Artigos Blog WordPress

Saiba quais são as melhores plataformas para criar um blog em 2018

Saiba quais são as melhores plataformas para criar um blog em 2018

Se você está planejando lançar um blog, sua primeira (e mais importante) escolha é a plataforma de gerenciamento. Cada uma delas possui suas particularidades, então é preciso escolher a melhor plataforma para blog que possui todas as ferramentas que você necessita para construir um site de sucesso.

A boa notícia é que fizemos todo o trabalho de pesquisa para ajudar você escolher a melhor plataforma para blog. Neste artigo iremos cobrir:

  1. Quais ferramentas você deve procurar em uma plataforma para criação de blogs.
  2. Uma pesquisa minuciosa de 9 das maiores plataformas para criação de blog, incluindo WordPress, Joomla, Drupal, Pyro, SilverStripe, Textpattern, Serendipity, Jekyll, e Subrion.

Se você está afim de experimentar, a Hostinger te ajuda. Escolha um plano de hospedagem e instale a plataforma de sua escolha com apenas um clique!

Temos muito para analisar, então vamos lá!

O que você deve procurar em uma plataforma para criação de blogs

Existem diversas plataformas para você criar um blog, e até fazer a sua primeira postagem em questão de poucas horas. Na maioria dos casos, essas ferramentas se enquadram na categoria de Content Management Systems (CMSs). Em outras palavras, são plataformas criadas para ajudar você a publicar conteúdo na internet.

Ao buscar a plataforma ideal, você vai querer um CMS que ofereça as seguintes ferramentas:

  • Opções de edição de texto nativas. Blogs geralmente são textos, então não seria uma surpresa que as melhores plataformas possuem vastas opções de edição..
  • Funcionalidade de comentários. Uma das melhores maneiras de fazer seu blog crescer é através de uma seção de comentários. Portanto, sua plataforma deve permitir a fácil habilitação e gerenciamento de comentários.
  • Personalização. Atualmente, diversos gerenciadores de conteúdo permitem que você mude o estilo e as funcionalidades de seu site. Isso é importante até para blogs pequenos, pois permite que você adicione novas funcionalidades sempre que precisar.
  • Escalabilidade. Idealmente, uma boa plataforma suporta a postagem de muito conteúdo sem diminuir a velocidade, para que seu blog cresça o máximo possível.
  • Facilidade de uso. Criar um blog não deve ser complicado, e você não precisa ser um desenvolvedor para isso. A melhor plataforma para blog deve ser simples de aprender e usar.

Esta é uma lista com muitos critérios que você deve atentar ao escolher a plataforma ideal para a criação do seu blog. Felizmente, hoje em dia temos diversas opções. Vamos falar sobre as nossas favoritas!

Comparando 9 das Melhores Plataformas para Criar Blog

Antes de tudo, é importante entender que todas as plataformas listadas são grátis para utilizar, porém, você precisa de um local para hospedar.

O provedor de hospedagem fica à seu critério, mas se você não sabe por onde começar, verifique nossos planos de hospedagem! Então, agora só resta encontrar a melhor plataforma para blog.

1. WordPress

conheça o wordpress

Se você já visitou nosso blog, deve saber que somos grandes fãs do WordPress. Este CMS está presente em 30% da internet, o que o torna um gigante. Porém isso não significa que é a melhor plataforma para você.

O que destaca o WordPress é a facilidade de uso e expansividade. Atualmente, a maior parte dos provedores de hospedagem de blogs permitem a configuração de seu site WordPress com apenas alguns cliques. Então, você pode facilmente encontrar temas e plugins para ajudar a implementar qualquer ferramenta que você possa imaginar:

encontrando plugins

Além de usa gigantesca biblioteca de recursos, o WordPress possui a vantagem de ter uma comunidade apaixonada. Se você encontrar algum problema com a plataforma, encontrar tutoriais ou outros tipos de ajuda é simples. Resumindo, o WordPress é uma escolha segura que permite um potencial ilimitado de crescimento, mesmo se você for um iniciante na área.

Prós:

  • Muitos provedores de hospedagem de blogs oferecem planos focados no WordPress.
  • Acesso à diversas ferramentas em forma de temas e plugins (tanto grátis e pagos).
  • Facilidade de aprendizado e uso, e fácil de encontrar ajuda em caso de problemas.
  • Além de blogs, você pode usar o WordPress para construir qualquer tipo de website.

