Glossário Tutoriais

O que é HTTP, HTTP error e os principais códigos que você precisa saber

O que é HTTP, HTTP error e quais os principais códigos que você precisa conhecer

A pergunta sobre o que é HTTP já deve ter passado pela sua cabeça pois a sigla fica na URL do site, então você vê a sigla praticamente todos os dias, certo? Mas também é comum, e mais apropriado, que encontre o HTTPS.

HTTP é um protocolo web para visualização de “hipertexto” – ou websites, em resumo, e este protocolo é trocado entre o servidor e o navegador. Então vamos aprofundar sobre o que é HTTP, o que significa este protocolo, qual a diferença entre as duas siglas e quais os principais códigos que você deve conhecer e se preocupar para garantir o bom funcionamento do seu site.

O que é HTTP?

HTTP são respostas padrões que os servidores enviam aos navegadores quando acessam um site. Estas respostas são códigos que ajudam a identificar o status de uma página na internet, e quando há um problema no site ou em algum recurso do site, que não permite que o mesmo seja carregado devidamente, temos um código que indica o erro, o HTTP Error.

HTTP significa HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). O HTTP é formado de um código de status e um motivo, que dá significado ao que o código representa.

Então o que é HTTPS?

O HTTPS é “Protocolo de Transferência de Hipertexto” com Secure Sockets Layer (SSL), que é um certificado de segurança digital para fazer com que a troca de dados na internet seja mais segura.

Este certificado de segurança, o SSL, é apropriado para todos os websites, sendo indispensável para lojas virtuais, onde acontece troca de dados financeiros e de cartão de crédito, e qualquer outro site onde haja troca de dados pessoais como formulários cadastrais com nome, email, telefone e senhas.

Com o SSL a troca de dados entre o servidor e usuário é criptografada. Você pode saber mais sobre o que é um certificado SSL clicando aqui, e vai entender as razões pela qual você deve instalar SSL no seu site.

Categorias do HTTP

Os códigos HTTP (ou HTTPS) tem três dígitos, sendo que o primeiro dígito do código significa a classificação dentro das cinco categorias.

  • 1XX: Informativo – a solicitação foi aceita ou o processo continua em andamento;
  • 2XX: Confirmação – a ação foi concluída ou entendida;
  • 3XX: Redirecionamento – indica que algo mais precisa ser feito ou precisou ser feito para completar a solicitação;
  • 4XX: Erro do cliente- indica que a solicitação não pode ser concluída ou contém a sintaxe incorreta;
  • 5XX: Erro no servidor – o servidor falhou ao concluir a solicitação.

Status-Code e Reason-Phrase

Traduzidos para o português estes termos significam código de status e frase razão, que são os elementos que compõe o HTTP.

Status-code são os três dígitos que indicam qual o erro para o servidor e navegador enquanto a frase razão é uma curta descrição do que este erro significa para melhor compreensão dos usuários.

Estes códigos e razões estão descritos na tabela abaixo para o seu conhecimento.

Lista de Código de Status HTTP

Agora que você sabe o que é HTTP e HTTPS, confira essa lista com códigos HTTP, que tem os códigos mais comuns e outros que raramente são usados, baseado no W3.org.

Código do Status HTTP
(Status-code)
Significado do código HTTP
(Reason-Phrase)
Significado do código HTTP
100ContinueContinuar
101Switching ProtocolsMudando Protocolos
102ProcessingProcessando
200OkOk
201CreatedCriado
202AcceptedAceito
203Non-Authoritative InformationNão autorizado
204No ContentNenhum Conteúdo
205Reset ContentResetar Conteúdo
206Partial ContentConteúdo Parcial
300Multiple ChoicesMúltipla Escolha
301Moved PermanentlyMovido Permanentemente
302FoundEncontrado
303See OtherVeja outro
304Not ModifiedNão modificado
305Use ProxyUse Proxy
306Proxy SwitchProxy Trocado
400Bad RequestSolicitação Inválida
401UnauthorizedNão autorizado
402Payment RequiredPagamento necessário
403Forbidden Proibido
404Not FoundNão encontrado
405Method Not AllowedMétodo não permitido
406Not AcceptableNão aceito
407Proxy Authentication RequiredAutenticação de Proxy Necessária
408Request Time-outTempo de solicitação esgotado
409ConflictConflito
410GonePerdido
411Length RequiredDuração necessária
412Precondition FailedFalha de pré-condição
413Request Entity Too LargeSolicitação da entidade muito extensa
414Request-URL Too LargeSolicitação de URL muito Longa
415Unsupported Media TypeTipo de mídia não suportado
416Request Range Not SatisfiableSolicitação de faixa não satisfatória
417Expectation FailedFalha na expectativa
500Internal Server ErrorErro do Servidor Interno
501Not ImplementedNão implementado
502Bad Gateway Porta de entrada ruim
503Service Unavailable Serviço Indisponível
504Gateway Time-outTempo limite da Porta de Entrada
505HTTP Version Not Supported Versão HTTP não suportada

