DNS

Como Executar no Google Apps uma Verificação de Domínio: Guia Passo-a-Passo

tutorial de como executar no google apps uma verificação de domínio

Se você ainda não executou no Google Apps uma verificação de domínio, então este artigo é para você. Aqui, iremos guiá-lo através do processo de verificar o seu domínio do G Suite. Para este artigo, vamos usar dois métodos de verificação de domínios: através do registro TXT e de um arquivo HTML.

Porque Você Deve Verificar seu Domínio do Google Apps

Existe um bom motivo para o nome de domínio ser um elemento essencial de um website. Assim como o seu endereço residencial, um domínio permite que os navegadores direcionem visitantes ao seu site.

Neste ponto, o Google Apps requer uma verificação de domínios para confirmar que a propriedade do domínio Google é sua. Ao verificar o seu endereço do Google Apps, você pode acessar serviços da empresa como G Suite, Drive Enterprise e Cloud Identity.

Duas Maneiras de Verificar o Domínio do Google Apps

Você pode facilmente verificar o seu domínio do Google Apps ao adicionar um registro TXT para o seu Domain Name System (DNS) ou fazendo upload do arquivo de verificação HTML do seu site. Sinta-se livre para checar ambos os nossos métodos de verificação e se decidir por aquele que melhor se encaixa às suas preferências.

1. Como Verificar o Domínio através de um Registro TXT

Este método funciona melhor se o seu serviço de hospedagem web possui um editor de zona DNS. Se você usa o serviço de hospedagem da Hostinger, pode encontrar o Editor de Zona DNS na seção Avançado do seu painel de controle do hPanel.

seção avançado do painel de controle hpanel da hostinger

Aqui está como verificar o seu domínio do Google Apps usando um registro TXT:

1. Navegue para o Editor de Zona DNS na sua conta de hospedagem.

2. Localize a seção TXT (Text) e então cliquem em Adicionar novo.

3. Você precisará adicionar algumas informações para o espaço apontado. Veja a seguinte explicação para saber que informação cada campo requer. Assim que tiver terminado, clique em Criar.

  • Host – na maioria dos casos, você pode preencher este campo com o sinal de arroba (@) ou deixá-lo em branco. Contudo, alguns provedores de hospedagem exigem que você insira a URL do seu domínio
  • TXT value – este campo exige o token de segurança do seu domínio do Google Apps, que é uma string de 68 caracteres que começa com google-site-verification. Você pode encontrar o token de segurança no Console de Admin do Google Apps.
  • TTL – o campo Time to Live permite que você determine o quão rapidamente o sistema deve transmitir o novo registro DNS através do mundo. A duração padrão é de 14400 segundos (4 horas).

4. É isso! Se o processo foi bem sucedido, o novo registro TXT deverá aparecer na seção TXT. As mudanças de domínio do Google Apps geralmente levam algumas horas para tomar efeito.

edição do parâmetro txt (text) no hpanel da hostinger

2. Como Verificar o Domínio ao Fazer Upload de um Arquivo HTML via Gerenciador de Arquivos

Se você é um webmaster e apenas tem acesso a um FTP ou ao Gerenciador de Arquivos, pode querer usar este método. Na Hostinger, você pode facilmente encontrar o Gerenciador de Arquivos na seção Arquivos do seu hPanel.

Aqui está como verificar o seu domínio do Google Apps fazendo upload de um arquivo HTML através do File Manager.

1. Navegue para o Gerenciador de Arquivos a partir da sua conta de hospedagem.

2. Abra o diretório public_html e então localize o seu arquivo .htaccess. Se você estiver usando o cPanel e não consegue achar esse arquivo, dê uma olhada neste tutorial.

3. Renomeie o arquivo .htaccess para .oldhtaccess ao clicar com o botão direito e selecionar Rename (Renomear).

função de upload no gerenciador de arquivos  da hostinger

4. Navegue de volta para o diretório public_html, e então aperte o botão Upload.

5. Faça upload do seu arquivo de verificação HTML para o diretório public_html. Você pode baixar este arquivo no seu Console de Admin do Google Apps.

6. abra-o num navegador web e insira o seu caminho de diretório – seudominio.com.br/nomedoarquivo.html. Se você já fez upload do arquivo corretamente, você deverá ver o texto google-site-verification seguido pelo trecho de código relevante no seu nome de arquivo HTML.

7. Retorne para o seu Console de Admin do Google Apps e prossiga com a verificação ao clicar no botão Verify (Verificar). O processo de verificação pode levar até uma hora para ser finalizado.

8. Uma vez que você tiver verificado o seu domínio, não esqueça de renomear o seu arquivo .oldhtaccess de volta para .htaccess

Conclusão

Antes de você usar os serviços da Google, é necessário verificar o seu domínio do Google Apps. Existem duas maneiras de fazer isso:

  • Adicionando um registro TXT para os registros DNS do seu domínio.
  • Fazendo upload de um arquivo de verificação HTML para o seu site.

Você achou este tutorial útil? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*