10+ Melhores Plataformas de e-commerce Para Montar Sua Loja Virtual em 2024

Hoje em dia, ter um site de e-commerce é um dos elementos mais importantes para aumentar as suas vendas, seja qual for a sua área de atuação. Com a tendência de crescimento das vendas online em todo o mundo, empresas de qualquer porte e setor podem se beneficiar das vantagens de levar seus negócios para o mundo digital.

No entanto, é preciso considerar vários fatores para garantir que seu empreendimento online possa crescer e atingir os objetivos esperados. Um desses fatores é escolher a plataforma de e-commerce certa para seus negócios.

Com tantas opções disponíveis, encontrar a opção certa pode ser um desafio. É por isso que reunimos uma lista das 10+ melhores plataformas de comércio eletrônico para todos os tipos de empresas, necessidades e orçamentos. Assim, você pode iniciar um negócio online com mais segurança e propriedade.

Tutorial em Vídeo

Quais Recursos Você Deve Procurar Numa Plataforma de e-Commerce?

Ter um e-commerce é uma ótima maneira de ganhar dinheiro na internet. Com ele, você pode criar sua própria loja virtual e começar a vender produtos e serviços pela internet. Não importa se você vende assinaturas, produtos físicos ou até mesmo itens virtuais: tudo faz parte do processo de compra e venda em um comércio eletrônico.

Qualquer boa plataforma de e-commerce inclui recursos de gerenciamento de inventários, processamento de pagamentos e relatórios de vendas. Porém, isso é só a parte básica quando se fala de e-commerce. Abaixo estão algumas outras funcionalidades que você precisa se atentar quando estiver procurando a melhor plataforma para a sua loja virtual.

  • A possibilidade de definir categorias de produtos. Se você está vendendo mais de um tipo de item, você precisa deixar tudo organizado. Especialmente útil para lojas de roupas.
  • Opções de personalização das páginas de produto. É interessante que você possa criar páginas personalizadas para cada produto que estiver vendendo, contendo informações detalhadas. As páginas também precisam ser visualmente atraentes.
  • Funcionalidade de promoções e descontos. Os clientes simplesmente adoram promoções e elas são uma ótima maneira de fazer seu negócio bombar.
  • Suporte a vários tipos de pagamento. As pessoas gostam de usar seu método de pagamento de preferência. Então, oferecer várias opções é uma excelente ideia para conseguir agradar todos os seus clientes.
  • Dados, análises e relatórios. Quanto mais você conhece seus clientes, mais você consegue otimizar sua loja e aumentar as conversões.

Com isso em mente, é importante que você pesquise bem, encontre a melhor hospedagem para loja virtual e a plataforma de e-commerce que mais combina com o propósito do seu negócio. Pretendemos ajudá-lo com as 10+ opções listadas abaixo. Estude as principais características de cada uma delas e faça a sua escolha!

Dica

Quer uma opção mais simples e acessível para iniciar sua primeira loja online? Não deixe de conferir também o Criador de Sites da Hostinger com nosso exclusivo criador de logo, que está incluso em todos os nossos planos de hospedagem compartilhada e hospedagem de site cloud.

As 10+ Melhores Plataformas de e-commerce

Antes de começarmos, lembre-se que todas as plataformas de e-commerce listadas abaixo precisam de uma hospedagem de sites. Por isso, você precisa procurar por uma provedora de hospedagem, como a Hostinger, para fazer seu negócio online dar certo.

A boa notícia é que com uma hospedagem barata você já consegue dar o pontapé inicial no seu projeto online. Não dispense um servidor VPS caso queira um serviço com mais recursos e desempenho. 

Hositnger Prós e Contras. Confira o que os nossos clientes têm a dizer sobre os nossos serviços de hospedagem e domínios.

1. Criador de Sites da Hostinger – Opção de Arrastar e Soltar com IA

criador de sites da Hostinger

O criador de sites da Hostinger permite que você crie uma loja virtual de primeira qualidade com recursos de IA – e você ainda recebe um domínio gratuito para site por um ano se assinar o plano Premium ou superior.

Ele tem um construtor de páginas fácil de usar, que oferece tudo o que você precisa para criar o seu site. Com isso, você pode colocar o seu site no ar sem esforços.

