GIT

Os Melhores Clientes Git GUI de 2019 para Windows, Linux e Mac

os melhores clientes de git gui para windows mac e linux

Quase todos os projetos de desenvolvimento de software, sejam eles comerciais ou pessoais, estão usando o Git para gerenciamento. Neste artigo, vamos explicar o que é o Git através de uma visão geral e recomendar os melhores clientes de Git GUI para diversas plataformas: Windows, Linux e Mac.

O Que é Git?

Git é um sistema de controle em código-aberto que é bastante popular entre desenvolvedores. Na maior parte do tempo, ele costuma ser usado para armazenar conteúdos e códigos em repositórios.

O sistema também proporciona um ambiente onde o código pode ser alterado, com revisões salvas para uso futuro. Os repositórios são armazenados num servidor remoto, mas também são salvos de maneira local nos computadores de todos os membros da equipe.

O Git pode ser acessado e gerenciado usando ferramentas de linha de comando. Entretanto, se você é novo no Git, então você pode querer começar com algo mais gerenciável.

Clientes de Interface Gráfica do Utilizador (GUI ou Graphical User Interface) são ferramentas que proporcionam uma visualização alternativa para o Git.

Confira nossa explicação sobre o Git se você precisar de mais informações. Para saber mais sobre os melhores clientes Git GUI para plataformas como Linux, Windows e Mac, continue lendo este artigo!

Clientes Git para Linux

Procurar por clientes Git GUI que funcionam no Linux e escolher o que é compatível para você pode um processo bem demorado. Para facilitá-lo, trouxemos algumas opções para você:

1. QGit

QGit é um Git GUI gratuito para Linux que pode mostrar de maneira gráfica as diferentes ramificações dos projetos, assim como ver conteúdos de patches e mudanças nos arquivos. Com essa ferramenta, você pode ver árvores de arquivos, históricos de registros, revisões e diffs.

Com o QGit, também há a possibilidade de comparar arquivos e de alterar visualmente o conteúdo modificado. Outras possibilidades envolvem aplicar ou formatar séries de patches de commits selecionados e mover esses commits entre duas instâncias do próprio QGit.

Você pode usar a mesma semântica dos commits do GIt para criar novos patches e implementar comandos StGit comuns. Sequências de scripts e de comandos podem ser conectadas a uma ação customizada.

2. Gitg

A interface de usuário do Gitg é simples e direta de se utilizar. Ela pode abrir repositórios Git existentes salvos no seu computador. Você pode baixar o software gratuitamente e ele tem uma licença GPLv2. Repositórios remotos também podem ser visualizados usando o Gitg.

O Gitg permite que você execute operações comuns do Git, navegue através de commits e faça a pré-visualização de arquivos. Você pode ver mensagens de commit e também commits que não estejam rastreados ou com etapas definidas através de uma ferramenta de visualização.

O lado negativo dessa ferramenta é que arquivos muito grandes tendem a carregar de maneira mais lenta, além de que ela não pode exibir o histórico de um projeto.

3. Git Force

Git Force é uma ferramenta de front-end visual que roda tanto no Linux quanto no Windows. O melhor de tudo: o seu download é gratuito. Esse software é bem útil para iniciantes, pois a interface é intuitiva e tem uma ferramenta de arrastar e soltar. Ele também pode ser usado de maneira isolada, sem necessitar do uso de uma ferramenta Git de linha de comando.

Você pode criar múltiplos repositórios e ramificações Git e gerenciar todos usando o Git Force. A ferramenta é capaz de suportar um ou mais repositórios remotos e também pode rapidamente escanear os repositórios locais.

O trabalho que você faz num repositório Git será melhor reconhecido pelo Git Force na primeira atualização. Contudo, ele só funciona com os comandos Git mais comuns. Por causa disso, ele não mantém nenhuma informação detalhada de estado.

