Google Acadêmico: O Que É e Como Usar a Plataforma de Literatura Acadêmica
access_time
hourglass_empty
person_outline

Google Acadêmico: O Que É e Como Usar a Plataforma de Literatura Acadêmica

O Google Acadêmico é uma plataforma de pesquisa online para você encontrar literatura de origem acadêmica, como artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado e doutorado, citações e resumos completos de obras. Hoje você vai aprender mais sobre as vantagens de usar a ferramenta e como usá-la para otimizar sua jornada diária de estudos.  

O Que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico é um mecanismo de busca focado em bibliografia acadêmica. Ele surgiu em 2004 como Google Scholar e, em 2006, recebeu uma versão brasileira que segue com o mesmo nome que conhecemos atualmente. 

A algoritmo da plataforma usa os materiais indexados do Google Livros como fonte dos materiais disponibilizados, além de bancos de dados acadêmicos de acesso público, como o Scielo, o Wiley e o Altametric

Atualmente, estima-se que o Google Acadêmico tenha cerca de 390 milhões de registros de estudos e pesquisas científicas disponibilizadas para consulta pública. É a maior fonte de materiais acadêmicos disponível na internet.  

Como o Google Acadêmico Funciona?

O Google Acadêmico funciona de forma bem parecida com o buscador tradicional do Google. A diferença é que a ferramenta mostra produções acadêmicas nas páginas dos resultados, ao invés de sites, postagens de blogs e conteúdos mais triviais.  

O usuário simplesmente digita alguns termos ou nomes de autores, obras ou palavras-chaves de assuntos específicos no campo de buscas. Então, o algoritmo mostra os resultados da pesquisa seguindo alguns critérios de relevância. 

Alguns desses critérios são: 

  • O número de referências que o trabalho já recebeu;
  • O nome do autor ou pesquisador; 
  • O local e o ano de publicação;
  • A reputação da obra científica na comunidade acadêmica; 
  • Artigos relacionados em destaque.

Por exemplo, veja os resultados de pesquisa para uma busca sobre jornalismo de games. Perceba a importância do critério de relevância em função da quantidade de vezes em que o artigo foi citado anteriormente. 

resultados de pesquisa sobre jornalismo de games no Google Acadêmico

O Google Acadêmico funciona como uma gigantesca fonte online de documentos oficiais de estudos e pesquisas científicas disponíveis em um só lugar. 

Além disso, ele serve tanto para usuários que são estudantes quanto para autores de qualquer nível acadêmico. 

Como estudante, você pode pesquisar livremente pelos materiais, usar as referências nas suas produções científicas e armazenar os documentos em uma biblioteca própria.

Como autor, você mesmo pode colaborar com a plataforma e fazer um upload parcial ou total das suas próprias obras acadêmicas. 

OBS.: Para contribuir com o Google Acadêmico, é necessário que o documento científico esteja verificado com o Identificador de Objetos Digitais (DOI), um código alfanumérico que identifica obras digitais disponibilizadas na internet, dentre elas produções científicas, livros e periódicos autorais.

Como Acessar Google Acadêmico

página inicial do Google Scholar

Acessar o Google Acadêmico é tão fácil quanto o navegador padrão do Google. Para isso, faça:

  1. Clique na página inicial da ferramenta.
  2. Use o campo de buscas para fazer suas primeiras pesquisas. 

A partir daqui, você já pode começar explorar os resultados das buscas de maneira mais assertiva, encontrar o tipo de conteúdo desejado e organizar os seus próprios menus, categorias e materiais de preferência como usuário.

Como Usar o Google Acadêmico

É muito fácil saber como pesquisar no Google Acadêmico: basta digitar no campo de busca, escolher entre resultados de qualquer idioma ou apenas em português, apertar ENTER e visualizar os resultados da pesquisa. 

A partir daqui, o usuário tem acesso a opções como a possibilidade de salvar artigos, visualizar as referências da obra, usar a busca avançada, filtros únicos de pesquisa e configurações personalizadas de perfil e de biblioteca. 

Abaixo você confere as principais seções da plataforma.

Filtros de Pesquisa

tipos de filtros de pesquisa no Google Acadêmico

À esquerda da página de resultados, o usuário encontra alguns filtros para otimizar suas intenções de consulta de artigos acadêmicos. Nestes campos, você pode delimitar opções como:

  • Data ou período específico da publicação;
  • Organizar por relevância ou data;
  • Idioma de preferência;
  • Incluir ou não incluir citações ou patentes de estudos;
  • Criar alerta.

Escolher qualquer uma delas faz com que o buscador reorganize os resultados da pesquisa realizada, de acordo com as preferências. 

