O Que é Hospedagem de Site? Guia Prático com Tipos de Hospedagem e Mais

O Que é Hospedagem de Site? Guia Prático com Tipos de Hospedagem e Mais

Hospedagem de sites é o serviço que permite que o conteúdo do seu site fique acessível para qualquer pessoa na internet. Isto é, ao comprar um plano de hospedagem, você está alugando espaço num servidor físico para armazenar todos os seus dados e arquivos.

Os provedores de hospedagem de sites oferecem a tecnologia e os recursos necessários para que seu site opere de maneira eficaz e segura. Eles são responsáveis por manter o servidor funcionando, implementar medidas de segurança e garantir que dados como textos, fotos e outros arquivos sejam transferidos com sucesso para os navegadores dos visitantes.

Nos parágrafos abaixo, vamos explicar melhor o que é hospedagem de sites e como escolher o melhor plano para as suas necessidades. Também vamos passar pelos diferentes tipos de hospedagem de sites, para que você entenda qual deles é o mais apropriado para o seu projeto. Vamos lá!

Hospedagem de site é como alugar um espaço na internet para armazenar todos os arquivos e dados do seu site, tornando-o acessível para as outras pessoas. Sem uma hospedagem, seu site não pode ser visto por ninguém online. A empresa de hospedagem mantém os servidores que hospedam seu site, garantindo que ele esteja sempre disponível e funcione corretamente.

Como Funciona a Hospedagem de Sites

como funciona a hospedagem de sites, indo desde o usuário do site até os arquivos do site, passando pela internet e pelo servidor web (host)

O servidor que hospeda o seu site é um computador físico que roda de maneira contínua, de modo a deixar o site disponível o tempo todo para os visitantes. Comprar hospedagem permite que você armazene todos os dados do seu site nos servidores do seu provedor.

Uma vez que um usuário insere um nome de domínio na barra de endereços do seu navegador, o servidor vai transfere todos os arquivos necessários para carregar o seu site.

Você pode hospedar um site por conta própria, mas isso requer ter extenso conhecimento técnico. A auto-hospedagem envolve a instalação e configuração de um servidor web a partir do zero — incluindo equipamento, infraestrutura, hardware e software. Além disso, você também terá que lidar com a necessidade de manutenção contínua.

Um provedor de hospedagem garante que o seu site funcione da maneira ideal e com os melhores protocolos de segurança. Adicionalmente, ele simplifica os muitos aspectos complexos de hospedar um site, desde a instalação de software até o suporte técnico.

Tipos de Hospedagem de Sites

Com numerosas opções de hospedagem de sites disponíveis, pode ser um desafio determinar qual é a melhor para o seu site.

Alguns provedores oferecem diferentes pacotes de hospedagem para diferentes tipos de clientes — desde proprietários de sites de negócios a criadores de blogs pessoais.

Geralmente, o ideal é você começar com a solução mais simples de hospedagem. Assim que o seu site obter mais tráfego, você pode fazer upgrade para um plano mais avançado. Fique à vontade para conferir os preços da Hostinger nos diferentes planos de hospedagem e domínio.

Vamos dar uma olhada em alguns dos tipos mais populares de hospedagem disponíveis.

Hospedagem de Sites

infográfico sobre hospedagem de sites da hostinger

Na hospedagem de sites padrão, múltiplos usuários compartilham os mesmos recursos do servidor, incluindo memória, poder de processamento e espaço de armazenamento.

Por causa da sua simplicidade e acessibilidade, a hospedagem padrão é uma excelente solução para pequenas empresas e sites pessoais, que não exigem configuração avançada ou maior largura de banda. Portanto, a hospedagem compartilhada é uma excelente escolha para iniciantes que precisam de uma hospedagem de site com melhor custo-benefício para começar sua jornada.

Prós

  • Econômica, ideal para sites de pequena escala
  • Não exige expertise técnica
  • Opções de servidores pré-configurados
  • Não é necessário cuidar da manutenção e da administração do servidor

Contras

  • Acesso mínimo às configurações do servidor
  • Aumento de tráfego nos outros sites pode afetar a velocidade do seu site

Dica

Aproveite o nosso cupom Hostinger e adquira seu plano de hospedagem economizando até 74% em descontos

Hospedagem de Servidor VPS

prós e contras de uma hospedagem vps

Com esse tipo de hospedagem, o seu site também vai compartilhar um servidor físico com outros usuários. A diferença é que o provedor vai criar uma partição virtual para cada usuário. Com isso, um site hospedado num servidor virtual privado recebe uma quantidade alocada de recursos.

A hospedagem VPS é uma ótima opção para sites de tamanho médio, para criar loja virtual ou blogs grandes, com um número de visitantes que cresce rapidamente.