Clientes GUI para Windows

Também existem clientes Git GUI que funcionam bem em plataformas Windows. Nós escolhemos os melhores para você:

1. Sourcetree

Sourcetree é um cliente Git GUI gratuito que funciona tanto no Windows quanto no Mac. Essa ferramenta é simples de usar mas também é muito poderosa. Isso a torna perfeita tanto para iniciantes quanto para usuários avançados. Sua interface limpa e elegante permite que você navegue sem esforços e de uma maneira agradável.

Essa é uma interface gráfica de utilizador cheia de recursos, tornando seus projetos de Git mais fáceis e eficientes. Ela suporta arquivos grandes de Git e deixa que você os visualize usando diagramas de ramificação detalhados. Isso torna mais fácil para você e a sua equipe gerenciarem o seu progresso.

A pesquisa de commits locais permite que você encontre mudanças de arquivos, commits e ramificações. Enquanto isso, o gerente de repositórios remotos permite que você pesquise e clone repositórios remotos dentro do próprio Sourcetree. Ainda é possível obter commits claros e limpos através da ferramenta “interactive rebase”.

2. GitHub

Se o seu repositório remoto está no GitHub, então essa ferramenta será a mais útil para você. O software é basicamente uma extensão do seu fluxo de trabalho no GitHub. Basta realizar o login usando a sua conta do GitHub que você já pode começar a trabalhar nos seus repositórios.

O GitHub desktop é um cliente Git GUI gratuito e de código aberto. Ele tem uma interface intuitiva que permite gerenciar os códigos sem a necessidade de digitar comandos. Você pode criar novos ou adicionar repositórios locais e executar operações Git com facilidade.

O processo de criar ramificações e trocar para aquelas existentes não traz nenhuma complicação — o mesmo pode ser dito para a fusão de códigos com a ramificação mestre. Ademais, você pode rastrear as suas mudanças com o GitHub Desktop.

3. Tortoise Git

interface shell do windows tortoise git

Esse software gratuito e de código aberto é uma interface shell do Windows para Git. Ele pode ser usado num ambiente comercial, assim como ser desenvolvido para a sua própria versão customizada. O Tortoise Git pode ser usado com outras ferramentas de desenvolvimento e com qualquer tipo de arquivo.

Ele traz suporte para tarefas comuns como commit, criar ramificações e tags, mostrar registros e assim em diante. A ferramenta é bastante simples e direta de usar, já que os comandos são acessíveis diretamente através do Windows Explorer. As caixas de diálogo são bem descritivas e você pode mover arquivos ao simplesmente arrastá-los.

Existem ferramentas como TortoiseGitMerge que ajudam a resolver conflitos e deixam que você veja as mudanças feitas aos seus arquivos. O programa vem com checagem de ortografia e função de auto-completar para palavras-chave e caminhos. Ele ainda está disponível em 30 línguas diferentes, incluindo português do Brasil e de Portugal.

Clientes Git para Mac

Não há motivos para se preocupar caso você seja um usuário Mac, afinal há desenvolvedores que criaram clientes Git GUI que rodam no sistema operacional da Apple. Veja alguns dos que são mais recomendados:

1. GitUp

GitUp é um cliente Git GUI projetado especificamente para usuários Mac. Seu download é gratuito, ele é de código aberto e vem com o GitUpKit — um conjunto de ferramentas que deixa você criar aplicações Git. O programa é fácil de usar e permite que você veja ramificações e fusões de maneira clara.

Se você é novo no Git, o GitUp oferece um ambiente seguro para você aprender e experimentar. A interface é organizada e tem um recurso de Mapa Ao Vivo que deixa você ver o progresso de seu projeto sem a necessidade de atualizar a página. Adicionalmente, os recursos de desfazer e de retrato permitem que você altere e grave os seus passos.

Velocidade é uma das melhores coisas quando se trata do GitUp. Não apenas ele pode carregar 40.000 commits em menos de um segundo, como também pode instantaneamente pesquisar por commits, ramificações e tags no repositório. Operações Git podem ser realizadas da maneira mais rápida possível, já que a ferramenta é repleta de funcionalidades.

