novembro 17, 2020
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Carlos E.
A Black Friday é um evento de compras que acontece no dia seguinte às Ações de Graças dos Estados Unidos, e marca o início não oficial da temporada de promoções de Natal.
Todos os anos, empresas e varejistas oferecem descontos e ofertas especiais para a Black Friday, com o objetivo de atrair clientes tanto para as suas lojas físicas quanto para as virtuais.
O termo Black Friday se originou nos Estados Unidos, mas o acontecimento rapidamente se tornou um evento global, além de ser a época mais lucrativa do ano para muitas empresas.
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Ninguém sabe realmente a verdadeira origem da Black Friday, mas existem algumas teorias que tentam explicar como essa tradição se tornou o frenesi de compras pela qual é conhecida hoje.
Uma teoria popular sugere que a frase Black Friday foi usada pela polícia na Filadélfia durante os anos 1950 para descrever o dia após as vendas do feriado de Ação de Graças. Isso porque essa data costuma ter grandes engarrafamentos por causa das multidões nas ruas. O resultado disso era que os policiais precisavam trabalhar dias mais longos durante o fim de semana.
Atualmente, a Black Friday costuma durar mais do que apenas um dia. Muitos negócios de comércio local começam a oferecer preços com desconto no Dia de Ação de Graças ou até alguns dias antes, para atrair visitantes com bastante antecedência.
Alguns varejistas online também tendem a lançar suas campanhas no começo de novembro, criando um evento de Black Friday e múltiplos dias para atrair mais clientes.
Em 2019, o evento trouxe incríveis US$ 142,5 bilhões para sites de varejo, US$ 20 bilhões a mais do que no ano anterior.
A Cyber Monday é um evento de compras online diferente, que também acontece durante a temporada de festas de fim de ano. Ela se passa na semana seguinte à da Black Friday, e geralmente dura apenas 24 horas.
Contudo, a diferença entre Black Friday e Cyber Monday mal existe hoje em dia, já que muitas empresas começam a oferecer descontos durante a Black Friday e terminam logo após a Cyber Monday.
Como a pandemia atual se tornou um desafio significativo para quase todos os tipos de empresa neste ano, o eCommerce vai se tornar um ponto central para os clientes que querem encontrar as melhores promoções de Black Friday. Afinal, grandes redes de varejo como Best Buy e Target estarão fechadas no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Se você está considerando participar na Black Friday deste ano, nós criamos um curto resumo do que você pode esperar durante essa época frenética. Também vamos falar sobre como as vendas da Black Friday podem ser altamente benéficas para o seu eCommerce.
Conduzir uma análise de inventário vai ajudar você a decidir quais itens promover na Black Friday e quanto desconto eles devem receber.
Um método que você pode tentar é o de organização de inventário em ABC, onde você classifica seus itens com base no lucro que eles trazem:
Tipicamente, itens A não costumam receber grandes descontos, já que eles são responsáveis por trazer a maior parte das receitas. Portanto, é essencial que você reabasteça seu inventário com frequência e antecipe um potencial crescimento na demanda.
Se você obtém produtos de fornecedores externos, você precisa calcular quando reabastecer o seu estoque e considerar ter um estoque de segurança em mãos para evitar falta daquele procuto e potenciais perdas em vendas.
Por outro lado, você pode reduzir os preços dos produtos B e C de maneira muito mais livre, especialmente se você quiser liberar espaço nas suas prateleiras.
Redes de varejo e marcas bastante conhecidas geralmente possuem descontos por todo o site durante a Black Friday. Isso acontece porque elas podem reabastecer o seu estoque em grandes volumes, enquanto possuem a liberdade de vender mais sem o risco de perder muito da sua receita.
Pequenos negócios online dependem de opções de frete grátis, o que é uma oferta atraente para muitos clientes em todo o mundo. Além disso, invista algum tempo na criação de engajamento e de propagandas online tentadoras para oferecer as melhores promoções na sua loja.
Por exemplo, a Apple oferece uma opção de frete grátis no dia seguinte à compra para vários dos seus produtos mais caros, como o MacBook e o iPad. Enquanto isso, dispositivos menores como os EarPods vêm com entrega gratuita em dois dias.
Códigos de cupom exclusivos para membros também são uma prática comum usadas durante o famoso evento de compras, já que elas podem expandir significativamente a sua base de clientes. Afinal, os usuários precisam se cadastrar numa lista de emails para obter esse desconto.
Por exemplo, a thredUP faz isso ao mostrar um formulário email no estilo de pop-up para detalhar o tipo de ofertas adicionais que os seus clientes terão acesso ao se cadastrar.
Se você possui uma pequena empresa, espere ver picos de tráfego durante a temporada de compras. Contudo, sem uma preparação cuidadosa, um grande crescimento repentino no tráfego pode acabar prejudicando o seu negócio online, deixando o seu site muito mais lento.
Alguns poucos minutos de downtime pode não parecer muita coisa a princípio, mas isso pode custar uma significativa quantidade de dinheiro para você. Por exemplo, a Amazon perdeu quase US$ 90 milhões durante uma queda do seu site num Prime Day.Uma maneira de se preparar para o pior cenário possível é encontrar uma solução de hospedagem de sites confiável que vai proporcionar a você recursos suficientes para suportar o maior número de visitantes.
Os celulares são responsáveis pela maior parte do tráfego gerado durante a temporada de compras da Black Friday. Contudo, muitos sites não vão conseguir atender a usuários mobile, o que vai levar a mais carrinhos abandonados do que conversões. Você pode usar a ferramenta de testes Mobile-Friendly da Google para checar se o seu site é compatível com dispositivos móveis.
Se você quer melhorar o seu site para dispositivos móveis, aqui estão alguns truques que você pode usar:
Quase 21% dos compradores dos Estados Unidos abandonam seus carrinhos de compra por causa de processos muito complicados de checkout quando visitam lojas online. Implemente algumas práticas já comprovadas pelo tempo para evitar esse problema:
Esperamos que agora você tenha um melhor entendimento do que é a Black Friday e do tipo de imapacto que ela tem nos varejistas nos EUA e ao redor do mundo.
A Black Friday é, de longe, a temporada de compras mais ocupada do ano, e por isso é crucial que a sua empresa esteja preparada para esse evento desde cedo. Se você quer mais informação sobre dicas de marketing da Black Friday, confira este artigo aqui.
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