PHP

Os 8 Melhores Frameworks PHP para Desenvolvedores Web

tutorial para usar 8 tipos de framework php no seu projeto online

Desenvolver um site do zero dá bastante trabalho. Muitas vezes, você vai precisar recriar funções que foram feitas milhares de vezes, o que é tão eficiente quanto reinventar a roda.

Os Frameworks podem ajudar com esse problema oferecendo uma fundação em que você pode pode construir e desenvolver um projeto nela.

Neste artigo, vamos ajudar você a encontrar o melhor Framework PHP para suas tarefas de desenvolvimento e programação. Vamos apresentar, detalhar e apontar as vantagens de 8 dos nossos Frameworks PHP favoritos. São eles:

  1. Laravel.
  2. CodeIgniter.
  3. Symfony.
  4. Zend.
  5. Phalcon.
  6. CakePHP.
  7. Yii.

Antes de começar, se você está procurando uma hospedagem de alto nível para suas aplicações PHP, temos a solução! 😉

botão quero minha hospedagem na Hostinger

Introdução ao Framework PHP (E Por Que você Deve Usar Um)

No mundo de desenvolvimento de softwares, o termo ‘frameworks’ refere-se à biblioteca de arquivos que armazena diversas funções básicas. O objetivo do framework é fornecer uma fundação para que você desenvolva seus projetos mais eficientemente.

Para isso, ele inclui uma série de funções que você terá que desenvolver desde o início caso estivesse começando tudo do zero.

Por exemplo, imagine que você está testando uma nova receita. Você deve comprar os ingredientes necessários e que serão preparados de acordo com os procedimentos indicados.

Mas você também vai precisar de alguns utensílios, como panelas, potes, talheres, tábua de corte, etc. Nesse exemplo, os utensílios básicos de cozinha representam os frameworks. Sem eles você teria muito mais dificuldades para preparar os ingredientes.

Os frameworks funcionam da mesma maneira, para que você não precise reinventar a roda várias e várias vezes. Se você está planejando desenvolver uma nova aplicação em PHP, comece procurando um framework que inclui as funcionalidades que você precisa.

Felizmente, as opções são diversas. Cada uma delas é única quanto à maneira de desenvolver. E todas possuem seus pontos positivos e negativos.

Neste artigo, vamos ajudar você a escolher o melhor framework PHP para suas necessidades apresentando alguns dos melhores disponíveis atualmente.

Framework PHP: Os 8 Melhores para Desenvolvimento Web

Se você já usou algum framework, então deve saber que cada ferramenta é única. Sendo assim, vamos fazer nosso melhor para fornecer as informações para você escolher a melhor ferramenta. Todas as opções são grátis e de código aberto. Então, você tem total liberdade de experimentar a que mais agradar. 

1. Laravel

framework Laravel

Quando se fala de framework PHP, um dos nomes mais populares é o Laravel. Esse framework é conhecido por seu sintaxe elegante, que é fácil de aprender e prazeroso de trabalhar.

Com o Laravel, você começa a trabalhar nos seus projetos rapidamente. Você também consegue economizar muito tempo e trabalho com acesso a funções como autenticação de usuário, gerenciamento de seção, e cache.

No geral, o Laravel possui todas as ferramentas que você precisa para construir uma aplicação PHP moderna. 

Se você está interessado nos motivos técnicos que tornam o Laravel uma boa opção, é fácil descobrir. Primeiro que a essência do Laravel é sólida em relação a performance. E você pode estender as funcionalidades do framework com extensões.

O Laravel também faz integração com serviços de terceiros, como o Amazon Web Services (AWS), que permite o desenvolvimento de aplicações altamente escaláveis.

Para tarefas em longo prazo, você pode programar para serem executadas de forma assíncronas, o que melhora ainda mais o desempenho. 

Características

  • Um framework que se orgulha de sua sintaxe elegante.
  • Extensão de funcionalidades com complementos.
  • Funções nativas para trabalhar com gerenciamento de usuários, cache e mais.
  • Integração com plataformas externas, como o AWS.
  • Execução de tarefas assíncronas para melhor performance.

Por último, o Laravel tem uma comunidade ativa. O que significa que obter ajuda não é uma tarefa difícil. Se essa é a sua primeira vez usando um framework, o Laravel se torna uma ótima opção.

