Website WordPress

Medium ou WordPress: Qual é a Melhor Plataforma para Blog?

comparativo entre as plataformas de blog wordpress e medium

Medium ou WordPress? Escolher a melhor plataforma para blog definitivamente irá ajudar o seu projeto a ser bem-sucedido mais rapidamente. Cada plataforma tem suas vantagens, então passar um tempinho pesquisando sobre o assunto é essencial se você quiser criar uma presença online de impacto.

Neste artigo, vamos mergulhar fundo e aprender sobre WordPress e Medium, quais as suas diferenças e qual escolher.

WordPress e Medium

Fundado em 2004 por Matt Mullenweg e Mike Little, o WordPress é uma plataforma gratuita, versátil e de código aberto que é usada por milhões de pessoas — de blogueiros pessoais até grandes companhias como a Microsoft.

Dito isso, o WordPress é adequado para qualquer tipo de website que você queira colocar no ar. De fato, flexibilidade é uma das vantagens do WordPress.

Já o Medium foi fundado em 2012 por Evan Williams — o homem por trás do Twitter e do Blogger. Com o mesmo espírito de encorajar as pessoas a compartilhar ideias online, Medium é a plataforma que recompensa conteúdo de alta qualidade numa tentativa de criar uma sociedade mais informada.

Como é dito em seu site, esta plataforma é para escritores e contadores de histórias. Contudo, negócios que focam na distribuição de conteúdo também irão encontrar utilidades no Medium.

Quando se trata de WordPress x Medium, isso é apenas a ponta do iceberg. A seguir, vamos mergulhar fundo nesse mar de conteúdos e plataformas para blogueiros.

WordPress

Apostamos que você já sabia que 33% de todos os sites usam WordPress, certo? De fato é a plataforma mais popular deste planeta.

página inicial da plataforma wordpress

Mas primeiro, vamos esclarecer que estamos falando do WordPress.org e não do WordPress.com.

O primeiro é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) — geralmente chamado de WordPress auto-hospedado — que você instala no seu serviço de hospedagem para levar o seu site ao ar, colocando-o na internet. Já o segundo é um site de hospedagem. Você pode aprender mais sobre o assunto neste artigo.

Vamos continuar. Por que o WordPress é tão popular?

Uma das principais razões é flexibilidade. O WordPress pode criar quase qualquer tipo de site para publicar seu conteúdo. Como mencionado anteriormente, além de blogs pessoais, você pode criar lojas online, blogs de viagem, sites de assinatura e mais.

Não apenas isso, WordPress possui um ótimo recurso conhecido como gerenciamento de usuários. Com essa funcionalidade, donos de sites podem gerenciar usuários ao decidir quem tem a autoridade para escrever publicações e quem só pode moderar comentários. Enquanto bloggers pessoais não necessariamente vão precisar disso, trata-se de um recurso muito importante para um negócio.

Medium

Como uma plataforma mais jovem, o Medium se vangloria de sua simplicidade — tanto para leitores quanto para os editores dos conteúdos.

página inicial da plataforma medium

A coisa positiva sobre o Medium é que ele tem um público intrínseco a ele. Se você criar um website do zero, provavelmente terá que batalhar para estabelecer sua presença online. Inclusive, pode levar muitos anos para que você alcance a audiência certa.

Quando se utiliza o Medium, você pode construir uma audiência mais rapidamente, desde que publique ótimo conteúdo. A chave é fazer tantos amigos quanto for possível.

Mais do que isso, você pode construir uma audiência maior ao usar o sistema de recomendação. O Medium implementa um sistema de filtros com base em conteúdos que ajuda os leitores a conseguirem artigos relevantes para eles com base em seus interesses. Dito isso, os leitores só irão segui-lo se gostarem de seu conteúdo.

Outra coisa importante é o Clap — que é um sistema de avaliação. Com o Clap, você pode medir o engajamento dos leitores. Quando mais engajamento, melhor. Ele te ajuda a entender qual artigo é bom e qual precisa ser melhorado.

WordPress vs Medium: Qual a Diferença Entre Eles?

O WordPress e o Medium possuem diferentes abordagens para seu funcionamento. Antes de escolher qual é o mais apropriado para suas necessidades, vamos ver quais são as diferenças entre eles.

Facilidade de Uso

Como uma plataforma versátil, o WordPress pode exigir que alguns iniciantes aprendam algumas coisas para utilizá-lo adequadamente.

Apesar do processo de instalação e configuração ser fácil, há uma curva de aprendizado na hora de aprender recursos avançados. Por sorte, há muitos lugares para estudar WordPress online.

De modo geral, o WordPress é fácil de usar. Com seu recém-introduzido editor Gutenberg, publicar um post de torna ainda mais fácil.

novo editor gutenberg para o wordpress

Por outro lado, o Medium não exige qualquer instalação. Criado para ajudar os escritores a compartilharem suas ideias, ele apenas demanda que você faça seu cadastro para começar a escrever.

Postar conteúdo no Medium também é algo bastante simples com seu editor gratuito, que além de minimalista  não traz distrações.

editor de texto simples e minimalista do medium

Propriedade

Uma das distinções claras quando se considera WordPress x Medium é a propriedade do site.

Quando se usa WordPress, seu website e os dados armazenados na sua conta de hospedagem são completamente seus — com exceção de situações onde a lei é violada.

