Tutoriais Website

Tutorial Joomla para Iniciantes

Tutorial Joomla para iniciantes

Quando se trata de sistemas de gerenciamento de conteúdo, Joomla! É o primeiro nome que vem em mente, completamente open-source (grátis), joomla! pode ser utilizado por qualquer um que quer construir um site poderoso.

Joomla! Tem sido utilizada por muitas marcas famosas e organizações incluindo a Universidade de Harvard, Linux.com, Guggenheim, MTV, e UNRIC (United Nations Regional Information Centre for Western Europe).

Construir um site com Joomla! é muito fácil, divertido pois há uma uma vasta quantidade de templates  e extensões disponíveis. Seja uma rede social ou um site de notícias, gerenciamento ou aperfeiçoamento de core, você pode encontrar todo tipo de extensões pré-moldadas no site oficial dá Joomla.

diretório de extensão joomla

As templates do Joomla também estão prontamente disponíveis na internet então começar não é uma tarefa árdua. No entanto, até mesmo usando o gerenciador de conteúdos Joomla é bem fácil de compreender, implementar um design personalizado sem ter previamente experiência em desenvolvimento pode ser uma tarefa difícil de ser realizada.

Quando se trata de um CMS sofisticada, eventualmente traçar uma comparação com o WordPress é inevitável. Embora o WordPress tenha 120% mais downloads, mais temas e mais plugins que Joomla!, não é mentira dizer que Joomla! Dá ao WordPress uma concorrência considerável! Aqui está uma quebra mais elaborada das diferenças entre os dois sistemas de gerenciamento de conteúdos mais famosos do mundo.

Este tutorial de Joomla vai focar em como utilizar o Joomla! Para criar um site. Desde a instalação até a configuração do site, o tutorial irá cobrir tudo.

Etapa 1 – Instalação Joomla

Para instalar Joomla em sua hospedagem compartilhada, tudo que precisa fazer é dar alguns cliques e entrar com os detalhes de seu site. O instalador automático permite você poupar tempo e configurar Joomla em alguns minutos. Siga as etapas para instalar Joomla:

  1. Vá até o painel de controle.
  2. Clique no Auto Instalador.
  3. Na barra de pesquisa procure por “Joomla” e clique em seu ícone.
  4. No instalador, entre com os detalhes de seu site e clique em “instalar”.
  5. Espere alguns minutos para que o CMS seja instalado.

Instalar joomla no wordpress com auto instalador

E é só isso que é preciso. Joomla! está instalado e a base de dados foi criada e configurada de acordo.

Para acessar o painel de administração Joomla adicione /administrator no final dá URL (por exemplo, www.MeuNomeDoDominio.com/Administrator) e cole na barra de endereço. Após entrar com seu usuário e senha que criou enquanto configurava Joomla, você será levado a página do Administrador.

Tela de login do administrador

Etapa 2 – Criando um site com Joomla

Com Joomla!, você tem muitas opções de como estruturar seu site e administrar o conteúdo dele. Nesta parte do tutorial de Joomla!, você será guiado através de todo processo de como fazer bom gerenciamento de conteúdos fácil e eficiente.

Etapa 2.1 – Adicionando Artigos

Vamos começar pelo básico. Pela página do administrador. Clique no botão Conteúdo, passe o mouse sobre a opção gerenciar artigo e clique em Adicionar novo artigo. Um editor WYSIWYG irá aparecer, ele pode ser usado para formatar e adicionar texto ao seu artigo. Você também pode adicionar imagens, links em seu texto aqui.

Uma vez que terminado seu primeiro artigo, clique em Salvar e seu artigo será publicado.

Tutorial Joomla - adicionando artigos

Uma vez que o artigo foi criado, ele vai aparecer na seção Artigos mais Recentes. Se você quiser vinculá-lo ao menu principal de seu site, siga estas etapas:

  1. Clique na aba Menus.
  2. Passe o mouse sobre a opção Menu Principal e clique em Adicionar menu de item.
  3. Entre com o título de seu item menu por exemplo “Meu Artigo”.
  4. Agora você deve selecionar o tempo de item do menu, como estamos falando de artigos, clique no link Artigo.
  5. Para fazer o menu criado recentemente abrir o artigo que criou, clique na opção Único Artigo.
  6. Selecione o artigo que deseja Vincular. Clique em Selecione e vá até o artigo que acabou de criar.
  7. Pressione o botão Salvar.