Contras:

  • Customizar o estilo de seu blog pode ser difícil sem um plugin de construção de páginas, principalmente se você é novo à plataforma.
  • Existem muitos plugins e temas de péssima qualidade que é melhor evitar.

2. Joomla!

conhecendo o joomla

Quando o tema CMS é levantado, o Joomla! É um dos nomes que sempre aparece junto com o WordPress. Essas plataformas possuem muita coisa em comum. Por exemplo, ambos são de código-aberto e habilidades de expansão.

Tendo dito isso, o Joomla! oferece uma experiência única. Ele oferece uma maior variedade de ferramentas para trabalhar comparado com o WordPress, como mostra o painel na imagem:

painel de controle do joomla

Enquanto que ter mais ferramentas pode ser útil, isso também significa que dominar as ferramentas exige um pouco mais de esforço. Porém o Joomla! faz com que a manutenção do seu site seja uma tarefa mais simples, sendo esse um dos pontos positivos. Com base em nossa experiência, o Joomla! não costuma apresentar erros ou falhas após atualizações ou instalação de extensões.

Ultimamente muitas pessoas estão escolhendo o WordPress ou Drupal por oferecerem mais extensões e plugins. Mas o Joomla! não fica muito atrás dessas plataformas. Sua fácil manutenção faz com que você não precise ser um desenvolvedor para construir um website, e suas ferramentas nativas fazem com que o uso de extensões não seja essencial.

Prós:

  • Oferece uma variedade mais de ferramentas nativas comparado ao WordPress.
  • Websites criados no Joomla! tendem a ser mais simples de manter, devido ao descomplicado processo de atualização.
  • Relativamente fácil de aprender, mesmo para iniciantes no ramo de construção de sites.
  • A plataforma oferece um fantástico portal de ajuda com um manual completo.

Contras:

  • Não oferece tantos temas e extensões quanto os concorrentes.

3. Drupal

conhecendo o drupal

O Drupal é outro nome importante na área de CMSs, juntamente com o WordPress e Joomla!. Esta plataforma em particular é popular entre sites de nível empresarial, já que tende a oferecer uma performance superior.

Tratando de blogs, o Drupal oferece todas as ferramentas que você necessita para criar um site fantástico. Inclui uma funcionalidade de criação de conteúdo nativa, ferramentas de edição, e muito mais. Porém, a plataforma realmente ganha mais brilho quando se vai além de apenas blogs

Sua forte segurança é outro motivo para o Drupal ser uma das melhores escolhas para grandes sites, além de ser mais potente no geral quando comparado com o WordPress e Joomla!. Porém, como ponto negativo, pode ser um pouco complicado de aprender para quem não tem muita experiência com programação. E mais, pode ser um pouco massivo para quem busca construir um simples blog.

Portanto, usar o Drupal faz mais sentido se você pretende começar um blog para sua empresa, é um desenvolvedor ou está disposto a investir em um. Caso contrário você vai precisar de muita paciência e esforço para fazer tudo funcionar como você planeja.

Prós:

  • Alto nível de segurança e performance.
  • Permite escolher entre milhares de plugins e templates para personalizar seu site.
  • Alta escalabilidade para seu site, devido à poderosa arquitetura da plataforma.
  • Distribuições personalizadas para tipos de sites específicos.

Contras:

  • Dificuldade de masterizar a plataforma, exceto para quem já possui experiência com desenvolvimento de sites.

4. Pyro

conhecendo o cms pyro

Já falamos sobre as plataformas para criar blogs mais populares. Agora vamos verificar algumas opções que você pode não estar tão familiar.

O Pyro é um CMS baseado em Laravel, que se orgulha em ser uma excelente plataforma para desenvolvedores. Quando se trata de blogs, o Pyro oferece um layout de grade nativo, significando que você controla totalmente a aparência de suas postagens. Além disso, essa plataforma permite a edição de todo o seu conteúdo.

