Website

25 Ideias Para Blog para Ter Um Blog de Sucesso

menina com ideias para blog para criar conteúdos incríveis

Ter um blog é uma ótima maneira de compartilhar suas ideias e opiniões enquanto lucra com essa prática. Mas, começar um blog não é tão fácil quanto você pode imaginar. Você precisa escolher um tópico específico e ficar com ele! Às vezes, até mesmo bolar uma ideia pode ser complicado. É por isso que, neste artigo, vamos compartilhar 25 ideias para blog para ajudar você!

Antes de Começar os Trabalhos

Antes de escolher assuntos para blog, você precisa saber como criar um blog. Primeiro de tudo, você precisa escolher uma plataforma – o software que você vai usar para fazer o blog. Hoje em dia existem muitas opções, como o WordPress, o Weebly e o Squarespace.

Atente-se que algumas plataformas são self-hosted, enquanto outras não são. Plataformas self-hosted armazenam um blog e o banco de dados dele dentro do servidores delas. Outros exigem que você tenha um serviço de hospedagem. Para garantir o desempenho do seu blog, você deve usar um plano de hospedagem com um ótimo uptime.

Depois de escolher um serviço de hospedagem, você vai precisar instalar sua plataforma de blog. Muitos serviços de hospedagem oferecem instalações simplificadas para plataformas mais populares, como o WordPress.

Depois, você precisa ter um nome de domínio. Esse é o endereço que seu blog vai usar. Certifique-se de procurar por um nome original e que seja relevante para o seu nicho de atuação. Tente pensar em alternativas e sinônimos, caso a sua escolha principal não esteja disponível.

Por último, você precisa definir um tema e também algumas extensões. O tema é responsável pela aparência do seu blog. Quanto as extensões adicionam mais funcionalidades e recursos a ele. As plataformas para blogs geralmente têm muitos temas e extensões gratuitas que você pode escolher.

Ideias para Blog para Criar Conteúdos Arrasadores

Não tem certa sobre o que escrever no seu blog? Abaixo estão 25 sugestões de ideias para blog. Elas estão entre as mais populares. Então, aproveite esta oportunidade e aprenda também por que as pessoas gostam de ler e consumir esses tipos de conteúdos para blog.

1. Análises (Reviews)

As pessoas querem encontrar opiniões imparciais sobre um produto ou um serviço antes de comprá-lo. Por essa razão, análises online são sempre muito acessadas e exigidas – especialmente de coisas que estão em tendência ou na moda.

Se você pode escrever análises de qualidade, seu blog definitivamente vai engrenar rapidamente. Junto a isso, se você escrever por tempo suficiente enquanto mantém a qualidade dos seus conteúdos, os leitores vão considerar você como um expert na indústria.

Porém, você precisa mirar em um nicho específico. Se você está interessado em mais de um, é melhor que você faça blogs separados.

Quanto escrever reviews, você não pode demonstrar que se importa demais com uma marca ou empresa. Inclua prós e contras para cada produto que você for escrever. Isso vai trazer mais credibilidade e confiança para o seu blog.

2. Artigos “Como Fazer”

Se você tem uma grande bagagem de conhecimento em algum campo em particular, escrever artigos do tipo “como fazer” é uma das melhores ideias para blog.

Hoje, a maioria das pessoas pesquisa por soluções online. Com isso em mente, não existe razão para não compartilhar seu conhecimento e habilidades na internet. Uma das maneiras de fazer isso é através de artigos de “como fazer” algo.

Afinal, a primeira coisa que as pessoas fazem quando precisam de ajuda é procurar algo no Google!

Dependendo do seu conteúdo, você pode focar em leitores que querem uma ajuda rápida ou consertar algo rapidamente. Ou, ainda, pessoas experientes que querem melhorar um projeto. As possibilidades são infinitas.

3. Guias para Iniciantes

Guias para iniciantes são similares aos artigos do tipo “como fazer”. Mas como próprio nome sugere, eles focam em leitores que nunca viram nem ouviram falar sobre algum tópico que você for escrever.