A opção Criar Alerta exige que você tenha uma conta no Gmail. Com ela, você recebe uma notificação por email assim que uma nova publicação indexada no Google Acadêmico atender aos seus critérios personalizados de busca. 

Função de Pesquisa Avançada

função de pesquisa avançada para usar no Google Acadêmico

Além dos filtros básicos, você pode refinar ainda mais as suas buscas usando a função de Pesquisa Avançada. Ela é encontrada no menu inicial (três risquinhos) do Google Acadêmico, no canto superior esquerdo da página de buscas. Veja a localização na imagem abaixo. 

localização da pesquisa avançada no mecanismo de busca acadêmico do Google

Assim que acessá-la, você vai poder delimitar ainda mais as pesquisas e encontrar artigos usando os campos: 

  • Com todas as palavras;
  • Com a frase exata;
  • Com no mínimo uma das palavras; 
  • Sem as palavras; 
  • Onde minhas palavras ocorrem (no título ou pelo texto);
  • Autoria (especificar o nome do autor); 
  • Publicação (periódicos, revistas ou editoras);
  • Data (definir um intervalo de tempo em anos).

Seção Meu Perfil

opções da seção Meu Perfil no Google Acadêmico

A seção Meu Perfil serve para você criar seu cadastro na plataforma e adicionar seus trabalhos acadêmicos como usuário estudante ou autor. 

Você precisa informar algumas informações básicas de identificação, como a sua afiliação a uma instituição de ensino, um email de verificação e as áreas de interesse. 

Assim que passar pelas configurações iniciais, você vai poder adicionar as suas obras e acompanhar quais delas receberam citações em outras produções científicas. 

Você recebe notificações toda vez que um trabalho seu é referenciado e pode visualizar quais estudos usaram as suas publicações como referência acadêmica. 

Seção Minha Biblioteca

opções da seção minha biblioteca no Google Acadêmico

Na seção Minha Biblioteca, você pode reunir todas as suas publicações e também salvar todos os artigos do seu interesse para consultar mais tarde. Os arquivos podem ser organizados por um filtro de data e também podem exportados. 

Para salvar um artigo na sua biblioteca, é só clicar no ícone da estrela que fica abaixo de cada publicação mostrada na página de resultados das buscas. Veja a imagem abaixo para entender a localização desta função. 

ícone de salvar artigos na seção minha biblioteca do google scholar

E, se você quiser visualizar as referências (nos formatos MLA, ABNT e APA) desta mesma obra que vai acessar, é só clicar sobre o ícone de aspas logo ao lado do ícone de salvar artigos. A imagem abaixo mostra exatamente onde ele se localiza.  

ícone de como visualizar citações das obras nos resultados de pesquisa do google scholar

É bem simples, intuitivo e agiliza a produção do seu estudo científica centralizando os artigos de referência e as obras de consulta do seu interesse em um só lugar. 

Métricas (Índice)

seção de métricas e índices do Google Acadêmico

Caso você não tenha algum tema em específico para consultar, você sempre pode recorrer à seção Métricas

Ela nada mais é do que uma seção de Índices (H5) que relaciona todos os artigos disponibilizados nos últimos cinco anos em função das publicações mais relevantes, que receberam o maior número de citações nesse tempo. 

Para acessá-la, vá ao menu inicial (três risquinhos) do Google Acadêmico, no canto superior esquerdo da página de buscas e clique em Métricas.

localização da seção métricas no buscador acadêmico do Google

Na página de índices, você pode filtrar a consulta de artigos por idioma. Alguns dos disponíveis são: português, inglês, espanhol, alemão, francês, russo e japonês. Assim que clicar em qualquer publicação, você vai ver uma lista completa com os trabalhos acadêmicos mais citados por outros autores. 

lista de resultados por periódicos mais relevantes na seção métricas

Configurações

Esta seção é para você definir algumas configurações gerais de uso do Google Acadêmico. Você encontra a seção de Configurações no menu principal (três risquinhos) da ferramenta, à esquerda superior da página principal. 

localização da seção Configurações do buscador acadêmico do Google

Vamos passar pelas opções disponíveis que você pode usar. 

