Website

7 Ideias para Criar um Site e ter um Negócio Online

7 ideias para criar um site e ter um negócio online

Ter grandes ideias para criar um site pode ser uma tarefa difícil. Mas como nosso papel aqui é facilitar as coisas para você, preparamos 7 incríveis oportunidades que podem ser sua chance de ter um negócio online.

Ganhar dinheiro na internet pode ser um sonho para diversas pessoas. Nós já ouvimos muitas histórias de quem se tornou popular e independente através do seu site sem precisar de conhecimento técnico ou ser especialista em tecnologia, alguns deles você deve ter visto na nossa seção Case de Sucesso.

Mas sabemos também que ter ideias para criar um site que podem lucrar na internet – e entender como de fato ganhar dinheiro na internet – é um dos primeiros desafios que as pessoas encontram.

As ideias de negócios online existem! O que você precisa é saber qual vai atender suas expectativas e se encaixar como a melhor opção para você. Selecionamos algumas ideias para criar um site para você que nem sabe por onde começar, só sabe que quer sim ter um negócio online! Além disso explicamos como você vai poder lucrar com cada uma dessas ideias de sites, que são:

  1. Blogs Afiliados;
  2. Lojas virtuais com foco em dropshipping (vamos explicar o que é isso!);
  3. Revenda de Hospedagem;
  4. Websites de aprendizado online;
  5. Sites de vagas para áreas específicas;
  6. Sites de serviços;
  7. Sites para serem vendidos.

Espero ter conquistado sua atenção com essas ideias para sites. E já adianto que todas essas sugestões podem ser criadas e desenvolvidas por qualquer pessoa com os recursos já disponíveis na internet. Além disso, todas as opções apresentam formas de ganhar dinheiro na web sem necessidade de trabalhar 24/7 em cima disso – se você fizer do jeito certo, claro. Então chega de papo e vamos começar!

Vale a pena ter um negócio online?

Você vai encontrar muitos artigos e blogs tratando de histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro com uma sacada extraordinária e pouco trabalho. Estas histórias – com algumas exceções – geralmente são cases exagerados que querem te convencer a comprar algum curso online ou comprar serviços com ferramentas e soluções variadas.

A verdade é que começar um negócio online é possível para qualquer pessoa que esteja disposta a investir em duas coisas:

Claro que algumas ideias para criar um site podem ser mais caras para desenvolver, outras áreas podem exigir mais tempo para criar, mas a verdade é que a maioria das ideias de negócio online necessitam de um investimento bem plausível no início.

Pense num blog de afiliados, por exemplo. Fazer um blog do zero é muito barato atualmente. Você vai gastar em média uns R$40 reais no registro de domínio e um plano de hospedagem compartilhada que custa em média R$10 por mês, dependendo do provedor e dos recursos que você escolher.

Se você optar pelos planos de hospedagem compartilhada anuais da Hostinger, você ganha um registro de domínio .com; .xyz; .net; ou .online para o primeiro ano – ou seja, é tudo o que você precisa para ter um negócio online!

Além disso, você pode configurar o WordPress mesmo sem ter conhecimentos técnicos em construção de sites com um auto-instalador, o que quer dizer que em poucos cliques você terá o seu site. E depois disso, é só uma questão de minutos para você se registrar em um programa de afiliados e começar a criar conteúdo.

E claro, também é importante ser realista e dizer aqui que pode demorar alguns meses até que você comece a ver resultados, considerando que você esteja publicando conteúdos com frequência no seu site. E conforme seu arquivo de posts no blog crescer, você terá mais tráfego originado dos mecanismos de busca.

Mas o que acontece é que as pessoas criam um blog, publicam um ou dois artigos na expectativa de ganhar dinheiro, e depois desistem pois não alcançam resultado imediato. Não seja essa pessoa.

Bom, vamos continuar com as 7 ideias para criar um site que prometemos no começo deste artigo, o programa de afiliados foi só um exemplo e retornaremos no assunto quando for o momento. O que eu queria dizer com essa abordagem é que todas as ideias para sites que vamos apresentar agora requerem sim algum investimento de tempo e dinheiro. Uns mais, outros menos.

Se você está disposto a investir nessas ideias, os resultados podem ser significativos para você!

7 Incríveis ideias para criar um site

Cada uma das ideias de negócios online que vamos explorar abaixo são opções para ter um negócio online e que você pode gerenciar mesmo se já tem um outro trabalho que seja sua prioridade.

Mas não precisamos dizer que, quanto mais tempo você investir em cada um deles, mais rápidos os resultados virão. Se trilhar o caminho certo, você também pode fazer com que este negócio se torne sua prioridade em algum momento.

