HTML

Melhores Editores HTML em 2019

melhores editores html

Todos nós cometemos erros e isso também acontece enquanto estamos programando. Seja você iniciante no assunto ou um veterano experiente, cometer um erro no código pode trazer uma tremenda dor de cabeça. Assim como usamos diferentes tipos de ferramentas para nos ajudar com tarefas simples, como para verificar a ortografia de um texto, um editor HTML (Hyper Text Markup Language) não é diferente. Os editores de HTML têm muitos recursos e, durante esta leitura, vamos analisar e apresentar uma lista dos melhores editores HTML em 2019 para você usar.

O que é um Editor HTML?

Vamos fazer uma retrospectiva aqui. Um editor HTML é usado para escrever, criar a base de um site. E embora qualquer editor de texto possa fazer isso, não quer dizer que você precisa fazer isso sem ajuda extra. Adicionar funcionalidades, verificar erros, tudo pode ficar muito mais fácil na sua vida com um editor de texto intuitivo. Os fundamentos dos editores de HTML são sempre os mesmos, eles te ajudam a criar códigos destacando sintaxes, inserindo elementos e estruturas HTML comumente usadas, além da função “autocomplete”.

Textos baseados em editor HTML também podem ser traduzidos para outras línguas como CSS, XML or JavaScript. Mas como você sabe, nem tudo é idêntico. Alguns editores podem ser mais simples de usar enquanto outros podem apresentar mais recursos.

Quando você deve usar um editor HTML?

Para simplificar na resposta, sempre! Um editor de HTML é imprescindível para iniciantes e desenvolvedores mais avançados. Já mencionamos os recursos básicos dos editores de HTML, como destaque de sintaxe, inserção de elementos HTML comuns e função autocompletar. Tudo isso garante que seu código seja mantido de modo funcional e limpo sem muito esforço, tornando significativamente mais fácil focar no que você faz melhor – codificar.

Por exemplo, o editor irá notificá-lo caso você esqueça de colocar a tag final </ em um elemento de código. Portanto, você não deve se limitar por não usar algum tipo de editor de HTML.

Existem dois tipos de editores disponíveis, o WYSIWYG e os editores HTML textuais. Vamos começar falando sobre o primeiro tipo.

Textual HTML x Editores WYSIWYG

WYSIWYG

WYSIWYG é o acrônimo para What You See Is What You Get, que significa “o que você vê é o que você tem”. Esses editores fornecem uma interface de edição que mostra como o código é exibido em uma página da Web em funcionamento. Usando editores WYSIWYG não requer nenhum conhecimento HTML. Portanto, é muito mais fácil começar para um usuário inexperiente sem nenhuma experiência de codificação.

Editor HTML Textual

Como o nome indica, os editores HTML textuais são baseados em texto. Você precisa ter conhecimento em HTML ao usar esses tipos de editores. Os recursos incluem a abertura de arquivos – um único arquivo, um projeto inteiro ou vários projetos estão disponíveis universalmente para todos os editores. Ao usar um editor baseado em texto, não é possível ter uma visualização ao vivo do site.

Esse tipo de editor oferece mais liberdade e mais opções personalizadas. Usando um editor textual, você pode otimizar melhor as páginas da web para os mecanismos de pesquisa. Por exemplo, é possível criar uma página que siga as Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web (WCAG), para que as pessoas com deficiências possam visualizar sua página.

Melhores Editores HTML

Já que discutimos o que é um editor de HTML e quando usar um, podemos finalmente focar nos próprios editores e escolher o melhor editor de HTML.

Todos temos gostos diferentes. E, quando se trata de escolher uma plataforma para o nosso trabalho, onde provavelmente vamos gastar muito tempo, é importante escolher a plataforma que seja mais adequada para nós.

Cada editor possui os mesmos recursos básicos. No entanto, alguns fornecem mais representação visual do que outros, mais pacotes adicionais para instalar e assim por diante. Vamos começar a lista dos melhores editores de HTML!

  1. AtomEditor HTML Atom

    Atom é um editor HTML gratuito e de código aberto, desenvolvido pela equipe do GitHub lançado em 2014.

    Eles visam oferecer uma experiência premium ao editor, mantendo-o completamente livre. Além de flexibilidade para personalizar o software em si.

    Quanto ao slogan, eles se apresentam como o editor de texto mais “hackeável” do século XXI. Isso significa que os desenvolvedores podem contribuir para editar, sugerir, alterar e compartilhar o código-fonte do programa, além de criar seus próprios pacotes para melhorar o Atom.

    Vamos conferir os principais recursos do Atom.

    Principais Recursos

    • O Atom vem com 81 pacotes integrados e você pode adicionar até 7.500 pacotes adicionais instaláveis. Você também pode desenvolver seu próprio pacote.
    • Editor de texto de código aberto. Todo o editor Atom é um programa gratuito e de código aberto e está disponível no GitHub.
    • Atom suporta Teletipo. É um recurso importante se você quiser fazer uma colaboração com outros desenvolvedores em tempo real.
    • Suporta vários painéis. O Atom pode dividir a interface em muitas janelas para que você possa comparar e escrever o código lado a lado.

    Visão Geral do Design

    Atom oferece um design elegante com um visual nível premium.

    Por que os desenvolvedores amam o Atom

    • Customizável. O Atom é muito fácil de personalizar, facilitando na hora de ajustar a aparência da interface e adicionar outros recursos essenciais. Você também pode criar pacotes e temas conforme sua ideia. Ou simplesmente instale pacotes e temas pré-criados da comunidade.
    • Atom no Modo Dev. Você pode experimentar adicionando recursos ao sistema principal.
    • Integração ao Git and GitHub.
    • Edição multiplataforma. Atom funciona em todos os sistemas operacionais.