Caso você enfrente algum problema, pode contar com um suporte ao cliente 24/7. São dezenas de templates para escolher, incluindo uma seção inteira destinada a lojas virtuais.

Prós

  • Criador de sites simples e fácil de usar;
    Equipe de suporte 24/7;
    Dezenas de templates disponíveis para seu site;
    Garantia de reembolso em até 30 dias.

Contras

  • Não possui versão gratuita

2. WooCommerce Um Ótimo Plugin de e-commerce para WordPress

página do woocommerce na biblioteca de plugins do wordpress

WooCommerce é uma solução de e-commerce de código aberto disponível como um plugin para WordPress. Ele é a plataforma de comércio eletrônico mais popular do mundo, usado por mais de 12% das lojas online do mundo. O plugin permite adicionar uma loja online ao seu site WordPress e gerenciá-la com facilidade.

O processo de configuração simples da plataforma a torna uma excelente escolha para iniciantes e usuários avançados. Depois de instalá-lo e ativá-lo, você pode controlar sua loja online diretamente do painel do WordPress. Vale notar que vários serviços de hospedagem oferecem planos específicos para a plataforma.

O WooCommerce oferece uma variedade de recursos de e-commerce, desde gerenciamento de estoque até processamento de pagamentos. Além disso, você pode expandir sua funcionalidade com centenas de extensões, que incluem gerenciamento de loja, remessas e ferramentas de marketing.

Para obter suporte do WooCommerce, você precisará enviar uma solicitação e a equipe responderá à sua pergunta por meio do chat ao vivo. Não há opções de suporte por telefone ou e-mail.

Leituras Sugeridas

Não sabe qual plataforma de e-commerce usar? Veja como o WooCommerce se compara a outras plataformas com os tutoriais abaixo:
WooCommerce x Shopify

Preços e Planos

O WooCommerce é gratuito para baixar e instalar. No entanto, você precisará de um domínio, um plano de hospedagem e um site WordPress.

Dica do Especialista

Os planos de hospedagem WooCommerce da Hostinger incluem certificado SSL gratuito, um domínio grátis e até 100 endereços de email profissionais.

Como observado acima, você precisará de um site hospedado num host WordPress para instalar o WooCommerce. Para isso, Se você usa o WordPress.com, o WooCommerce está incluído no plano e-commerce, que custa R$ 149 ao mês.

Vantagens

  • Ampla variedade de temas do WordPress – por ser integrado ao WordPress, o plugin é compatível com o enorme catálogo de temas do WordPress .
  • Recursos adicionais de e-commerce – adicione mais funcionalidades e recursos de comércio eletrônico à sua loja online instalando extensões WooCommerce e plugins WordPress .
  • Grande comunidade online – você terá a vantagem de uma grande comunidade para ajudar a resolver quaisquer problemas relacionados à sua loja online.

Desvantagens

  • Requer várias extensões – o WooCommerce não vem com muitos recursos por padrão, então você precisará adicioná-los manualmente.

Veredito

O WooCommerce é uma das melhores soluções de comércio eletrônico da nossa lista por sua versatilidade. Ao combiná-lo com extensões WooCommerce e plugins e temas WordPress, você terá uma flexibilidade incrível na construção de sua própria loja online.

3. PrestaShop – Uma Plataforma Avançada de Código Aberto

página do prestashop na web

O PrestaShop é uma plataforma de comércio eletrônico freemium de código aberto amplamente utilizada na Europa e na América Latina. Ele é gratuito para baixar – você só precisa adquirir um plano de hospedagem compatível com PrestaShop e instalar o software em sua conta de hospedagem. Inclusive, você pode começar seu projeto agora mesmo com a melhor hospedagem PrestaShop.

O PrestaShop vem com vários recursos, como um sistema de gerenciamento de produtos, vários processadores de pagamento e checkout personalizável. Ele também oferece opções de produtos personalizados, permitindo que os clientes façam o upload de imagens e ilustrações próprias para seus produtos.

Dica do Especialista

Leia nosso tutorial de PrestaShop para obter um guia completo sobre como aproveitar ao máximo essa plataforma de e-commerce.