Prós

  • Espaço de servidor dedicado
  • Aumento de tráfego nos outros sites não tem impacto no desempenho do seu site
  • Acesso root ao servidor
  • Altamente customizável

Contras

  • Usuários precisam de conhecimento técnico para gerenciá-lo, ainda que seja possível usar o CyberPanel para tornar esse processo muito mais fácil
  • Mesmo que seu preço seja relativamente acessível, alguns usuários podem precisar contratar um desenvolvedor para gerenciar o servidor, aumentando o custo total

Hospedagem Cloud

prós e contras da hospedagem cloud

Esta solução de hospedagem usa um cluster de servidores virtuais para hospedar sites. Portanto, se um servidor enfrentar um tráfego muito alto ou algum problema, outros vão assumir e manter o site operacional.

Como a hospedagem cloud usa múltiplos servidores conectados para funcionar, quem se beneficia mais dela são sites de larga escala, como lojas de e-commerce, e empresas com múltiplos sites. Afinal, essa é uma solução com pouco ou nenhum downtime.

Prós

  • Chance reduzida de downtime e de falhas de hardware
  • Usa balanceamento de carga para lidar com tráfego intenso e evitar ataques DDoS
  • Escalabilidade – seu site não está limitado aos recursos de um único servidor

Contras

  • Acesso root nem sempre é fornecido
  • É mais cara do que as hospedagens VPS e compartilhada

Hospedagem WordPress

prós e contras da hospedagem wordpress

Este tipo de serviço de hospedagem CMS oferece um ambiente de servidores otimizados para WordPress, que ajudam seu site a carregar mais rápido e minimizam problemas em potencial. Contudo, outros tipos de hospedagem também funcionam com sites baseados nesse popular sistema de gestão de conteúdo (CMS).

Tipicamente, os melhores planos de hospedagem WordPress vêm com temas pré-instalados e plugins para funções-chave como cache e segurança, além de outras ferramentas.

Prós

  • Baixo custo e amigável para iniciantes
  • Desempenho otimizado para sites do WordPress
  • Equipe de suporte ao cliente treinada para resolver problemas do WordPress
  • Plugins e temas do WordPress pré-instalados

Contras

  • Não é o tipo ideal de hospedagem para sites de fora do WordPress

Hospedagem Dedicada

prós e contras da hospedagem dedicada

A hospedagem dedicada designa um servidor físico para cada site. Ao escolher a hospedagem dedicada, você pode configurar o servidor, escolher o sistema operacional e o software que você desejar, assim como customizar todo o ambiente de hospedagem para as suas especificações.

Alugar um servidor dedicado é uma opção tão poderosa quanto ter seu próprio servidor local, mas com o benefício de receber suporte profissional do seu provedor de hospedagem. Portanto, a hospedagem dedicada é ideal para grandes empresas que precisam lidar com tráfego pesado.

Prós

  • Controle total sobre as configurações do servidor
  • Alta confiabilidade
  • Acesso root ao servidor

Contras

  • Custo alto, opção mais orientada a grandes empresas
  • É necessário ter conhecimento técnico e de gestão de servidores

Como Escolher o Melhor Provedor de Hospedagem de Site?

Conforme o seu site for crescendo, você pode precisar de mais espaço em disco, maior largura de banda, e outros tipos de recursos. Nesse caso, você pode considerar migrar para uma solução de hospedagem mais avançada, como a hospedagem Cloud ou a VPS.

Portanto, garanta que seu provedor oferece uma variedade de serviços de hospedagem, permitindo que você faça o upgrade a qualquer momento. Adicionalmente, existem diversos fatores para se analisar na hora de decidir entre provedores de hospedagem de site.

Painel de Controle

Com um painel de controle, você poderá gerenciar a conta da sua hospedagem sem ter que fazer login no servidor. Portanto, é melhor escolher um provedor que ofereça uma interface de usuário amigável para usuários de todos os níveis de habilidade.

Nosso hPanel permite que você gerencie seus arquivos, crie um backup completo e instale aplicações associadas no seu site de maneira fácil de eficiente.

Uptime do Provedor

Tempos de inatividade frequentes e inesperados, causados por servidores instáveis ou sem manutenção, podem impactar seriamente a confiança dos clientes na sua empresa. Portanto, garanta que a empresa de hospedagem que você selecionar vai cumprir a garantia de uptime anunciada.

Uma garantia de uptime e termos de serviço justos refletem o compromisso das empresas de hospedagem em manter seus sistemas funcionando.

Especificações Técnicas

Além de escolher serviços de hospedagem com espaço em disco, poder de processamento e largura de banda suficientes, você ainda deve procurar por recursos que ajudem seu site a operar sem problemas.

Na Hostinger, nossos servidores operam no CloudLinux, e nós adotamos as tecnologias do LiteSpeed para acelerá-los.

Avaliações Online

Pesquise sites de avaliação que ofereçam informações aprofundadas sobre diferentes provedores de serviços de hospedagem. A maioria das análises online inclui informações sobre uptime e velocidade, então você poderá ver como é o desempenho real dos servidores daquele provedor.

Segurança

Certifique-se de que o provedor de hospedagem está equipado de medidas avançadas de segurança para ajudar você a proteger seu site de malware ou de ataques DDoS.

Isso pode incluir gestão de acesso, detecção de malware, backups automatizados e atualizações.

