Website

Os 15 Melhores Ghost Themes Gratuitos para seu Blog

saiba quais são os 15 melhores ghost themes gratuitos para seu blog

Apesar do Ghost não ter tão popular quanto o WordPress, ele é uma alternativa que está sendo utilizada por muitos blogueiros hoje em dia. Assim como o WordPress, o Ghost oferece uma série de ótimos temas para o seu blog. Neste artigo, você irá encontrar os melhores Ghost Themes gratuitos que você pode usar para deixar o seu blog lindão!

O Que é o Ghost?

Ghost é uma plataforma com foco em blogging. Seu fundador, John O’Nolan, acredita que o WordPress é muito desorganizado e inchado por causa de suas muitas funções. Isso o incentivou a desenvolver uma plataforma mais simples e direta, que foca apenas no aspecto da publicação.

O Ghost começou como uma campanha do Kickstarter lançada em 2013. Ela arrecadou US$ 254.290 e foi apoiada por mais de 5.000 pessoas. No momento em que este post foi escrito, o Ghost possui 1.386.345 usuários no total.

Ghost x WordPress

Como a proposta do Ghost é ser usado apenas para blogging, ele não é tão flexível quanto o WordPress.

Contudo, o Ghost possui ferramentas em seu núcleo como configurações de SEO e AMP, evitando que os usuários tenham que instalar plugins de terceiros como acontece no WordPress.

De modo geral, o Ghost possui configurações mais simples e diretas do que o WordPress. A configuração permite que usuários do Ghost dominem a plataforma em pouco tempo, mesmo que eles não tenham experiência anterior com sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Para além disso, existem diversos temas do Ghost que você pode experimentar. Aqui está uma lista dos 15 melhores temas gratuitos do Ghost que vai ajudá-lo a criar um belo site de blog.

Os 15 Melhores Temas Gratuitos para o Ghost

Como qualquer outra plataforma de blogging, o Ghost proporciona vários temas no seu marketplace. Você pode escolher aquele mais adequado às suas necessidades.

Abaixo estão os 15 melhores Ghost Themes para você experimentar:

1. OpenWriter

tema openwriter para ghost

OpenWriter é um tema gratuito para o Ghost para aqueles que preferem blogs com um estilo simples.

O design é responsivo, o que faz com que ele seja amigável para dispositivos móveis.

Outro recurso do OpenWriter é que ele traz a função de parallax scrolling, que cria uma sensação futurista.

Novos usuários vão achar o OpenWriter fácil de usar, já que o tema praticamente não exige nenhuma configuração. Ele tem tudo que você precisa, desde os principais recursos do Ghost — como páginas de autor e tag — até uma imagem de capa padrão.

A única coisa que precisa de configuração é o formulário de contato do tema. O Ghost tem regras para impedir temas de terem acesso direto aos emails. Por sorte, o desenvolvedor do tema encontrou uma brecha onde você pode criar um formulário de contato manualmente.

2. Saga

tema saga para ghost

A página principal do Saga exibe imagens em destaque nos posts mais recentes. Quando um usuário clica num dos posts, a imagem de capa individual do blog aparece primeiro.

A combinação de um fundo branco com a imagem de capa no topo cria um belo contraste para seu blog.

Ademais, o Saga tem tudo que você precisa para uma experiência de blogging satisfatória. Ele automaticamente cria links para URLs que são escritas dentro do seu post, rendendo menos incômodos para você.

Você pode arrastar imagens e fazer upload deles. Existem opções para aumentar e reduzir o zoom de suas imagens. Dá até para transformá-las numa colagem para deixar as coisas mais interessantes.

O desenvolvedor também proporcionou várias maneiras de colocar suas citações no blog. Mais do que isso, o tema tem um divisor bem legal que automaticamente aparece após você digitar três traços.

3. Ghostium

tema ghostium para ghost

Ghostium é um tema para Ghost sem complicações. Ele mostra todos os posts de blog numa única página, fazendo com que só seja necessário rolar com o mouse para explorar o seu website.

Ao lado de seu blog, você terá uma bela seção “sobre mim”, onde você poderá mostrar a sua melhor foto e um pouco de texto.

O Ghostium garante performance rápida ao trazer carregamento assíncrono de conteúdos, o que aumenta a velocidade de seu site.

Este tema gratuito para o Ghost ainda é amigável para dispositivos móveis, o que significa que seu blog terá um belo visual em qualquer tamanho de tela!

Além disso, você pode usar o snippet do Google Analytics, assim como promover integração com redes sociais.

Seja qual for a sua necessidade com seu blog, os desenvolvedores do tema já têm algo preparado para você.

4. WebKid

tema webkid para ghost

O WebKid é um dos mais simples Ghost Themes na internet. Os posts ficam posicionados na esquerda, com a lista de artigos e a seção “sobre mim” preenchendo o lado direito da página.