Para adicionar mais funcionalidades à sua loja online, é possível aproveitar extensões que incluem recursos como integração com o Mailchimp e templates para diferentes tipos de lojas.

Um dos recursos exclusivos oferecidos pela plataforma é o PrestaShop Experts. Ele conecta comerciantes com agências e desenvolvedores confiáveis, cujos serviços podem ajudá-los a desenvolver e promover seus negócios online. Os comerciantes podem definir seus orçamentos para encontrar soluções dentro de uma faixa adequada.

Em relação ao suporte ao cliente, o PrestaShop possui documentação oficial e acesso à comunidade de usuários. A Central de Ajuda oferece suporte por meio de vídeos, um fórum da comunidade e cursos de treinamento.

Preços e planos

O software do PrestaShop é gratuito– você só precisa adquirir um plano de hospedagem e um domínio para usá-lo. No entanto, dependendo das necessidades do seu site, você pode ter que pagar por templatese módulos adicionais.

Vantagens

  • Gerenciamento avançado de produtos – crie facilmente categorias de produtos, defina uma quantidade mínima de compra e personalize notificações para produtos fora de estoque.
  • Produtos personalizáveis – os clientes podem selecionar variações de produtos e fazer upload de arquivos para personalização.
  • Muitas opções de checkout – crie um checkout de página única e simplifique o processo de criação de contas para diminuir as taxas de abandono do carrinho.

Desvantagens

  • Complementos gratuitos limitados – pode ser necessário instalar templates ou módulos pagos, aumentando os custos totais de configuração.
  • Taxa de câmbio manual – você precisará criar um cron job para ativar as atualizações automáticas da taxa de câmbio.
  • Suporte técnico limitado – a equipe de suporte técnico só pode ser contatada por e-mail.

Veredito

O PrestaShop é uma das melhores soluções de e-commerce para empresas que oferecem produtos personalizáveis. Ele é ótimo se você deseja ter uma loja online com gerenciamento avançado de produtos e várias opções de checkout.

4. Shopify – Um Construtor de Sites de e-commerce Completo

página do shopify na web

O Shopify é um criador de sites de e-commerce muito popular. Ele permite criar sua própria loja online em minutos, graças ao assistente de integração e ao construtor intuitivo baseado em gestos de arrastar e soltar.

Classificado como um software como serviço (SaaS), o Shopify também é uma ótima opção se você planeja lançar um negócio de dropshipping .

Com seu aplicativo de dropshipping, o Oberlo, é possível adquirir produtos de fornecedores do AliExpress, importar itens para suas lojas Shopify, editar listagens e fazer pedidos em massa ou individualmente.

Em termos de personalização, Shopify vem com templates prontos, para que os usuários não precisem criar um site do zero.

Além disso, o Shopify é compatível com mais de 100 soluções de pagamento. No entanto, ele cobra taxas de transação adicionais para sistemas de terceiros, variando de 0,5% a 2% por transação, dependendo do plano.

Leituras Sugeridas

O Shopify é uma ótima plataforma, mas antes de tomar uma decisão, descubra como ela se compara a outros criadores de sites dedicados a e-commerce:
PrestaShop x Shopify
Shopify

Preços e planos

O Shopify tem três planos – o Basic por US$ 19/mês , o Shopify por US$ 52/mês e o Advanced por US$ 399/mês . A plataforma também oferece uma avaliação gratuita de 14 dias, permitindo que os usuários testem seus serviços antes de se comprometer com um plano.

O plano Basic inclui opções de cartões-presente, taxas de remessa em tempo real, largura de banda ilimitada e produtos ilimitados para vender online. Planos mais caros incluem relatórios de análise, contas de equipe adicionais e mais locais de estoque.

Vantagens

  • Suporte dedicado ao cliente – fornece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de vários canais, incluindo telefone e chat ao vivo.
  • Recuperação de carrinho abandonado – esse recurso é útil para gerar conversões e está disponível em todos os planos.
  • Análise de fraude – evite estornos identificando transações fraudulentas.

Desvantagens

  • Taxas de transação adicionais – aplicam-se se você usar sistemas de pagamento de terceiros e aceitar pagamentos com cartão. As taxas variam de acordo com o seu plano da Shopify.
  • Poucos templates gratuitos – a loja de temas da Shopify tem um número limitado de templates gratuitos. No entanto, temas de terceiros estão disponíveis no ThemeForest .