2. CodeIgniter

framework CodeIgniter

O CodeIgniter é um framework PHP que utiliza arquitetura Model View Controller (MVC). Em termos leigos, isso quer dizer que o framework utiliza componentes distintos para lidar com tarefas de desenvolvimento específicas.

Este método é popular entre desenvolvedores porque permite a criação de aplicações altamente escaláveis sem ocupar muito espaço.

Se você é iniciante com frameworks PHP, o CodeIgniter pode ser uma boa opção por ser relativamente fácil de aprender. A plataforma ainda possui um ótimo manual, o que facilita o aprendizado.

O CodeIgniter também oferece uma performance sólida, o que o torna perfeito para criação de aplicações leves para servidores modestos.

Características

  • Framework leve e focado em desempenho.
  • Fácil aprendizado graças à simplicidade do framework e manual detalhado.
  • Crie apps escaláveis com a arquitetura baseada em MVC do framework.

Existem muitas vantagens de usar o CodeIgniter. Mas não podemos considerar este o melhor framework porque tem seus pontos negativos.

Por exemplo, suas atualizações são um tanto irregulares, o que não o torna a melhor opção para quem procura um padrão máximo de segurança.

3. Symfony

framework Symfony

Se houvesse uma competição pelo título de melhor framework PHP, o Symfony estaria na disputa com o CodeIgniter e Laravel em termos de popularidade. Quando você começa a conhecer melhor o framework, logo descobre o motivo.

Além de ter um nome legal, o Symfony é altamente flexível. Ele possui um pacote e sistema de componentes que permitem a escolha exata das funções PHP que você precisa, ou simplesmente pode-se usar o framework completo.

Para garantir que sua aplicação será executada da maneira que deve ser, o framework possui uma funcionalidade de testes. Mas baseado na nossa experiência, as aplicações construídas com o Symfony não possuem a melhor performance.

Além de que o framework possui um processo de aprendizado mais complexo do que as opções que vimos até agora.

Características

  • Framework altamente flexível que permite a escolha de componentes individuais.
  • Vantagem de ter uma funcionalidade de testes nativa.
  • Excelente manual para aprendizado.

O Symfony pode ser uma boa opção se você se importa com modularidade. Você pode utilizar apenas os componentes que deseja ao invés da biblioteca completa. Isso faz com que este seja o melhor framework, se você precisa apenas de uma ajudinha.

4. Zend

framework Zend

Muitas pessoas referem-se ao Zend como um framework ‘cola’, que é uma maneira de se referir à sua natureza baseada em componentes.

O Zend é um framework orientado a objetos, baseado em MVC que permite que você carregue apenas componentes que você deseja como bibliotecas individuais.

Em outras palavras, o Zend permite que você foque apenas nos componentes e funções que você deseja e ignore todo o resto.

Graças à essa abordagem e à natureza de orientação ao objeto do framework, você deve poder reutilizar muitos dos códigos que já escreveu, que sempre é uma boa notícia.

E mais, é simples integrar a plataformas com bibliotecas externas  para estender ainda mais suas funcionalidades.

Características

  • Framework PHP orientado ao objeto com arquitetura MVC.
  • Reutilização de seus códigos graças ao design da plataforma.
  • Fácil integração com bibliotecas externas.
  • Utilização apenas de componentes desejados.

Mas o Zend possui alguns pontos negativos. Por exemplo, a plataforma é difícil de aprender. Na nossa experiência, se você está saindo do Laravel, por exemplo, para o Zend, é bastante desafiador e até intimidante se for sua primeira vez trabalhando com frameworks.

Ainda assim, o Zend é um ótimo framework se você tem experiência com programação e gosta de códigos orientados ao objeto.

5. Phalcon

framework Phalcon

O Phalcon é um pouco diferente em relação aos outros framework PHP. Seu código fonte é escrito em C; então, é basicamente uma extensão em C do PHP. Pode até soar estranho, mas na prática, resulta em um dos melhores frameworks PHP que já trabalhamos. 

Quando se trata de desempenho, o Phalcon não deixa nada a desejar e sempre entrega resultados de alto nível. O Phalcon é bem leve em recursos e utiliza arquitetura MVC.