1. Blogs de Afiliados

blogs de afiliados
O mercado de blog de afiliados geralmente é muito competitivo, pois você só ganha dinheiro se impulsionar as vendas.

Já falamos um pouco sobre o blog de afiliados, mas vamos aprofundar agora. Os sites de afiliados usam conteúdo direcionado para promover produtos ou serviços nos quais seus visitantes possam se interessar. E a dinâmica acontece quando o afiliado recebe uma comissão para cada venda que dirige para os fabricantes ou distribuidores desses produtos/ serviços.

A Amazon é um bom exemplo. Com o programa de afiliados mais popular da web, você pode se inscrever neste programa e para cada compra feita através de um dos seus links, você ganhará uma comissão.

Se alguém está procurando por um novo cortador de grama, por exemplo, eles podem encontrar um artigo que você escreveu sobre os “10 Melhores Cortadores de Grama em 2018”. Quando eles clicam em um link de afiliado dentro daquele artigo e compram um cortador de grama (ou qualquer outra coisa do mesmo site), você é recebe uma comissão pela venda.

Aqui na Hostinger nós também temos o nosso programa de afiliados que paga comissão de até 60% sobre os nossos serviços.

O conceito do blogs afiliados é simples. Mas esse método se tornou muito popular então o seu blog precisa ter um diferencial para que se torne produtivo. Este programa pode ser rentável se você tiver tempo para investir no seu conteúdo, publicar novas postagens e paciência para produzir artigos com frequência. Com este esforço, o seu blog de afiliados poderá crescer de uma forma que você nem imagina, e é isso que faz essa opção ser uma das melhores ideias para criar um site.

Com isto em mente, aqui estão algumas dicas que você vai precisar se quiser ter um blog de afiliados de sucesso:

  • Foco em um segmento específico. Por exemplo, talvez você prefira falar sobre produtos ortopédicos do que sapatos em geral, assim poderá atrair sua audiência certa. O ideal é que você escolha um segmento do qual já tenha familiaridade.
  • Pesquise o melhor programa de afiliados para o segmento escolhido. Alguns segmentos têm o próprio programa de afiliados, que pode até pagar mais do que a famosa Amazon. Pesquise antes para lucrar mais.
  • Defina um cronograma de conteúdo. Uma vez que você faça o blog parte de sua rotina, ficará mais fácil trabalhar e se dedicar ao projeto. Além disso, publicar conteúdos com frequência aumentam as chances de tornar o seu site lucrativo.

Se você se interessou pela ideia de se afiliar, então pode ser hora de começar o seu projeto. Este guia de como criar um blog pode te ajudar.

Também, tenha em mente que uma vez que o seu blog começar a ganhar dinheiro online, você vai precisar estruturar uma equipe para te ajudar a criar cada vez mais conteúdo e assim ganhar mais dinheiro.

2. Lojas Virtuais com foco em Dropshipping

lojas virtuais
Muitas lojas virtuais não se responsabilizam pela entrega, e sim terceirizam o serviço.

Criar uma loja online é mais do que criar um blog, como você já deve imaginar. Porém, deixando de lado os aspectos técnicos, o problema que você pode ter ao criar um loja online é gerenciar as entregas e taxas de frete, isso leva muito tempo, acredite. Se você está vendendo produtos feitos por você mesmo, então trata-se de uma operação que pode consumir o seu expediente integral.

E é pensando nisso que drop shipping é uma das melhores ideias para sites se você quer ter um negócio online para chamar de seu! Com o drop shipping, você pode vender o produto e outra pessoa será responsável pela entrega do produto. Claro que a terceira parte ficará com parte do dinheiro, mas você terá sua comissão por cada venda.

Do ponto de vista do seu cliente, eles estão comprando de você e ainda receberão os itens exatamente como esperam. O benefício é que você não precisa ter que lidar com envio, documentações e suporte ao cliente.

Em outras palavras, você pode se concentrar totalmente em atrair mais tráfego e otimizar suas conversões. Claro que você não vai receber o valor integral por cada venda, mas isso pode valer a pena se você fizer um planejamento financeiro.

Se você tiver interesse em montar uma loja online estilo drop shipping, recomendamos usar o WordPress junto com o WooCommerce. Além disso, tenha em mente estas duas dicas:

  • Foque em um nicho específico, um segmento. Assim como com blogs afiliados, atrair tráfego para produtos de nichos é mais fácil do que tentar vender dezenas de tipos diferentes de produtos, sem foco.
  • Procure parceiros de drop shipping com uma excelente reputação. Os produtos devem chegar aos seus compradores no prazo e em boas condições, para que você não tenha prejudique a sua reputação. Portanto, você precisa escolher seus fornecedores com cuidado.