    Disponível para: Windows, OS X, e Linux (64-bit).

  2. Notepad++

    Editor HTML Notepad

    O Notepad++ foi desenvolvido para máquinas Windows e distribuído como software gratuito. Os usuários do Linux também podem usá-lo via Wine. Seu repositório também está disponível no GitHub. Como em outros projetos da comunidade, plugins de terceiros são suportados.

    O Notepad ++ diferencia-se pela sua simplicidade. Ele é super leve e existe até uma versão para celular, se você preferir. Aqui estão alguns destaques:

    Principais Recursos

    • Notepad++ tem interface simples, leve e rápida.
    • Ele suporta o ambiente de codificação em várias linguages, do ActionScript, CSS, ao Visual Basic.
    • 100% compatível com Windows, embora outros OS não sejam suportados (sem software adicional).

    Por que os desenvolvedores amam o Notepad++

    • É totalmente gratuito.
    • Extensível. Você pode adicionar plugins da comunidade ou criar seus próprios.
    • Customizável. Os desenvolvedores podem personalizar os recursos e as interfaces conforme suas preferências.

    Visão Geral do Design

    A interface do Notepad++ interface é minimalista, mas os desenvolvedores podem personalizar.

    Disponível para: Windows eLinux (via Wine)

  3. Sublime TextEditor HTML Sublime

    Sublime é um editor desenvolvido por uma companhia de Sydney, este software também se enquadra na categoria de freemium. Freemium quer dizer que você pode usar o Sublime de graça, mas você tem que comprar uma licença para usufruir dos recursos por completo.

    O Sublime oferece um suporte ótimo que garante que o programa seja constantemente atualizado. Os usuários podem adicionar plugins feito pela comunidade ou criar os seus próprios plugins. Nós acreditamos que a versão gratuita do Sublime é mais que adequada. Porém, se você acha que precisa de mais recursos, você pode adquirir a licença quando quiser.

    Principais Recursos

    • Sublime suporta Python API que permite que o plugin expanda sua funcionalidade padrão.
    • Edição simultânea. Você pode fazer alterações em diversas áreas selecionadas ao mesmo tempo.
    • Multiplataforma. O Sublime está disponível no Windows, OS X e Linux. Os desenvolvedores só precisam de uma licença para usar o Sublime em cada computador.

    Por que os desenvolvedores amam o Sublime Text

    • API e pacotes incríveis e poderosos. O Sublime fornece milhares de pacotes que estão disponíveis e são criados pela comunidade. Esses pacotes são de código aberto.
    • Dividir Edição. Os desenvolvedores podem usar múltiplos monitores e editar diferentes tipos de códigos simultaneamente.
    • Use o Anything. Esse recurso é útil para abrir os arquivos com alguns atalhos, para procurar símbolos, linhas ou palavras.

    Visão Geral do Design

    A interface do Sublime Text é excelente em termos de estética.

    Disponível para: Windows, OS X, e Linux (32/64 bit).

  4. Adobe Dreamweaver CCDreamweaver

    Adobre Dreamweaver foi desenvolvido e gerenciado pela gigante de tecnologia Adobe Inc, é uma ferramenta premium, poderosa e versátil. Ele serve tanto para o desenvolvimento de back-end e front-end. Como um software de código fechado, o Dreamweaver foi projetado para funcionar dentro do ecossistema da Adobe.

    A Adobe também oferece suporte, plugins e recursos para garantir que você codifique perfeitamente a qualquer momento.

    O Dreamweaver é um dos editores que suportam os tipos de editor textual e WYSIWYG. Então, você decide se quer codificar com uma apresentação visual em tempo real ou seguir o caminho clássico

    Principais Recursos

    • Dreamweaver permite escrever códigos em qualquer linguagem de programação.
    • Suporta editor textual e WYSIWYG.
    • Completamente integrado com o ecossistema Adobe.
    • Performance e suporte incríveis da Adobe Inc.

    Por que os desenvolvedores amam a Adobe Dreamweaver CC

    • Códificar e visualizar. Com isso, os desenvolvedores podem codificar e visualizar o produto final.
    • Confirmar a acessibilidade do código e da página. Este recurso pode facilitar que os desenvolvedores sigam o Diretório de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG).
    • Acesso para bibliotecas criativas. Acesso premium ao surpreendente arquivo da Adobe. Desde cores, palavras, gráficos, camadas, personagens e muito mais.

    Visão Geral do Design

    O Dreamweaver tem aquele visual premium de alta classe, com estética e design impressionantes. Afinal, é feito pela Adobe, uma empresa respeitada no setor criativo.

    Disponível para: Windows eOS X

Conclusão

Buscar ajuda para escrever código de maneira mais rápida e eficiente está se tornando uma necessidade. Agora mais do que nunca. Se você acabou de começar a codificar ou se é um veterano experiente, acreditamos que um editor de HTML pode se tornar o melhor amigo de qualquer pessoa.

Características à parte, escolher o melhor editor de HTML que combina com você pode ser uma tarefa difícil. Encorajamos você a experimentar diferentes editores e escolher um que se adapte melhor ao seu estilo e fluxo de trabalho.

Também gostaríamos de observar que, a menos que você precise de suporte 24/7 e gerencie o código de uma empresa muito grande, provavelmente um editor gratuito é o suficiente para você.

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

3 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*