Isso deve bastar. Seu artigo recém criado agora será acessível a partir do menu principal de seu site Joomla!

Joomla menu

Step 2.2 – Adicionando Componentes Joomla

Com Joomla!, você tem a habilidade de adicionar funcionalidades especiais além dos artigos padrões que compõem texto, imagens e link. A criação de conteúdo complexo é realizada usando componentes.

O gerenciador de componentes possui diferentes opções através das quais páginas complexas pode ser adicionadas ao seu site. O Joomla possui alguns componentes integrados que facilitam a criação de tipos de páginas especializadas: contatos, pesquisa, pesquisa inteligente, feed de notícias, links de sites etc…

Por exemplo, para criar uma página que inclua um feed de notícias de um site externo, você deve ir até Componentes e então selecionar Notícias e em seguida clicar no botão Novo.

Em uma nova janela, preencha os detalhes necessários (nome e URL do feed de notícias que deseja exibir) e pressionar o botão Salvar.

Criacao de componente Joomla

Outros componentes (encontrados no mesmo menu Componentes) também pode ser usados de forma semelhante. Configurá-los é tão fácil quanto dar alguns cliques

Etapa 2.3 – Adicionando categorias no Joomla

O Joomla! Possui categorias que permitem categorizar seu conteúdo de forma eficiente. Toda vez que você cria um novo conteúdo, você pode atribuir uma categoria a ele. Ter a capacidade de categorizar seu conteúdo ajudará a manter tudo estruturado e sistematizado. As categorias são as melhores para jogar quando você tem diferentes tipos de conteúdos/ artigos que deseja colocar no seu site, para adicionar uma nova categoria siga estas simples etapas:

  1. Do painel de administração, clique na opção Conteúdo.
  2. Agora, a partir das Categorias, clique em Adicionar nova Categoria.
  3. Adicione a url, título, descrição, e clique em salvar. (Nota: a url e a descrição são opcionais).
  4. Clique em Salvar para criar sua nova categoria.

Criar categorias no joomla

 

Assim como Artigos, os componentes do joomla também pode ser categorizados. Existem diferenças entre as categorias de artigos e componentes; isso é quando você é escolhe o menu de categorias para qualquer componente, você é levado ao gerenciador de categorias para o componente especificado. Para adicionar uma categoria, você terá que pressionar o botão novo apresentado a você lá. Embora a rota seja diferente, a página com as opções para criar a nova categoria é exatamente similar.

Etapa 2.4 – Criando Artigos em Destaque

Com Joomla, você pode criar páginas que combinam conteúdo dependendo da semelhança das propriedades.
O primeiro passo é marcar os artigos em destaque. Isso é fácil de fazer, assim como a maioria das coisas com o Joomla. Basta acessar o Conteúdo e depois clicar em Artigos. A lista de artigos em seu site será exibida aqui. Você notará que há uma estrela ao lado de cada artigo na lista. Tudo que precisa fazer é criar um artigo e clicar na estrela adjacente ao artigo. A estrela deve ficar amarela e seu artigo em destaque.

Apresentando artigos no joomla

 

Para mostrar artigos apresentados em uma página ligada no menu, siga as seguintes etapas:

  1. Primeiramente, crie um novo item de Menu, então Menu Principal.
  2. Agora clique em Adicionar Novo Menu. (isso também pode ser feito com quaisquer menú existente).
  3. Selecione o tipo de menu seguinte. Pressione o botão Selecionar para fazer-lo.
  4. A Partir do menu de tipos, clique na seção de artigos e em seguida faça os artigos em destaque sua seleção.
  5. Digite o título para o seu menu, por exemplo, Artigos em destaque.
  6. Pressione o botão Salvar.