Veredito

O Shopify é uma excelente opção para pequenas e médias empresas que procuram uma solução de e-commerce para vender online. Ele é fácil de usar, vem com um bom número de templates e muitas integrações com serviços de terceiros.

5. Magento – Uma Plataforma Cheia de Recursos Para Empresas de Médio a Grande Porte

página do magento na web

O Magento é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) focado em e-commerce, adequado para a criação de lojas online de médio a grande porte.

A plataforma oferece duas soluções – o Magento Open Source e o Adobe Commerce, sendo que o último é um software hospedado.

O Magento Open Source, por sua vez, oferece vários templates prontos por meio de seu marketplace e sites de terceiros como o ThemeForest .

Os usuários podem salvar suas páginas e templates de conteúdo para reutilizá-los em outros sites. Além disso, o Magento tem um ambiente de preparação de conteúdo para que você possa ajustar o design do seu site de maneira isolada, evitando que seu site fique fora do ar.

O Magento oferece suporte a vendas de produtos digitais, como associações, assinaturas e serviços. Para adicionar funcionalidades extras ao seu site, como temas, ferramentas de análise e métodos de pagamento, é possível comprar plugins e extensões no Magento Marketplace.

Como o Magento é uma plataforma de código aberto, usuários experientes podem editar ou adicionar código personalizado conforme necessário. Por isso, ele é uma das melhores plataformas de e-commerce para quem procura uma loja online bastante personalizável e poderosa.

Em termos de suporte, o Magento possui uma grande comunidade com muitos desenvolvedores que podem ajudar em questões técnicas. Tenha em mente que alguns podem cobrar uma taxa por sua assistência.

Preços e planos

O Magento Open Source é gratuito para baixar e usar. Suas únicas despesas serão um serviço de hospedagem, um nome de domínio e um certificado SSL. Dependendo da hospedagem, pode ser necessário instalar o Magento manualmente .

Você também pode comprar um tema e várias extensões para melhorar o desempenho de sua loja. Embora existam muitas extensões gratuitas disponíveis, quem precisar de soluções mais elaboradas pode adquirir plugins premium por valores a partir de cerca de US$ 25.

Por outro lado, o Adobe Commerce é uma plataforma paga de comércio eletrônico hospedada na nuvem que atende a empresas de grande porte. Para obter uma cotação, entre em contato com a equipe de vendas da Adobe.

Vantagens

  • Ambiente de preparação – atualize seu site Magento com segurança e evite possíveis perdas devido ao tempo de inatividade.
  • Personalização do cliente – melhore a experiência de compra dos clientes, fornecendo recomendações personalizadas de produtos.
  • Ampla variedade de sistemas de pagamento – há mais de 300 sistemas de pagamento para escolher no marketplace do Magento.

Desvantagens

  • Suporte limitado ao cliente – o suporte direto só está disponível se você tiver uma conta Adobe Commerce. Os usuários da plataforma de código aberto só terão suport através da documentação oficial e nos fóruns da comunidade do Magento.
  • Curva de aprendizado acentuada – para iniciantes, a plataforma pode ser complicada de navegar e configurar.

Veredito

O Magento é uma das melhores soluções de e-commerce para quem privilegia recursos avançados. No entanto, você precisará de alguma experiência ou da ajuda de um desenvolvedor para montar uma loja online completa.

6. OpenCart – O Melhor para Vendas Internacionais

página do opencart na web

O OpenCart é um software de e-commerce auto-hospedado de código aberto. Ele possui muitas ferramentas, como um painel intuitivo que fornece todas as informações necessárias para ficar por dentro do desempenho da sua loja. Entre as informações que você pode acessar estão o volume total de pedidos e a análise de vendas.

Em termos de personalização, o OpenCart utiliza um sistema modular. Ele não é tão intuitivo quanto os construtores de sites baseados em arrastar e soltar, mas é simples o suficiente para permitir que usuários iniciantes criem sua loja online facilmente.

