O Que É e Como Fazer uma Carta de Apresentação
access_time
hourglass_empty
person_outline

O Que É e Como Fazer uma Carta de Apresentação

Diferente do currículo, a carta de apresentação é um detalhe relevante para quem pretende conquistar um emprego. Ela possui características próprias, sendo adequadas para diferentes tipos de situações.

Esse documento representa um recurso importante para quem concorre a um estágio ou um cargo mais elevado na empresa. Por essa razão, é importante saber como escrever uma carta de apresentação, bem como conhecer os tipos de cartas.

O Que É Carta de Apresentação?

A carta de apresentação é um documento que tem o objetivo de apresentar de forma mais detalhada o perfil do candidato. Desse modo é possível avaliar se ele corresponde ao perfil exigido pela vaga.

Além disso, essa carta funciona como uma boa estratégia para causar uma boa impressão, destacando as suas características em meio a tantos outros candidatos. 

Ela pode ter diferentes características e objetivos, podendo ser um simples documento de apresentação, bem como pode ser uma carta de apresentação para estágio ou uma carta de apresentação para primeiro emprego.

Vale também destacar que uma carta de apresentação é diferente da carta de referência do último emprego. 

A chamada carta de referência é redigida pelo empregador e não por quem está procurando emprego. O objetivo, nesse caso, é mostrar que o candidato tem totais condições de assumir a vaga.

Falando em vagas, você já conferiu as oportunidades na Hostinger? Faça parte do time e trabalhe de onde estiver!

Diferença Entre Carta de Apresentação e Currículo

A carta tem o objetivo de ser um complemento do currículo e não ser um resumo dele. Por isso pode ser enviada junto com ele, a carta não exclui o currículo. Veja nosso artigo mais detalhado sobre currículo.

A carta é uma oportunidade que você tem para acrescentar qualidades e competências que não tiveram espaço no seu currículo.

Por Que Criar Uma Carta de Apresentação?

A principal vantagem da carta de apresentação é o destaque que ela trará ao seu currículo, pois em meio a tantos documentos que os recrutadores recebem, a carta destaca o candidato.

Ela também se torna um elemento capaz de oferecer mais informações a respeito do candidato, não ficando restrita ao espaço limitado do currículo.

Também pode aumentar o seu networking, pois ela pode ser apresentada de modo online em seu site ou rede social como o LinkedIn.

Como Fazer Uma Carta de Apresentação Atraente

Você mesmo pode fazer a sua carta de apresentação, independente se você busca uma vaga em um estágio ou para alguém mais experiente que está buscando recolocação no mercado. 

E como despertar a atenção dos recrutadores? Veja 3 passos para criar a sua carta de apresentação.

1. Apresente-se

Comece pelo começo. A introdução da carta pode ser o primeiro contato entre o candidato e o Headhunter. Por isso, ela deve ser objetiva. Diga quem você é e para que veio.

Alguns destaques podem ser apresentados na introdução para mostrar que vale a pena querer conhecer mais sobre você, como idiomas que domina, cursos realizados, intercâmbios e outras qualidades. 

2. Mostre sua Experiência

Uma boa carta de apresentação profissional destaca a experiência e os conhecimentos do candidato. 

Cite as suas qualificações, como, por exemplo, anos de experiência em área específica e o seu nível educacional. 

Opte por palavras-chave que fazem referência a essas qualificações. É importante aliar as habilidades e atributos aos requisitos que aparecem no anúncio de emprego.

Além disso, ao invés de listar habilidades, cite exemplos de realizações que destacam os seus pontos fortes. Um exemplo disso pode ser esse trecho de uma carta de apresentação pronta:

“Depois de ler os requisitos, asseguro que posso ajudar com os próximos desafios da agência X. Atuei dois anos como auxiliar de marketing, enquanto terminava a graduação. 

Esta experiência permitiu colocar em prática os meus conhecimentos de design para a web e monitoramento de redes sociais. Também estou apto a estruturar e monitorar campanhas com orçamento acima de 100 mil reais. Além disso, consegui expandir a base de clientes da agência XYZ em 16% em 2018.” 

3. Explique Como Você Pode Contribuir

Na carta de apresentação para empresa, reforce o quanto você poderá contribuir para o crescimento da organização. Destaque as características e experiências que tenham relação com a vaga.

Um exemplo disso pode ser esse trecho:

“Coordenei a equipe comercial por X anos, onde contribuí na conquista de índices satisfatórios (mencione brevemente esses resultados). Sendo assim, asseguro que estou apto para assumir a vaga oferecida para gerente de contas”. 