Conforme sua loja começar a crescer, você poderá adicionar mais produtos ao seu catálogo. Em algum momento, você pode até querer ter o seu próprio estoque e gerenciar envios, mas para isso acontecer será preciso dedicar mais tempo ao seu projeto. Ou seja, sua loja vai crescer o quanto você quiser!

3. Revenda de Hospedagem de Sites

Revenda de hospedagem é outra ótima maneira de fazer uma grana extra na internet, especialmente se você estiver bem familiarizado com o desenvolvimento de websites.

Revenda de hospedagem de sites é uma boa ideia para sites

A idéia básica envolve alugar o espaço do servidor e usá-lo para criar seus próprios planos de hospedagem na web.

Por exemplo, os nossos planos de revenda de hospedagem possuem WHM/ cPanel. O WHM possibilita que um gestor gerencie separadamente cada uma das contas que ele tem em cPanel. Cada site que você adicionar, você pode criar um cPanel com os recursos que quiser.

Se você está pensando em criar sites para ganhar dinheiro, a revenda de hospedagem é uma excelente maneira de oferecer serviços adicionais a seus clientes.

4. Sites de Aprendizado Online & Cursos

cursos online
Se você é especialista em algum assunto, pode ganhar dinheiro ensinando a outras pessoas na internet.

Uma das melhores coisas da internet é como ela permite que você aprenda sobre qualquer coisa. Se você quiser aprender como criar um site, existem milhares de guias sobre como fazer isso. O mesmo pode acontece com tópicos mais práticos, como como consertar um cortador de grama ou fazer uma receita de sobremesa.

Em alguns casos, no entanto, os melhores materiais de aprendizagem encontram-se atrás dos paywalls (são conteúdos restritos, onde você precisa se registrar e pagar para ter acesso). Isso faz sentido, já que os educadores bem pagos tendem mais a ensinar como fazer as coisas corretamente. Então, se você é especialista em um assunto ou atividade que as pessoas podem querer aprender, você tem a oportunidade de ganhar dinheiro com isso.

Imagine, por exemplo, que você quer ensinar as pessoas a criar um site no WordPress. Essa pode ser a sua “isca” para atrair seu público e, em seguida, expandir suas oportunidades com cursos sobre como monetizar seu blog, dicas de SEO e assim por diante. Quanto mais valor você puder fornecer aos seus alunos, maior será a probabilidade de eles pagarem pela escolha de guias gratuitos.

Para que isso aconteça, você vai precisar de um site e uma maneira para vender online e receber pagamentos. Embora existam várias ferramentas que permitem a venda de cursos on-line, um dos métodos mais simples é usar o WooCommerce e uma extensão dedicada, como o Sensei:

sensei

Lembre-se que, assim como ocorre com os blogs afiliados, você precisa trabalhar para atrair tráfego, se quiser tornar seu site lucrativo. O que muitas pessoas fazem é distribuir conteúdo gratuito regularmente, o que é uma maneira inteligente de manter o seu site “na boca do povo”. Quando tiver audiência, você pode começar a vender conteúdo com os benefícios de seus cursos premium e começar a ganhar dinheiro.

5. Sites de Vagas para Áreas Específicas

sites de vagas
Gerenciar um site de vagas é algo mais avançado, mas você pode ser uma boa alternativa de negócio online.

Até agora, todas as ideias para criar um site que falamos são relativamente comuns. Neste momento, é hora de pensar um pouco fora da caixa.

Muitas pessoas agora procuram por trabalho na internet. No entanto, encontrar as melhores vagas de emprego pode ser um desafio, porque você precisa examinar vários sites e identificar quais as melhores vagas. Para economizar este tempo, os candidatos podem se inscrever em sites de vagas premium, que selecionam ofertas para eles. Dessa forma, eles podem acessar vagas relevantes e que tem realmente a ver com o que eles buscam.

Se você é o tipo de pessoa que consegue identificar boas ofertas de emprego para um nicho específico e tem tempo para procurá-las, não há motivos para não poder criar seu próprio site de vagas. Você pode cobrar taxas mensais em troca de acesso e a chance de se inscrever nas vagas. Como alternativa, você pode cobrar das empresas para publicar vagas no seu site.

De qualquer maneira, você vai precisar de uma plataforma para criar um site, gerenciar pagamentos, e é aí que o WordPress é indicado novamente. Existem muitos plugins de “quadro de trabalho” que você pode usar para adicionar todos os recursos necessários. Depois de configurar do jeito certo, é só uma questão de encontrar ofertas e atrair tráfego para seu website.