O que torna o OpenCart uma excelente escolha em comparação com outras soluções auto-hospedadas são seus recursos integrados. Ele vem com um administrador de múltiplas lojas, produtos ilimitados, filtragem de produtos e uma ferramenta de análise de marketing. Em outras soluções populares de e-commerce, essas ferramentas geralmente estão disponíveis apenas por meio de extensões.

O recurso de múltiplas lojas permite que você gerencie várias lojas a partir da mesma interface. Os administradores podem escolher um tema diferente para cada loja, localizar as configurações da loja e definir preços de produtos diferentes.

O OpenCart também possui um sistema de afiliados integrado e permite definir taxas diferentes para cada parceiro afiliado. Ele vem com 36 métodos de pagamento, que incluem PayPal, transferências bancárias e cheques.

Preços e planos

O OpenCart não tem taxas mensais e o download do software é gratuito – você só precisará de um plano de hospedagem e um domínio para começar.

Os usuários também podem escolher entre várias extensões gratuitas e pagas do marketplace para aprimorar sua loja online. As extensões premium partem de US$ 20.

Vantagens

  • Checkout simplificado – oferece uma opção para os visitantes do site finalizarem suas compras sem criar uma conta.
  • Recursos avançados embutidos – existem vários recursos integrados, portanto, os usuários não precisam adicionar muitas extensões.
  • Várias moedas e suporte a idiomas – perfeito para atrair um público global.

Desvantagens

  • Não tem um construtor de sites de arrastar e soltar – a única opção para personalizar o design da sua loja envolve o uso do sistema de módulos do OpenCart.
  • Sem recursos de SEO integrados – para otimizar sua loja online para mecanismos de pesquisa, você precisa utilizar extensões.

Veredito

Com muitos recursos avançados, o OpenCart é uma solução de comércio eletrônico eficaz para empresas de médio a grande porte. Seus recursos integrados de várias moedas e vários idiomas o tornam uma excelente opção para vendas internacionais.

7. AbanteCart – Ideal Para Iniciantes

página do abantecart na web

AbanteCart é uma plataforma de comércio eletrônico de código aberto. Ele é uma boa opção para quem não tem muitos conhecimentos técnicos, pois oferece uma interface amigável para iniciantes com ferramentas completas.

Alguns recursos notáveis incluem gerenciamento de múltiplas lojas, painel do cliente e personalização de produtos.

O painel do cliente é um dos recursos mais exclusivos do AbanteCart. Ele permite que os usuários vejam o status e o histórico de seus pedidos, além de acessar seus produtos digitais adquiridos. Também é possível adicionar mais funcionalidades aos painéis de seus clientes por meio de extensões disponíveis no marketplace Abantecart.

Adicionar produtos ao AbanteCart é um processo de duas etapas que leva apenas alguns minutos – a plataforma fornece dicas para ajudá-lo em cada uma delas. A plataforma também permite incorporar produtos em um site ou blog existente, o que é excelente para atrair mais clientes e gerar vendas.

Além disso, o marketplace AbanteCart oferece ferramentas para processamento de pagamentos e logins sociais. Também existem temas, mas seus designs estão bastante desatualizados em comparação com a maioria das outras plataformas aqui analisadas.

Preços e planos

O AbanteCart é uma das melhores plataformas gratuitas de comércio eletrônico desta lista. Você só precisa de um plano de hospedagem adequado e um domínio para usá-lo.

Embora alguns dos temas e extensões do mercado AbanteCart sejam gratuitos, as opções premium custam a partir de US$ 10 .

Vantagens

  • Fácil gerenciamento de produtos – adicione novos produtos à sua loja seguindo algumas etapas simples. Vários manuais do usuário estão disponíveis para ajudá-lo a começar.
  • Incorporação de produtos – incorpore produtos em um site ou blog existente para gerar mais vendas.
  • Painel do cliente – os compradores podem acessar um painel completo para gerenciar suas contas, pedidos e produtos digitais.

Desvantagens

  • Suporte ao cliente limitado – o suporte ao cliente está disponível como um serviço premium. Os usuários precisam se apoiar na documentação existente existente ou entrar em contato com outros usuários por meio do fórum da comunidade para obter ajuda.
  • Temas desatualizados – os temas disponíveis parecem ultrapassados em comparação com outras plataformas, o que significa que você poderá ter que personalizá-los profundamente.

