Revenda de Hospedagem de Sites

Guia Completo de Revenda de Hospedagem

Guia Completo da Revenda de Hospedagem

Já pensou em expandir os seus negócios online, aumentar seus lucros e profissionalizar mais ainda a sua empresa digital? A revenda de hospedagem pode ser uma alternativa para tudo isso. E mais do que isso, precisa ser a melhor revenda!

Neste artigo abordamos tópicos para você que acabou de chegar e é iniciante no assunto, e também para quem já está por dentro do negócio mas quer saber mais sobre a revenda de hospedagem.

Está pronto? Confira nosso Guia Completo da Revenda de Hospedagem.

1 O que é revenda de hospedagem?

Revenda de Hospedagem é quando você hospeda vários sites em um plano e gerencia essas contas para os seus clientes. E no caso, você é o intermediário entre a empresa de serviço de hospedagem de sites e os seus clientes, que tem seus sites hospedados em um plano que você administra.

Com a revenda é possível fornecer logins de acesso para que cada cliente tenha autonomia do seu site e simultaneamente o revendedor tem total gestão destas contas através de um painel de gerenciamento.

Em outras palavras, a revenda de hospedagem pode ser entendida como um modelo de empresa onde se terceiriza os serviços de hospedagem de sites, agregado aos serviços que você já comercializa, como serviços de designer ou softwares de solução.

1.1 Para quem a revenda de hospedagem é indicada?

A revenda de hospedagem é indicada para profissionais que já trabalham com serviços digitais e tecnologia, e querem agregar valor aos serviços prestados ao oferecer hospedagem para os clientes.

Para quem a revenda é indicada

  • Agências, freelancers, desenvolvedores e web designers que trabalham com revenda de sites e querem aumentar a renda com serviço de hospedagem para os sites dos clientes;
  • Provedor de internet como estratégia para expandir os serviços ao oferecer hospedagem;
  • SAAS que precisam de serviços de hospedagem para o funcionamento dos seus softwares e agregar valor ao produto oferecendo pacotes completos ao cliente.

Esta lista não exclui mentes empreendedoras, já que a revenda de hospedagem é uma das melhores indicações para quem busca alternativas de como ganhar dinheiro na internet.

1.2 Qual é a diferença entre revenda de hospedagem e hospedagem compartilhada?

Imagine um cenário onde seu cliente precisa acessar o painel de gerenciamento do site. Você precisa entregar as informações de acesso, login e senha, certo?

Na hospedagem compartilhada você terá apenas um login para todos os sites e isso pode apresentar um certo amadorismo no seu negócio, já que esse cliente poderá acessar o site de todos os outros clientes que estão hospedados na mesma conta.

A revenda de hospedagem profissionaliza o seu negócio já que cada cliente terá sua senha de acesso individual para utilizar o cPanel e da mesma forma não terá suas informações compartilhadas com outros clientes.

Além disso, o gerenciamento das contas será de total responsabilidade do revendedor, que poderá suspender separadamente cada conta que não tiver o pagamento em dia, por exemplo. Isso não seria possível na hospedagem compartilhada.

Revenda por servidor versus revenda por usuário

 

E você já deve ter visto por aí revenda de hospedagem ilimitada, certo? É nosso dever explicar que o termo “revenda de hospedagem ilimitada” não se refere ao plano com número infinito de domínios ou clientes, mas sim indica que existem recursos dentro de um plano de revenda, como tráfego ou usuários FTP, que são ilimitados. Se tiver dúvidas mais específicas sobre revenda de hospedagem ilimitada, fale com nossa equipe!

1.3 O que preciso de um serviço de hospedagem para garantir a qualidade da revenda?

As principais características a serem avaliadas na hora de contratar sua empresa de revenda são:

Uptime: uptime refere-se ao tempo em que o servidor onde o seu site está hospedado ficará disponível. Recomenda-se uptime acima de 99% para ser considerado um bom serviço. Verifique também quais os seus direitos caso um servidor fique fora do ar e afete o desempenho do seu site.