Etapa 2.5 – Criando uma página de contato:

Receber feedback de seus visitantes/clientes/e clientes em potencial é bem relevante para os donos de sites. Por isso, ter uma página de contatos é vital. Em alguns cliques, Joomla pode ajudá-lo a criar uma.

  1. Primeiramente, você precisa criar o componente de uma página de contatos, para fazer isso vá até Componentes e então clique em Contatos. Clique em Novo.
  2. Para adicionar o nome para página e detalhes de contato para seu formulário. Se você quiser adicionar uma descrição, use a aba Informações diversas.
  3. Quando terminar clique no botão Salvar.

Como criar o Fale Conosco no Joomla

Para habilitar este formulário de contato e tornalo visível, basta adicionar um novo componente no Menus. O processo é tão simples quanto adicionar um novo artigo aos menu.

Etapa 2.6 – Usando Banners

Os componentes Banners podem ser usados para gerenciar banners HTML ou imagens. Veja o que deve ser feito:

  1. Primeiramente nós precisamos criar um Banner. Para fazer isso, vá até a aba Banner clicando em Componentes,  e então em  Banners e novamente em Banners
  2. Agora clique no botão Novo que fica no canto superior esquerdo.
  3. Agora você precisa selecionar um nome para seu banner. É recomendado usar nomes significativos e específicos que possam ser fáceis de se organizar mais tarde.
  4. Carregue sua imagem e insira detalhes opcionais como largura e altura.
  5. Quando terminar, clique em Salvar.
  6. Para que seu novo banner seja exibido, você precisa publicar um novo módulo. Vá até o gerenciador de módulo dentro das extensões.
  7. Clique em Novo.
  8. Uma lista de módulos vai aparecer. Clique nos banners.
  9. Selecione um título e a posição para o módulo. Quando terminar, clique em salvar e você está pronto.

Como exemplo, nós vamos adicionar um Banner de imagem com gatinhos no rodapé de nosso site Joomla!.

 

Banner no joomla

Etapa 3 – Instalando Extenções Joomla

A biblioteca oficial de extensões Joomla fornece todas as extensões que você precisa usar. De segurança e mapas para comunicação e E-commerce, você pode encontrar tudo lá.

As extensões pode ser instaladas e gerenciadas na seção Extensões -> gerenciar. Joomla! perguntará se você deseja ativar a guia instalar a partir do site. Recomendamos ativar está guia, uma vez que ela permitirá que você procure e instale as extensões Joomla! sem a necessidade de deixar o painel do administrador Joomla!

adicionar tab da web no joomla

Como alternativa, você podem instalar a extensão Joomla! manualmente:

  1. Baixe o pacote .zip de diretório de extensões Joomla!
  2. CLique em Carregar arquivo de pacote na seção Extensões.
  3. Carregue o arquivo para o site.

Upload de extensões no joomla

Isso é praticamente tudo que precisa.
Aqui estão algumas extensões essenciais para seu site Joomla:

  1. ProFiles é um gerenciador de arquivos muito mais útil, acessível, e conveniente do que o FTP Padrão
  2. Google Maps pelo Reumer: Use esse plugin para exibir mapas em seu site
  3. AllVideos: Com AllVideos, você pode incorporar vídeos (hospedados localmente ou em sites de hospedagem de vídeos externos como o Youtube…) No conteúdo de seu site.
  4. Akeeba backup: Amplamente considerado como a extensão Joomla mais utilizada, o backup Akeeba cuida de todas as suas necessidades de backups

Etapa 4 – Instalando Templates Joomla

Temas e modelos são o que torna os sites esteticamente mais agradáveis e fáceis de usar… e não há nada mais importante do ponto de vista de um visitante. Escolher o tema correto, template e solução de design é fundamental para a função e a aparência de seu site, por isso não se preocupe em poupar alguns pensamentos adicionais para sua decisão.
Joomla também possui muitos templates gratuitos e pagos disponibilizados online, mas o número é consideravelmente menor quando comparado ao WorDPress e ao Drupal. O processo é quase idêntico a instalar extensões.

