Htaccess

Melhorando o desempenho do site – Compressão Gzip

Quando alguém entra em seu site, um pedido é enviado para o servidor para entregar o arquivo solicitado. Quanto maiores forem esses arquivos, mais tempo levará para carregar. Ao comprimir suas páginas da web e CSS antes de enviá-los para o navegador você irá reduzir significativamente o tempo de carregamento como os arquivos serão menores. Essa é a função do Gzip.

Em resumo, o gzip encontra cadeias semelhantes dentro de um arquivo de texto e substitui essas strings temporariamente, tornando assim o tamanho geral do arquivo menor. Compressão é realmente benéfico em um ambiente web, porque HTML e arquivos CSS usam um monte de texto repetido e espaços. No resultado final o gzip pode comprimir o tamanho das páginas e CSS em até 60-70%.

IMPORTANTE! Gzip acelera seu site, mas em troca ele usa mais CPU. Antes de ativá-lo, verifique se o uso da CPU é estável.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso ao arquivo .htaccess;
  • Acesso cPanel (opcional).

Etapa 1 – Ativando a compactação gzip

Você pode habilitar gzip em seu site usando mod_gzip ou mod_deflate. A compressão com mod_deflate geralmente é recomendada devido a um melhor algoritmo de conversão e o próprio módulo sendo compatível com versões mais elevadas do apache. Mais informações sobre os dois métodos podem ser encontradas neste artigo do Linux Journal.

Opção 1. Editar .htaccess

A compactação Gzip via mod_deflate (recomendado) pode ser ativada implementando o seguinte código no arquivo .htaccess (um guia sobre como localizar seu arquivo .htaccess pode ser encontrado aqui):

Se o seu servidor não suporta mod_deflate você pode tentar a alternativa mod_gzip:

Assim que as alterações forem salvas, a compactação gzip será ativada.

Opção 2. Plug-ins do CMS

Os usuários do WordPress podem ativar a compactação gzip instalando plugins como GZip Ninja Speed Compression.

Com o Joomla, você pode gzip seu site via Sytem -> Configuração Global -> Server. Você também pode ver nosso guia sobre desempenho Joomla aqui.

Opção 3. Gzip via cPanel

Se você tem uma licença cPanel, você pode habilitar o gzip para todos os sites sob sua conta de hospedagem de site usando a seção Otimizar Website. Um guia detalhado pode ser encontrado aqui.

Opção 4. Hospedagem de site baseada em Windows

Se você estiver usando um servidor Windows, poderá ativar a compactação HTTP para conteúdo estático e dinâmico usando a linha de comando:

Para obter mais informações, consulte o guia oficial da Microsoft.

Etapa 2 – Testando a Compressão Gzip

A compactação Gzip pode ser testada com várias ferramentas, como WebPageTest ou GTMetrix.

Aqui estão os resultados ANTES de adicionar compressão gzip:

gzip 1

Para comparação, aqui estão os resultados APÓS adicionar adicionando compressão gzip:

gzip 2

Conclusão

Neste guia, aprendemos como aumentar o desempenho de um site, habilitando mod_gzip ou mod_deflate compressão via .htaccess, CMS plug-ins, cPanel e Windows server.

Guias relacionados:

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!