Espaço em disco SSD: o quanto você espera que sua empresa cresça determinará o espaço em disco que você deve escolher. O limite do espaço em disco vai afetar o crescimento do seu negócio de revenda e também do site dos seus clientes, pois à medida que os sites deles crescer, eles precisarão de mais espaço.

Limite de Tráfego: alguns planos possuem limite entre a troca de dados entre os sites e seus servidores, ou seja,  e-commerces, sites e blogs com muitos acessos precisam de um limite mais alto para performar.

Suporte: um suporte técnico especializado é fundamental, principalmente em português, já que muitas empresas de revenda tem sede no exterior e têm suporte somente em inglês. Tratando-se de fenômenos na internet, opte por um suporte 24/7 já que você será o intermediador entre sua empresa de hospedagem e o seu cliente. Calcule este tempo de resposta entre as três partes.

Segurança: como há troca de informações, dados pessoais, bancários e transações financeiras, a segurança está relacionada ao histórico e reputação da empresa de hospedagem no mercado.

CMS & Criador de Sites: verifique quais CMS são disponibilizados para a revenda, os mais comuns como WordPress ou Joomla! são um atrativo para os clientes, também WooComerce dentro do WordPress, Drupal, Prestashop e, em alguns casos, ate mesmo Magento. Um criador de sites próprio também é um ótimo argumento.

A Hostinger tem um construtor de sites próprio chamado Zyro. Fácil, amigável e otimizado para SEO.

Lembre-se que este serviço será repassado para terceiros com o seu nome. Por isso escolha com cuidado até encontrar a melhor revenda de hospedagem.

1.4 Vantagens para você revendedor

Conheça as vantagens ao optar por uma plano de revenda de hospedagem de sites:

  • Todos os sites em um único painel WHM para você e acesso pelo cPanel para os clientes, ou seja, terá total controle da hospedagem do cliente e poderá liberar autonomia ao cliente como desejar;
  • SSL gratuito para você e para todos os seus clientes;
  • Você pode ativar uma plano de hospedagem na hora para o cliente, sem ele precisar fazer uma contratação e depois você ter que configurar tudo, é muito mais ágil;
  • Cobrar quanto quiser de cada cliente, sendo que o compromisso com o provedor da hospedagem será um valor fixo, pode oferecer o serviço ainda mais barato que uma empresa de hospedagem;
  • Não há necessidade de investir e manter um servidor dedicado, que é muito caro, ainda mais se levar em consideração os custos com pessoal, suporte, etc;
  • Ter sua própria marca, criar pacotes de serviços, profissionalizando mais ainda o seu trabalho e prestação de serviços principalmente para quem trabalha com revenda de sites;
  • Na Hostinger, como revendedor terá um recurso dedicado do nosso servidor, de acordo com o que foi contratado, podendo criar seus próprios pacotes e opções que será disponibilizado no cPanel do cliente;
  • Autonomia para Criar/ Deletar contas, Suspender/ Ativar contas, mudar pacotes, entre outros recursos.

1.5 Vantagens para os seus clientes:

  • Cada cliente contará com um painel administrativo cPanel, com login individual;
  • Permissão para criar e-mails, subdomínios, apontamentos de acordo com o pacote que você definir para cada cliente;
  • Certificado SSL;
  • Tecnologia avançada para criar um site robusto e de alta performance;
  • Suporte, conforme o plano contratado por você.

2 Revenda Hostinger: Plano Servidor e Plano Usuário

A Hostinger disponibiliza duas categorias nos planos de revenda de hospedagem, sendo eles: Revenda por servidor e Revenda por usuário que se adaptam para o perfil de cada revendedor e ao seu modelo de negócio. Entenda cada um deles.

Na Revenda por servidor é possível contratar planos conforme o limite de espaço em disco que pode ser de 60 GB, 90 GB, 130 GB ou 160 GB, sendo que é possível customizar pacotes com diversos tamanhos para seus clientes.

O suporte no plano por servidor é oferecido somente ao revendedor, e o mesmo deverá providenciar o suporte para os seus clientes.