E mais: um dos motivos de ser único é que a plataforma quase não possui arquivos ao ser instalada. Em vez disso, você apenas instala os módulos quando precisar deles, que torna o processo de desenvolvimento mais organizado e limpo.

Características

  • Framework PHP escrito em C.
  • Performance fantástico com uso de poucos recursos.
  • Uso de apenas módulos e bibliotecas necessários.

Até agora, o Phalcon parece uma excelente alternativa. Nós somos grandes fãs dele, mas é importante mencionar que, como estamos falando de uma plataforma não tão popular, seu manual e documentação não chega nem perto de gigantes como Laravel.

Encontrar ajuda com bugs também é mais trabalhoso. Mas, ainda assim, o Phalcon chega perto de ser um dos melhores frameworks PHP. Principalmente quando se leva o desempenho em consideração.

6. CakePHP

framework CakePHP

No início dos anos 2000, o CakePHP foi o primeiro framework PHP MVC a chegar no mercado. Naquele tempo, já era considerado uma revelação. Hoje, ainda é um dos melhores frameworks PHP disponíveis (e um dos mais populares).

Novas versões do CakePHP têm melhorado no quesito desempenho e adicionado novos componentes. Entretanto onde o CakePHP realmente se destaca é como aborda convenção em códigos.

Isso quer dizer que, com o CakePHP, quando você domina seu conjunto de convenções, pode focar no desenvolvimento e entregar resultados mais rápido.

Junto a isso, o CakePHP oferece uma biblioteca incrível que inclui diversos componentes úteis (como todo framework PHP deveria). Ele oferece um dos mais completos conjuntos de componentes do mercado, o que é uma ótima opção se você pretende implementar recursos difíceis de encontrar.

Características

  • Grande conjunto de componentes.
  • Utilização de convenções do CakePHP para desenvolver projetos mais rapidamente.

Claro que o CakePHP pode ser mais restritivo devido ao seu amor por convenções. Se você gosta de desenvolver de maneira criativa, o CakePHP pode não ser a melhor opção para você. Ainda assim, é uma forte escolha para muitos desenvolvedores.

7. Yii

framework Yii

O Yii também é um forte candidato em nossa lista de melhores frameworks PHP. Primeiramente devemos destacar a facilidade que é a configuração inicial do Yii.

Além disso, o Yii também é um forte concorrente com o Phalcon quando se fala de desempenho, o que é um grande atrativo.

Assim como outros frameworks PHP, o Yii oferece um conjunto de componentes robusto para acelerar o desenvolvimento de suas aplicações. Entretanto, ele se destaca devido aos seu conjunto de recursos de segurança, que pode ser utilizado para projetos altamente seguros.

Características

  • Ótima velocidade e performance.
  • Utilize a instalação padrão ou personalizada para atender suas necessidades.
  • Criação de sites e aplicações seguras.

Como pontos negativos, o Yii pode ser um pouco difícil de aprender, se for o seu primeiro framework. Apesar de ser um dos principais concorrentes ao título de melhor framework PHP, se você é novo à linguagem existem melhores opções.

8. FuelPHP

framework FuelPHP

O FuelPHP é um framework PHP relativamente novo, lançado em 2014. Os criadores clamam ter selecionado as melhores práticas de outros frameworks poderosos e montado algo novo e animador. Alguns de seus aspectos únicos estão listados em sua seção de características.

Características:

  • Suporte total a HMVC.
  • Segurança.
  • Utilidade única de linha de comando.

O framework suporta versões 5.4 e acima do PHP. E ainda oferece uma ampla documentação para ajudar a desenvolver o mais rápido possível.

Conclusão

Existem muitas linguagens de programação que você pode utilizar, mas o PHP se destaca quanto à programação para servidores.

Entretanto, mesmo se você é um desenvolvedor PHP experiente, leva um bom tempo para digitar os códigos de cada nova aplicação.

Se você escolher o melhor framework PHP para suas necessidades, pode pular boa parte do trabalho maçante e ir direto para a diversão: criar uma nova aplicação.

Qual você acha que é o melhor framework PHP? Deixe uma mensagem nos comentários abaixo!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!