Ao começar com o Pyro, a primeira coisa a ser notada é um painel moderno e organizado:

painel de controle do pyro

No geral, o Pyro é uma ótima opção para blogs simples e sites mais complexos. Entretanto ao ir além de um blog, fica um pouco mais complicado, uma vez que você precisa o código de seu website para realizar alterações maiores. Da mesma maneira, muitas das extensões do Pyro são um tanto caras, aumentando os custos para um blog com muitas funcionalidades.

Prós:

  • Controle totalmente o layout de suas páginas com um sistema de grade nativo.
  • Crie seu blog com um painel moderno e com diversas ferramentas

Contras:

  • A implementação de recursos mais avançados com frequência requerer experiência com PHP.
  • Muitos dos módulos do Pyro são um tanto caros, aumentando rapidamente o valor investido.

5. SilverStripe

conhecendo o silverstripe

Se você está procurando a melhor plataforma para blog que ofereça uma combinação de facilidade de uso e potência, o SilverStripe é uma excelente escolha. A princípio não parece tão impressionante como as outras plataformas para criação de blogs que já vimos:

painel de controle do silverstripe

Todavia existem muitas coisas a serem olhadas mais de perto no SilverStripe. Por exemplo, o editor da plataforma permite que você visualize seus posts enquanto os escreve, e fornece uma ferramenta nativa de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar o ranqueamento de seus conteúdos. E mais, a plataforma também possui relatórios de erros, que permitem você monitorar os problemas do seu site diretamente pelo painel.

Em nossa experiência, o único aspecto em que o SilverStripe decepciona é de templates. Existem apenas algumas dezenas para escolher, e muitos deles não são tão agradáveis. Você pode customizar suas páginas com HTML e SCC, mas seria muito trabalho para iniciantes na área de criação de sites.

Prós:

  • Acesso à poderosas ferramentas de gerenciamento de conteúdo.
  • Ferramentas nativas de SEO.
  • Monitoramento com páginas de erros no painel.
  • Aumente a extensão do seu site com plugins e temas.

Contras:

  • Os temas disponíveis na plataforma deixam um pouco a desejar, e alterações só são possíveis com mudanças no código.

6. Textpattern

conhecendo o textpattern

Se você verificou CMSs completos como WordPress, e Joomla! e pensou “eu não preciso de tudo isso”, o Textpattern pode ser a plataforma para criar blog perfeita para você.

De todas as plataformas que vimos até agora, o Textpattern é a mais simples. Seu painel é uma demonstração disso:

painel de controle do textpattern

O Textpattern não inclui um editor visual. Em vez, utiliza as linguagens Textile e Markdown, que permitem plena flexibilidade mas exigem que você adicione tags ao seu conteúdo. Da mesma maneira, a construção de páginas com o Textpattern exige a utilização de códigos, principalmente HTML, CSS e JavaScript.

Mesmo que a plataforma suporte temas e plugins, sua utilização é extremamente básica. Existem opções excelentes, mas o Textpattern presume que você precisa de um blog simples, e que sabe o suficiente de programação para criá-lo com pouca ajuda.

Prós:

  • Plataforma para criação de blog mais leve.
  • Suporta as linguagens de formatação Markdown e Textile.
  • Permite a utilização de HTML, CSS, JavaScript e tags na criação de páginas.

Contras:

  • Requer um conhecimento básico de desenvolvimento e linguagens de formatação de texto..
  • As opções de temas e plugins são bastante limitadas.

7. Serendipity

conhecendo o serendipity

O Serendipity se considera mais como um mecanismo de blog do que CMS, o que é apropriado dizer baseado nas ferramenta que oferece. Esta plataforma é inteiramente dedicada à blogs, e é uma ótima opção para quem busca criar um blog simples.

Mesmo que o Serendipity ofereça templates, a maioria são bastante básicos. Em outras palavras, blogs criados com Serendipity não vão ganhar nenhum prêmio de melhor design. Porém o que deixa a desejar quanto ao design, compensa em ferramentas para blogs. Como por exemplo, Serendipity possui um poderoso editor de texto, recursos de gerenciamento de mídia, e configurações avançadas de taxonomia.

Além disso, a plataforma também inclui proteção de spam própria, e suporte para diversos usuários. Resumindo, tem todos os recursos que se espera nas melhores plataformas para criação de blogs, e não exige conhecimento em programação.

