Introdução ao LiteSpeed Cache – Ferramenta de Otimização de Sites WordPress
access_time
hourglass_empty
person_outline

Introdução ao LiteSpeed Cache – Ferramenta de Otimização de Sites WordPress

A velocidade, é sem dúvidas, uma das principais questões a se considerar quando falamos do desempenho de um site WordPress. Como você quer agradar seus visitantes, a primeira impressão importa muito. E, além disso, seus rankings serão maiores nos SERPs quando seu site for rápido de carregar.

A Hostinger tem suporte ao LiteSpeed para garantir a melhor experiência possível dos nossos usuários. O plugin LiteSpeed Cache é uma ferramenta que otimiza o recurso LiteSpeed e é praticamente obrigatório para qualquer tipo de usuário que use o WordPress como base.

Este plugin é otimizador tudo-em-um confiável e bem fácil de usar. E, neste artigo, vamos mostrar para você como tirar o máximo de proveito das funcionalidades dele. 

Se você não tem um site WordPress ou tem planos de fazer um upgrade na sua opção atual, você pode começar agora mesmo com a Hostinger. E, caso não fique satisfeito com nossos serviços, devolvemos seu dinheiro em até 30 dias e sem qualquer questionamento.

Destrave o LiteSpeed com a Hostinger

Como Instalar e Ativar o plugin LiteSpeed Cache?

imagem de capa do plugin LiteSpeed Cache

O LiteSpeed Cache já vem pré-instalado em todas as contas da Hostinger. Então, você já pode pular esta etapa. Porém, se você estiver usando um outro serviço de hospedagem, instalar o plugin é rápido e fácil. 

Siga os passos abaixo para completar esta etapa.

  1. Faça login no painel de console do WordPress e encontre a seção Plugins.
  2. No campo de busca, digite LiteSpeed Cache, clique em Instalar Agora e Ativar.
instalar e ativar o plugin LiteSpeed Cache no WordPress
  1. Recarregue a sua página atual e você vai ver a seção do LiteSpeed Cache no próprio painel de controle do WordPress.

Como Configurar o Plugin LiteSpeed Cache?

A Hostinger fez uma parceria com o LiteSpeed para oferecer serviços e ferramentas de qualidade para os consumidores. É por isso que o plugin LSCache já está armazenado na sua conta assim que você faz o login nela.

Agora, vamos falar sobre a configuração do plugin. Ainda que o plugin LiteSpeed Cache tenha muitos recursos úteis, você não precisa configurar todos eles para começar a usar a ferramenta do jeito certo.

Abaixo mostramos algumas configurações básicas e rápidas para otimizar seu site WordPress.

Configurações Gerais e de Cache  

Primeiro, vamos falar da seção General (Geral). Nela, você determina se quer que o plugin seja atualizado automaticamente ou não. Além disso, você também pode adicionar uma Domain Key (Chave de Domínio).  

configurações gerais de cache do Litespeed

Na seção Cache, você vai encontrar as configurações de cache do plugin, que podem ser ativadas (ON) ou desativadas (OFF). Por exemplo, você pode definir manualmente quais tipos de conteúdos você quer usar com o cache – usuários logados no seu site, recursos de PHP, páginas de login e assim por diante. 

Para sua conveniência, cada opção inclui uma descrição do que ela faz. Se quiser mais informações de como elas funcionam, tem um botão Learn More (Aprenda Mais) bem do lado do nome dessa página que você está (Cache Control Settings – Configurações de Controle de Cache), no topo da tela. 

Essa opção leva você à documentação oficial (em inglês) do plugin. 

Além disso, algumas das configurações incluem a mensagem “This setting will edit the .htaccess file”. Ela informa que “Essa configuração vai editar o arquivo .htaccess”, avisando que você precisa ter um pouco mais de cuidado quando for fazer qualquer configuração no plugin.

Outras abas incluem configurações de TLL e Purge. TTL (Time-to-Live) é onde você define por quanto tempo cada configuração deve ficar em cache. Na aba Purge (Limpeza), você pode controlar as configurações de limpeza automática dos conteúdos armazenados em cache.

