O Que É e Como Fazer GIF
access_time
hourglass_empty
person_outline

O Que É e Como Fazer GIF

GIF é um formato de imagem que pode ser usado para imagens estáticas ou animadas, e a sigla vem do termo Graphics Interchange Format.

Todo mundo ama GIF. Inclusive, recentemente o Facebook comprou a plataforma Giphy, uma biblioteca gigantesca de GIF’s por nada menos que US$ 400 milhões, segundo a Forbes.

Quais serão os seus GIF’s preferidos? Bom, falamos disso depois, agora vamos focar na história. 

O que É GIF

GIF é um formato de imagem. A tradução da sigla Graphics Interchange Format pode ser compreendida como “intercâmbio de gráficos”. 

Embora pareça coisa dos tempos atuais, já é um veterano com mais de 30 anos na web.

Há quase 33 anos atrás, em 15 de junho de 1987, o provedor de serviços online Compuserve, desenvolveu os GIF’s para substituir o RLE (Run-length encoding), uma forma de compactação de dados que não era muito útil para arquivos com muitas execuções, pois isso aumentava o tamanho do arquivo.

É um erro dizer que GIF é um vídeo. Não é. É justamente esse o diferencial. O formato do GIF consegue compactar cenas e exibir imagens em movimento que passam a impressão de serem vídeos. E também não possuem aúdio – uma imagem fala mais que mil palavras, não é?

Os GIF’s ganharam a internet. É comum vê-los sendo usados nas redes sociais, emails, artigos e linguagem de comunicação nos aplicativos de mensagem. 

Como usar GIF’s na Sua Estratégia de Marketing

Os GIF’s são grandes aliados para atrair e engajar com seus visitantes e potencializar seu negócio. O que antes era uma linguagem entre adolescentes, passou a ser um movimento cultural na internet.

Basta uma animação bem escolhida para passar uma mensagem, expressar um sentimento de maneira divertida ou emotiva. Veja como usar GIF’s no seu negócio online:

1. Conte a história com passo a passo

Nada como imagens para relatar exatamente o que você quer dizer. Seja explicando como comprar seu produto na página principal do seu site ou como instalar seu software. Escolha os GIF’s certos ou crie seus próprios para promover melhor o que você faz.

2. Adicione humor aos emails e cta’s 

O uso de GIF’s personalizados com sua audiência podem ser uma boa estratégia para engajar e levar o usuário ao próximo clique. Crie conexão emocional com o leitor. Para isso, não esqueça que é fundamental conhecer sua persona para saber qual a  melhor abordagem usar.

3. Destaque recursos ou benefícios do seu produto/ serviço

Algumas vezes temos um diferencial que é essencial para o consumidor, mas nem sempre sabemos explicar com palavras. Use os GIF’s ao seu favor para mostrar ao usuário como é que se faz.

4. Use em redes sociais

Os GIF’s são os queridinhos no Instagram da Hostinger. Além de usar os materiais que já existem na rede e são famosos por aí, você pode criar GIF’s para sua marca e promover sua empresa.

Quando você conhece seu público e o objetivo das plataformas e canais que usa para se comunicar com ele, pode ficar seguro que os GIF’s vão trazer mais interação. Sempre avalie qual a emoção 

5. Torne a comunicação mais amigável

Além de oferecer um excelente serviço ou produto, o atendimento ao cliente é outro fator essencial que vai determinar o sucesso do seu negócio. E para melhorar a comunicação os GIF’s podem ser usados na comunicação para expressar o que está acontecendo ou até comemorar quando algo for atendido. Isso pode surpreender o cliente de forma engraçada e com certeza marcar a experiência dele com sua marca.

6. Garanta uma boa experiência

Se for usar GIF’s na sua estratégia de comunicação, garanta que isso não atrapalhe o desempenho do seu site muito menos o tempo de carregamento. Além de ter uma boa hospedagem com os recursos suficientes para o andamento do seu site, tome cuidado para não exagerar nas animações e comprometer a velocidade.

2 Sites de GIF’s Para Você Usar de Graça

Agora que você já entendeu o que é GIF e que você deve usá-los porque é legal, veja onde você pode conseguir uma chuva de GIF’s para sua comunicação.

1. Giphy

Já contamos alguns parágrafos acima que este site foi comprado pelo Facebook, e tem um motivo. Já era um dos mais populares no assunto e super fácil de usar. Você pode pesquisar por categorias – reações, entretenimento, esporte, stickers, artistas, etc., ou digitar por palavra-chave no campo de pesquisa.

Ele também mostra os GIF’s mais populares do momento para você não ficar de fora do que a web está falando e participar do assunto. E, claro, permite que você crie e faça upload dos seus próprios GIF’s.

2. Tenor 

O Tenor é um concorrente forte no mundo dos GIF também pelo poderoso banco de dados. A empresa é propriedade do Google, apesar de não vincularem uma marca à outra.

E, fazendo jus ao time Google, o site já compartilha alguns dados com os usuários como aumento de busca por termos no dia e um gráfico individual para cada termo com os picos de busca. Também permite a pesquisa por palavra-chave, e criar e fazer upload dos seus GIF’s.

Sites para Fazer GIF

1. Ezgif.com

O Ezgif.com permite fazer upload e edição de imagens gratuitamente, fácil de usar e editar. A desvantagem é que a interface é toda em inglês e, se você já visitou o site, vai ver que deixa a desejar no layout e design.

2. GIF Maker

O GIFMaker.me permite criar até 300 imagens JPG, PNG ou GIF, de forma gratuita e sem necessidade de cadastrar para usar. Também com interface em inglês, permite edições como redimensionar, reverter ou juntar gifs. É recomendado para qualquer nível de experiência, seja iniciante ou experiente. Funciona em Windows, Mac e Linux.

Como Fazer GIF’s pelo WhatsApp Câmera do Celular

Outra opção aos sites de criar GIF’s, provavelmente está aí nas suas mãos. Você consegue criar seus próprios GIF’s usando o WhatsApp e ativando sua câmera do celular.

Abra o WhatsApp, abra a conversa onde você quer enviar o GIF, e clique no ícone da câmera para abrir sua câmera. Segure o botão para gravar o vídeo e no canto superior direito, selecione a opção GIF. Agora é só enviar.

Fácil, não é?

Terminando

Os GIF’s fazem parte do nosso dia a dia e comunicação e ninguém pode negar. Você viu onde pesquisar e criar GIF’s:

  1. Giphy
  2. Tenor
  3. Ezgif.com
  4. GIF Maker

E também como criar seu próprio GIF usando seu celular. Ah, antes que eu me esqueça, qual seu GIF preferido mesmo? 🙂

O Autor

Author

Ariane G. / @arianegoncalves

Ariane é SEO Manager na Hostinger Brasil e está há três anos na "casa" atuando com os times de conteúdo, localização e SEO. Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, mantém o compromisso diário de contar para todo mundo o poder transformador da internet aqui, no blog da Hostinger.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!