  1. Clique em Extensões -> Gerenciar.
  2. Agora clique na aba Carregar Arquivos.
  3. Clique em escolher arquivo e selecione o .zip que você baixou.
  4. Quando o upload estiver completo, vá até a seção Extensões -> Templates
  5. Clique no ícone de início ao lado da template que você deseja ativar

Habilitar novo template no Joomla

Etapa 5 – Fazendo o Backup Joomla

Sua conta de Hospedagem Hostinger é perpetuamente criada uma cópia de segurança automaticamente e isso inclui todos os seus arquivos e bancos de dados. Você pode acessar e fazer o download desses backups no painel de controle do Hostinger -> seção de backups

Secção de backups do Joomla
No entanto, existem outras maneiras de fazer o backup dos arquivos do Joomla! E banco de dados.

Etapa 5.1 – Criando o Backup de Joomla Manualmente

Para criar uma cópia do backup, você precisa arquivar todos os arquivos Joomla e o banco de dados. Para criar um backup de arquivo, a melhor maneira é criar um arquivo .zip usando a ferramenta de Gerenciamento de arquivos Hostinger. Isso pode ser realizado indo até a pasta principal de instalação Joomla, selecionando todos os arquivos e clicando no botão Comprimir, no topo da página. Depois disso, pressione Comprimir Arquivo(s) e um arquivo com todos os seus arquivos será criado. Uma vez que o arquivo foi criado, você pode navegar até o arquivo usando seu navegador e baixá-lo.

Outra maneira de baixar os arquivos do Joomla é usar um cliente de FTP. o Processo é direto, tudo que você precisa fazer é navegar até a pasta Joomla, selecionar todos os arquivos e pressionar o botão Download.

Download FTP Joomla

Para criar um backup do banco de dados MySQL, recomendamos usar a ferramenta phpMyAdmin. No Hostinger, você pode acessá-lo a partir de seu painel de controle, clicando no ícone phpMyAdmin e clicando em Gerenciar ao lado do banco de dados Joomla! apropriado.

Você pode descobrir qual banco de dados Joomla está sendo usado quando acessando o arquivo de configuração principal chamado configuration.php. Este arquivo deve estar localizado na mesma pasta onde seu Joomla está instalado. Geralmente, se encontra na pasta public_html.

Uma vez dentro do phpMyAdmin clique na guia Exportar  e em seguida pressione o botão Ir para baixar o arquivo .sql

exportat php admin joomla

Etapa 5.2 – Usando o Akeeba e backup Joomla

Akeeba Backup é provavelmente o plugin joomla mais popular. Nesta seção do guia joomla, você aprenderá como usar o Akeeba para fazer o backup do Joomla. O akeeba backup não pode ser encontrado no diretório oficial do joomla, por isso você vai precisar baixar o plugin através do site Akeeba. Assim que o download estiver completo, instale o plugin através da guia Carregar Pacote de Arquivo.

Agora vá até Componentes -> Backup Akeeba.

Ao acessar o componente Akeeba pela primeira vez, você irá percorrer o assistente benchmarking que irá configurar seu componente para o melhor desempenho de backup. Quando terminar, você receberá uma mensagem de confirmação.

Akeeba backup finalizado

  1. Clique em Fazer Backup agora para fazer o backup do site Joomla.
  2. If you want to change settings that benchmarking wizard has selected, you can click Configuration option.
  3. To automate your backups select Schedule Automatic Backups.

Once the backup is generated click Manage Backups. It is advised to keep a local copy of your backup. To download the backup to your computer click Download button.

Step 6 – Atualizando Joomla

Nota: Recomenda-se criar um backup antes de começar a atualização.

Manter o Joomla atualizado é muito importante. Quando você efetuar o login em http://meudominio.com/administrador, Joomla executará automaticamente uma verificação para ver se existem novas versões disponíveis. Se houver uma nova versão presente no repositório oficial, você verá uma nova notificação. A notificação deve conter o nome da atualização juntamente com o botão Atualizar Agora. Clique no botão para continuar com a instalação.

