CSS HTML JavaScript

Melhorando o desempenho do site – Minify CSS, HTML e JavaScript

Antes de tudo, você sabe o que é Minify? Minify é um termo de programação que se refere a um processo de remoção de caracteres desnecessários para que o código seja executado. Minificando o código, acelera o carregamento da página e resulta em visitantes felizes. Em resumo, este processo irá remover caracteres de espaço em branco desnecessários, novos caracteres de linha, comentários e delimitadores de bloco do seu código. Esses tipos de caracteres são usados para fins de legibilidade e visual, mas eles não são necessários para o código executar corretamente. No resultado final, a minificação acelerará o download, a análise e o tempo de execução.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso FTP.

Passo 1 – Localizando arquivos CSS, HTML, JavaScript não-minificados.

Para esta etapa, recomendamos usar GTMetrix.  Analisamos um WordPress já criado e recebemos uma lista de arquivos que podem ser minificados.

minify css 1minify js 1

Passo 2 – Substituindo arquivos não-minificados

IMPORTANTE! Segurança sempre vem em primeiro lugar. Antes de fazer qualquer alteração adicional, certifique-se de executar um backup do seu site WordPress atual ou um backup dos arquivos separados que serão substituídos.

Opção 1. Substituição manual

O mais fantástico sobre o GTMetrix é que você pode ver imediatamente a versão otimizada de arquivos CSS, JS e HTML pressionando o botão Ver versão otimizada ao lado do nome do arquivo. Depois disso, o arquivo otimizado será baixado ou aberto no navegador. Usando qualquer cliente FTP, substitua os arquivos antigos pelo mesmo nome de arquivo que antes ou copie e substitua o próprio código.

Opção 2. Plug-ins do CMS

Os usuários do WordPress podem usar plugins como Better WordPress Minify ou W3 Total Cache para alcançar o mesmo objetivo. Você pode consultar este guia para obter instruções detalhadas sobre como instalar o W3 Total Cache plugin.

Opção 3. CloudFlare

CloudFlare – um serviço gratuito que acelera e protege o seu site por ser um proxy entre os visitantes e o servidor de hosts do site. Ele oferece proteção contra ataques DDoS e, o melhor de tudo, é gratuito. Uma das características que o plano livre inclui é uma ferramenta para minify CSS, HTML e JS. Você pode ativar a minificação de recursos através da seção Desempenho -> Auto-Minify:

cloudflare minify 1

cloudflare minify 2

IMPORTANTE! Não é recomendado usar o Auto Minify do CloudFlare se você já estiver usando um plugin de minificação, como o W3 Total Cache. Além disso, CloudFlare não minifica scripts de terceiros e links (Facebook, Twitter).

Passo 3 – Testando as alterações

Depois de substituir os arquivos/código com a versão minified, a última coisa a fazer é testar. Isso pode ser feito executando outra análise com o GTMetrix. Para comparação, aqui estão os resultados depois de substituir arquivos antigos com os minificado:

minify css 2minify js 2

Conclusão

Neste breve guia, aprendemos como melhorar o desempenho do seu site minificando CSS, JavaScript e HTML. Caso tenha alguma dúvida sobre esse tutorial, entre em contato conosco através dos comentários ou com a nossa equipe de suporte.

Fale-conosco

Guias relacionados:

Melhorar o desempenho do site: alavancando o cache do navegador

Melhorando o desempenho do site: compressão gzip

Melhorando o desempenho do site: exibindo imagens em escala

Melhorando o desempenho do site: Usando imagens Progressivas JPEG

Palavras-chave: CSS, JavaScript, HMTL, Minify, FTP.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!