Marketing no Instagram – Guia para Iniciantes
access_time
hourglass_empty
person_outline

Marketing no Instagram – Guia para Iniciantes

O Instagram se tornou uma das plataformas de maior credibilidade para a prática do marketing. Ela é uma das melhores plataformas para aumentar o alcance de uma marca e comercializar produtos e serviços na internet.

Neste artigo, vamos mostrar o quão poderoso é esse aplicativo de compartilhamento de imagens. Além disso, também vamos dar algumas dicas vão ajudar você a fazer marketing no Instagram. 

Vamos começar agora!

O Que é Marketing no Instagram?

O Instagram é uma rede social que permite que os usuários compartilhem experiências ou ideias através de fotos ou vídeos.

Para ter uma noção do impacto da plataforma, 52.6% da população dos Estados Unidos usa Instagram. E esse número cresceu 13.8% desde 2017.

O Instagram foi inicialmente criado para compartilhar fotos e vídeos. Diferente de outros tipos de redes sociais, o Instagram foca totalmente em conteúdos visualmente atraentes. O aplicativo tem vários filtros que fazem com que todos os posts fiquem os mais bonitos possíveis. 

A rede social é atualizada constantemente: ela não apenas recebe melhorias nas funcionalidades já existentes, mas também introduz novas funções regularmente.

Em agosto de 2016, o Instagram introduziu o Stories. Dois anos mais tarde (2018), foi a vez do IGTV aparecer para os usuários.

Usar as redes sociais para sua campanha de marketing é uma das melhores formas de comercializar produtos e serviços do seu negócio na internet.

E, por conta da sua crescente popularidade, além de uma audiência cada vez maior e funcionalidades de marketing bem abrangentes, o Instagram é uma das plataformas campeãs quando falamos de marketing em redes sociais. 

Por Que Usar Instagram?

Por conta da sua vasta base de usuários e das várias opções de marketing, qualquer pessoa ou empresa pode facilmente ter uma conta comercial da sua marca no Instagram.

No aplicativo, você pode tanto receber quanto disparar estratégias de marketing. Postar conteúdos regularmente por si só é uma ótima forma de alcançar uma audiência ainda maior, engajar com seus seguidores e aumentar a consciência de marca (brand awareness) da sua empresa de uma maneira geral.

Além disso, os usuários podem usar os ads, que nada mais são do que posts patrocinados e que fazem uso das ferramentas de negócios do Instagram. 

Elas permitem que os usuários, agora donos de contas comerciais, possam rastrear e monitorar como tem sido as suas campanhas de marketing. 

Entre os benefícios de usar o Instagram estão:

  • O maior engajamento entre todas as outras redes sociais. A nota de engajamento pode alcançar 1.73%, quando comparado ao Facebook e ao Twitter, que têm, respectivamente, 0.16% e 0.046%
  • 1 bilhão de usuários ativos. O alto número da nota de engajamento é contribuída pelas postagens de 1 bilhão de usuários, que comentam, dão curtidas e compartilham conteúdos entre si a todo momento. 
  • Mais de 500 milhões de contas são ativas todos os dias. Existe uma chance gigantesca dos seus posts serem visualizados por milhões de usuários. 
  • 80% dos usuários do Instagram seguem contas de negócios. Considere que 80% dos 1 bilhão de usuários ativos podem ser seus seguidores e clientes em potencial. Claro, adaptado a cada nicho de mercado e tipo de negócio.

Esses números impressionantes não são apenas o que fazem do Instagram a plataforma perfeita para propósitos de marketing.

Já pensou numa situação em que ver um vídeo de como cozinhar algo é muito mais interessante do que simplesmente ler uma receita?

Um estudo prova que o cérebro humano é capaz de converter imagens em informação 600 mil vezes mais rápido do que texto. Então, usar conteúdos visuais para a sua campanha de marketing com certeza vai trazer resultados muito positivos. 

Além disso, o Instagram Business permite que você monitore e melhores as suas estratégias de marketing enquanto criar conteúdos cada vez mais personalizados para a sua marca. 

Existem algumas formas de publicidade no Instagram, como Ads para Stories, Vídeos e Fotos. Todos eles pode ser usados e configurados com base nas preferências da sua audiência.

Sabia que o Facebook comprou o Instagram em 2012? Graças a isso, você não precisa trabalhar duas vezes caso queira trabalhar com as duas plataformas ao mesmo tempo. 