Estes planos são recomendados para quem possui clientes de diferentes tamanhos, que precisam personalizar planos e estipular recursos para cada um deles.

Revenda de hospedagem por servidor

Já na Revenda por usuário, 10 GB ficam disponíveis de espaço em disco SSD, o que permite a você criar sites robustos e de alta qualidade. Neste plano de revenda de hospedagem você paga R$ 11,50 por usuário, sendo que a exigência mínima é de 5 contas iniciais.

O suporte neste plano é estendido ao revendedor e também para os seus clientes caso queira.

Revenda de Hospedagem por usuário

E uma dica: sabia que na Hostinger tem revenda de hospedagem com 30 dias grátis? Clique aqui para saber mais.

3 Como funciona o suporte na revenda?

O revendedor de sites é quem recebe o suporte da empresa de hospedagem. Na Hostinger o suporte é 24×7 e totalmente em português.

Esta prática é adotada pois você será um revendedor de hospedagem, como se fosse uma empresa de hosting. E como na revenda é possível cobrar valores diferenciados, não é nem um pouco interessante que seus clientes saibam dos nossos valores, concorda?.

Mas na opção por usuário, pode ser oferecido suporte para os clientes da revenda.

4 Como funciona a migração de sites na revenda?

A migração de sites pode ser um serviços adicional oferecido pelas empresas de hospedagem e cada uma apresenta limites e condições específicas.

Na revenda Hostinger, a migração de sites grátis é rápida e sem complicações, realizada pela equipe especializada em migrações. É um bônus para o revendedor e deve ser solicitado através de um formulário.

O processo pode durar até 72 horas mas os seus sites não ficarão fora do ar em nenhum momento.

Já os e-mails, serão todos migrados instantaneamente para quem já utiliza cPanel. Caso contrário, será preciso fazer o backup de todos os e-mails e reconfigurá-los manualmente.

5 Como ganhar dinheiro na internet com revenda de hospedagem?

Muitos se iludem com a ideia de ganhar dinheiro fácil na internet mas a realidade não é bem assim quando se trata da revenda.

É o nosso papel te dizer que é preciso investimento de tempo para adquirir os conhecimentos básicos necessários para ter sua revenda e então com uma boa administração e gerenciamento dos seus sites começar a ganhar dinheiro.

Você estará terceirizando serviços para os seus clientes. Por isso, escolha bem a sua empresa de revenda de hospedagem e saiba também o que está fazendo, afinal de contas os clientes terão contato com a sua marca apenas.

Reputação e credibilidade se constroem com um serviço excelente e contínuo. Então Contrate uma empresa especializada em tecnologia e foque na experiência dos seus clientes ao utilizar estes serviços.

Entre as responsabilidades de um revendedor estão a experiência para indicar quais os melhores recursos que o cliente precisa para ter um ótimo site, suporte e atendimento aos clientes e gerenciamento financeiro, que falaremos logo abaixo.

5.1 O que é um software de cobrança?

Softwares de cobrança são sistemas utilizados para auxiliar no gerenciamento financeiro de uma empresa.

Para gerenciar sua revenda você utilizará o WHM. Porém, para gerenciar a parte financeira, recomendamos um software de terceiro indicado pelo próprio cPanel.

5.2 Qual é o melhor software de cobrança?

WHMCS: do termo em inglês WebHost Manager Complete Solution, o WHMCS tem um ótimo design e suporte, diferentes módulos porém é um sistema mais restrito quando decidir fazer alterações no código além dos arquivos não serem decodificados.

Pelo WHMCS é possível enviar faturas em diversas moedas; automatizar a criação e suspensão de serviços de hospedagem; registrar, transferir e renovar domínios; análise de dados. Adquira o WHMCS diretamente no site oficial.

Blesta: também entre os melhores sistemas para gerenciamento de clientes, o Blesta apresenta um design amigável, é mais receptivo à mudanças e tem os arquivo decodificados.

Dentre as principais características destacamos a possibilidade de criar um suporte através de tickets e por viabilizarem que os clientes adicionem vários métodos de cobrança às suas contas.

