Artigos CMS WordPress

O que é CMS e qual a sua relevância

Drago está avaliando qual CMS é mais apropriado para seu negócio

CMS, ou Content Management System, é um aglomerado de funções e ferramentas que são utilizadas para deixar mais fácil a criação de um site. Embora o nome lembre uma única ferramenta, existem diversos tipos de CMS que você pode utilizar como plataforma na hora de criar seu site.

Utilizando uma plataforma CMS, você pode editar, criar, modificar, alterar, fazer o que quiser e deixar o seu site da melhor maneira possível. Um dos CMS mais conhecido do mundo é o WordPress, desenvolvido na linguagem PHP. Por ser uma plataforma de fácil manuseio, iniciantes, intermediários e até pessoas avançadas utilizam o WordPress para criar algum site.

Outras duas plataformas interessantes e que também são usadas por grande parte da população, são o Joomla e o Drupal. Esses, suprem a necessidade de um site mais complexo. Os três são gratuitos e as empresas de hospedagem de sites facilitam a instalação em alguns planos.

Por que é importante utilizar um CMS?

Antes da criação dos Content Management Systems, as únicas pessoas que “podiam” criar um site, eram aquelas com conhecimento avançado em programação, pois não tinha uma receita de como criar um site ou programá-lo.

Digamos que você queira fazer uma casa, mas ela já está construída, com um quintal, paredes, telhado, a casa inteira. A única coisa que você precisa fazer é decorar o interior, comprar os itens da casa e montá-la. O CMS é como se fosse essa casa alugada, onde você somente precisaria pensar em como decorar (montar o site), dentro dessa “terreno”, que é a plataforma CMS.

Sem essa casa alugada, você teria que construir tudo, do zero. Isso seria a vida sem um CMS. Você precisaria de um conhecimento avançado em programação. E com a criação desses CMS, a porta para criação de sites está aberta para qualquer pessoa com acesso a um computador.

Drago está confuso em qual CMS usar: Joomla, WordPress ou Drupal?

Qual CMS escolher para montar o seu site

Depois de você já ter registrado o seu domínio e escolhido a hospedagem, chegou a hora de montar um site. Mas qual plataforma escolher para montá-lo? Depende de qual tipo de site deseja montar. Quer um site institucional? Um dinâmico? Um portal? Ou quem sabe até mesmo um blog pessoal?

Para todos esses tipos você pode usar uma plataforma diferente, afinal, são diversos CMS que existem no mundo. Mas existem três que se destacam da maioria, que são: WordPress, Joomla e Drupal.

Dos três citados, o mais utilizado é o WordPress. Aliás, o WordPress é a plataforma CMS mais utilizada do mundo para criação de sites. Isso porque o sistema utilizado é de fácil manuseamento e edição. É a plataforma que possui mais templates e plugins disponíveis. Um ponto que conta muito em favor do WordPress é ter uma comunidade muito ativa. Ou seja, sempre que você tiver dúvida com qualquer coisa, o público mais “expert” na área te ajuda em questão de minutos. Isso sem contar que você pode deixar o site online em questão de minutos.

A plataforma era mais utilizada por pessoas que queriam construir um blog pessoal. Porém, tendo diversos temas e plugins de diversas funcionalidades, empreendedores que desejam criar um site e-commerce, sites institucionais, dinâmicos, portais e one-page também utilizam deste poderoso CMS.

Porém, quando o site precisa ser, digamos, muito mais avançado ou com alguns recursos mais complexos, o Joomla pode ser a solução. Ele é um pouco mais avançado que o WordPress, pois mantém a facilidade em editar o site, porém, contém recursos mais avançados.

Com uma comunidade também ativa, o Joomla é para aqueles que desejam criar um site voltados para e-commerce, pois possui recursos voltados para tal criação.

Os dois CMS são úteis e possuem uma infinidade de plugins. Além disso, em se tratando de SEO, ambos têm recursos suficientes para configurar o site.

Extensões para SEO utilizando o Joomla:

SEOBOSS: Essa extensão serve para gerar meta-tags automaticamente, além de ter integração com o Google Analytcs. Essa extensão também consegue analisar os meta-tags de outras páginas.

