CMS

Magento ou PrestaShop: Qual é a Melhor Plataforma Para Loja Virtual?

magento ou prestashop, qual plataforma para loja virtual?

Quando se trata de plataformas de loja virtual existem diversos nomes de peso. Magento ou PrestaShop, duas das mais populares e que possuem muito a oferecer. Escolher qual é a melhor plataforma para começar sua loja online pode ser uma tarefa difícil, a não ser que você já esteja familiarizado com ambas as plataformas.

Neste tutorial vamos fazer uma pesquisa comparando diversos aspectos para te ajudar a decidir entre Magento ou PrestaShop, incluindo:

  1. Facilidade de uso
  2. Gerenciamento do site
  3. Personalização
  4. Performance
  5. Segurança

Ao término da pesquisa você vai saber qual é a melhor plataforma para seu site: Magento ou PrestaShop. Vamos ao assunto!

Introdução: Magento ou PrestaShop

Há diversos aspectos similares entre o PrestaShop e Magento além da venda de produtos online. Por exemplo, ambas as plataformas são de código-aberto, possuem comunidades de usuários altamente ativa e têm o mesmo perfil de usuários.

Finalmente, tanto o Magento quanto o PrestaShop são plataformas self-hosted. Isso significa que você pode baixar o software em qualquer servidor e começar a trabalhar imediatamente no seu site. Plataformas self-hosted e de código-aberto tendem a ser bastante flexíveis permitindo que você faça as alterações que desejar.

Antes de mergulharmos fundo na comparação, vamos abordar cada plataforma individualmente. O PrestaShop é uma plataforma de loja virtual simples de usar, com mais de 1,000,000 usuários ajudando no desenvolvimento. Ele também possui uma comunidade altamente ativa, e uma série de recursos e ferramentas para suportar qualquer tipo de loja:

site do prestashop

O Magento não fica atrás no que se trata de recursos. Inclusive a plataforma possui tantos que algumas pessoas podem até se sentir um pouco intimidades de início. Mas uma vez que você tenha passado da fase de familiarização vai ver que o Magento é uma ótima opção para criar uma loja virtual:

site oficial magento

Apesar de todas as semelhanças, existem muitas diferenças que tornam a escolha entre PrestaShop ou Magento mais fácil. Para te ajudar, vamos comparar ambas as plataformas em diversas maneiras, começando com a facilidade de uso.

Facilidade de Uso

Geralmente o ideal é utilizar uma plataforma que tenha um bom balanço entre recursos e facilidade de uso. Afinal, uma plataforma que exige meses de aprendizado para montar uma loja online não é a mais vantajosa.

Com isso em mente, o PrestaShop é uma ótima plataforma para começar. Primeiro você precisa verificar se seu provedor de hospedagem de sites possui uma opção para ajudar na configuração da plataforma. Caso contrário, terá que ser feito manualmente. De qualquer maneira, depois que sua loja estiver online você vai ter acesso ao painel com diversas opções:

painel de controle prestashop

Não se preocupe se o painel parecer muito complexo, ele é bem simples de usar. Por exemplo, se precisar adicionar um novo produto é só acessar o menu Catalog › Products e clicar no botão + New Product:

adicionar produto no prestashop

O editor de produtos do PrestaShop é um dos melhores que já utilizamos. Além de conter muitos recursos, é simples de usar com a estruturação das abas:

como editar produto no prestashop

Para criar um novo produto tudo que você precisa fazer é adicionar algumas fotos, colocar um título, um preço e escrever uma descrição. Há diversas outras opções que você pode utilizar, como ferramentas relacionadas a Search Engine Optimization (SEO). Mas você pode personalizar seu produto da maneira que preferir.

O processo de configuração do Magento é semelhante. Alguns provedores de hospedagem de sites oferecem a instalação e otimização automatizada da plataforma (como nós!). Mas você pode instalar manualmente, se preferir.

Depois de ter o Magento instalado e configurado no servidor o painel vai estar disponível para você. A primeira impressão é que o painel possui uma aparência mais básica:

painel de controle magento

Entretanto, ao navegar entre as abas é rápido de perceber que o Magento possui muitas opções para praticamente todas suas configurações. Por exemplo, a aba Marketing possui as seguintes opções:

aba de marketing no magento

Dentro de cada aba você encontra configurações para promoções, email marketing, SEO, e gerenciamento de avaliações. Cada uma dessas opções possuem ainda mais opções de personalização e configuração.