  • Resultados da Pesquisa. Você delimita a quantidade de resultados que o buscador mostra na primeira página. Também é possível definir abrir, por padrão, os resultados em numa nova janela no navegador, além de gerenciar bibliografias para permitir ou não importar citações por links.
    opções de resultado de pesquisa na seção configurações 
  • Idiomas. Você define qual o idioma padrão em que os resultados vão aparecer assim que você fizer uma busca. Pode ser para um único idioma ou selecionar vários ao mesmo tempo. Serve bem como uma filtragem mais direcionada para as suas pesquisas. 
    opções de idioma na seção de configurações
  • Links de Bibliotecas. Aqui você consegue sincronizar o acesso privado que você tem com uma biblioteca virtual (universitária, por exemplo) com o Google Acadêmico. Você pode importar os resultados das pesquisas, os materiais e as publicações que precisar. E é quase sempre necessário confirmar o login de acesso dessa biblioteca privada dentro da plataforma. São, no máximo, 5 bibliotecas permitidas.
    opções de links de bibliotecas na seção de configurações
  • Conta. Para você gerenciar com qual conta você quer se conectar à ferramenta. Você pode trocar de email quando quiser, assim como permitir ou negar links de acesso externo para outros usuários e manter ou bloquear um registro de atividades do seu usuário. 
    opções de configuração de conta no meu de configurações
  • Botão. Essa é uma das configurações mais úteis, caso você tenha pretensão de usar a ferramenta com mais frequência. Aqui você pode instalar uma extensão do Google Acadêmico no Chrome. Você agilizar o processo de pesquisa enquanto continua navegando pela internet. Acesse a extensão clicando aqui.
    instalar extensão do google acadêmico no chrome

Vantagens do Google Acadêmico

O Google Acadêmico conta com uma série de vantagens como ferramenta, independente se você for um usuário estudante ou um autor. Vamos ver, primeiramente, os benefícios de uma maneira mais ampla para os dois grupos. 

  • Estudantes – Uma vasta biblioteca online pública de artigos científicos para fins de pesquisa e produção acadêmica. Ajuda no desenvolvimento de novos estudos, na coleta de referências de conteúdos específicos e na complementação de fontes para usar no seu próprio trabalho. É possível organizar tudo em uma biblioteca pessoal usando filtros específicos. 
  • Autores – Plataforma que permite fazer upload de arquivos e contribuir com o acervo público de materiais disponibilizados para consulta online. É possível disponibilizar obras completas ou trechos de estudos, além de organizar suas obras, ver trabalhos que as usaram como referência e acompanhar o número de citações por outros usuários.   

Então, abaixo você encontra outras vantagens gerais para usar a plataforma.  

Grátis Para Usar 

Qualquer pessoa pode usar o Google Acadêmico sem  pagar nada por isso. O acesso aos artigos é gratuito, assim como o processo de indexar novas publicações científicas na ferramenta. Também não é obrigatório ter conta no Gmail para usufruir as principais funções de pesquisa e consulta aos conteúdos.  

Integração Com Bibliotecas de Universidades

A base de dados do Google Acadêmico é composto pela reunião dos periódicos encontrados em bibliotecas online de diferentes complexos universitários ao redor do mundo. São vários os idiomas para consulta de diversos campos de pesquisa e você pode acessar tudo sem impedimentos – desde que eles estejam na plataforma. 

Acervo Amplo de Publicações

O Google Acadêmico conta com uma ampla quantidade de artigos disponibilizados para consulta. Os tipos de documentos são: artigos, trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, ensaios e publicações em periódicos com respaldo científico. Ainda assim, saiba que nem todos os campos de conhecimento podem ser encontrados na ferramenta. 

Espaço Para Autopublicação

Os usuários podem publicar seus próprios artigos na plataforma. É uma ótima maneira de não apenas contribuir com a oferta de conteúdos científicos disponibilizados para consulta, como também ter mais visibilidade no meio acadêmico como autor em ascensão. O espaço se torna democrático pela facilidade do acesso à informação. 

Conclusão

Você quase não precisa mais ir à biblioteca universitária ou pública da sua cidade para ter acesso a materiais acadêmicos de qualidade. 

Com o Google Acadêmico, você encontra  uma diversidade de publicações, artigos, teses e trabalhos científicos que vão ajudar na sua produção acadêmica sem precisar sair de casa. 

E isso é de grande utilidade nos dias atuais em função da pandemia do COVID-19. 

Você não precisa interromper sua jornada de estudos e muito menos limitar o progresso dos seus trabalhos acadêmicos, cumprindo os prazos de entrega de acordo com o seu ritmo de produção. 

Sucesso na jornada acadêmica! 

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Author

Maria de Lourdes Araujo Responder

setembro 10 2020

Como saber se um periódico está indexado no Google Acadêmico??

    Author

    Andrei L.

    Respondeu em setembro 10 2020

    Oi Maria! Basta usar a barra de pesquisa e procurar o periódico em questão. Use nome do autor, ano, nome da obra e verifique a disponibilidade online dele.

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!