Marketing Digital

Facebook Marketing – um Guia para Iniciantes

guia completo para iniciantes de como fazer facebook marketing

Então você decidiu tentar a sorte e pular na onda do Facebook Marketing. Certamente uma escolha muito sábia. Mas como você pode ter sucesso nessa plataforma com tantos outros negócios competindo entre si? Não se preocupe, pois estamos felizes em ajudar!

Neste artigo, você vai aprender algumas dicas e truques sobre como promover empresas no Facebook.

O Que Exatamente é Facebook Marketing?

Facebook marketing se refere ao ato de criar, promover e manter sua marca no Facebook. O objetivo final, é claro, está em aumentar o tráfego e as vendas.

Como a maior rede social do mundo, o Facebook ainda é a principal escolha quando se trata de marketing em redes sociais.

Se você não usa essa plataforma como parte da sua estratégia de marketing, você está perdendo uma enxurrada de oportunidades. O site tem cerca de 2,27 bilhões de usuários ativos – ou 29% da população mundial!

Isso significa que há uma grande chance de que o seu público-alvo está no Facebook. Não importa que tipo de grupo você busca, há uma grande diversidade deles na rede social.

Então por que não dar uma chance para a plataforma, não é mesmo?

Marketing no Facebook

O Facebook percorreu um longo caminho até oferecer os recursos de marketing que tem hoje. Você pode usar dois métodos principais nessa plataforma: Facebook Pages e Facebook Ads.

Páginas do Facebook

Usar as Páginas do Facebook é o truque mais óbvio no livro de marketing do Facebook. Isso é essencialmente composto de criar um perfil para a sua marca ou companhia com o intuito de ganhar mais exposição.

A principal diferença entre um perfil pessoal e uma página é a maneira como os usuários interagem com você. Ao invés de mandar um pedido de amizade, eles podem “Curtir” e “Seguir” a sua página para ver suas atualizações no feed de notícia deles.

Enquanto é fácil configurar uma página de negócios do Facebook, o verdadeiro desafio é criar um ótimo perfil e obter uma grande quantidade de seguidores. Muitas páginas são criadas todos os dias, mas a maioria delas não atinge o seu potencial.

Então como você pode criar uma página que inspire as pessoas a clicar no botão “Curtir”? Primeiro, vamos começar com algo simples – configurando a foto de perfil e a imagem de capa.

A foto de perfil da sua página deve ser o logo da sua marca. É fácil assim. Deixe todos saberem sobre a identidade da sua marca e mostre-a para o mundo.

Apenas dê uma olhada na lista das maiores páginas de empresas no Facebook e você verá que todas usam logos como sua foto de perfil.

Agora, o mesmo não pode ser dito da sua imagem de capa. Aqui é o lugar perfeito para deixar sua criatividade fluir. Você pode usar uma foto simples que represente o nicho da sua marca como a L.L Bean faz ou exibir um vídeo chamativo como faz o WIRED. Realmente depende de qual é a sua vontade.

capa da l l bean no facebook

A seguir, escreva uma explicação simples e curta do que a sua marca faz na seção “Sobre”. Depois disso, o seu objetivo é atrair potenciais clientes, certo? Então lide com toda a informação necessária e adicione alguns fatos únicos. Isso irá gerar algum interesse.

Para trazer alguma inspiração, a página da Mabel’s Label’s traz um ótimo exemplo de como escrever uma seção “Sobre”. Eles incorporam os seus objetivos de maneira inteligente, além de trazerem o que eles fazem num estilo de história.

Em sua forma completa, a seção “About” ainda cobre outros detalhes como informação de contato, links para outros perfis, localização e horário de funcionamento (se você tem um escritório físico).

Isso ajuda as pessoas a conhecerem melhor a sua marca, então não se esqueça de preencher essas informações!

Quando você tiver resolvido a parte básica, é possível adicionar recursos extras para a sua página usando Facebook Groups, Facebook Market e Facebook Jobs. E então estudo o desempenho da sua página usando o Facebook Insights.