Prós:

  • Acesso à todos os recursos essenciais para um blog.
  • Ferramentas de proteção contra spam.

Cons:

  • Serendipity possui temas pouco sofisticados, apesar de servirem para seu propósito.
  • Possibilidades limitadas para construir algo além de um blog simples.

8. Jekyll

conhecendo o CMS jekyll

O Jekyll é um tanto diferente das outras plataformas que mostramos até aqui. Esta plataforma funciona inteiramente através de comandos, e não possui uma interface gráfica. Se você não estiver inteiramente confortável com a ideia, é recomendado pular para o próximo da lista.

Mas se você não se sente intimidado pelos comandos, o Jekyll tem muito a oferecer. É a melhor plataforma para blog no quesito de tamanho, e permite a criação de sites estáticos impressionantes.

No Jekyll você pode usar HTML, CSS, Markdown, e templates Liquid para criar sites mais simples. A filosofia da plataforma é de remover tudo o que for desnecessário e permitir que desenvolvedores criem blogs em questão de minutos.

Apesar de sua abordagem mais direta na criação de blogs, o Jekyll suporte funções básicas como páginas, posts, layouts personalizados, e categorias para seus conteúdos. Porém não utiliza bancos de dados ou suporta comentários.

Prós:

  • Permite a criação de um blog completo somente via comandos.
  • Suporta taxonomia.
  • Ajuda na criação de sites estáticos usando HTML, CSS, Markdown, e templates Liquid.

Contras:

  • Só é viável para quem se sente confortável com linhas de comando.
  • A customização exige um conhecimento básico de HTML e CSS.
  • Não possui um editor de texto visual.

9. Subrion

conhecendo a plataforma subrion

Por último mas não menos importante, vamos conhecer o Subrion. Se formos comparar com as plataformas que vimos até agora, a mais semelhante seria o WordPress. Na realidade, a primeira impressão que temos ao entrar no painel é justamente a semelhança entre os dois:

painel de controle do subrion

Quanto aos recursos oferecidos, o Subrion oferece tudo que você precisa para um blog. Permite a criação de páginas e posts, e inclui um robusto editor de texto. A plataforma também oferece uma ferramenta de SEO nativa, e varias outras funcionalidades.

Um dos recursos mais atrativos do Subrion é o gerenciamento de assinaturas do seu site. Isso significa que você pode criar um blog privado, por exemplo, e pode monitorar seus ganhos pelo painel. Essa plataforma também suporta temas e templates, mesmo que sejam limitados se comparados ao WordPress.

Prós:

  • Permite a fácil criação de blogs e outros sites.
  • Torna simples o gerenciamento de assinaturas do seu site e monitoramento de ganhos.
  • Acesso a diversos plugins e temas.

Contras:

  • Não oferece tantos recursos quanto outras plataformas.

Conclusão

Se tudo ocorrer como esperado, você vai poder escolher o software que vai usar nos próximos anos. O que enfatiza a importância de escolher a plataforma que melhor se ajusta às suas necessidades. Somos grandes fãs do WordPress, mas existem outras plataformas tão boas quanto. Cada uma das plataformas mostradas se destaca para sites e usuários específicos.

Você tem alguma dúvida sobre como escolher a melhor plataforma para blog? Vamos conversar nos comentários logo abaixo!

José D

José é um jornalista com muita experiência em redação. Na Hostinger, ele foca em otimizar o SEO dos conteúdos e a deixar a experiência do usuário agradável ao lê-los.

2 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Gostaria de saber quais os sites mais indicados para criar blog de ARQUITETURA. E em português….
    Nao sou fera em internet, mídias sociais e etc e portanto procuro um site que seja relativamente fácil criar um blog.
    Sei que a tarefa nao e difícil mas sei tb que existem alguns sites com tanta informação que para o leigo complica ainda mais. Se alguém puder ajudar agradeço muito.

    • Oi, Mila

      Tudo bem?

      Realmente, com tantas informações é normal ficar perdido sem saber por onde começar.
      Eu separei este artigo e acredito que pode te ajudar nesse começo: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/estrutura-de-site-para-empresa/

      Falamos sobre as principais páginas e estrutura que se aplicam para todos os tipos de site, inclusive sites de arquitetura 😉

      Abraço e bom trabalho.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!