O que é Hospedagem Cloud?
access_time
hourglass_empty
person_outline

O que é Hospedagem Cloud?

A hospedagem cloud ou cloud computing, é quando vários servidores virtuais são interligados em diversos computadores para aumentar a capacidade de armazenamento e processamento. Cloud computing também pode ser chamada de hospedagem na nuvem.

Em vez de usar um único servidor, seu site pode acessar um “cluster” que usa recursos de um pool centralizado. Isso significa que mesmo que um servidor falhe, outro entra em ação para manter tudo funcionando com seu site.

Entenda cloud como uma rede de diferentes computadores, mas todos interconectados. À medida que mais máquinas são conectadas a esta rede, mais recursos são adicionados à nuvem geral.

Com a hospedagem cloud, você terá uma parte do chamado cluster da nuvem. Ao contrário de hospedagem tradicional, onde você tem uma quantidade de espaço de um único servidor. Ficou claro? Você então terá acessos a recursos de mais do que só um servidor, mas de uma nuvem composta por diversos computadores interligados.

Os principais benefícios da hospedagem cloud incluem o uptime, recursos isolados, alta escalabilidade e um endereço de IP dedicado.

Comece Agora

Arquitetura da Hospedagem Cloud/ Cloud Computing

A arquitetura de hospedagem cloud é diferente da configuração usada na hospedagem comum que você vê por aí:

  • A maioria das hospedagens compartilhadas usa o método centralizada em que um servidor contém vários sites. Então se esse servidor cair, o mesmo acontece com todas as outras contas.
  • Por outro lado, a método distribuído da hospedagem cloud resolve esse problema. Como cada site é “distribuído” em vários locais, você não terá nenhum tempo de inatividade caso um servidor no cluster tenha um problema.

Grandes sites, como os sites de pesquisa e redes sociais, usam a abordagem distribuída, já que nenhum servidor único poderia lidar com essa carga.  Projetos robustos como esses constroem sua própria arquitetura de hospedagem cloud ou contratam recursos de um provedor de hospedagem na nuvem.

Quais tipos de sites usam a hospedagem cloud?

Os tipos de sites que usam hospedagem na nuvem são tão variados quanto aqueles que usam hospedagem comum, mas há casos em que são particularmente populares.

Se um site tem uma missão crítica, o que significa que a empresa não pode funcionar sem ele, a hospedagem cloud é uma boa ideia. Essa hospedagem também é escolhido por muitas lojas virtuais, sites de geração de leads, sites corporativos e projetos de alto tráfego.

Ao mesmo tempo, a hospedagem cloud facilita o crescimento caso você precise de mais recursos. Isso é um atrativo para as agências de notícias e editoras que buscam aumento de tráfego ou um grande número de cliques em seus posts.

Por fim, hospedagem cloud é uma ótima opção na maioria das situações, e é por isso que é rival hospedagem compartilhada e os servidores virtuais.

A Hostinger oferece hospedagem cloud?

Claro, oferecemos sim! Nossa hospedagem cloud inclui um endereço IP dedicado, 40GB de espaço em disco, 3GB de RAM e muito mais. Todas as nossas contas garantem a escalabilidade e apresentam medidas severas de segurança para manter seus dados seguros. Os planos anuais também incluem:

  • CloudFlare integrado;
  • Registro de domínio grátis;
  • Certificado SSL vitalício;
  • E muito mais benefícios!

Nossa infraestrutura de hospedagem usa as mais recentes tecnologias e melhores práticas, garantindo a confiabilidade e o desempenho. E com o suporte 24/7, estamos à disposição para responder a todas as perguntas e solucionar qualquer problema que você possa encontrar.

O que IaaS, PaaS, e SaaS tem a ver com Hospedagem Cloud?

IaaS, PaaS e SaaS estão relacionados à hospedagem cloud porque eles usam a infraestrutura da nuvem para fornecer seus serviços:

  • IaaS é a abreviação para o termo “infrastructure as a service/ infraestrutura como um serviço” e refere-se ao novo modelo de negócios para empresas de hospedagem, onde são oferecidas máquinas virtuais e recursos de processamento por meio da arquitetura de nuvem. No lugar de ter que contratar infraestrutura física, as pessoas podem comprar apenas os recursos que precisam.
  • PaaS é a abreviação de “platform as a service/ plataforma como serviço”. Essas soluções são usadas no geral como estrutura para os desenvolvedores. Do ponto de vista do desenvolvimento, as soluções de PaaS são populares porque permitem maior flexibilidade.
  • SaaS é a abreviação de “software as a service/ software como um serviço”. O Google Docs é um ótimo exemplo de um produto SaaS. É quando as empresas usam a nuvem para fornecer um software para seus usuários, geralmente por meio de um navegador da web ou de um aplicativo.

O Futuro da Hospedagem Cloud

Cloud Computing está se tornando cada vez mais importante para nossa sociedade moderna. A tecnologia aquece a indústria e os negócios no mundo online. A hospedagem na web é apenas a ponta do iceberg, mas também é a pedra angular que torna a nuvem possível.

Se prepare para acompanhar a hospedagem cloud se tornar o centro de tudo, desde bancos de dados na área da saúde, instituições financeiras, bancos e muito mais, em um futuro bem próximo!

 

O Autor

Author

Ariane G. / @arianegoncalves

Ariane é SEO Manager na Hostinger Brasil e está há três anos na "casa" atuando com os times de conteúdo, localização e SEO. Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, mantém o compromisso diário de contar para todo mundo o poder transformador da internet aqui, no blog da Hostinger.

Tutoriais relacionados

Author

Carlinhos Magalhães Responder

outubro 15 2018

Esclarecedor, confiável, técnico e direto. Para quem não tem o conhecimento sobre o assunto, o entendimento pode não ser totalmente adsorvido.

    Author

    Ariane G.

    Respondeu em outubro 16 2018

    Oi, Carlos :) Que bom que este artigo esclareceu suas dúvidas! Então estamos no caminho certo ;)

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!