Veredito

Com uma interface amigável e muitos recursos excelentes, o AbanteCart é uma boa opção para iniciantes e proprietários de pequenas empresas que procuram uma solução gratuita de e-commerce.

8. osCommerce – Muitos Complementos Gratuitos

página do oscommerce na web

osCommerce é um software de comércio eletrônico gratuito que você pode baixar e instalar em sua plataforma de hospedagem. Ele é muito fácil de configurar – você não precisa de nenhuma experiência para construir a sua loja online.

Em comparação com a maioria das plataformas nesta lista, o site de demonstração do osCommerce e os temas disponíveis parecem bastante desatualizados. No entanto, o software oferecemuitas opções de personalização, permitindo que você crie uma loja com aparência mais moderna.

O osCommerce possui um fórum de comunidade grande e ativo, com mais de 300.000 membros. Portanto, há muitos usuários aos quais você pode pedir ajuda. A plataforma também possui um grande repositório de documentação para ajudá-lo a configurar sua loja.

Preços e planos

O osCommerce é gratuito para baixar e usar – basta ter um plano de hospedagem e um domínio.

Se você quiser usar o serviço de hospedagem do osCommerce, os valores começam em US$ 4,99/mês . Todos os planos incluem um certificado SSL gratuito, acesso FTP e servidores otimizados para e-commerce. O plano mais acessível oferece cerca de 10 pedidos e até 500 visitas por dia.

Vantagens

  • Complementos gratuitos – existem várias extensões gratuitas para download.
  • Solução versátil – os vendedores têm a liberdade de usar o osCommerce gratuitamente, hospedando suas próprias lojas online, ou optando pela solução hospedada.

Desvantagens

  • Aparência desatualizada – os temas padrão do osCommerce estão desatualizados. No entanto, eles funcionam bem e você pode ajustá-los para que se adequem melhor à sua marca.
  • Pouco escalonável– faltam alguns recursos para dar suporte a empresas de grande porte.

Veredito

O osCommerce permite que seus usuários configurem uma loja online bastante personalizável graças ao seu catálogo de complementos gratuitos. A plataforma também possui uma comunidade grande e ativa para ajudá-lo a resolver quaisquer problemas durante o processo de desenvolvimento e manutenção do site.

9. CubeCart – Para Quem Procura Simplicidade

página do cubecart na web

Software de código aberto, o CubeCart é uma excelente opção de e-commerce para quem procura ferramentas simples e fáceis de usar.

Comparado com a maioria das outras plataformas aqui listadas, o painel do CubeCart parece bastante simples, mas oferece todos os recursos necessários para administrar uma loja bem-sucedida, desde o gerenciamento de produtos até o rastreamento de vendas.

Ele possui uma função nativa de newsletter, que é uma excelente maneira de manter os clientes informados sobre seus produtos e promoções. Este é um ponto positivo notável, considerando que a maioria das plataformas de e-commerce requer extensões para esse tipo de recurso.

O CubeCart também oferece seus próprios plugins e temas. Não há muitas opções disponíveis, mas algumas extensões notáveis incluem plugins para programa de fidelidade e sistemas de pagamento de terceiros, como PayPal e Stripe.

Preços e planos

O CubeCart tem soluções auto-hospedadas e hospedadas.

O download do software em si é gratuito: você só terá que pagar por um serviço de hospedagem na web e um domínio. A plataforma recomenda instalá-lo em uma hospedagem Linux.

Por outro lado, a opção de e-commerce hospedado é oferecida em três planos diferentes. O plano Unmanaged custa US$ 33/mês e inclui suporte básico ao cliente via chat e email.

Os outros dois planos, Managed e Managed+, custam US$ 53/mês e US$ 79/mês, respectivamente. Eles vêm com suporte adicional ao cliente, incluindo assistência para transferir a sua loja de uma outra hospedagem, ajustes de código e gerenciamento de extensões.

Vantagens

  • Excelente atendimento ao cliente – O CubeCart oferece suporte via chat e email em todos os planos hospedados.
  • Muitos recursos – ele vem com muitos recursos nativos úteis, minimizando o tempo necessário para localizar e gerenciar extensões que expandam a funcionalidade do site.