SH404SEF: Já essa extensão é voltada para a segurança, também um ponto extremamente importante para SEO. Ela ajuda seu site contra visitantes mal intencionados e malwares visando prejudicar o seu site. Além de auxiliar na proteção contra floods e spams.

Extensões para SEO utilizando WordPress:

WordPress SEO by Yoast: Essa ferramenta é o oásis dos plugins para WordPress. Ela serve como editor de arquivo, editor em massa, que serve para que você altere títulos e descrições de posts e páginas do seu site, sem precisar abri-los um por um para editar; importar configurações de outros plugins e exportar para reutilizar essas configurações dentro do seu site; além de ajudar na colocação de palavras-chave dentro dos seus posts. Ou seja, um plugin realmente indispensável

Drago está aprendendo a importância do SEO nos tipos de CMS

SEO Friendly Images: Esse plugin serve para otimizar as imagens que você colocar no seu site para SEO.

404 Simple Redirect: Já este plugin serve para você redirecionar todos os erros 404 que acontecerem dentro do seu site.

Já deu para ver que esses dois Content Management Systems são excelentes e cada um possui diversos funcionalidades. Mas se você já se considera um expert em programação e quer uma plataforma, digamos, mais avançada, você pode escolher o Drupal.

Pensei no WordPress como uma plataforma para iniciantes, o Joomla para intermediários e o Drupal para avançados. Não se engane, pois o WordPress e o Joomla podem ser usados para qualquer situação, porém o Drupal é o que exige mais conhecimento técnico.

Sendo uma plataforma open-source e permite várias alterações back-end, o Drupal exige conhecimento em HTML, PHP e outras técnicas de programação. O drupal também possui uma comunidade ativa para trocas de informações e dúvidas. Dos três, é a plataforma mais antiga e é um CMS mais flexível. Ele permite mais modificações e pode ser usado para projetos simples até sites de grande complexidade.

Um dos diversos plugins encontrados no Drupal é o Pathauto, que serve para automatizar as URLS das páginas do seu site de acordo com a sua preferência para ajudar no SEO.

Comparativo entre os Content Management Systems

Os três podem ser adquiridos gratuitamente, porém, o WordPress leva vantagem em alguns pontos. Possui mais temas, plugins, demora menos tempo para instalar e, principalmente, não exige conhecimento técnico. Além de ser uma plataforma coringa, onde pode ser usado tanto para blog, como para e-commerce, sites institucionais e sites one-page.

Existem alguns serviços de hospedagem de sites em que o WordPress já vem configurado, a Hostinger possui um plano com essa especificação. Você só precisa escolher o tema e os plugins que deseja utilizar em seu site e pronto, já pode começar a trabalhar.

Como ganhar dinheiro utilizando as plataformas CMS (trabalho profissional)

Você pode ganhar dinheiro na internet utilizando essas plataformas como ferramenta de trabalho. Você pode ser um programador freelancer, onde oferece os serviços de criação de sites para clientes que não possuem nenhum conhecimento técnico para criá-los ou não conhecem os plugins necessários para instalar na plataforma.

E você, com conhecimento técnico, pode montar um site nas plataformas WordPress, Joomla ou Drupal. Ou se preferir pode escolher outro CMS. Existem muitos programadores freelancers que oferecem esse serviço na internet e cobram um determinado preço.

Além de programadores, existem também as grandes empresas de hospedagem de sites que oferecem a hospedagem pré configurada com a plataforma.

Drago usa as ferramentas certas de CMS para ganhar dinheiro na internet com seu projeto

Conclusão

Viu como as plataformas de criação de sites são muito importantes? Sem elas, você necessitaria de um conhecimento muito técnico para poder criar um site. Com o auxílio dos CMS’s, você monta um site em poucos minutos e sem incomodação.

A única preocupação que você precisa ter, são as instalações de plugins, mas isso é simples. Basta entrar nos fóruns voltados para cada plataforma e checar as melhores extensões para o seu site.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]