2. GitBox

Esse client Git GUI promete fazer com que trabalhar com comandos e operações Git seja tão fácil quanto checar o seu email. Bom, isso é verdade, já que a ferramenta permite que você faça commit, envie e receba alterações de códigos com apenas um clique.

Com o GitBox, você pode automaticamente recuperar novos commits do seu servidor, evitando fundir commits e conflitos. Você também pode procurar por commits no histórico do repositório com filtros por autor ou por descrição.

O programa também torna simples e fácil a adição e o ato de desfazer comandos como reinicialização de ramificação, de cherry-picking e de rebase.

Você pode baixar o software de graça e ele também está disponível na App Store do Mac com uma licença de US$ 14,99. Se você for um estudante, pode obter um desconto de 50% ao escanear o seu documento estudantil.

3. GitX-dev

GitX-dev é um cliente de Git gratuito para Mac, que foi projetado e criado para ser uma ferramenta sustentável e de primeira classe para desenvolvedores ativos. O programa é especializado para desenvolvedores de software e é repleto de funções para a maior parte dos fluxos de trabalho de Git.

Você pode navegar através do seu histórico do repositório e ver um diff agradavelmente ajeitado de qualquer revisão. Adicionalmente, você poderá ver uma árvore completa das revisões.

Dá para copiar arquivos ao arrastá-los para fora da árvore e soltá-los no seu sistema, ou promover uma prévia deles com o QuickLook.

Mudanças podem ser pesquisadas com base no autor ou no assunto. O GitX-dev suporta repositórios grandes e também todos os parâmetros do git-rev-list.

Clientes Git Multi-Plataforma

Se você está procurando clientes Git que são polivalentes e rodam nas plataformas Linux, Windows ou Mac, confira a lista que compilamos abaixo:

1. GitKraken

cliente do tipo git gui gitkraken da axosoft

GitKraken não apenas é confiável, eficiente, visualmente agradável e estiloso para usar, como ele também faz com que as operações Git sejam mais compreensíveis e prazerosas. Sua interface é intuitiva, já que ela permite que os usuários rapidamente executem ações básicas. Ela ainda tem um recurso de arrastar e soltar para facilitar sua vida.

Mais do que isso, você pode facilmente consertar erros com apenas um clique.

A ferramenta possui um editor de código embutido onde você pode começar um novo projeto e editar os arquivos diretamente com o GitKraken. Adicionalmente, ele deixa você rastrear suas tarefas com profundidade. Afinal, ele é capaz de sincronizar com o GitHub em tempo real, organizar as tarefas numa visão de calendário e mencionar membros da equipe para notificá-los sobre atualizações.

O software é gratuito para uso não-comercial. Mesmo assim, também existem os GitKraken Pro e Enterprise para empreendedores. Eles custam US$ 4,08/mês e US$ 8,25/mês, respectivamente.

2. SmartGit

logotipo do cliente git gui smartgit

Como já mostra o seu nome, esse poderoso cliente Git GUI traz uma interface inteligente e que funciona da mesma maneira através de diferentes plataformas.

Ela possui um recurso de visão única onde você pode ver seu índice, a árvore em que está trabalhando e os comandos — tudo numa janela de Registros.

A ferramenta permite que você compare ou realize a fusão de arquivos e então os edite lado-a-lado. Ele é capaz de resolver conflitos de fusão ao usar o Conflict Solver. O SmartGit também proporciona um cliente SSH, desempenho de rebase melhorado e o Git-Flow — que permite que você configure ramificações sem ferramentas adicionais.

O programa integra plataformas de Git populares como GitHub e BitBucket, tornando mais fáceis pull requests e análises de código.

O software é gratuito para baixar. Para uso comercial, você pode comprar uma licença do SmartGit num pagamento único — US$ 129 por um ano até US$ 319 por uma licença vitalícia ou um assinatura mensal por US$ 8,99.

3. Git Cola

Git Cola é um simples porém poderoso cliente de Git que foi desenvolvido usando Python — e ele é gratuito. A interface é composta de múltiplas ferramentas que você pode esconder e reorganizar conforme sua necessidade. As quatro janelas da interface permitem que você veja aspectos separados do seu projeto.