Se precisar de mais sugestões antes de decidir por um software, pesquise por Clientexec, BoxBilling ou HostBill.

5.3 Canais de pagamento para os clientes

Na hora de optar a melhor forma de pagamento para oferecer aos seus clientes, recomendamos o ContaAzul, PayPal, Bcash ou Pagar.me.

Escolha aquele que mais se adequar ao tamanho do seu negócio para emissão de faturas, recebimento, formas de pagamento e sistemas de proteção.

6 O que é cPanel?

O cPanel seria o painel de controle do seu cliente, é por esse painel que ele vai gerenciar e hospedar o seu website, criar contas de e-mail, contas FTP, base de dados MySQL, entre outras funcionalidades.

6.1 Como se usa na revenda de hospedagem?

Mas para que ele consiga ter essa autonomia, você precisa criar uma conta para o seu cliente! E é aí que começa o jogo: para criar a conta para o seu cliente, você precisará criar um pacote no WHM. Mas primeiro vamos entender o que é WHM no tópico a seguir.

7 O que é WHM?

Do termo em inglês Web Host Manager, o WHM é o painel onde o revendedor poderá gerenciar a sua revenda.

Nele é possível criar pacotes personalizados, criar contas de clientes, suspender ou exclui-las e realizar upgrade ou downgrade quando desejar. Pelo WHM você terá acesso a todos os seus clientes.

7.1 Como acesso o WHM?

Existem três formas de acessar o seu WHM, seriam elas:

1° – Forma: Pelo endereço “seudomínios.com.br/whm”
* É possível utilizar esse método somente se o domínio estiver apontando para os nossos servidores DNS.

2° – Forma: Pelo endereço “seuip/whm”
*Substituir pelo endereço real do seu endereço de IP.

3° – Forma: Diretamente pelo seu painel de controle cPanel , na opção “WebHost Manage”

O que é WHM e como isso ajuda na revenda de hospedagem

7.2 O que é um pacote no WHM?

O pacote nada mais é que o plano adquirido pelo seu cliente. É no pacote que você determinará quais os serviços que ele terá direito, o que está ou não incluso. Assim como você fez ao optar pelo plano da sua hospedagem de sites.

É o pacote que vai determinar os limites dos planos que você irá disponibilizar aos seus clientes, a quantidade de GB que ele terá disponibilizado para o uso dele, quantidade de domínios adicionais, subdomínios, contas de FTP, contas de e-mail entre outros.

7.3 Como eu posso criar um pacote?

Por dentro do seu WHM, você poderá pesquisar por “Adicionar um pacote”

O que é WHM e como isso ajuda na revenda de hospedagem

Agora você poderá dar um nome ao seu pacote, nesse caso nós podemos ser usados como exemplo, temos nossos pacotes Single, Premium e Business, agora é hora de você criar o seu pacote!

O que é WHM e como isso ajuda da revenda de hospedagem

Nessa opção você poderá criá-lo conforme desejar e de acordo com a necessidade dos seus clientes, lembrando que ao determinar certa quantidade de GB a um cliente, ela será reservada a ele e não poderá mais ser utilizada por você.

7.4 Como criar uma conta?

Após a criação do pacote, será a hora de criar uma conta para o seu cliente! Para isso, basta ir na opção “Funções de conta” em “Criar uma nova conta”.

O que é WHM e como isso ajuda na revenda de hospedagem

Nessa opção você preencherá as informações básicas sobre o seu cliente, como o domínio dele, qual será o seu usuário, senha e e-mail de cadastro. Após preencher os dados terá de escolher o pacote em que o cliente estará alocado.

