Tutoriais Website WordPress

Como Corrigir o Erro 504 Gateway Timeout no WordPress

erro 504 timeout gateway - o que significa e como resolver?

O erro 504 gateway timeout é um dos códigos de status HTTP que o servidor pode retornar quando não for possível completar uma solicitação. Embora seja menos frequente do que o HTTP Erro 500 e o erro 502 Bad Gateway, todo mundo já se deparou com o erro 504 pelo menos uma vez enquanto navegava pela internet. E por isso este tutorial é focado em responder as perguntas frequentes dos usuários: ‘504 gateway timeout o que significa’ e ‘504 gateway timeout como resolver’. Está pronto?

Ao visitar um site, uma solicitação é gerada e enviada para o servidor que contém os elementos necessários. Cada vez que uma solicitação é recebida, o servidor retorna um códigos do status HTTP com os recursos solicitados. Mas os códigos HTTP não são exibidos se tudo ocorreu normalmente.

O que significa Erro 504 Gateway Timeout?

Os códigos de status HTTP começados com o número 5 significam erros por parte do servidor. Eles surgem sempre que é impossível completar uma solicitação devido à falha de comunicação entre diversos servidores.

O erro 504 gateway timeout é um código de status HTTP que aparece quando o servidor não recebe uma resposta de um outro servidor que atua como gateway ou proxy dentro do prazo determinado. Em resumo isto significa que o servidor estava impossibilitado de completar sua solicitação a tempo.

O erro 504 gateway timeout também pode aparecer de diferentes formas e tamanhos. Por exemplo: erro 504 o que significa

504 Gateway Timeout nginx

Gateway Timeout Error

HTTP Error 504

504 Gateway Time-out – The server didn’t respond in time

HTTP Error 504 – Gateway Timeout

Como Corrigir o Erro 504 Gateway Timeout?

Enquanto na maioria das vezes a causa do erro 504 gateway timeout é por parte do servidor, eles também podem ser mostrados devido a erros de configurações e outros problemas vindos do lado do usuário.

E por isso vamos passar pelas etapas básicas para resolver o erro 504, com as duas opções em mente, erro por parte do servidor e do usuário. Uma parte destas soluções que vamos apresentar são aplicadas ao WordPress, mas a maioria delas podem ser utilizadas em qualquer website.

1. Atualize a Páginacomo saber se o site está no ar

O primeiro passo para resolver o erro 504 gateway timeout é simples. Aguarde alguns minutos e atualize a página. Talvez o servidor esteja recebendo mais solicitações do que o comum, no mesmo espaço de tempo, e não seja capaz de lidar com esta demanda. Enquanto você espera, consulte ferramentas online para saber se o site está fora do ar. Este é um ótimo caminho para confirmar se o problema está relacionado à rede local.

2. Tente um navegador diferente

Caso o site esteja funcionando corretamente, mas você ainda tem o erro 504 como resposta, tente alterar o navegador atual para outra opção. Limpar o cache do navegador ou usar o modo oculto podem ajudar a solucionar caso o problema seja do navegador.

3. Flush DNS

Algumas vezes o erro 504 pode ser resultado de um DNS corrompido ou desatualizado, mas não será difícil resolver. A solução para isto vai depender do seu sistema operacional. Este tutorial de Flush DNS: Como Limpar Cache DNS explica como fazer isso no Windows, Linux e Mac OS.

Realizar a troca temporária do servidor DNS para o Google Public DNS pode permitir que você descarte que o erro 504 tenha sido exibido por problemas no DNS. Porém esta opção só é recomendada para usuários com conhecimentos avançados.

4. Teste em diferentes dispositivos

Tente carregar o site de um computador diferente, de uma conexão de rede, ou de um dispositivo móvel – o seu celular. Caso nenhuma das soluções acima tenham corrigido o erro 504 gateway timeout, este passo vai te confirmar se esse é um problema local ou é um problema do servidor.