Se você estiver ajudando as pessoas com algo, é uma ótima ideia desenvolver guias para iniciantes, explicando os básicos dos assuntos.

4. Receitas

Se você é um entusiasta por receitas, abrir um blog de receitas é uma excelente ideia. Recomendamos que você escreva receitas originais! Expanda sua gama de opções, temas e tipos de alimentos, e o horizonte do seu blog vai crescer junto.

Por exemplo, você pode querer falar sobre o estilo de cozinhar de outras pessoas. Ou fazer análises de ferramentas de cozinha, além de testar ingredientes estrangeiros e muito mais.

Se você quer alguma inspiração para começar, acesse o Food52.

exemplo de blog de receita

O Food52 não fala apenas sobre comida. No blog, você também encontra conteúdos design de interiores, restaurantes e bebidas. Ele até mesmo tem uma loja onde você pode comprar móveis e eletrodomésticos para cozinhar.

5. Notícias

Desenvolver um blog de notícias que aborde as notícias nacionais podem ser um tanto complicado se você está apenas começando. Afinal, você não precisa competir com os grandes portais de mídia ou agências.

Ao invés disso, tente escrever histórias sobre assuntos que estão ao seu redor. Busque por eventos recentes na sua área ou cidades perto de você. Como um admirador de trabalhos de rua, por exemplo, você pode noticiar eventos relevantes acontecendo na sua cidade.

Embora você comece sua jornada como uma fonte menor e desconhecida, estabelecer o tom do seu blog é crucial. É, claro, você precisa ajustar tudo a sua audiência! Encontre um estilo de linguagem que seus leitores gostem. É assim que você vai se conectar melhor com eles.

6. Conselhos

Além de escrever análises e guias, dar conselhos ou dicas é outra opção para ajudar outras pessoas e criar conteúdos enquanto isso. Muitas colunas online de conselhos envolvem acasos diários a vida, mas você pode falar sobre outros tópicos também.

Não importa qual é o seu nicho de atuação, você pode ter um blog de conselhos e dicas de duas formas. Você pode escrever artigos sobre problemas que seus leitores possam ter. Ou, se quiser, você pode entrar como ajudante em um chat ao vivo.

7. Viagens

Se viajar é seu hobby, você pode compartilhar suas experiências através de um blog de viagens. Diários de viagens online não são apenas fontes de entretenimento, mas eles também ajudam outras pessoas com os mesmos interesses.

Há muitos tipos de postagens que você pode criar como um blogueiro viajante. Esses conteúdos podem incluir tópicos como aventuras culinárias, recomendações de hotéis e conselhos sobre custos e gastos.

8. Saúde e Boa Forma

Mais e mais pessoas estão cada vez mais interessadas em como ter um estilo de vida saudável. Por essa razão, ter um blog sobre práticas de saúde e boa forma pode ser uma grande prospecção!

Existem muitas coisas que você pode falar sobre essa área, dependendo do seu campo de conhecimento. Podem ser assuntos como dicas de treinamento, guias de nutrição e práticas de bem-estar e saúde mental.

Com um blog sobre saúde e boa forma, você também consegue mercantilizar o seu serviço. Dê uma olhada no Badass Fitness, por exemplo.

exemplo de blog de fitness, saúde e boa forma

Shannon, a dona do blog, é uma treinadora experiente especializada no estilo Tabata de treinamentos físicos. Usando o próprio blog, ela inspira pessoas a aderir ao seu centro de treinamento na Flórida.

E você pode fazer o mesmo!

9. Auto Defesa

É crucial saber como se defender de situações perigosas. Porém, você não precisa saber sobre artes marciais para isso.

Atualmente, as pessoas podem aprender técnicas de auto-defesa através de blogs. É um tópico que exige visuais, como fotos e vídeos. E é possível ter um blog popular com essa temática.