Agora você já tem o seu primeiro cliente hospedado em sua revenda. Será dessa mesma forma que você criará os seus outros clientes

7.5 Como altero minha senha de acesso ao WHM?

Para alterar a sua senha de acesso ao seu WHM, basta ir na opção “Modificação de senha” na aba “Funções de conta”

O que é WHM e como isso ajuda na revenda da hospedagem

7.6 Como altero a senha de acesso ao cPanel de um cliente?

Para realizar a alteração de senha do cPanel do seu cliente, será necessário acessar o painel do revendedor WHM, na opção “Listar contas”, ao lado do domínio terá um +, basta clicar sobre ele e em “Alterar senha”O que é WHM e como ajuda na revenda de hospedagem

Simples, não é? O WHM serve para facilitar na revenda de hospedagem de sites e assim aumentar seus resultados onlines.

8 O que é DNS?

O Domain Name System é um sistema de ligação entre o seu site (domínio) e o número do IP. É pela existência do DNS que o seu site é encontrado na rede, acessado e então fica disponível para os usuários.

Diversos servidores dedicados estão espalhados ao redor do mundo para realizar essa ligação. E em cada uma dessas máquinas há uma lista de nomes de sites e os respectivos números para identificar esses domínios.

Depois disso, quando o endereço de uma página é solicitado na rede, os servidores recebem essa informação e encaminha para o site solicitado.

8.1 DNS Personalizado

Na revenda você terá um DNS personalizado. Dessa forma, seu cliente não saberá que estará hospedado com uma empresa de hospedagem, tornando seu negócio mais profissional. Veja como:

  1. Acesse o WHM e clique em Editar ZOna DNS.

como editar dns na revenda

2. Selecione o domínio primário da revenda e clique em editar.

Selecionar domínio primário da revenda

3. Ao acessar, vai aparecer uma tela como esta.

Tela editar dns

4. Logo mais abaixo, terá campos para preencher e deverá preencher desta forma, colocando o seu domínio no lugar de treinamento-hostinger.tk:

Personalizar dns na revenda

5. Clique em Salvar.

9 Como funciona a segurança na revenda?

Já citado como um dos requisitos indispensáveis na hora de contratar sua revenda de hospedagem, a segurança é um dos argumentos mais assertivos na venda.

Abordamos cinco elementos indispensáveis para aumentar a sua segurança e dos seus clientes na internet.

9.1 Certificado SSL

O SSL, vem do termo em inglês Secure Socket Layer, e criptografa as informações trocadas entre o usuário e o servidor, protegendo estes dados, essencial para todos os sites e blogs, principalmente e-commerces onde há troca de dados confidenciais como número de cartão de crédito e senhas.

status do certificado ssl

Conforme representado na ilustração, o Google notifica o usuário que sobre as condições de segurança do site como não seguro, não completamente seguro e seguro.

E mesmo ao forçar incluir o https, a mensagem é:

Conexão não particular

Além da segurança que é essencial na rede, o certificado SSL pode ajudar o SEO do seu site e melhorar o ranqueamento dos sites nos mecanismos de busca. Leia mais sobre o certificado SSL neste artigo.

Nos planos de revenda da Hostinger o revendedor recebe certificados SSL grátis para todos os clientes.

9.1.1 Como configurar o SSL na revenda?

  1. Acesse o seu WHM e navegue até a lista de suas contas;
  2. Clique no Ícone do cPanel (não precisa pedir login e senha do seu cliente);
  3. Após logar na conta do cliente, desça a página e vá na Aba “SEGURANÇA”;
  4. Nesta opção terá um Ícone chamado “Let’s Encrypt™ SSL”;

instalando ssl na revenda

5.Ao acessar o Let’s Encrypt™ SSL verifique o domínio ou subdomínio que deseja instalar o certificado e ao lado, clique em “ISSUE”;

Instalando ssl na revenda de hospedagem

6. Após clicar em ISSUE, abrirá a janela abaixo e provavelmente as opções destacadas em roxo estará desmarcada.

instalando ssl na revenda   7. Caso tenha interesse, pode marcar as opções e clique em Issue novamente.

   8. Aguarde carregar o certificado e apresentará a mensagem abaixo, e clique em voltar.

Instalando ssl na revenda

9. Ao finalizar a instalação do SSL, aparecerá as URLS configuradas

instalando ssl na revenda 10. Pronto, agora você pode acessar o seu site para se certificar que o certificado está instalado.

