7 Maiores Erros de Marketing de Afiliados Para Evitar
access_time
hourglass_empty
person_outline

7 Maiores Erros de Marketing de Afiliados Para Evitar

Em nosso post Marketing de Afiliados: Guia para Iniciantes, compartilhamos algumas informações sobre como começar no jogo de marketing de afiliados. É uma oportunidade de negócio gigante e que tem potencial para se tornar fonte de renda de muitas pessoas.

MAS (sempre existe um “mas”) este não é o tipo de negócio mais fácil de entrar. Muito dinheiro significa muita concorrência e, como em muitos mercados, erros podem te puxar para baixo mesmo antes do seu seu site ter a chance de sair do chão.

Hoje, vamos discutir algumas das armadilhas no mercado de marketing de afiliados.

1. Escolher o Nicho Errado

Quando falo em escolher o nicho errado, não significa um nicho ruim para ingressar, apenas um nicho que não faz sentido para você. Um marketing de afiliados de sucesso envolve um pouco de paixão – por exemplo, por alguns tipos de produtos de tecnologia.

Um exemplo disso é a venda de produtos de saúde como suplementos ou alimentos orgânicos.

O mercado de produtos de saúde é imenso e é uma das categorias mais lucrativas para marketing de afiliados, junto da indústria de colchões e seus players multi-bilionários como a Leesa Mattress. No entanto, se você não tem experiência com os produtos ou o mínimo de conhecimento da indústria, isso pode ser mais desafiador para começar a trabalhar.

como ganhar dinheiro online com programa de afiliados hostinger
Hostinger oferece um dos melhores programas de afiliados na indústria de hospedagem.

Por isso, recomendamos fortemente que você escolha um nicho de marketing de afiliados que mesmo você ainda não o conheça profundamente, mas pelo menos tem interesse no assunto.

2. Subestimar o Conteúdo

Em marketing de afiliados, um dos principais pontos fortes do seu negócio é o seu conteúdo. Construir uma base sólida de conteúdo é vital para a viabilidade a longo prazo do seu site. Serve para mapear – e reter visitantes

No entanto, lembre-se de que não se trata apenas de trazer visitantes ao seu site, mas também de convencê-los a deixar seu dinheiro ali. Eu recomendo fortemente que, antes de escrever sobre algo, você avalie a relevância e o valor que vai ter sobre isso.

Ao ler o seu artigo, o seu visitante vai conseguir distinguir com facilidade se você está falando com propriedade no assunto ou se está tentando vender algo sem ao menos conhecer o produto ou serviço. Um desperdício nesse momento vai também afetar os seus resultados.

uptime hostinger
Resultado do uptime da Hostinger e do desempenho do servidor.

Observe um exemplo com um site de reviews de hospedagens, geralmente oferecemos diversos testes e dados para que o visitante tenha uma ideia de como será ter um site hospedado com aquela empresa. Construir a confiança entre os seus leitores é essencial e é uma das chaves para fazer isso e fornecendo informações verídicas e de valor.

3. Ignorar o SEO

Search Engine Optimization (SEO) é o quão bem você é capaz de atrair visitantes para o seu site por meios orgânicos. Ter um conteúdo excelente é apenas parte do jogo – você precisa otimizar corretamente para conquistar a melhor posição nos mecanismos de pesquisa como o Google.

 Se você tem conteúdo bem completo, mas não é otimizado para pesquisa do usuário, quase não há vantagem em ter isso. O SEO não é algo que possa ser deixado para depois, precisa ser planejado antes mesmo de você criar seus artigos.

Certifique-se de fazer sua pesquisa de SEO antes de planejar sua lista de artigos. Dessa forma, você se orienta sobre quais artigos e formatos (lista, tutoriais de como fazer, gráficos, etc.) seriam de valor para você.

4. Esperar Lucros Absurdos

Se o único motivo pelo qual você está interessado em marketing de afiliados é o dinheiro, você pode se chocar agora. Como iniciantes, muitas pessoas ouvem histórias de marketing de afiliados ganhando montanhas de dinheiro em comissões mensalmente.

Embora isso possa ser verdade em alguns casos, o fato é que para chegar nesse estágio envolve muito comprometimento – tempo, esforço e inclusive o próprio dinheiro. Pense no tempo que você precisará para pesquisar, criar e otimizar até mesmo um artigo, e agora multiplique por centenas deles.