Esse não é o caso do Medium. Como uma ferramenta de publicação online e gratuita, eles podem remover qualquer conteúdo que você poste se ele violar os termos de serviço definidos. Você deve tomar nota da política de publicidade deles. O Medium declara claramente que propagandas de terceiros e patrocínios não são permitidos.

Customização

Customização é um fator altamente importante e decisivo quando se escolhe entre WordPress e Medium.

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas usam o WordPress é a abundância de plugins e temas disponíveis. Ao usar essas opções, você pode personalizar o seu site para que ele se destaque dos concorrentes.

O Medium deixa que você escolha o layout do seu blog, adicione um logotipo e uma imagem de cabeçalho e é isso. Você não tem nem de perto a mesma quantidade de opções que teria com o WordPress. Com o Medium, os pontos mais importantes são minimalismo e qualidade de conteúdo.

Tráfego

Novamente, usar o WordPress requer que você comece do zero, o que significa que pode não haver um visitante sequer no seu site no dia de lançamento. Mas você definitivamente pode fazê-lo crescer e se tornar um site imenso.

Construir uma audiência é totalmente responsabilidade sua. Quando se opera um site WordPress, você definitivamente deve tomar um tempo para aprender SEO. Entender SEO irá ajudá-lo a fazer com que o seu site seja fácil de achar, pois ele estará melhor ranqueado em mecanismos de busca.

Como mencionado anteriormente, com o Medium, construir uma audiência é fácil. As pessoas vêm para o Medium pelo conteúdo, e portanto o site atrai mais de 200 milhões de leitores todos os meses.

Dito isso, se você tem ótimos posts, definitivamente poderá se beneficiar da popularidade do Medium.

Monetização

O WordPress oferece uma série de opções de monetização, incluindo Google Adsense, venda de espaços e marketing de afiliados.

Quando se usa o Medium, as opções são um pouco mais limitadas. O Medium tem um Programa de Parceiros onde você pode começar a ganhar dinheiro com base na quantidade de membros que engajam com suas publicações. Ou, se você integrar sua conta com o Twitter, tem a chance de obter propostas de trabalhos freelancer vindas de seus leitores.

Segurança

Na hora de escolher entre WordPress e Medium, você tem que manter em sua mente um elemento importantíssimo: a segurança de seu site.

Lembre-se que o WordPress é uma plataforma auto-hospedada. Isso significa que você tem controle total de seu website, incluindo da segurança dele.

Enquanto você pode ouvir que a maior parte dos invasores estão mirando no WordPress, desde que você use a versão mais recente, estará reduzindo essa ameaça.

Mesmo assim, já que o Medium não é tão popular quanto o WordPress, ele sofre menos ataques. Adicionalmente, o Medium mantém um servidor seguro para os seus dados e usa criptografia para proteger a transmissão dessas informações.

Suporte

Se você ainda não tem certeza se o WordPress ou o Medium é o melhor para o seu projeto, sempre pense no suporte ao cliente.

O WordPress tem uma comunidade de suporte incrível que irá ajudá-lo quando estiver enfrentando problemas. Eles também têm uma quantidade absurda de documentações que podem responder às suas perguntas. Em suma, não há problema que seja difícil demais para solucionar quando se usa o WordPress.

Adicionalmente, a maioria dos provedores ama o WordPress e dedica uma base de conhecimento e seções de tutoriais inteiras para a plataforma, tudo isso enquanto treinam seus agentes de suporte para ajudá-los com os problemas mais comuns.

Com o Medium, você tem a opção de requisitar suporte da própria equipe deles.

WordPress vs Medium: Qual Você Deveria Escolher?

Na hora de escolher entre WordPress e Medium, existem algumas coisas que você deve manter em mente.

Basicamente, tanto o WordPress quanto o Medium são plataformas extraordinárias de publicação de conteúdo. Você pode usar ambas para construir sua marca e ter resultados similares.

Tenha em mente que essas duas plataformas são usadas para propósitos diferentes. Então, se você tem que escolher entre elas, é necessário garantir que a plataforma é mais adequada para suas necessidades — seja com a versatilidade do WordPress ou a simplicidade do Medium.

Dito isso, se você realmente gosta de compartilhar ideias com o mundo e ganhar mais engajamento sem pensar sobre a monetização, o Medium é para você. Ele é simples, fácil de começar a usar e não irá atrapalhá-lo.

Por outro lado, se fazer dinheiro online é seu principal objetivo enquanto toca o seu website, o WordPress oferece melhores opções de monetização. Além disso, se você se importa com manter sua propriedade intelectual segura e sempre quer ter controle total enquanto cria uma plataforma flexível — vá com o WordPress.

Conclusões

WordPress x Medium ainda é um tópico quente quando se discute a publicação de conteúdo online. Cada plataforma tem seus prós e contras.

Usar ambas as plataformas definitivamente pode ser uma ótima ideia. Mas, se você tem que escolher, garanta que irá optar pela opção que melhor se encaixa com as suas necessidades.

Para aqueles que querem criar conteúdo sem opções e customização — que não vêem monetização como uma prioridade, o Medium é uma excelente plataforma para seu conteúdo.

Enquanto isso, para aqueles que querem ter controle total sobre o seu website e planejam ganhar dinheiro com ele, o WordPress passou o teste do tempo e se mostrou como a melhor opção.

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*