Assim como nos sites de aprendizado online, a melhor maneira de atrair o tráfego de empresas e candidatos é publicar conteúdo gratuito. Então fique ciente que ter um site de vagas lucrativo e começar a ganhar dinheiro com isso podem levar algum tempo, mas é um modelo de negócio online que pODe dar muito certo ao longo prazo. Além disso, se você administrar uma empresa, poderá publicar suas próprias listas de vagas de graça!

6. Sites de Serviços

sites de serviços
As opções de sites de serviços são inúmeras, incluindo provedores de hospedagem como nós.

O termo “site de serviços” pode abranger muitos tipos diferentes de empresas. Por exemplo, nosso próprio site é um site de serviços, pois vendemos hospedagem de sites. Em geral, um site de serviço é uma empresa online que vende algo valioso que não é um produto físico ou digital.

Provavelmente, se você avaliar suas habilidades existentes, descobrirá que há um serviço que você pode fornecer online. Isso poderia ser trabalho de edição de texto, tradução, ajuda com problemas de programação ou praticamente qualquer coisa que você possa imaginar. Há muitas plataformas onde você pode anunciar seus serviços, mas ter um site dedicado parece mais profissional e aumenta suas chances de atrair a atenção.

Ter um site assim também é simples, graças a plataformas como o WordPress. Tudo o que você precisa fazer é criar uma página landing page (uma página estática) atraente e incluir algumas informações sobre você e os serviços que você fornece. Se possível, também recomendamos o uso de tabelas de preços, pois elas permitem que os visitantes tenham uma visão geral do que você oferece e um formulário para que as pessoas entrem em contato com você ou meios para que isso aconteça, como email ou telefone.

Depois de criar um site para promover seus serviços, basta incentivar as pessoas a visitá-lo. As redes sociais são ferramentas ideais para fazer isso, embora o seu meio social também possa ser uma abordagem útil. Por exemplo, você pode distribuir cartões com um link para seu site ao participar de eventos locais.

No que diz respeito a ideias de sites, esta é bastante simples. Você pode aceitar o máximo de trabalho possível e, quando o seu site estiver no auge, você pode considerá-lo como um negócio em tempo integral.

7. Sites para serem Vendidos

lista de sites para serem vendidos

E por fim, se você é bom em ideias para criar um site e preparado para executar essas ideias, você tem mais chances de lucrar com isso. Todas as ideias do site sobre as quais falamos até agora têm muito potencial. No entanto, se você não quiser se comprometer com nenhum deles permanentemente, há sempre a opção de criar e vender um site.

Acredite, isso acontece mais do que você imagina. Por exemplo, se você tiver um site que lucre no mínimo mil reais por mês, você vai encontrar alguém que se interesse em comprá-lo.

Tenha em mente que existem muitos sites que são negociados por valores muito baixos. Sites com pelo menos alguns anos de história e lucro comprovados são os mais bem cotados neste mercado. Você também precisará compartilhar informações de tráfego com frequência, para que os compradores possam verificar se tudo está funcionando bem.

Em geral as pessoas não criam sites com a intenção de vendê-los. No entanto, após alguns anos de trabalho no mesmo projeto, você pode se ver esgotado. Nesse caso, vender seu site é uma ideia muito mais inteligente do que apenas abandoná-lo.

Dentre todas as ideias de sites sobre as quais falamos até agora, os melhores tipos de sites para vender são blogs afiliados e lojas virtuais. Também existem mercados para sites que vendem cursos e sites de vagas, embora possa ser mais difícil encontrar compradores para eles.

Se você quiser fazer alguma pesquisa sobre a venda de sites, existem duas plataformas que você deve conhecer. A primeira delas, a Flippa, que lida com sites de pequeno a médio porte que exigem um preço moderado:

flippa

O outro site é o Empire Flippers, a opção mais indicada se você tiver um site com estabilizado no mercado e uma renda comprovada:

empire flippers

Esses sites podem ajudar você a encontrar compradores dispostos a pagar um bom valor em um site bem projetado e bem-sucedido. Com tempo e paciência, isso pode se tornar um negócio interessante.

Conclusão

Ter uma ideia de site e começar a ganhar dinheiro leva tempo. No entanto, existem alguns tipos de sites que você pode criar e que funcionam perfeitamente como projetos paralelos. Por exemplo, qualquer um pode se interessar por sites de afiliados e você pode publicar conteúdo sempre que tiver tempo para isso. Essa é apenas uma das muitas ideias de sites que você pode ter. Escolha a melhor para você e comece agora.

Quais são as melhores ideias para criar um site e ter um negócio online? Compartilhe seus insights conosco na seção de comentários abaixo!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]