Enquanto isso, você precisará revisar continuamente todos os outros artigos, além de pagar e manter sua conta de hospedagem de sites. Fica ainda mais difícil se você estiver fazendo isso enquanto tenta manter um emprego em tempo integral, já que o horário de funcionamento é mais limitado.

Chegar nessa fase de ter um site de marketing de afiliados de sucesso exige tempo – não espere ganhar muito dinheiro no primeiro ano ou até por mais tempo.

5. Ignorar o Desempenho do Site

Apesar de falar bastante de conteúdo, algumas vezes eu noto uma tendência a ignorar outros segmentos do site. Se você não está prestando atenção na velocidade e desempenho do seu site, então você pode perder vendas e dinheiro ao longo do tempo.

performance do site
Teste realizado pelo Walmart mostra cada 1s de melhoria na carga da página resultou em um aumento de 2% nas conversões.

Teste realizado pelo Walmart mostra cada 1s de melhoria no carregamento da página resultou em um aumento de 2% nas conversões.

É provado que sites lentos têm menos tráfego (e assim, receita) do que sites mais rápidos. Com isso em mente, pagar por um serviço de hospedagem de site potente pode ser uma das formas de resolver isto, mas tem muito mais que você pode fazer para otimizar seu site e melhorar o desempenho.

Por exemplo, ao habilitar gzip e compressão de imagens na sua hospedagem vai acelerar o seu site consideravelmente. Até mesmo o tema que você escolher pode impactar na performance consideravelmente. Existe diversas maneiras para otimizar o seu site. 

6. Não Expandir Seu Alcance

Além de SEO, existem outras formas na qual você pode aumentar seus visitantes. A Internet está cheia de site e conteúdos hoje em dia, então não é sábio apenas esperar que as pessoas te encontrem através do seu conteúdo.

mailchimp
Mailchimp é uma ferramenta de email poderosa usada para aumentar o alcance.

Ao usar o seu site para criar uma lista de email você pode usar outra ferramenta que também funciona – email marketing. Com isto, você terá poder para alcançar diretamente diversos clientes que você já sabem que expressaram interesse em acompanhar os tópicos que você compartilha.

Há uma tonelada de ferramentas de email marketing  que funcionam bem com os populares Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo como o WordPress. E, se usados corretamente, serão uma boa parte do seu arsenal.

7. Perder o Foco

Quando o tráfego do site começa a aumentar, pode ser tentador gerar receita com o máximo possível do seu site. Isso pode significar entrar em outras formas de publicidade, como o Google Ads ou até mesmo no YouTube, mas lembre-se: mais coisas afetarão ainda mais o desempenho do seu site.

Mantenha o foco no seu nicho e não tente dominar o seu público. Mantenha-se relevante e continue na direção da sua principal venda – o nicho em que você está inserido. Muitas redes de publicidade lhe dão muito pouco controle sobre o que mostram, o que é outra desvantagem aqui.

Se você realmente quiser anunciar algo mais, pelo menos tente garantir que esteja de alguma forma relacionado com os principais produtos que você vende.

Conclusão

Honestamente, tudo o que mencionamos aqui são apenas a ponta de um iceberg muito grande. O mercado de marketing de afiliados é arriscado, mas se feito da maneira certa pode ser uma boa fonte de renda por um longo tempo.

Em marketing de afiliados, pode ser fácil acabar se concentrando em números e dados e acabar esquecendo do que mais importa – o visitante em si. Pense que, em muitos aspectos, esse é o elemento de atendimento ao cliente da empresa que também é frequentemente ignorado em outras indústrias.

Sempre lembre que o visitante é um cliente. O quão bem você trata um cliente provavelmente será o principal objetivo que decidirá se você vai ter um negócio de sucesso. Isso afeta suas vendas e sua reputação

Lembre-se sempre de que o visitante é um cliente. O quão bem você agrada seu cliente provavelmente será o principal objetivo que decide se você tem um negócio bem sucedido. Eles afetam suas vendas e sua reputação. Lembre-se disso enquanto você estiver planejando formas de ganhar o dinheiro deles.

E finalmente, dedique-se. Apenas com perseverança você vai conseguir superar os anos mais difíceis, geralmente os primeiros. Esteja preparado para enfrentar problemas, ter períodos de lucro zero e também para as tantas mudanças que o Google realiza durante essa jornada e que afetam o seu negócio!

O Autor

Author

Ariane G. / @arianegoncalves

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!