Os tipos de postagens que você pode escrever incluem

10. Projetos “Faça Você Mesmo”

Muitas pessoas gostam de decorar suas casas sem gastar muito dinheiro. É por isso que blogs adoram assuntos sobre produções do tipo “faça você mesmo”.

Mas você pode ter um blog com conteúdos “faça você mesmo” com uma variedade de temas. Cosméticos, acessórios e facilidades diárias são algumas das ideias para blog que você pode usar.

11. Passo a Passo de Games

Quem é que não gosta de games? A indústria dos jogos eletrônicos é gigantesca! Então, um blog sobre videogames pode ser sucesso total.

Se você quer fazer um blog de games, escrever detonados ou guias é uma ótima maneira conquistar leitores. Passos a passos são úteis, especialmente em jogos mais difíceis.

Considere também apostar em games de franquias mais conhecidas. Eles são mais procurados e costumam se tornar tendência entre os jogadores.

12. Jardinagem

Jardinagem é um tópico muito procurado, especialmente por pessoas que moram em cidades. Você pode se beneficiar com isso criando um blog sobre jardins e derivados.

Existem toneladas de ideias sobre jardinagem que você pode abordar. Se você não tiver muita inspiração, visite o blog Garden Therapy, da Stephanie Rose.

exemplo de blog de jardinagem

O Garden Therapy não aborda apenas técnicas de jardinagem. Ele também fala de ferramentas e publica conteúdos sobre cosméticos feitos com frutas e plantas.

13. Fotografia

A tecnologia digital faz com que a fotografia seja acessível para qualquer usuário. Consequentemente, mais pessoas têm mostrado interesse no assunto e querem se tornar melhor na prática.

Sabendo disso, ter um blog sobre fotografias é uma grande vantagem. E monetizá-lo é mais fácil ainda. Por exemplo, você pode criar um curso de fotografias.

Blog de fotografia também podem funcionar como um portfólio. Por outro lado, alguns fotógrafos gostam de publicar seus trabalhos e ter uma espécie de diário online.

14. Listas de Interesses em Comum

Algumas pessoas usam a internet para desparecer um pouco. Para isso, elas geralmente procuram pelo incomum, como sites de entretenimento diferenciado. Às vezes, contudo, esses sites são um tanto difícil de encontrar.

Se procurar por sites como Buzzfeed e Bored Panda é um dos seus passatempos, você pode falar sobre eles no seu blog. Mesmo que pareça estranho, blogs que compartilham conteúdos sobre sites interessantes geram muito tráfego.

15. Aprender um Instrumento

Ensinar online é um jeito de aumentar sua renda como instrutor de instrumentos. Você pode fazer isso rapidamente ao criar um blog.

Para atrair estudantes em potencial, é interessante que você ofereça lições de demonstração. Ou até mesmo um período de testes para algum serviço que você tenha.

O ideal é mostrar suas habilidades musicais! E isso, no fim das contas, pode fazer muita gente se interessar pelo seu trabalho.

16. Aprender um Idioma

Aprender um novo idioma é uma ótima iniciativa. Só que, para algumas pessoas, essa pode ser uma experiência desafiadora. É por isso que os blogs de aprendizado de idioma facilitam bastante as coisas.

Em um blog sobre línguas estrangeiras, você nem sempre precisa postar as lições. Tire como exemplo o blog Worlds and Worlds of New York, de Ellen Jovin.

exemplo de blog de idiomas

No blog da autora, o assunto vai muito além da simples prática da gramática, de vocabulário ou pronúncia de palavras. Ela também posta livros sobre idiomas, conferências e até costumes culinários de outros países.

17. Web Design

Existem muitas plataformas que você pode usar para fazer um site. Por conta disso, o assunto web design é um dos mais usados na prática de escrever para blogs.

Blogs sobre web design geralmente servem como uma plataforma para desenvolvedores. Os tipos de posts que você pode escrevem incluem análises de construtores de sites, dicas de programação e as melhores funcionalidades para se usar.