Ele também tem o Git-Dag, um visualizador Dag para commits e ramificações. O aplicativo possui uma lista de atalhos para o teclado que é útil para um workflow mais rápido e eficiente.

Ademais, o Git Cola irá lembrar do seu layout de trabalho e restaurá-lo para como ele estava da próxima vez que for aberto.

Fora suportar as configurações de GUI, a ferramenta também tem configurações de idioma. Como a Git Cola é de código aberto, a ferramenta é fácil de manter e de atualizar.

4. Aurees

cliente git aurees para windows, mac e linux

Aurees é um cliente Git multi-plataforma que é simples e rápido de usar, além de ter o download gratuito. A ferramenta busca proporcionar um ambiente suave para os usuários visualizarem, editarem e publicarem arquivos Git.

Você precisa logar na sua conta do GitHub para usá-lo.

O programa mostra mudanças de commit e de fusão em janelas lado-a-lado, fazendo com que não haja esforço na hora de rastrear e resolver conflitos rapidamente. As tags são arranjadas por cor para que você possa navegar através do repositório com facilidade.

Com o Aurees, você pode ter uma ideia de qual membro da equipe fez quais mudanças, já que ele permite que você explore todos os documentos. Você também pode realizar o processo de indent merge commits para ver os números das linhas ou as diferenças quando estiver comparando documentos.

Conclusão

O Git se tornou uma necessidade na hora de gerenciar projetos de desenvolvimento colaborativo. Contudo, ele também tem uma complicada curva de aprendizado. Portanto, para deixá-lo mais fácil para iniciantes, desenvolvedores criaram clientes de interface gráficas de utilizador (GUI) para várias plataformas.

Vamos olhar para a lista uma última vez:

Clientes de Git Linux:

  • QGit ‒ Git GUI descomplicado para Linux e que não custa um centavo.
  • Gitg ‒ você pode ver seus repositórios e ele permite a realização de operações Git Comuns.
  • Git Force ‒ iniciantes no Git podem fazer uso dessa ferramenta já que ela possui uma interface intuitiva e é gratuita para baixar.

Clientes de Git Windows:

  • Sourcetree ‒ ótimo para novatos e especialistas em Git. Uma ferramenta poderosa, porém gratuita e simples
  • GitHub for Windows ‒ um Git GUI onde você pode trabalhar em seu projeto, visualizar e rastrear o workflow dos seus repositórios GitHub.
  • Tortoise Git ‒ um Git GUI gratuito e de código aberto para Windows. Simples e direto de usar e pode ser usado com outras ferramentas de desenvolvimento.

Clientes de Git Mac:

  • GitUp ‒ um ambiente seguro para aprender Git e experimentar. Ele também é gratuito, rápido e fácil de usar.
  • GitBox ‒ gratuito para uso sem fins lucrativos e faz com que trabalhar com Git seja tão fácil quanto chegar um email.
  • Git-Xdev ‒ projetado para ser um Git GUI sustentável e de ponta. Ele é grátis e repleto de recursos para a maioria dos fluxos de trabalho.

Clientes de Git Multi-Plataforma:

  • Git Kraken ‒ tem uma versão gratuita, confiável e que faz com que o Git seja compreensível e tenha um visual atraente.
  • SmartGit ‒ a interface de fato é inteligente e fácil de usar, ele é gratuito para baixar para uso não comercial.
  • Git Cola ‒ um cliente de Git simples porém poderoso que faz com que o fluxo de trabalho seja rápido e eficiente.
  • Aurees ‒ um cliente gratuito de Git GUI que é fácil de usar e que permite que os usuários trabalhem em operações de Git sem complicações.

Agora que você conheceu os melhores programas para gerenciar seus projetos Git, aproveite para dar uma conferida na lista e divirta-se testando os seus clientes de Git GUI favoritos. Boa sorte encontrando o programa certo para o seu projeto!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*