Desvantagens

  • Biblioteca de extensões limitada – não há muitas opções disponíveis em comparação com outras plataformas de e-commerce.

Veredito

O CubeCart é uma das melhores plataformas de e-commerce para quem prioriza a facilidade de uso, pois vem com muitos recursos nativos para administrar uma loja online funcional.

10. Joomla – Controle e Flexibilidade Completos

página do joomla na web

Joomla é um CMS de código aberto e uma das melhores alternativas ao WordPress. No entanto, ele não é uma plataforma de comércio eletrônico dedicada: você terá que instalar uma extensão para adicionar a funcionalidade de loja virtual ao seu site, assim como é necessário instalar o WooCommerce em um site WordPress.

O Joomla fornece várias extensões de e-commerce para seus usuários. Uma das mais conhecidas é a extensão freemium J2Store. Ela é fácil de instalar e oferece muita documentação para ajudá-lo a navegar no processo de configuração.

Os recursos do J2Store incluem gerenciamento de produtos, templates e gerenciamento de pedidos. O plugin também possui uma extensão para permitir vários tipos de transações, como assinaturas, reservas de passagens e pagamentos parciais.

Isso torna o J2Store uma solução flexível, que se adapta a diferentes tipos de segmentos, produtos e serviços. Além disso, existem mais de 70 plugins de pagamento, gratuitos e premium, cobrindo sistemas populares como PayPal, Stripe e Authorize.net.

Comparado ao WordPress, o Joomla tem uma curva de aprendizado mais acentuada. No entanto, a plataforma fornece vários fóruns e tutoriais para ajudar os iniciantes a criar uma loja virtual que atenda às suas necessidades.

Preços e planos

O software do Joomla é gratuito, mas você precisará adquirir hospedagem e domínio para usá-lo. A Hostinger oferece planos de hospedagem otimizados para Joomla, que já incluem um certificado SSL gratuito e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Enquanto isso, a extensão J2Store está disponível nas versões gratuita e profissional. A versão Pro começa em US$ 79 por seis meses e inclui recursos como cupons, templates de e-mail e de fatura. Você também recebe o plugin do PayPal gratuitamente.

Vantagens

  • Múltiplas opções de e-commerce – muitos complementos e plugins estão disponíveis para habilitar a funcionalidade de comércio eletrônico em sites Joomla.
  • Grande flexibilidade – assim como o WordPress, o Joomla oferece excelente flexibilidade para personalizar o site ao seu gosto.
  • Vários tipos de produtos – o plugin J2Store oferece suporte a produtos físicos, downloads digitais, assinaturas e reservas de ingressos.

Desvantagens

  • Extensões gratuitas limitadas – apenas algumas extensões gratuitas estão disponíveis no J2Store.
  • Não possui ferramenta de e-commerce nativa – recursos como ferramentas de análise, recuperação de carrinho abandonado e ferramentas de marketing não estão disponíveis por padrão, então você terá que obter extensões.

Veredito

O Joomla é uma ótima alternativa ao WordPress, oferecendo flexibilidade semelhante para criar uma loja online.

Ele vem com uma comunidade ativa e muita documentação. No entanto, como não é uma plataforma de e-commerce dedicada, você precisará instalar plugins, como o J2Store, para iniciar sua loja virtual.

Por não ser tão fácil de usar quanto outras plataformas desta lista, o Joomla é mais adequado para usuários avançados ou aqueles que desejam dedicar algum tempo para dominá-lo.

11. BigCommerce – Melhor Solução de e-commerce para Grandes Empresas

página do bigcommerce na web

O BigCommerce é um construtor de sites de e-commerce pensado para empresas de médio a grande porte, como B2B ou atacadistas.

Um de seus recursos de destaque é o Channel Manager, para venda multicanal. Com essa ferramenta, os proprietários podem conectar suas lojas a diferentes marketplaces, mantendo o gerenciamento de estoque em um só lugar.

Por exemplo, é possível listar produtos na Amazon, no Google Shopping e no Facebook, expandindo seu alcance para um público mais amplo. O BigCommerce importa automaticamente as informações dos produtos e sincroniza quaisquer alterações feitas em todos os canais conectados.