Grupos do Facebook

Os grupos do Facebook são uma maneira fantástica de melhorar seu engajamento nas redes sociais. Os usuários podem fazer perguntas e discutir qualquer coisa relacionada à sua marca. E outro ótimo detalhe é que você pode monitorar tudo, já que você é o administrador do grupo.

Você também pode usar os grupos como uma forma de construir uma comunidade em torno da sua marca. Isso ajuda a entender os seus clientes e a melhor atender as expectativas deles. Desse modo, com sorte, eles se tornarão leais e vão promover o seu negócio até para os amigos e família!

Facebook Market

Você tem algum produto ou serviço para vender? Vale a pena tentar configurar uma loja. Isso permite que você crie uma aba “Shop” (Loja) na sua página e então liste os produtos lá.

Com isso, as pessoas não precisam ficar procurando por aí para encontrar o que você está vendendo.

Facebook Jobs

Transforme a página do seu negócio no único destino possível – até mesmo para os seus futuros funcionários!

Com o Facebook Jobs, você pode facilmente publicar aberturas de vagas e destacá-las na seção “Jobs” (Vagas) da sua página. Os candidatos podem saber tudo que é necessário sobre a sua empresa a partir de lá. Uma boa maneira de criar a uma ótima primeira impressão, não é mesmo?

Facebook Insights

O Facebook Insights inclui uma série de informações úteis sobre a sua página e a sua audiência do Facebook. Você pode ver os seguintes relatórios a partir dessa ferramenta:

  • A demografia dos seus seguidores
  • O número total de curtidas e se elas estão crescendo ou diminuindo
  • Quantos usuários interagem com posts específicos
  • Que tipo de conteúdo é o mais popular
  • As visualizações semanais da página e a quantidade de visitantes únicos

Preste atenção nesses relatórios e use-os para a sua vantagem. Você pode compartilhar o conteúdo mais popular novamente – em horários diferentes, é claro – para ter maior engajamento com a sua audiência.

Alternativamente, também é possível criar um tipo de similar de conteúdo e ver se isso gera os mesmos resultados ou não.

Facebook Ads

Promover propagandas no Facebook nunca foi tão efetivo. Os comerciais do Facebook são tão direcionados que você pode ter certeza que valem cada centavo você gastou. Se você tem o orçamento para isso, considere investir no Facebook Ads.

Uma propaganda ótima e bem-sucedida é aquela que é capaz de fazer com que as pessoas parem de rolar pela linha do tempo e que as instigue a clicar nele.

A Later Media, que oferece um agendador de posts do Instagram, tem um ótimo exemplo de propaganda. Eles oferecem uma descrição chamativa, fotos bonitas e atraentes e um texto call-to-action efetivo.

exemplo de propaganda do later no facebook

Quando você usa o Facebook como uma das suas estratégias de marketing, não se esqueça de pensar nele como um investimento – e não como um gasto. O retorno pode vir na forma de vendas diretas, tráfego, conversões, percepção da sua marca e muito mais.

Tudo depende de como você irá definir a sua campanha em primeiro lugar.

Como Criar um Anúncio Direcionado no Facebook

A primeira coisa que você precisa fazer quando está criando uma campanha é definir seus objetivos: seja melhorar a Percepção, Consideração ou Conversão.

  • Percepção: melhorar a percepção da sua marca
  • Consideração: engajar as pessoas e fazer com que se tornem fiéis ao seu site
  • Conversão: encorajar os visitantes a fazerem uma compra

Se você está começando e quer aprender sobre Facebook marketing, sua melhor aposta é começar com o objetivo de Percepção. Introduza sua marca primeiro e então as vendas virão depois.

O próximo passo é bem crucial para o sucesso da sua campanha: defina a sua audiência.

Como a marca é sua, você certamente sabe qual é o grupo que você tem como alvo. Não mire numa audiência muito ampla porque isso nunca irá funcionar. Você apenas acabará gastando dinheiro com pessoas que não estão interessadas em você.

