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*