O Instagram e o Facebook são plataformas integradas, o que permite que você compartilhe os mesmos posts e campanhas nas duas redes ao mesmo tempo.      

O Que é Possível Fazer no Instagram?

Considerando todas as estatísticas acima, não há limite para o que você pode fazer no Instagram. Você pode mostrar sua personalidade, a voz e a campanha da sua marca na internet.

Vamos mostrar agora alguns exemplos de pessoas que usam o Instagram como ferramenta de marketing. 

  1. @sorelleamore – É uma fotógrafa profissional que usa o Instagram para mostrar seu trabalho. Com isso, ela aumenta a consciência de marca e a confiança com a audiência. A profissional usa a plataforma pra vender cursos de fotografia, aumentar a sua base de seguidores no YouTube e promover o seu próprio podcast.
  2. @humansofny – Essa conta compartilha histórias de pessoas de Nova Iorque aos seus 8 milhões de seguidores. Eles incorporam um link do Patreon na conta para quem quiser dar suporte ao projeto com alguma contribuição monetária.   
  3. @vida.june – É uma marca de roupas da Holanda criada pela designer Charise Abigail. A marca foca nas relações mãe e filha em conjunto com aspectos de moda, criando conteúdos lindíssimos e consistentes. Ela alimenta seu feed de conteúdos, além de stories e vídeos ao vivo. É um exemplo perfeito de uma marca pequena que faz marketing digital no Instagram para chegar a um público ainda maior.

Como Fazer Marketing no Instagram?

Para entender melhor como criar ótimos conteúdos para marketing para Instagram, vamos dar algumas dicas do que você pode usar. Elas estão descritas e explicadas logo abaixo. 

1. Capturas 

O Instagram tem um limite de 2200 caracteres e espaço para 30 hashtags. Ainda que você possa encher todo esse espaço com muito texto e muitas hashtags, a consciência é a chave para uma engajamento maior nas capturas. 

Aqui estão algumas dicas de como fazer uma captura que tenha engajamento:

  1. Faça um Rascunho – Ajuda você a desenhar uma ideia sobre o que você entregar para seus seguidores e permite que você escolha algumas dentre um leque de capturas. 
  2. CTA (Call-to-Action) – Use uma frase cativante para engajar com seus usuários e os incentive a visitar seu perfil ou até mesmo página de produtos.  
  3. Use um Tom Casual e Leve – Crie uma nuância suave em todos os seus posts e textos, trazendo uma tom mais emocional nos seus conteúdos e criando uma ligação mais forte com seu público. 
  4. Atualização – Mantenha seu público atualizado sobre tudo de novo que estiver acontecendo com sua marca.

2. Hashtags

A função de hashtags permite que você transforme informação em metadados com o símbolo # (popularmente conhecido como “jogo da velha”). 

As hashtags categorizam todos os posts do aplicativo. Com isso, fica muito mais fácil para os usuários encontrarem conteúdos de interesse. 

As hashtags funcionam como uma pirâmide invertida. Abaixo está como elas são classificadas:

  • Tópicos Gerais – Ela informa ao seu público qual é o tópico do seu conteúdo. Por exemplo: #fotografia, #business e #arte
  • Nicho – Dá informação específica relacionada aos tópicos gerais. Por exemplo: #ensaiodematernidade, #marketingderedessociais e #arterealista
  • Comunidade – Contém informações sobre a comunidade ou localidade de origem ou destino da postagem. Por exemplo: #FotografiaemNovaIorque, #RevistadeModa e #FrutosdoMarMukbang.
  • Você pode combinar até quatro hashtags de cada classe para você conseguir chances ainda maiores de promover seu conteúdo. Um exemplo dessa prática: #fotografia, #ensaiodematernidade, #fotografiaemNovaIorque e #diadefoto.

3. Instagram Stories

Às vezes, usuários que têm um feed esteticamente atraente são um pouco relutantes em publicar certos tipos de conteúdos.

Quando eles não querem bagunçar seu feed, eles preferem usar o Instagram Stories para compartilhar um momento, que será apagado dentro de 24 horas.

A funcionalidade também oferece ferramentas, como filtros, gifs e texto para fazer com que as histórias compartilhadas tenham mais apelo. Muitos influenciadores e negócios no Instagram ussa essa função para promover seus produtos.