Esse é um excelente assunto de blog que você pode explorar com a certeza de que muita gente está precisando da sua ajuda.

18. Design de Interiores

Um blog sobre design de interiores pode ajudar uma empresa a trazer mais clientes. Para fazer isso, você precisa engajar com consumidores em potencial com postagem bem úteis.

Por exemplo você pode falar sobre sugestões de móveis, as melhores combinações de cores e até mesmo criar postagens com reviews (análises) de móveis. Melhor ainda: você pode mostrar o processo de design e montagem deles.

19. Esportes

Se a temática de esportes for a sua paixão, começar um blog sobre esse assunto pode ser uma jornada bem divertida. Você pode, inclusive, fazer com que seu blog seja uma plataforma de notícias diárias. Por exemplo, notícias sobre futebol regional.

Por outro lado, seu blog também pode ter reviews (análises) de equipamentos para esportes. Ou mesmo conteúdos opinativos sobre jogos, atletas e os campeonatos que estão acontecendo.

20. Animais

Ter um blog sobre animais pode ser tanto divertido quanto educativo para os usuários de internet.

Vamos pegar os blogs sobre animais de estimação. Além de mostrarem rotinas fofas dos pets, eles também compartilham dicas de como ser um cuidador desses bichinhos.

exemplo de blog de animais

Alguns desses blogs, inclusive, advogam a favor da crueldade contra os animais. É o caso do Animal Justice.

21. Aperfeiçoamento

Não existe escola ou curso algum que ensina você sobre a vida. E muitas pessoas não estão felizes sobre as telas. Por conta disso, elas procuram abrigo e refúgio em blogs de auto aperfeiçoamento.

Seja encontrar dicas para comidas ideais para ter uma vida ou corpo mais saudável, existem muitos tópicos que você pode escrever para este tipo de temas para blog.

22. Freelancer

Trabalhar em uma empresa nem sempre é a escolha de todo mundo. Hoje em dia, mais e mais pessoas estão se tornando empresários e freelancers. Porém, começar algo assim não é tão fácil quanto parece.

Blogs sobre ser um trabalhador freelancer pode ser de grande ajuda para pessoas interessadas nesse estilo de vida.

A maioria delas quer conhecer dicas de como fazer conexões, como encontrar dicas de trabalho, como organizar uma agenda e até mesmo sobre quanto cobrar por cada tarefa desempenhada.

23. Falar em Público

Falar na frente do público pode ser uma experiência assustadora. Mas não se preocupe, existem muitos blogs que ajudam as pessoas a serem falantes melhores e mais confiantes.

Um dos nomes mais populares quanto o assunto é falar em público é o TED Talks.

página de ted talks

TED Talks são o centro das apresentações em vídeo. O blog aborda tópicos bem diversos, mas você também consegue achar seminários que ensinam habilidade de falar diante do público.

24. Estilo de Vida Frugal

Viver a vida ao mesmo estilo enquanto gasta menos está se tornando cada vez mais popular. O número de blogs que abordam esta temática também está aumento. Então esta é uma ótima temática para se explorar.

Se você quer motivar outros a serem mais econômicos, escolher essa ideia para blog é uma decisão certeira. Você pode postar sobre receitas, viagens, reciclagem de produtos e outros aspectos de uma vida mais simples e sem luxos.

25. Contar Histórias

Você gosta de compartilhar histórias? Essa é uma das ideias para blog favoritas de quem consome este tipo de conteúdo. Especialmente se você é um aspirante a melhorar a escrita.

Você também pode deixar que outras pessoas postem no seu blog. Chamando autores convidados, você também vai aprender com outros blogueiros.

Conclusão

Além destas opções de ideias para blog que listamos acima, existem muitas outras que você pode explorar à vontade. Se você consegue pensar em alguma, você pode escrever no seu blog!

Está se sentindo meio perdido? Pense em algo em que você seja excelente! As pessoas vão ficar interessadas no seu blog se você mostrar confiança e domínio do assunto que você for escrever.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*