Email Marketing – Guia para Iniciantes
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Email Marketing – Guia para Iniciantes

Procurando por uma maneira eficiente de vender seu negócio na internet? Bem, então você deveria considerar usar o email marketing. Para fazer isso, o email marketing é uma das formas mais eficientes de aumentar a consciência das pessoas sobre a sua marca, engajar com o seu público e convertê-los em clientes pagantes. 

Não sabe nada sobre email marketing? Não se preocupe: hoje trazemos um guia completo sobre tudo o que você pode aprender e precisa saber sobre email marketing!

O Que é Email Marketing?

Email marketing é uma prática de uso de emails para engajar com uma audiência e fazer crescer a consciência geral das pessoas sobre a existência de uma marca (brand awareness). 

O email marketing é parte da automação de marketing, uma tecnologia que permite coletar e crescer sua base de clientes em potencial usando conteúdos úteis com uma abordagem bastante pessoal. Ele também é um elemento muito eficiente em um funil de vendas. 

Esse tipo de marketing se destaca por ter um ótimo custo-benefício, sendo fácil de criar e de manter, além de ser também amigável aos usuários e tem muitas opções de personalização.

Você também pode personalizar o conteúdo que for enviar. Só não caia na armadilha de ficar enviando apenas promoções e anúncios. Faça algo para engajar com sua audiência, enviando newsletters e artigos informativos que possam ajudar seus visitantes.

Essas práticas podem fazer com que meros leitores se convertam em consumidores pagantes, algo que você vai querer conquistar para ter sucesso com seu negócio online. 

A Importância do Email Marketing 

Você ficaria surpreso em saber em como o email marketing pode ser poderoso para a sua marca ou negócio. Abaixo estão algumas das principais coisas que ele pode fazer.

  • Canal Poderoso de Branding Branding significa fazer gestão de marca para torná-la mais conhecida pelo público. Levando em conta que o email marketing permite que você informe seus clientes sobre seus produtos e serviços, quanto mais eles sabem sobre sua marca, maiores são as chances deles comprarem suas ofertas. 
  • Estratégia de Marketing Econômica – Retorno de investimento fácil é uma das razões do porquê o email marketing é econômico de criar e aplicar.
  • Testes A/B – Envie dois modelos de campanha de veja qual deles gera o maior número de leads da sua audiência. 
  • Ferramenta Eficiente de Campanhas – Permite que você envie emails segmentados baseados nas informações pessoais e nas preferências dos clientes ou usuários inscritos na sua base de contatos. 

Como Começar com Email Marketing?

Dar o passo inicial na sua jornada de email marketing é fácil, mas você precisa já separar algum tempo para saber exatamente o que deve fazer para começar.

Abaixo estão algumas dicas preciosas para você conferir.

1. Adquirir uma Lista de Emails

Na verdade, não existe exatamente um passo específico para você começar com email marketing.

Isso varia de negócio para negócio, mas é quase sempre recomendado começar por uma lista de emails.

Afinal, sem uma lista de emails, para quem você vai enviar seus conteúdos, promoções e artigos informativos?

O Que Fazer

  • Segmentar seu Mercado – Criar uma persona, de acordo com a idade do seu cliente em potencial, gostos e preferências, dados demográficos, etc.
  • Colocar um Campo de Inscrição no seu Site – Criar um formulário para as pessoas se inscreverem com o email delas e começarem a receber as primeiras newsletters.
  • Checar e Revisar– Sempre verifique se seus emails não têm erros de digitação, links quebrados e palavras desnecessárias. Deixe tudo bem simples, informativo, legível e atraente.  
  • Acompanhamento Rápido – Faça com que seus clientes se sintam especiais mandando um email imediatamente depois deles se inscreverem na sua base de contatos. 

O Que Não Fazer

  • Não Use Endereços de Emails Aleatórios – Usar emails randômicos de qualquer jeito é considerado spam e pode cair em questões legais que podem prejudicar seu negócio. 
  • Não Compre Listas de Emails – Isso não é profissional. Você pode acabar arruinando a imagem da sua marca, por exemplo, mesmo antes de começar suas campanhas.
  • Não Seja Genérico – Deixe tudo bem pessoal. A personalização dos emails aumenta em 26% a chance dos seus contatos abrirem as mensagens.  
  • Não Envie um Email Único para Todos – Garanta que seu email seja baseado nas informações que você coletou sobre seus clientes. Pode ser sobre o gênero deles, as preferências de consumo, hobbies, escolaridade e assim por diante. Mostre que você se importe com seus consumidores.

Colete e agrupe as informações dos seus clientes. Isso pode ser feito com o OptinMonster.

Essa ferramenta pode turbinar as conversões do seu site. Ele tem um template bastante convidativo à personalização de campanhas, o que é ótimo para chamar a atenção da sua base de clientes e instigá-los a se inscrever nos seus formulários. 

2. Enviar seus Emails   

Agora que você já tem uma lista de emails, é hora de começar a enviar suas mensagens. Existem duas formas de fazer isso. Elas estão descritas logo abaixo.

Enviar Emails Manualmente

Essa opção significa que você envia emails um por um para seus clientes, o que é bastante trabalhoso e leva muito tempo, atrasando o sucesso da sua campanha de marketing.

Imagine que você tenha que enviar centenas ou milhares de emails dessa maneira. Seria bem cansativo e, provavelmente, você não conseguiria entrar em contato com todo mundo no mesmo dia de trabalho.

Usar Serviços de Email Marketing

Serviços de email marketing, como o Mail Chimp, podem fazer certos tipos de trabalhos que agilizam sua campanha de marketing.

Por exemplo, com ele, você pode criar um template ideal de email, acessar relatórios com dados e estatísticas sobre o nível de engajamento dos seus contatos e clientes.

Temos uma lista com as 10 melhores ferramentas de email marketing que você pode usar. Todas elas são pagas e você deve escolher uma que combine custo-benefícios e que tenhas as funcionalidades que você precisa. 

Conclusão

Agora você sabe exatamente como o email marketing é uma ferramenta poderosa para o seu negócio online. Ele é uma excelente estratégia de marketing que espalha a consciência sobre a sua marca e faz com que seus visitantes se tornem consumidores. Tudo isso usando emails.

Então, vamos recapitular como começar a fazer email marketing?

  1. Pesquisa de Mercado – Faça um plano de negócios realizando uma pesquisa de mercado dentro do nicho em que você atua.
  2. Envie Emails – Sente e escolha alguns dos melhores serviços para enviar e gerenciar seus emails marketing.
  3. Adquira uma Lista de Emails – Colete dados específicos dos seus clientes e não se esqueça de aplicar o que você deve fazer e o que não é recomendado fazer, conforme as instruções básicas acima.
  4. Receba sua Receita – Comece a receber seus primeiros trocados depois de todo o esforço que você teve, algo que só tende a crescer de acordo com a efetividade das suas campanhas.

Não acha que tudo isso é tranquilo e que vale a pena tentar? Então, não perca mais tempo e coloque em prática agora mesmo tudo o que você aprendeu hoje sobre email marketing como estratégia de marketing.

Sucesso no seu negócio!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

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