Vamos dar uma olhada no editor de produtos do Magento e ver se segue a mesma tendência. Para isso, acesse Products › Catalog e clique em Add Product. Imediatamente você vai perceber que o editor de produtos do Magento não possui uma aparência tão simples e fácil como do PrestaShop. Mas oferece mais opções, o que é um grande diferencial já que o PrestaShop possui um pacote bastante completo:

adicionar novo produto magento

Como mencionamos, adicionar um novo produto no PrestaShop leva pouco tempo. Já com o Magento você vai precisar de mais tempo para conhecer todas as configurações e configurar o produto da maneira que você deseja.

Para resumir tudo que discutimos até o momento, o Magento inicialmente oferece mais opções. Isso não é algo ruim, mas faz com que a plataforma seja um pouco mais complexa para utilizar do que o PrestaShop, principalmente se você é novo no mundo de lojas virtuais. Nesse quesito o PrestaShop sai na frente na escolha entre Magento ou PrestaShop.

Gerenciamento do Site

Nessa seção vamos analisar o que cada uma das plataformas tem a oferecer para gerenciamento de lojas online.

No painel do PrestaShop você vai encontrar a aba Shop Parameters. Aqui você encontra todas as principais configurações de sua loja. Por exemplo, aqui você pode fazer com que seu site carregue via Secure Sockets Layer (SSL), habilitar a configuração de multi-lojas, e mais:

configurações prestashop

O PrestaShop possui inclusive um modo de manutenção para tirar seu site do ar enquanto você trabalha na resolução de problemas temporários.

Com o PrestaShop você também pode configurar diversas opções de pagamento. A plataforma suporta pagamentos via transferência bancária e cheques. Para adicionar outros métodos de pagamento você precisa instalar módulos adicionais:

método de pagamento magento

No geral gerenciar sua loja no PrestaShop é relativamente simples graças ao seu painel organizado e de fácil uso.

Vamos ver como é isso no Magento! A maioria das configurações de loja virtual do Magento são encontradas na aba System. Aqui você encontra opções para definir extensões, assim como gerenciar backups, notificações e usuários:

sistema de backup

Também há diversas outras opções que você pode utilizar na aba Stores. Por exemplo, você pode modificar configurações de impostos, moedas e até o sistema de avaliação de sua loja:

configurações do magento

É importante mencionar que o Magento, assim como o PrestaShop, suporta a opção de multilojas. Isso significa que você pode ter mais de uma loja funcionando com o mesmo painel.

Durante nossos testes verificamos que o Magento oferece mais opções de gerenciamento de loja. Entretanto o PrestaShop torna o processo de gerenciamento da loja mais simples devido ao seu painel amigável. Por isso consideramos um empate.

Personalização

Um dos aspectos mais importantes de qualquer e-commerce é a possibilidade de personalizar a loja. Sem a capacidade de customização, sua loja vai se tornar algo genérico e não vai passar confiança para seus clientes.

O PrestaShop permite a alteração do estilo do site através de módulos e temas, permitindo que você altere diversos aspectos visuais de forma radical. Você ainda pode customizar qualquer tema para que seu site tenha uma aparência ainda mais singular:

temas prestashop

Os módulos, em contrapartida, permitem a adição de funcionalidades à loja. Por exemplo, você pode adicionar módulos para implementar funcionalidades de cupom ou formulários de contato:

módulos instalados prestashop

O PrestaShop possui mais de 3,000 módulos disponíveis e mais de 4,000 temas. Essa combinação fornece um alto nível de personalização já que você pode escolher o estilo que preferir para sua loja e implementar diversas ferramentas e recursos avançados.

O Magento também não decepciona quanto a customização. A plataforma permite a utilização de extensões (correspondente aos módulos do PrestaShop) e temas para deixar a loja com a aparência que você deseja. Quando o assunto é sobre as extensões, o Magento leva uma pequena vantagem com mais de 4,000 opções:

extensoes do magento

Os temas, porém, são um outro assunto. O Magento possui uma pequena coleção de temas, já que é mais comum que os usuários criem seus próprios templates. Para colocar de outra forma, o Magento torna mais fácil a personalização do design manual, mas oferece menos opções prontas.

No geral, tanto o PrestaShop quanto o Magento possuem um ótimo nível de customização, tanto que fica difícil escolher entre as plataformas. Então nesse round vamos considerar novamente um empate para a escolha de Magento ou PrestaShop.

Performance

No quesito performance, é importante lembrar que tanto o Magento quanto PrestaShop são plataformas indepentes. Isso significa que a performance dos dois vai depender grandemente do servidor onde estão hospedados.

Por exemplo, se você utiliza uma hospedagem compartilhada para hospedar sua loja que recebe milhares de visitantes todos os dias, você vai ter problemas independente da plataforma que utilizar. Escolher o provedor e plano certos são essenciais para garantir um bom desempenho.