Pensando pelo lado positivo, o Facebook oferece uma série de opções potenciais de alcance que você pode usar com base na sua definição de audiência. Adicionalmente, ele também diz se a sua audiência é muito ampla, muito pequena ou do tamanho certo.

Para exemplificar, nós tentamos criar uma propaganda de pizza que tem como alvo pessoas que vivem em Nova York, possuem idades de 18 anos a 65+ anos falam inglês e mostram interesse em pizza.

Essa demografia nos deu um alcance estimado de até 4,2 milhões de pessoas, com até 3.000 alcances por dia.

Você pode publicar anúncios diferentes para diferentes públicos-alvo com o objetivo de obter um maior retorno ao seu investimento. Já que cada grupo de pessoas possui necessidades diferentes, uma propaganda que foi criada de maneira específica para uma demografia tem uma maior chance de se sair melhor.

Vamos dizer que você venda produtos de skincare para mulheres. Você deveria criar diversas propagandas para mulheres com pele normal, seca ou oleosa. A imagem e o copy (texto) da propaganda devem se preocupar com essas diferentes necessidades.

O último passo que você deve tomar é definir o seu orçamento o seu cronograma. Escolha quanto dinheiro você tem disposição para gastar por dia e por quanto tempo rodar as propagandas.

Alternativamente, dá para definir um orçamento vitalício ao invés disso. Isso define o valor máximo que você quer gastar durante a vida útil das suas propagandas.

Tipos de Propagandas do Facebook

O Facebook oferece uma ampla gama de tipos de propaganda, com o propósito de atender às necessidades de diversos negócios. Para criar uma campanha de marketing bem-sucedida no Facebook, você precisa usar o tipo de propaganda que é ideal para o seu negócio.

Abaixo estão os formatos básicos de propagandas do Facebook:

  • Propaganda com Imagem — o tipo mais comum. Use imagens interessantes e relacionadas à sua marca.
  • Carrossel — inclui diversos recursos numa única propaganda.
  • Slideshow — também traz diversas fotos, mas elas são apresentadas num vídeo.
  • Propaganda em vídeo — capture a atenção da sua audiência com vídeos curtos.
  • Coleção — inclui um vídeo de capa ou uma imagem como elemento principal. Este tipo de propaganda é perfeito para sites de ecommerce, já que você pode mostrar diferentes produtos de maneira elegante..
  • Instant Experience — anteriormente conhecida como Canvas. É uma propaganda interativa de tela cheia que permite que a sua audiência deslize através de um carrossel de imagens, assista vídeos, preencha formulários e muito mais! Você pode combinar todos os tipos de propagandas do Facebook aqui.

Se você tem alguma insegurança sobre qual é o melhor formato que se encaixa ao seu nicho, faça uma pesquisa antes. Tente ver como seus competidores estão fazendo e aprenda com eles. Tome nota de alguns truques que eles usam e então tente executá-los na sua página.

Experimente um pouco e encontre o formato que melhor funciona para você.

Conclusão

O marketing no Facebook deve ser sempre incluído na sua lista de estratégias de publicidade. Não importa o tipo de negócio que você tem, essa é uma plataforma que pode acomodar suas necessidades.

O que é ótimo sobre o Facebook Marketing é que você não precisa gastar dinheiro imediatamente. Dá para começar de graça e ir construindo a sua audiência através de páginas do Facebook.

Quando você tiver recursos suficientes para gastar, então dá para considerar criar propagandas do Facebook para alcançar uma audiência maior e gerar mais vendas.

Pode levar algum tempo para você conhecer todos os recursos de marketing do Facebook e aprender como melhor utilizá-los. Um longo processo de tentativa e erro certamente irá acontecer antes que você consiga gerar seguidores e vendas. Mas, a longo prazo, tudo isso certamente irá compensar o seu trabalho duro!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

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