Modelos de Carta de Apresentação Pessoal Para Você se Inspirar

Para saber como uma carta deve ser redigida, é possível se guiar por um exemplo de Carta de Apresentação. De uma forma geral, os tópicos que devem fazer parte da sua carta são:

  • Parágrafo de Apresentação: Você deve descrever o motivo que o leva a se candidatar para a vaga baseado na sua experiência profissional.
  • Segundo Parágrafo: Aqui você pode completar falando sobre idiomas que tem conhecimentos ou cursos que fez ou está fazendo, mas que sejam relevantes para a função. Caso o seu nome tenha sido indicado por alguém, cite o nome dessa pessoa.
  • Demais Parágrafos: Resuma as suas vivências profissionais que são relevantes para o recrutador. Por exemplo, um curso realizado, viagens de trabalho, participação em congressos, cases de sucesso, programa de voluntariado e projetos sociais.
  • Fechamento: Escreva que você está agradecido pela oportunidade de mostrar as suas habilidades e reforce que você está à disposição para sanar dúvidas.
  • Assinatura: Escreva o seu nome completo e deixe os seus canais de contato, tais como telefone, e-mail e redes sociais.

Principais Tipos de Carta de Apresentação

Agora que você sabe o básico para criar sua carta de apresentação, entenda que há um tipo de abordagem para cada situação. Veja quais são:

Carta de Apresentação de Primeiro Emprego

É comum que quem está em busca do primeiro emprego ainda não tenha uma vasta bagagem. Portanto, é importante salientar os cursos realizados, conhecimento acadêmico e habilidades.

Atividades Acadêmicas: Descreva brevemente os seus êxitos na realização de trabalhos acadêmicos. Cites prêmios conquistados e projetos realizados. 

Idiomas e Outros Conhecimentos: Não deixe de mencionar os idiomas que você fala, bem como o nível de conhecimento sobre eles. Cite também os seus conhecimentos relacionados à informática, como, por exemplo, uso de softwares, programas de edição e projetos já feitos. 

Trabalho Voluntário: O voluntariado funciona como um diferencial, salientando algumas qualidades do candidato, tais como comprometimento social.

Carta de Apresentação Para Estágio

O estagiário está em busca da primeira experiência. Devido a isso, é necessário manter o foco no seu conhecimento acadêmico.

Habilidades: Destaque as suas habilidades na área em que você atua. Se o seu objetivo é estagiar na área de marketing de uma agência publicitária, mencione os seus trabalhos acadêmicos nessa área.

Contudo, é importante incluir o seu grau de formação, se é ensino médio, técnico ou superior. Se você está cursando a faculdade, é importante indicar o semestre, pois pode ser um fator decisivo.

Diferenciais: Mencione aqui todas aquelas características que tornam você o candidato ideal para a vaga, tais como idiomas que você fala e trabalhos de destaque na faculdade.

Carta de Apresentação Simples

Uma Carta de Apresentação simples deve conter algumas informações essenciais sobre o candidato como mostramos a seguir. 

Habilidades e Técnicas Específicas: Cite as ferramentas que você sabe utilizar e que são importantes para a sua área de atuação.

Resultados Importantes Atingidos: Se você já atuou em outra empresa, apresente esses resultados por meio de porcentagens. Mencione também a realização de negócios bem sucedidos e promoções para cargos mais elevados.

5 Dicas Para Criar sua Carta de Apresentação  

Uma carta de apresentação para emprego deve ser sucinta e não deixar dúvidas sobre as suas competências. Veja abaixo algumas dicas para você redigir a sua. 

1. Seja Objetivo

Vá direto ao ponto e mostre os motivos que te fazem querer fazer parte da empresa e como poderá contribuir com sua formação e conhecimentos. 

2. Elenque os Seus Resultados 

Explique como entregou resultados nos últimos trabalhos e projetos realizados nas empresas anteriores. Dê ênfase aos números e dados concretos como aumento de vendas de um setor, produtividade, etc. 

3. Mostre Que Você Conhece a Empresa

Fique a par dos serviços e produtos da empresa. Saiba quanto tempo ela tem de mercado e o quanto ela é importante no seu segmento. Esse interesse demonstra que você está estimulado para fazer parte da equipe.

4. Seja Conciso 

Uma Carta de Apresentação deve conter no máximo uma página. Por isso, elimine informações que não acrescentam nada para o seu perfil, tais como hobbies, opiniões pessoais e demais temas irrelevantes.

5. Revise

Uma carta com erros gramaticais já tira toda a sua credibilidade. Portanto, fique atento para esse detalhe. Revise o texto e elimine possíveis erros na escrita.

Encerrando o Assunto

Sua carta de apresentação pode ser um grande diferencial para você.

Por isso, ao redigir a sua, fique atento para os principais tópicos que ela apresenta. Lembre-se que, por meio dela você pode mostrar ao recrutador que é a pessoa certa para o cargo. E a ideia é que ele se interesse ainda mais pelo seu currículo após ler sua carta.

Capriche e sucesso!

O Autor

Author

Mariana Moreira / @mariana

Mariana é Psicóloga, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas, e Coordenadora de RH na Hostinger Brasil. É apaixonada por People e Gestão de Pessoas, tendo como objetivo manter um ambiente de trabalho presencial e remoto mais feliz e engajado. Nas horas extras, trabalha também com Psicologia Clínica e Orientação de Carreiras.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!