5. Verifique Error Log

O erro 504 gateway timeout também pode ser a causa de recentes alterações nos sites ou até mesmo atualizações. A forma mais rápida de descobrir é verificando o error log para ver se encontra alguma pista. Os usuários WordPress podem habilitar a mensagem de erro adicionando as linhas abaixo no arquivo wp-config.php, veja:

define( 'WP_DEBUG', true ); 
define( 'WP_DEBUG_LOG', true ); 
define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false );

Ao finalizar, todas as entradas geradas serão exibidas no arquivo wp-contents/debug.log.Verifique o Erro Log

 

6. Verifique os Plugins

Enquanto estamos tentando solucionar o erro 504 gateway timeout, é aconselhável conferir os plugins e extensões do seu site.No WordPress, plugins relacionados ao cache podem ser os grandes culpados neste caso. O mesmo acontece caso haja plugins corrompidos ou desatualizados.

Desabilitar todos os plugins temporariamente vai possibilitar saber se você está no caminho certo. Para desabilitar todos os plugins WordPress, navegue até o diretório wp-content e dê um nome diferente para a pasta plugins.verifique-erro-log-2

Se o seu site funcionar normalmente quando todos os plugins estiverem desabilitados, o próximo passo será localizar qual dos plugins está causando o erro 504 HTTP. Retorne o nome original do diretório e agora tente desabilitar os plugins individualmente. verifique erro log 3

7. Conferir CDNs

Se você está utilizando um CDN para circular o conteúdo de forma mais rápida, você deve verificar se tudo está funcionando certo por este lado também. Uma das soluções mais utilizadas é o CloudFlare, que atua como um CND e com o serviço de mitigação DDoS. Ao utilizar isto, você pode encontrar duas versões do erro 504 gateway timeout.504 gateway timeout cloudflareA seguinte versão do erro 504 aparece quando o problema está no CloudFlare. A melhor forma de lidar com isso é entrar em contato com o CloudFlare ou desabilitá-lo inteiramente. No entanto, se você desabilitar, talvez tenha que aguardar algumas horas até que o DNS propague novamente.erro 504 gateway timeout

A solução a ser exibida abaixo significa que o problema pode ser do seu provedor de hospedagem atual.

8. Confira as configurações do servidor

Se você está usando um servidor VPS, existem algumas opções extras que você pode tentar para resolver o erro 504 gateway timeout error. Essas opções envolvem as configurações do servidor e o aumento de alguns recursos específicos limitados.

Apache

Os usuários Apache podem aumentar o prazo determinado (timeout) no arquivo httpd.conf. Por exemplo:

# Timeout: The number of seconds before receives and sends time out.
Timeout 600

E também, aumentar o limite do tempo máximo de execução (max_execution_time) no php.ini pode trazer resultados positivos.

max_execution_time 300

Salve as alterações, reinicie o Apache e confira novamente. O erro 504 gateway timeout error deve ter sido resolvido se a causa do erro era tempo insuficiente para realizar a solicitação.

Nginx

Se seu VPS utiliza Nginx, tente aumentar os seguintes valores no /etc/nginx/conf.d/timeout.conf:

proxy_connect_timeout 600; 
proxy_send_timeout 600; 
proxy_read_timeout 600; 
send_timeout 600;

Também é aconselhável aumentar o max_execution_time no php.ini:

max_execution_time 300

Quando salvar todas as alterações, reinicie o Nginx e tente acessar o site mais uma vez;

9. Entre em contato com o Customer Success

Caso o erro 504 gateway timeout persista mesmo depois de seguir todas as soluções acima, aconselhamos que entre em contato com a equipe de atendimento do seu provedor de hospedagem. Descreva os passos que já executou na tentativa de solucionar este problema e forneça todas as informações que já tem para acelerar o processo.

Conclusão

wordpress erro 504 - Conclusão

Neste tutorial, nós abordamos os caminhos mais comuns para resolver o erro 504 gateway timeout. Se você tem alguma outra estratégia, dica ou solução para resolver o erro HTTP 504, compartilhe com a gente no espaço abaixo para comentários.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]