9.2 Antivirus

Softwares mal intencionados podem se instalar no seu computador com acesso à internet. Os famosos vírus têm por objetivo danificar, interromper atividade ou roubar dados sigilosos e para evitar estas ações você precisa de um antivirus.

Confira a segurança do seu site pelo Sucuri. Você pode escanear o seu site e identificar possíveis ameaças.

9.3 Anti-DDoS?

Do inglês Denial Of Service, o ataque de negação de serviços tem como objetivo sobrecarregar um servidor com ataques simultâneos para que este fique indisponível e o seu site fora do ar.

Uma dica é para o uso do Cloudflare, que é um sistema anti-DDOS (Ataque simultâneos),  que faz uma “cópia” do seu site, e os ataques vejam somente a página cópia evitando que seu site saia do ar.

9.4 Backup

Na revenda de hospedagem o backup é realizado uma vez por semana automaticamente, sendo que todo novo backup realizado irá subscrever o antigo.

Na necessidade de mais backups com a revenda Hostinger, tanto o revendedor quanto o cliente tem autonomia para solicitar mais backups sem custos.

9.4.1 Full Backup na Revenda

Para realizar o backup manualmente dos clientes da sua revenda, primeiro deverá acessar a conta cPanel do cliente que deseja. Ao acessar o cPanel, no início tem uma opção para pesquisa, e neste campo, digite “backup”, desta forma:

realizar full backup na revenda
Após acessar, basta clicar em “baixar um backup de site completo”.

Acessar backup revenda
Depois de solicitar o backup completo, terá algumas informações importantes:
1. Informa se há algum backup já disponível.
2. Você coloca o seu e-mail ou o e-mail que deseja receber uma notificação de quando for finalizado o backup.
3. Caso não seja necessário, poderá desmarcar a opção de notificação.

Concluindo backup na revendaApós isso, é só clicar em “GERAR” e esperar o backup.

OBS: Quando o seu backup for finalizado, aparecerá um sinal de OK na página anterior, em “Backups disponíveis para download”.

9.5 Antispam?

Sabe aquelas mensagens indesejadas que recebemos por e-mail? O antispam é a solução para impedir e bloquear estas mensagens.

10 Apache, PHP e MySQL: o que são?

Para construir um site é preciso instalar o LAMP no CentOS 7, onde o APACHE servirá conteúdo para o navegador, enquanto o PHP executará o código e fará consultas ao MariaDB para obter os dados necessários.

Apache é o software de servidor HTTP popularmente conhecido e o mais antigo. O projeto Apache é mantido pela comunidade de código aberto Apache Software Foundation, o que significa que é gratuito.

11 Como funciona o e-mail na revenda?

O serviço de e-mail poderá ser usado para disparo 100 e-mails por cPanel. Mas verifique os termos de serviço para saber os seus limites.

Na Hostinger, a quantidade de armazenamento de e-mails fica dentro da contração do plano, conforme os limites. O envio de e-mails é de no máximo 100 por hora.

12 Quais linguagens de programação funcionam na revenda?

As linguagens que poderá aplicar na sua revenda são HTML, CSS, PHP e JAVASCRIPT.

13 Qual a diferença dos Planos de Revenda Hostinger para outras empresas?

  • Suporte técnico 24/7 em português através de chat, ticket e telefone;
  • Certificado SSL grátis para todos os domínios criados na revenda;
  • Revenda de hospedagem com 30 dias grátis para você testar;
  • Migração de todos os sites/domínio que você possui gratuitamente;
  • Servidores localizados nos Estados Unidos;
  • Planos de revenda por usuário, serviço exclusivo da Hostinger;
  • Melhor revenda de hospedagem barata do Brasil.

Conclusão

Pronto! Agora você tem informações suficientes para escolher a melhor revenda de hospedagem e aumentar os lucros do seu negócio. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário que faremos de tudo para esclarecer. 

Quer falar com um nosso time de especialistas? Estamos prontos para te ajudar.

Fale conosco - Hostinger

4 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]