Você tem a opção de customizar o WebKid. Para customizar o tema, tudo que você precisa fazer é editar um template chamado Handlebars, que está localizado na pasta do tema.

A customização permite que você, por exemplo, habilite o Disqus — uma plataforma de comunidade, geralmente usada para a seção de comentários. Você pode editar os links e as etiquetas de navegação.

Existem diversos widgets de barra lateral disponíveis nesse tema. Os widgets são providenciados para serem usados nas seções Sobre, Social e Artigos Mais Recentes. Você pode sempre adicionar mais widgets, ganhando mais liberdade para organizar a exibição do seu website.

Os desenvolvedores também criaram aplicativos que podem ser inseridos nos seus posts.

5. No Nonsense

tema no nonsense para ghost

O No Nonsense é um tema responsivo para o Ghost que qualquer um pode utilizar. Ele tem um visual limpo que vai deixar uma boa impressão no seu blog.

Esse Ghost Theme tem uma página de descrição de tag e uma página de erro customizada. O tema também usa Google Web Fonts e recuo para sua tipografia, proporcionando uma fonte amigável que é legível para todo mundo.

Para incorporação de vídeos o No Nonsense utiliza o FitVids – que proporciona performance de vídeo responsiva.

O No Nonsense tem diversos recursos. Ele suporta vários aplicativos, como Disqus e Google Analytics. Outros recursos disponíveis são botões de compartilhamento em redes sociais e uma seção de posts relacionados.

O melhor recurso, porém, certamente é o suporte para múltiplos autores.

6. Decode

tema decode para ghost

Decode é um tema minimalista que traz uma vibração refrescante graças à sua combinação de cor e estilo. Esse estilo de tema não irá fazer o seu website parecer desorganizado.

Além disso, o desenvolvedor do Decode criou o tema com responsividade como uma de suas características principais. Ele terá um visual agradável mesmo que você abra-o de um dispositivo móvel.

O Decode tem os elementos necessários para formatar o conteúdo. Ele traz todos os cabeçalhos, do maior cabeçalho H1 até o menor cabeçalho H6.

Também existem opções de citação e links diretos. Para completar, o tema chega com divisor horizontal e campo de entrada.

7. Bootstrap

tema bootstrap para ghost

O Bootstrap tem um estilo de galeria porque, nele, os posts ficam juntos numa única página. Ele também tem um banner que mostra a foto de perfil do dono do blog e o slogan do site.

A página do autor também está disponível para você. Essa página tem um botão que é posicionado estrategicamente no canto superior direito da sua página.

Existe um botão home no canto superior esquerdo da página para levar a sua audiência para a página inicial imediatamente.

8. Massively

tema massively para ghost

O Massively posiciona os seus posts de blog no meio do website. A imagem de fundo se mantém no mesmo lugar conforme o leitor vai rolando através dos posts. Os usuários podem ler as publicações de maneira intensa sem nada para distraí-los.

O editor do Massively contém diversos recursos. Ele tem desde cabeçalho H1 até cabeçalho H6, citações, links e outras opções. Contudo, existe um sistema único onde você pode selecionar um de três tamanhos para a sua imagem.

O tema, que foi feito utilizando HTML 5 UP, pode ser integrado com aplicações de terceiros usando o Zapier. Com o Zapier, é possível conectar seu site com programas como Twitter, Facebook, Slack e outros.

9. Casper

tema casper para o ghost

O tema Casper foca numa boa fonte e na exibição clara de imagens, o que o torna perfeito para aqueles que combinam ambos os elementos em suas postagens do blog.

O tema inclui ícones SVG que você pode encontrar na área de Handlebars. Contudo, você sempre pode adicionar manualmente os seus próprios ícones SVG.

Também é possível editar o estilo do tema. Contudo, para isso, você precisa instalar Node, Yarn e Gulp, já que o estilo do Casper foi criado a partir da união de Gulp/PostCSS. Se você está inseguro em relação a esses passos, não precisa se preocupar porque o desenvolvedor colocou as instruções na página de instalação do Casper.

10. London

tema london para ghost

London é um tema que é perfeito para fotografia ou outra arte visual.

A home page tem um fundo branco que ajuda a manter o foco no meio da página.

Apesar do foco desse tema ser uma galeria de fotos, você ainda pode ter artigos escritos com esse tema do Ghost.

Ademais, o tema tem alguns recursos únicos que irão beneficiá-lo. O primeiro deles é a seção formulário, onde o leitor pode enviar mensagens para o seu email.

O segundo recurso envolve os botões que os desenvolvedores oferecem. Eles vêm nas cores azul e branco, trazendo vários tamanhos entre os quais você pode escolher para o seu website baseado em fotos.

11. The Shell

tema para ghost, in the shell

The Shell é um belo e simples tema para o Ghost, que certamente fará com que qualquer blog tenha um visual incrível. O nome é um divertido trocadilho com a série de mangá e anime “Ghost in the Shell”, o que já é uma prova de criatividade dos desenvolvedores.