Estes são os códigos HTTP oficiais mas existem outros não-oficiais. Visualize como esses códigos são apresentados no navegador pelo Test HTTP Status Code.

O que é HTTP Error?

Quais os principais erros http?

Error HTTP são os códigos HTTP que referem-se a erros de cliente e servidor, respectivamente, e impedem o carregamento de um site.

Quando você visita um site, o seu navegador faz uma solicitação ao servidor, e o servidor responde o navegador com um código, os códigos HTTP. São esses códigos que informam o que o servidor e navegador estão conversando entre si.

E com as informações do tópico anterior, fica fácil deduzir que os códigos HTTP Error são sempre começados pelos números 4 ou 5, que são respectivamente falhas do cliente (navegador) ou do servidor. Certo? Então vamos para o próximo passo.

Quais os principais códigos de erro HTTP?

Conhecer os principais códigos de erro HTTP vai te ajudar a identificar problemas de navegação no seu site e minimizar os erros, além de entender a comunicação entre o seu navegador e o servidor do site que está tentando acessar.

Os principais códigos de erros HTTP que você deve ter em mente são os erros 403, 404, 500 e 503. Então veja agora o que significa e como corrigir os erros de HTTP mais comuns.

Error 403

O Erro 403 – Forbidden é o erro “Proibido”. Isso significa que o servidor entendeu a solicitação do navegador mas se recusa a fazê-lo, pois o navegador não possui autorização para isso.

Ao enviar este erro, o servidor comunica “You don’t have permission to access on this server”, que quer dizer que “Você não ter permissão para acessar este servidor”. Então o acesso foi negado.

Neste tutorial O que significa: ‘erro 403 proibido – você não tem permissão de acesso nesse servidor’ você pode saber como corrigir o erro 403.

Error 404

Quando você digita uma URL e recebe a mensagem ERROR 404 – PAGE NOT FOUND quer dizer que esta URL não te levou a lugar nenhum. Os motivos podem ser: a página não existe mais, a URL deste site mudou ou você digitou a URL errada.

Saiba como resolver o erro 404 no seu site WordPress com este artigo em inglês.

Error 500

Este erro não é tão comum de acontecer mas uma hora ou outra ele aparece! Erro 500 significa que algum script ou solicitação não foi compreendida – o que nem sempre indica um problema com o servidor. Os motivos podem ser arquivos .htaccess corrompidos, permissões de arquivo incorreto, tempo limite de script, versão do PHP incompatível ou atualizações do WordPress.

No entanto, pode haver muitas outras razões, e será necessário pesquisar mais a fundo para saberá real causa. Leia como identificar e corrigir o erro 500 neste link.

Error 503

Este é um erro que pode confundir os webmasters. Isso porque o status ERRO 503 significa serviço temporariamente indisponível. Não é muito claro, concordam? Preparamos este artigo de como corrigir o erro 503 a partir de cinco possíveis causas:

  • Plugins e temas bugados;
  • Um mal comportamento de um script PHP customizado;
  • Servidores com recursos insuficientes;
  • Problemas de servidor;
  • Ataques maliciosos, como o infame Ataque Distribuído por Negação de Serviço (DDoS).

Conclusão

Conclusão sobre o que é http, o que é http erro e quais os principais códigos

Com estas informações sobre o que é HTTP, você está habilitado a identificar os códigos e compreender a comunicação entre o servidor do site e o navegador, inclusive resolver alguns erros mais comuns.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*