Explore também a aba Excludes (Exclusões), que você pode definir quais tipos de conteúdos não quer que fiquem armazenados em cache. Sáo não se esqueça de clicar no botão Save Settings (Salvar Configurações) assim que tiver feito tudo. 

Tem muito do LiteSpeed Cache que você pode alterar e configurar. Entretanto, caso você não se sinta confortável em mexer em tantas opções, principalmente as que já mencionamos, simplesmente deixe tudo como elas estão.

Usando as configurações padrão do plugin é mais do que suficiente para você perceber uma melhora significativa no carregamento das páginas do seu site.

Otimização de Página e Imagem

configurações de otimização de páginas pelo litespeed

O plugin LiteSpeed Cache também conta com recursos de otimização de imagens e de páginas. O controle dessas opções (Page Optimization e Image Optimization) está ao alcance da liberdade dos seus dedos, nos cliques que você definir. 

A Otimização de Imagem oferece um painel de controle confortável e bem tranquilo de usar, onde você consegue ver informações do quão bem otimizadas as imagens do seu site estão.  

Já na Otimização de Página você pode alterar configurações de CSS e JavaScript, além de armazenar imagens e informações sobre o perfil do Gravatar. 

Banco de Dados, Crawler e Caixa de Ferramentas

opções de otimização de banco de dados no plugin LiteSpeed Cache

Ainda temos mais a apresentar sobre o plugin LiteSpeed Cache. Na seção Database (Banco de Dados), você consegue ver todos os tipos de dados que estão armazenados no seu site – limpe todas as revisões de postagens e comentários spam com um único clique.

O LSCache também tem um Crawler, usado para monitorar seu site e procurar por páginas expiradas, atualizando-as no processo. Já o Toolbox (Caixa de Ferramentas) conta com vários recursos de otimização rápida com um único clique, além de outras opções avançadas.

opções de Caixa de Ferramentas para otimizar cache no plugin LiteSpeed Cache

O Que é Cache?

A velocidade do seu site é essencial por muitas razões. Por exemplo, nenhum visitante vai esperar muito tempo até que os conteúdos do seu site carreguem completamente. 

É por isso que o cache é tão importante – ele é usando para melhorar muito a velocidade de carregamento ao armazenar todos os dados de um site temporariamente. Isso é feito de forma local, podendo ser no navegador do usuário ou em um servidor web

O que é essa tecnologia faz é impedir o carregamento de todas as informações e dados de um site uma segunda vez para alguém que já acessou o seu site anteriormente. 

O LiteSpeed Cache é um plugin WordPress usado para gerenciar esse tipo de informação. Se ele não for tratado com seriedade, o cache pode proporcionar uma experiência negativa para os visitantes. 

Por exemplo, os dados em cache acabam ficando desatualizados com o tempo e podem impedir que os usuários atualizem suas páginas com êxito.

Esse plugin WordPress permite que você faça microgerenciamentos na forma como o cache é usado e os dados são armazenados. Ele é uma ferramenta poderosa e que todos os donos de sites devem procurar conhecer mais e usar.

Porém, lembre-se de que nem mesmo as ferramentas mais poderosas são suficientes para fazer um site ter um ótimo desempenho – Você também precisa de um serviço de hospedagem de site confiável. 

A Hostinger oferece soluções de hospedagem Compartilhada, Cloud e VPS a preços incríveis. Se você está criando seu blog ou considerando um upgrade, podemos ajudar você a ter sucesso.

Turbine Seu Site

Conclusão

Gerenciar um site é um processo trabalhoso por si só e, quando o resultado final não é exatamente o que se espera, pode deixar você frustrado e seus visitantes desapontados. Contudo, você não precisa fazer tudo sozinho.

Com o LiteSpeed Cache, você pode ficar sossegado e dar adeus à velocidade lenta de carregamento de páginas do seu site. Ele é uma ótima adição à sua biblioteca de plugins obrigatórios do WordPress, sendo não apenas um produto de qualidade, mas também totalmente grátis para usar.

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!