Suporte ao Cliente 24/7

Suporte técnico 24h será útil se o seu site encontrar atrasos inesperados, falhas, ou até mesmo vulnerabilidades de segurança. Também confira se o provedor oferece recursos de apoio, como tutoriais e bases de conhecimento.

Serviços Adicionais

Um ótimo plano de hospedagem terá um excelente custo/benefício se oferecer adicionais gratuitos e recursos como um certificado SSL gratuito, uma conta de email profissional ou uma rede de fornecimento de conteúdo (CDN).

Qual é a Diferença Entre Hospedagem de Site e Domínio?

Depois de escolher onde armazenar os arquivos do seu site, o próximo passo para configurá-lo é executar uma busca de domínio e então comprar um domínio.

Você pode usar a ferramenta grátis de registro WHOIS para verificar se o domínio que você quer está disponível para uso. Se não estiver, entre em contato com o proprietário atual e tente adquirir dele. Os dados de contato, se não estiverem ocultos, estão disponíveis na própria ferramenta.

Um nome de domínio funciona como a identidade digital do site, permitindo que as pessoas o acessem com facilidade.

O domínio geralmente consiste no nome do site e numa extensão, como .com, .org, .net, .xyz ou o registro .tech.

Um domínio e uma conta de hospedagem podem ser comprados do mesmo provedor ou de diferentes provedores. Muitas empresas de hospedagem, incluindo a Hostinger, também oferecem registro de domínio.

Para começar, escolha um nome de domínio e confira sua disponibilidade.

Ferramenta de Pesquisa de Domínio

Descubra se um nome de domínio está disponível

Assim que você encontrar um domínio único, registre-o com um registrador de domínio. Se essa empresa não for a mesma que você escolher para hospedar o seu site, assine um plano de hospedagem e faça o apontamento do domínio.

Por outro lado, assinar uma hospedagem que inclua registro de domínio grátis é uma solução muito mais simples e econômica. Você também pode querer usar um serviço de transferir domínio para juntar sua provedora de hospedagem com o domínio que você tem.

Contudo, se você não estiver feliz com o serviço oferecido, pode fazer a migração de sites para um novo provedor. Só certifique que essa empresa suporta o framework do seu site.

Conclusão

Você precisa tomar várias decisões na hora de criar um novo site, e isso inclui como e onde hospedá-lo.

Não importa se você terá negócio online, um blog, ou outro tipo de site, o primeiro passo para construir sua presença na internet é contratar uma hospedagem de sites — ou seja, um serviço que permite que seu site fique disponível online.

Aprender o básico sobre hospedagem e sobre seus diferentes tipos de serviço vai ajudar você a encontrar uma solução confiável e de bom custo/benefício para seu site. E, se você ainda estiver em dúvida sobre os nossos serviços, descobra agora mesmo se ter conta na Hostinger é bom e atende ao que você procura para seu projeto online.

Quando for avaliar diferentes serviços e provedores de hospedagem, tenha em mente quais são as suas necessidades. Também analise as vantagens e desvantagens de cada empresa de hospedagem de site.

Se você tem quaisquer outras perguntas sobre hospedagem, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo ou contatar nosso time de suporte ao cliente 24/7!

O Que é Hospedagem de Site: Perguntas Frequentes

Abaixo, vamos conferir respostas a algumas das perguntas mais frequentes feitas por quem está pesquisando sobre o que é e tipos de hospedagem de sites.

Eu Preciso Contratar uma Hospedagem de Site?

Se você quer criar um blog ou ter um site na internet e não pretende usar uma plataforma específica que já inclui hospedagem, como o WordPress.com ou o Squarespace, será necessário contratar uma hospedagem de sites. A única alternativa a isso é criar um servidor próprio para hospedar o seu site, mas este caminho é bastante complexo e indicado apenas para profissionais.

Contratar uma empresa de hospedagem confiável é mais indicado porque você terá profissionais cuidando dos aspectos técnicos do seu site, com tecnologias avançadas de hospedagem e atendimento ao cliente.

Posso Hospedar Meu Site de Graça?

Você pode hospedar seu site gratuitamente, mas as opções gratuitas são limitadas em comparação com a hospedagem paga. Os planos pagos oferecem mais recursos, como customização, largura de banda, armazenamento e segurança, incluindo a capacidade de criar um email empresarial.

A Hostinger oferece um plano de hospedagem grátis muito útil para aprender sobre criação de sites, mas essa geralmente não é uma solução a longo prazo se você tem ambições acerca do seu projeto online.

Quanto Custa Hospedar um Site?

O custo total de hospedagem de site varia dependendo do provedor que você escolher, do tipo de hospedagem e dos recursos desejados. Na Hostinger, por exemplo, nossos planos partem de:

– Hospedagem de Sites e WordPress: R$6.99/mês
– VPS: R$29.99/mês
– Hospedagem Cloud: R$49.99/mês.

Antes de decidir qual plano de hospedagem utilizar, revise seus requisitos, pesquise bem e compare os diferentes provedores de hospedagem.

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.