Ele traz uma fonte similar à de uma máquina de escrever, além de posicionar todas as publicações no meio da página.

Infelizmente, existe apenas um botão “home”, localizado sob o título do website.

Além dos recursos descritos neste artigo, não há mais nada que esse tema oferece. Contudo, o seu conceito simples e direto o torna perfeito para quem quer um site sem complicações.

12. Attila

tema attila para ghost

Attila tem um conceito similar ao The Shell. Porém, ao invés de cinza, o Attila usa branco para sua imagem de fundo. A combinação do background escolhido com a fonte faz com que o visual seja simples e sofisticado.

Assim como outros temas, o Attila tem diversos recursos que têm como objetivo facilitar o seu trabalho com o blog. Existe uma seção de posts destacados posicionada bem no começo da página inicial. Também há uma seção de progresso de leitura para os seus usuários.

O Attila possui um design responsivo que faz com que ele fique agradável em qualquer dispositivo.

Para discussões, você pode usar o Disqus na seção de comentários. Também há botões de compartilhamento e suporte a inscrições, que facilitam o compartilhamento da página.

13. Komik

tema komik para ghost

O nome do tema Komik se deve ao seu propósito, que é a publicação de tirinhas (comic strips, em inglês). Nesse tema, toda publicação que você faz tem como objetivo a postagem de uma arte do tipo.

Esse tema também pode criar um acervo onde ele irá listar as tirinhas já publicadas. Para aqueles que não desejam criar esse acervo, os desenvolvedores proporcionaram um manual de seu website.

Como esse é tema pensado para publicar tirinhas, o Komik não usa configurações específicas. O tema apenas exibe um post na página principal e ainda assim não mostra tags.

14. Coder

tema coder para ghost

Coder é outro tema simples e gratuito para o Ghost. Ele tem o template básico da barra lateral e exibe o post logo ao lado dela.

O principal destaque do tema é a sua série de ícones exclusivos, o que lhe dá pontos extras por sua singularidade. 

Projetado para ser amigável para dispositivos móveis, o Coder tem uma série de recursos contidos nele.

O tema proporciona miniaturas para os posts. Para além disso, ele tem um belíssimo sistema de destaque de sintaxe e recursos de tipografia. O Coder ainda pode ajudá-lo a criar título amigável para SEO.

Para finalizar, esse tema ainda pode ser usado com a Ghost Engine ^1.0

15. Mapache

tema mapache para ghost

Mapache é outro incrível tema do Ghost para você. O tema mostra posts de blog e suas miniaturas de maneira horizontal na página principal.

Não existe motivo para se preocupar com a velocidade, já que o tema tem como objetivo ser responsivo graças ao seu template AMP.

Outro ponto positivo para o Mapache é o seu suporte para redes sociais. Você pode comentar nos posts com sua conta do Facebook, assim como colocar seu feed do Instagram no rodapé da página.

O Mapache tem muitos templates de página. Desde o layout pessoal da home page de seu blog até o formato de imagem da postagem. Se você consegue nomear um recurso que faça sentido, esse tema certamente o terá.

O Mapache tem algo raro, que é o suporte para diferentes idiomas — Inglês, Espanhol, Holandês, Coreano e Francês.

Conclusão

Se você quer usar o Ghost como sua plataforma de blogging, você não precisa se preocupar já que há muitos temas gratuitos disponíveis para o Ghost. Alguns deles são:

  • Saga ‒ um tema no estilo de galeria
  • WebKid ‒ tem aplicativos desenvolvidos por conta própria
  • Decode ‒ tem um estilo limpo e impressionante junto de um recurso de galeria
  • Massively ‒ traz uma seção no meio onde ficam todos os seus posts
  • London ‒ para aqueles que querem exibir sua fotografia
  • Ghostium ‒ usa carregamento assíncrono de conteúdo que resulta em melhor performance
  • Coder ‒ tem recursos de SEO
  • Mapache ‒ para aqueles que querem um site rápido com suporte para diferentes idiomas
  • Komik ‒ para publicar tirinhas
  • The Shell ‒ tem um fundo escuro e um sistema simples e direto
  • Casper ‒ tema com um estilo confortável para os olhos
  • Bootstrap ‒ tem um tema centralizado que o ajudará a focar nos artigos
  • No Nonsense ‒ suporta múltiplos autores
  • Attila ‒ tem um estilo simples com uma seção de post destacado
  • OpenWriter ‒ tem um formulário de contato manual

Conforme você pode ver, há diversos temas gratuitos do Ghost que você pode usar. Tudo o que você precisa fazer é escolher um tema que satisfaça todas as suas necessidades.

Se nós te ajudamos a escolher um tema para o seu blog no Ghost, ou se você tem outras sugestões, não se esqueça de deixar um comentário abaixo!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*