Criar uma história atraente você ser feito quando você combina o estilo de edição com habilidades de marketing. Então, que tipo de conteúdo você pode fazer com o Stories do Instagram?

  1. Jogos – Faça um template para jogos para chamar atenção das pessoas. Pode ser algo como “descreva algo sobre mim”, “esse ou aquele” ou “verdadeiro ou falso”. Isso vai fomentar a participação da audiência para engajar com seus posts, algo que vai ajudar a construir um relacionamento mais sólido com as pessoas.
  2. Sugestões – Peça por ideias de sugestões para posts sobre produtos e produtos para manter seu público engajado com a sua marca. 
  3. Votos – Deixe que a sua audiência se envolva cada vez com seu negócio online. Escute o que eles têm a dizer com a ferramenta de votos do Instagram. 

Aqui estão algumas dicas valiosas para chamar atenção no Instagram Stories e aumentar a consciência da sua marca pelo público.   

  1. Use as Melhores Imagens – Nunca escolha a primeira foto que você tirar. Ela provavelmente não vai ser e melhor de todos, seja em iluminação, angulação ou qualidade do foco. Dê prioridade para fotos que sejam bonitas e tenham uma excelente qualidade.
  2. Edite suas Fotos – Use ferramentas como Lightroom, Pixlr, VSCO e várias outras para editar suas fotos do Instagram Stories. 
  3. Use CTA – Atraia seu público para uma visita com um link de mensagens do tipo “arraste para cima” ou “aprenda mais”. 

Além disso, você pode acessar todo o arquivo dos Stories que já expiraram e transformá-los em destaque. É assim que eles vão ficar guardados no seu perfil de Instagram. 

Com a função Destaque, você pode criar uma corrente de posts de histórias e categorizá-las de acordo com o assunto, como culinária, viagens, frases e jogos. 

4. IGTV

Às vezes, um vídeo de 1 minuto não é suficiente para explicar a sua campanha. E aqueles vídeos super rápidos de 15 segundos, cada vez mais populares, podem ser um tanto ineficientes. É aqui que o IGTV aparece com força.

O IGTV é uma função independente que permite que você faça um vídeo vertical, que pode ser acessado mais tarde pelo próprio Instagram, assim que ele for guardado na ferramenta. 

É assim que você pode usar o IGTV como uma ferramenta de campanha de marketing digital:

  1. Façam download do IGTV pela PlayStore (Android) ou AppStore (iOS).
  2. Crie seu próprio canal.
  3. Faça upload do vídeo da sua Galeria
  4. Edite a capa, coloque um título e uma descrição chamativa.
  5. Você já está pronto para postar e compartilhar o vídeo no Instagram.

Além do seu smartphone, você também pode fazer upload de conteúdos para o IGTV de um computador. É só acessá-lo pelo instagram.com (a versão para web do aplicativo).

5. Instagram Live (Ao Vivo) 

O Instagram facilita o compartilhamento em tempo de real de vídeos pela função Instagram Ao Vivo (Instagram Live). O Instagram Live pode ser dividido em duas funções: 

  1. Q&A – Aumente seus engajamentos com sua audiência usando a Sessão Q&A (Questions & AnswersPerguntas e Respostas, do inglês). Ela permite que você envie perguntas e receba respostas diretamente no seu feed de mensagens pessoais. 
  2. Live – Interaja com seu público compartilhando atividades e vídeos em tempo real (ao vivo mesmo). 

O Instagram Ao Vivo é uma ótima ideia para ganhar a atenção dos seus seguidores. Essa afirmação se baseia em 3 razões:

  1. Notificações Diretas para Seus Seguidores – A notificação do Instagram Ao Vivo aparece na barra de notificação dos usuários assim que você entra ao vivo na transmissão.
  2. Mantenha sua Transmissão por 24h – Permite manter a transmissão como uma parte do Instagram Stories, mantendo o engajamento contínuo depois de ter feito uma sessão ao vivo. 
  3. Prioridade no Feed de Stories – Sua conta aparece em primeiro na lista do usuário de novos Stories disponíveis. Isso aumenta suas chances de capturar a atenção dos seus seguidores.

6. Instagram Insights

O Instagram oferece dados analíticos sobre a demografia dos seguidores e o engajamento dos conteúdos. Essa análise pode ser bem útil para fazer decisões baseadas em dados específicos e melhorar ainda mais suas campanhas de marketing.

