O Que é Google Trends e Como Usá-lo
access_time
hourglass_empty
person_outline

O Que é Google Trends e Como Usá-lo

O Google Trends é um site que analisa a popularidade das principais buscas feitas no Google em diferentes regiões e idiomas. Ele permite que os usuários usem gráficos para comparar os volumes de diferentes palavras-chave ao longo do tempo.

A ferramenta originalmente foi projetada para jornalistas, mas acabou também se tornando um recurso valioso para profissionais de marketing. Através dela, você pode ter mais informação sobre a demanda pelos produtos, eventos e serviços que são mais importantes para o seu público.

Com o Google Trends, os profissionais da área podem saber em que períodos do ano certos termos têm um pico maior de relevância. Ele também pode ser usado para verificar o interesse no nome da marca de um competidor, entre outras coisas.

Para que Serve o Google Trends

Como já falamos, a principal função do Google Trends é comparar o volume de busca relativo das pesquisas entre duas ou mais palavras-chave diferentes. Ele também pode ser usado para descobrir picos de busca de determinadas palavras-chave com base em eventos específicos ou determinadas épocas do ano.

O Google Trends ainda serve para medir uma série de comportamentos, algo que foi feito pela primeira vez em 2012 pelo cientista de dados Seth Stephens-Davidowitz, do jornal estadunidense The New York Times. Ele usou o volume de buscas por termos racistas para analisar o nível de racismo em diferentes áreas dos Estados Unidos.

Ferramentas do tipo também podem ser usadas para rastrear o espalhamento de doenças respiratórias como a gripe comum (Influenza). Foi isso que fez um estudo por Jeremy Ginsberg e seus colegas em 2009. Na época, foi possível relacionar o aumento dos casos de gripe com o aumento das buscas por sintomas da doença no Google.

Como Usar o Google Trends

O primeiro passo para usar o Google Trends é acessar o seu site. Em destaque no meio da página estará uma barra de pesquisa, onde você pode procurar qualquer tema do seu interesse.

Ao fazer a busca por algum termo em particular, você vai se deparar com um gráfico que mostra como flutuou o interesse nesse assunto através dos últimos 12 meses. Você pode escolher verificar um período de tempo maior ou selecionar uma região diferente do planeta para analisar – ou até mesmo ver as buscas no mundo todo.

No caso do Brasil e de outros países, a ferramenta permite até mesmo ver a popularidade do tema por estado ou por cidade.

Comparação de Palavras-chave

Só que as coisas ficam realmente interessantes quando você começa a adicionar outras palavras-chave para a comparação. Com isso, você pode conferir como esses termos se comparam relativos um ao outro, assim como a variação deles através de diferentes períodos do ano.

gráficos de interesse sobre o tempo e de interesse por região do google trends

Sugestões Relevantes Baseadas em Tendências

A página inicial do Google Trends também traz algumas sugestões relevantes baseadas nos assuntos que têm sido tendência nos últimos tempos. Devido à pandemia de Covid-19 em 2020, por exemplo, assuntos que têm sido muito procurados no Brasil têm forte relação com o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Pesquisas sobre Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Medicamento, Sintoma e Respirador estão em alta recentemente. Um tópico que realmente tem tudo para continuar crescendo nos próximos meses é o da Vacina para a Covid-19, então pode ser uma boa ideia investir no assunto se você tem algum blog sobre saúde ou tema parecido.

tópicos sugeridos relacionados a coronavírus no google trends

Aba de Tendências Diárias e em Tempo Real

Outra aba que você certamente vai querer checar é aquela das buscas que estão em tendência de subida. Ela é dividida entre “Tendências de Busca Diária” (Daily Search Trends) e “Tendências de Busca em Tempo Real” (Realtime Search Trends) – que separam os tópicos do dia e aqueles do momento.

A partir dali, você pode ver os assuntos mais procurados recentemente e as palavras-chave que tiveram uma alta repentina em suas buscas. Você pode ver isso tanto do Brasil quanto de outros países, além de escolher categorias como “Negócios”, “Entretenimento” ou “Saúde”.

pesquisas em tendência de subida no google trends

O Que Significam as Informações do Google Trends

Saber como usar as diferentes seções do Google Trends é apenas parte do caminho. Também é essencial saber o que significa cada uma das informações desse recurso – ou ao menos as categorias mais importantes.

Interesse ao Longo do Tempo

A primeira dela é a de “Interesse ao Longo do Tempo” (Interest Over Time), que representa o volume relativo de buscas daquele termo para uma determinada região num determinado período de tempo.

Como se trata de algo considerado relativo, o valor de 100 indica a popularidade pico para aquele tema. Um valor de 50 representa que o termo tem a metade da popularidade que eles costumava ter. Finalmente, o valor 0 serve para representar que não há dados suficientes para aquela palavra-chave naquele momento.

gráfico destacado de interesse ao longo do tempo no google trends

Interesse por Região

Já a seção “Interesse por Sub-região” (Interest by subregion) serve para ver em que localidade o termo foi mais popular durante um período específico. Aqui, o valor de 100 representa a região – no caso do Brasil, o Estado – onde o termo foi mais popular.

Já um valor de 50 indica uma popularidade mediana, numa localidade com a metade do volume de buscas da região principal.

Mas é importante notar que um valor mais alto aqui significa uma proporção maior de todas as buscas daquele país, mas não necessariamente um valor maior absoluto.

gráfico de interesse por região

Por exemplo, num país pequeno onde 80% das buscas totais são por “banana”, a pontuação será duas vezes aquela de um país onde 40% das pesquisas são por “banana”. De qualquer modo, o volume absoluto de busca da nação com a maior população

Consultas e Tópicos Relacionados

Para fechar a tríade das grandes seções do Google Trends, temos as “Consultas Relacionadas” (Related Queries) e “Tópicos Relacionados” (Related Topics). O primeiro deles traz palavras-chave relacionadas que os usuários também procuraram antes ou depois de buscar pelo seu termo principal.

Já os tópicos relacionados trazem uma série de temáticas que estariam ligadas com a keyword que você pesquisou. No caso de “coronavírus”, por exemplo, você vai ver tópicos como “vírus”, “Brasil”, “brasileiros”, “morte” e “sintomas”. Essa seção pode trazer uma ideia de temas para os seus próximos artigos em seu blog ou descobrir produtos que interessam os seus clientes.

tópicos relacionados e consultas relacionados

Conclusão

O Google Trends é uma excelente ferramenta para profissionais de marketing que desejam conhecer melhor o seu público e a demanda dele. Esse recurso pode ser usado para descobrir a sazonalidade de determinados interesses dos seus clientes e assim planejar ações para épocas do ano específicas.

Você pode separar os dados por país e até por sub-regiões, além de ver sugestões de pesquisas parecidas com aquela que você fez inicialmente. Esperamos que essa dica de ferramenta seja útil para você na criação da sua próxima estratégia de publicidade. Nos vemos no próximo artigo!

O Autor

Author

Carlos E. / @carlosfelipe

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!