Website

Como melhorar a experiência do usuário no site do seu evento

Hostinger - Como melhorar a experiência do usuario no seu site de eventos

Se você quer melhorar a experiência do usuário em seu site, já começamos bem! Com a agenda sempre lotada, é difícil o organizador de eventos ter tempo para preocupar-se com tantos detalhes. Mas, engane-se quem pensa que isso é apenas mais um detalhe.

Seja para divulgação de informações ou venda de ingressos, otimizar a experiência do seu usuário é fundamental para gerar ainda mais inscritos e conquistar a audiência.

Assim, como profissional de eventos, realizar tarefas muito complexas em um curto período de tempo é inerente à sua profissão. Por isso, para te ajudar nesse desafio, separamos algumas dicas para melhorar a experiência do usuário no site do seu evento. Confira agora mesmo!

Otimize suas imagens

As imagens são muito importantes não apenas no site do seu evento, mas sites em geral. É preciso estar atento à qualidade das imagens que estarão disponíveis, além de claro, otimizar o que está por trás dela: o Alt Text.

E o que ele é? O Alt Text é o texto alternativo da imagem, ou seja, um texto que aparece caso a sua imagem não consiga carregar totalmente para o usuário, seja qual for o motivo. Embora muitos organizadores de eventos ignorem a sua existência, você não deve ignorá-lo.

Busque sempre descrever exatamente o que a imagem retrata e se puder, colocar palavras-chave que façam sentido a ela. Isso é importante não apenas para os melhorar a busca do seu site, mas para otimizar a usabilidade do seu participante, permitindo a acessibilidade também para pessoas com necessidades especiais.

Deixe as informações clara

O participante já está no site, ou seja, ele quer saber do seu evento. Por isso, todo e qualquer tipo de informação relevantes devem ser repassadas. A procura deve ser intuitiva e fácil, senão, ele desistirá e provavelmente, não irá retornar ao seu site.

Mais do que informar o básico como nome do evento, data e local. Você deve deixar claro por exemplo, como o participante pode adquirir ingresso. Por isso, CTAs estratégicos em locais do site para venda de ingressos devem ser muito bem pensados.

ATENÇÃO! Seja responsivo e mobile-friendly!

Você sabe o que é um site responsivo? Um site responsivo é aquele que adapta a todos os dispositivos móveis, independente do tamanho de tela.

Se isso não é sua prioridade ainda, deveria ser. Inclusive, o Google já penaliza sites que não otimizados para celulares, ou seja, caso você não esteja pensando na experiência do usuário em todos os dispositivos: é hora de começar!

Velocidade baixa? Nem pensar!

Uma das piores experiências que um usuário pode ter ao navegar em um site, sem dúvidas, é a espera de carregamento. Hoje em dia, as pessoas estão acostumadas com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e se algo o faz esperar, é natural que desista ou se irrite.

Pesquisas confirmam, que se um site é lento e demora 2 segundos ou mais para carregar, 64 % dos usuários desistem e vão procurar outro site que carregue mais rápido. Além disso, 79% dos visitantes desistem de comprar novamente no site e abandonam o processo de compra.

Ou seja, se o site do seu evento é pensado para divulgação e venda de ingressos, isso pode se tornar o seu pior pesadelo! Então, cuidado!

ERRO 404?

Você já deve ter se deparado com o erro 404 em algum site, mas você sabe o que ele significa? O erro 404 é um código que indica que o seu usuário conseguiu comunicar com o servidor do seu site, mas o servidor não encontrou o conteúdo que foi solicitado ou a página não existe mais. O participante clicar em um link e não encontrar o que deseja é frustante, mas você pode diminuir essa frustração, encontrando possíveis erros em seu site. 

Mesmo isso parecendo frequente e comum em nosso dia a dia, é um ponto para prestar bastante atenção. Embora que você tente diminuir o máximo de erros no site do seu evento, dificilmente estará livre deles. Mas calma, você pode customizar a página erro 404 do seu evento e colocar algo relevante nela, diminuindo essa frustração.

Não esqueça dos espaços em branco

Nem todo mundo sabe, mas os espaços em branco são fundamentais no site do seu evento. Sua maior vantagem, sem dúvidas, é ajudar a separar e definir os tópicos e assuntos no layout do site.

Toda a área sem informação ou imagem, são os espaços em branco. A importância deles é incontestável. Mas não significa que necessariamente ele deva ser branco, apenas não deve conter imagens, nem texto, nem elementos gráficos.

Mas afinal, o que são os espaços em branco? Também chamados de espaços negativos, com eles, vocês pode: priorizar conteúdos, otimizar as informações e melhorar a legibilidade.

Conclusão

Agora que você já anotou nossas dicas para melhorar a experiência do usuário em seu site, fique por dentro das novidades no mercado de eventos. E se você está procurando meios para melhorar sua estratégia de divulgação na web, otimizando o desempenho de SEO e a taxa de conversão de visitantes para inscritos, conheça o Promote!

*Este artigo foi escrito pela mobLee.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!