Para ser sincero, existem diversos fatores que afetam a velocidade do seu site, além de somente o provedor de hospedagem. Por exemplo, você pode incluir muitos scripts em sua página ou fazer o upload de muitas imagens com arquivos grandes. Em ambos os casos o rendimento do seu site vai diminuir. Felizmente existem diversas maneiras de manter sua loja virtual rápida.

Com isso em mente, o Magento é conhecido por ser uma plataforma altamente escalável. Falando de forma técnica, se você tiver uma hospedagem robusta e um bom número de tráfego, a loja criada em magento geralmente vai funcionar melhor do que uma criada no PrestaShop. Isso não significa que o PrestaShop não é eficiente, somente que o Magento se sobressai em relação ao uso de recursos do servidor.

Se você estiver apenas começando sua loja, a escolha de plataforma não vai fazer muita diferença no que se trata de performance. Mas uma melhor opção para projetos maiores, o Magento vai levar esse round.

Segurança

A maioria de nós possuem diversas contas em diversos tipos de sites. Isso significa que eventualmente alguma dessas contas pode ser comprometida, o que pode nos deixar vulneráveis em outros sites.

Para lojas virtuais, permitir que isso aconteça com seus clientes é a pior coisa que pode acontecer. Afinal, lojas virtuais geralmente lidam com muitas informações pessoas e sensíveis. Mesmo que o site não armazene informações de pagamento, é provável que você armazene dados de endereço, histórico de compras e outras informações.

Sabendo disso é fácil de entender porque segurança é tão importante para qualquer loja virtual. Você precisa escolher uma plataforma que ofereça um padrão de segurança de primeira linha e que possua boa reputação sobre corrigir vulnerabilidades.

Felizmente podemos dizer que tanto o Magento quanto PrestaShop são excelentes no que se trata de segurança. Ambas as plataformas são de código-aberto, por isso estão constantemente sendo desenvolvidas e revisadas. Entretanto o Magento possui um histórico de ser vítima de algumas brechas de segurança. Já o PrestaShop tem que lidar com sua própria parcela de vulnerabilidades.

Mas lembre-se  – isso não significa que qualquer uma das plataformas seja insegura. Mas no desenvolvimento de uma plataforma de loja virtual que funciona em milhares de sites não é incomum que vulnerabilidades venham a aparecer. O importante é como as plataformas resolvem esses problemas.

O Magento, por exemplo, realiza atualizações de segurança separadas de suas atualizações principais. Isso significa que a plataforma é uma excelente opção para quer quer ter certeza de estar protegido. Essas notas dão uma leve vantagem ao Magento, e por isso leva a melhor na questão segurança em nossa avaliação de Magento ou PrestaShop.

Vantagens do PrestaShop

Antes de encerrar, vamos resumir o que cada plataforma tem de bom. Primeiro, o PrestaShop é uma das plataformas de loja virtual mais populares do mundo e possui muito a oferecer:

  • Interface simples com diversas opções de gerenciamento do site.
  • A adição e customização de novos produtos é simples.
  • Diversas opções de personalização graças aos milhares de módulos e temas.

Não podemos deixar de considerar que o PrestaShop possui uma comunidade imensa e ativa, além de oferecer uma grande facilidade de uso sem deixar a desejar em recursos. Se é a sua primeira vez criando uma loja virtual recomendamos o PrestaShop devido sua facilidade de uso.

Vantagens do Magento

Geralmente quando se fala do Magento, o poder absoluto da plataforma é destaque. Inclusive é a plataforma de milhares de lojas virtuais no mundo. Esses são alguns dos motivos que podem fazer do Magento a opção perfeita para você:

  • Quando se trata de quantidade de ferramentas e recursos, o Magento é incomparável.
  • A plataforma é bastante customizável devido ao sistema de temas e extensões.
  • Atualizações regulares de segurança.
  • É uma plataforma altamente escalável, tornando uma ótima opção para projetos maiores.

O Magento é uma ótima alternativa na teoria, e não deixa a desejar na prática. Mas a plataforma não é a mais simples para novos usuários. Recomendamos o uso do Magento se você está considerando criar uma loja virtual para um negócio já bem estabelecido, procura mais liberdade de customização ou pensa no crescimento em grande escala do seu negócio.

Conclusão

Existem dezenas de plataformas que você pode utilizar para criar uma loja virtual. Mas quando você afunila as opções vai perceber que o PrestaShop e Magento são duas das melhores opções. O Magento, por exemplo, é perfeito se você tem uma grande loja virtual, enquanto o PrestaShop é uma melhor opção em relação a facilidade de uso. De qualquer forma a Hostinger suporta ambas as plataformas, então você pode usar a que preferir.

Na escolha entre Magento ou PrestaShop, qual é a sua escolha? Compartilhe sua opinião conosco na seção de comentários abaixo!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*