A plataforma também possui um recurso de segmentação de clientes, para categorizar grupos de consumidores com base em seu histórico e hábitos de compra. Ele permite que você forneça uma experiência de compra personalizada, oferecendo recomendações e promoções de itens específicos.

Como o BigCommerce visa principalmente grandes empresas, algumas de suas configurações são bastante avançadas. Isso inclui configurações automatizadas de impostos sobre vendas e remessa.

Outro aspecto a ser observado é que o BigCommerce suporta e-commerce headless. Isso significa que você pode usar a plataforma para gerenciar a funcionalidade de sua loja online, enquanto o conteúdo e os recursos visuais são gerenciados por meio de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Preços e planos

O BigCommerce oferece três planos principais, variando entre US$ 29,95/mês a US$ 299,95/mês. Além disso, a plataforma tem o plano Enterprise, disponível por um preço calculado de acordo com as necessidades do negócio e volume de vendas.

Vantagens

  • Vendas multicanal – gerencie seu estoque em um só lugar, mesmo ao vender em várias plataformas.
  • Contas de equipe ilimitadas – defina permissões específicas para que cada membro da equipe possa acessar apenas determinadas tarefas.
  • Sem taxas de transação – sem taxas adicionais para usar sistemas de pagamento de terceiros.

Desvantagens

  • Limite anual de vendas – você precisará atualizar seu plano se exceder o limite. Alternativamente, a plataforma cobrará uma taxa extra se você já estiver usando o plano não personalizado mais alto.
  • Curva de aprendizado íngreme – as ferramentas avançadas podem não ser adequadas para iniciantes.

Veredito

O BigCommerce é um ótimo criador de lojas online para empresas de grande porte, graças a recursos como ferramentas de análise avançada e gerenciamento de pedidos em massa.

Conclusão

Não existe uma solução única quando se trata de escolher a plataforma de e-commerce certa para sua loja online. Por esse motivo, selecionamos as cinco melhores soluções de comércio eletrônico com base em diferentes categorias:

  • WooCommerce – mais flexível. Esse plugin do WordPress é uma das soluções de e-commerce mais populares do mundo. Ele é altamente personalizável, fácil de configurar e adequado para qualquer tipo de loja online.
  • Shopify – melhor para pequenas empresas. Tem recursos amigáveis para iniciantes e integrações com serviços de terceiros que facilitam a criação de uma loja online.
  • BigCommerce – melhor para empresas de médio a grande porte. Permite que você venda em vários canais, oferece um plano empresarial personalizável e oferece suporte a e-commerce headless.
  • Magento – mais recursos. Oferece ambientes de preparação para reduzir o tempo de inatividade da sua loja, uma experiência de compra personalizada, baseada em inteligência articial, e várias extensões.

Agora que você conhece os prós e os contras das 10+ melhores plataformas de e-commerce, é hora de fazer sua escolha e começar a criar sua loja virtual. Boas vendas!

Melhores Plataformas de e-commerce: Perguntas Frequentes

Por Que Usar Uma Plataforma de e-commerce?

Usar uma plataforma de e-commerce permite que você acesse recursos projetados especificamente para otimizar os processos de vendas online. Isso libera seu tempo para se concentrar em outras tarefas importantes, como melhorar a qualidade do produto e manter um bom relacionamento com o cliente.

Quais São as Opções de Plataformas de e-commerce?

Existem dois tipos principais de plataformas de e-commerce: as de código aberto e as do tipo software como serviço (SaaS). O primeiro geralmente é gratuito e mais adequado para usuários que procuram controle e personalização, enquanto o segundo é uma solução completa, ideal para quem procura conveniência e facilidade de uso.

Qual a Melhor Plataforma Para e-commerce?

A melhor plataforma de e-commerce depende do tamanho e da complexidade da sua loja online. Algumas das plataformas de comércio eletrônico mais populares incluem WooCommerce, PrestaShop, Shopify e BigCommerce.

Qual é a Plataforma de e-commerce Mais Rápida

Medindo a velocidade de carregamento da página, o Shopify tende a ser a plataforma mais rápida. Magento e PrestaShop também são plataformas relativamente rápidas, enquanto a velocidade de uma loja WooCommerce depende da qualidade de seu provedor de hospedagem.

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.