Notificação de upgrade Joomla

Após clicar no link, você será redirecionado para página de update Joomla. As informações relacionadas a sua versão atual e a que será atualizada serão listadas aqui. Clique no botão de instalação para prosseguir. A instalação levará alguns minutos e uma vez concluída, você será redirecionado a uma tela que confirma que a instalação de sua atualização foi bem sucedida.

Etapa 7 – Acelerando Joomla

A rápida velocidade de carregamento do site é uma parte vital de uma boa experiência para o usuário. Nesta seção de nosso tutorial Joomla, veremos como melhorar o desempenho e a velocidade de carregamento do site Joomla.

Etapa 7.1 —  Habilitando compressão Gzip

Compressão ajuda você a diminuir o tamanho de seu site que os visitantes deve baixar, portanto – leva menos tempo para carregar um site.
Primeiro, acesse seu painel de administrador Joomla! E vá para Sistema > Configuração Global.
Você será encaminhado para uma janela de Configuração Global. Agora siga estas etapas para habilitar a compactação do Gzip no Joomla!:

  1. Clique em Servidor
  2. Selecione Sim na seção Compressão de página Gzip.
  3. Salve suas alterações.

Joomla speed up

Se todas as alterações foram salvas com sucesso você receberá uma mensagem de confirmação:

Salvo com sucesso

Isso é tudo, Compressão Gzip Agora está habilitada para seu site Joomla!.

Step 7.2 — Habilitando Cache Joomla

Ao habilitar o cache, você está armazenando o conteúdo do seu site que é retirado de um banco de dados no servidor, então, quando um visitante entra em seu site, o tempo resposta do site fica mais rápido.
Volte para a mesma seção de Configuração Global, clique na aba Sistema e siga os próximos passos para habilitar o caching:

  1. Você pode selecionar qual manipulador de cache você deseja usar. Na maioria dos provedores de hospedagem compartilhada, o arquivo manipulador de Cache deve ser usado
  2. Deixe o Caminho para a pasta de cache vazia, a menos que você queira salvar arquivos de cache em um diretório personalizado.
  3. O Tempo de cache determina quanto tempo o conteúdo em cache permanece o mesmo antes da atualização. Um valor padrão é de 15 minutos. Se você atualizar seu site com muita frequência, então você pode encurtar o valor do tempo de cache. Mas caso raramente atualiza seu site, então você deve aumentar esse valor.
  4. Deixe a plataforma  cache específica como não, a menos que forneça conteúdo HTML diferente em dispositivos móveis.
  5. Ligue o Sistema de cache selecionando uma das duas opções:
    Conservador caching – Selecione essa opção caso possua um site extremamente grande.
    Caching Progressivo – Está é a opção padrão é a melhor para a maioria dos sites Joomla.
  6. Salve suas alterações.

Se todas as alterações foram salvas com sucesso, você receberá uma mensagem de confirmação:

Outra maneira de armazenar em cache suas páginas do Joomla é ativar o plugin de cache. Vá até Extensões > Plugins em seu painel de controle do Administrador.
Agora você precisa fazer o mesmo na Página Cache plugin e habilitá-lo.
Para encontrar o plugin mais fácil, insira o cache no campo de pesquisa. Depois de encontrar o plugin necessário, clique no botão na coluna de status para habilita-lo. Se o plugin tiver sido ativado, você receberá uma mensagem e o botão vai aparecer com uma marca de seleção verde.

Agora, o cache está habilitado e a velocidade de carregamento do seu site deve ser melhorada. Para uma maior otimização, também é aconselhável servir imagens em escala. O tutorial sobre esse tópico pode ser encontrada aqui.

Conclusão

Este tutorial do joomla foi focado na introdução do Joomla para iniciantes, além de dar uma visão geral completa e como um site podem ser gerenciado usando uma CMS de ponta. Mais informações podem ter transcendido o escopo do artigo e pode ser recuperadas a partir da documentação oficial do Joomla.

 

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!