Para ter essa função, você precisa converter sua conta em um perfil profissional. Em qualquer momento, quando você quiser voltar para a sua conta pessoal, as análises de dados não são perdidos em momento algum. Eles ficam armazenados na conta profissional.

O Instagram Insights podem ser acessado pela página do seu perfil, post individual ou pelo próprio Stories. 

Como Criar e Configurar uma Conta Profissional no Instagram

Ter uma conta profissional no Instagram pode trazer uma série de vantagens que a conta pessoal não tem. Abaixo está um simples tutorial de como fazê-la.    

1. Criar uma Conta no Instagram

Integrar sua conta com um email profissional é muito mais fácil de gerenciar. Só se certifique de o nome, o email, o endereço e o número de telefone representam mesmo o seu negócio. 

2. Alterar para o Perfil Comercial

Se você quer usar sua conta pessoa como uma conta profissional, você pode alterar entre elas tranquilamente. Para fazer isso, siga:

  1. Acesse o menu de Configurações.
  2. Toque em Adicionar uma Conta Profissional.
  3. Escolha Converter Conta Existente.
  4. Escolha uma categoria para a sua conta de negócios.
  5. Preencha as informações pessoais e se conecte com a sua página no Facebook. 

3. Otimizar seu Perfil

Para usar as ferramentas de marketing do Instagram por completo, faça com que seu perfil represente você e seu negócio como um todo. Aqui estão algumas instruções de como fazer isso:

  1. Faça um logo relacionado ao seu negócio e defina ele como sua foto de perfil.
  2. Preencha a bio do seu perfil com os 150 caracteres possíveis, além do seu nicho de negócio, endereço e informações de contato.
  3. Coloque um link do seu site e use hashtags no perfil.

Abaixo está um exemplo de uma conta de Instagram informativa e atraente. Observe os elementos de preenchimento, do texto à imagem de perfil. É um modelo a ser seguido para você fazer seu próprio perfil profissional.

conta no Instagram do Plastik Gallery

O @plastikgallery descreveu quem eles eram de um jeito bem conciso. ALém disso, eles direcionaram o visitantes ao site deles com um link inserido na biografia, dando ao usuário mais informação sobre as características do negócio e dos produtos em destaque.

4. Configurações de Gerenciamento

Quando você quiser dar uma melhorada no perfil da sua marca, você pode explorar e ajustar as configurações de acordo com as suas necessidades e gostos.

Algumas opções disponíveis são:

  • Notificações – Trabalha diretamente com o recebimento e o envio de notificações. Se você não quiser se bombardeado com notificações, é só você clicar no botão de Desligar Notificações.
  • Pagamentos – Configura os recebimentos e os envios de pagamentos relacionados a qualquer postagem promocional.
  • Ads – Rastreia e monitora as atividades de publicidade no seu Instagram. Permite que você também fique sabendo e analise as campanhas publicitárias dos seus competidores.

Instagram Ads

O principal objetivo do Instagram é atingir um mercado mais amplo. E o Instagram Ads oferece serviços extras que ajudam você a conquistar isso.

Stories Ads para marketing no instagram

Esses serviços são:

  1. Carrossel Ads – Mostra múltiplas fotografias ou até mesmo vídeos em uma postagem de publicidade feita em carrossel.  
  2. Stories Ads – Você pode adicionar um vídeo de um minuto ou uma corrente de três Stories de uma só vez. 
  3. Foto Ads – Mostra uma única foto para promover seu produto.
  4. Vídeo Ads – Cria um vídeo de um minuto para atrair sua audiència em foco.
  5. Coleção Ads – Mostra uma colagem de fotos, vídeos e aponta para um link direto para seu site. 

Conclusão

O Instagram oferece uma variedade de funções que você pode usar para marketing. Além disso, ele tem uma taxa de crescimento de usuários que mostra que o aplicativo pode ser usado por qualquer pessoa. E você pode dar uma testada na ferramenta criando um perfil profissional próprio.

De uma forma simples, para começar com marketing para Instagram, você tem que:

  1. Criar uma conta profissional no Instagram ou mudar da sua conta pessoal para uma profissional.
  2. Otimizar seu perfil para ficar o mais atraente possível para sua audiẽncia.
  3. Explorar a sua criatividade e criar conteúdos que combinam todas as funções do aplicativo.
  4. Usar o Instagram Ads para aumentar a consciência da sua marca, conseguindo mais seguidores e engajamento.

Sucesso na sua jornada!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!