Glossário MySQL

O Que É MySQL? Guia Para Iniciantes

guia para aprender sobre o que é mysql

Se você quer aprender mais sobre aspectos técnicos que envolvem a sua hospedagem de sites, você está no lugar certo. Neste artigo, você vai saber mais sobre O Que É MySQL. Você também vai descobrir como ele funciona, como se diferencia do SQL e por que a tecnologia é tão popular entre os usuários de internet. 

Mas O Que É MySQL?

Uma empresa sueca chamada MySQL AB desenvolveu o MySQL em 1994. Então, a companhia norte-americana Sun Microsystems obteve controle total do software ao comprar a MySQL AB em 2008.

Já em 2010, a gigante Oracle, também norte-americana, por sua vez comprou a Sun Microsystems, e o MySQL MySQL tem sido da Oracle desde então.

Quanto a sua definição, MySQL é um Banco de Dados relacional (RDBMS – Relational Database Management Systems) com um modelo de cliente-servidor. 

RDBMS é um software de código aberto ou serviço usado na criação e gerenciamento de bancos de dados baseados no modelo relacional. Agora vamos analisar cada termo.

Banco de Dados

Um banco de dados nada mais é do que uma coleção de dados estruturados. Pense em uma selfie: você aperta o botão para tirar uma foto de você mesmo.

A foto é o dado, enquanto a galeria do seu celular onde a foto ficou armazenada é o banco de dados.

Banco de dados é um um local onde dados são armazenados e gerenciados. A palavra “relacional” significa que os dados armazenados estão organizados em tabelas.

Cada tabela está relacionada de alguma maneira. Caso o software não suporte o modelo relacional, então chamamos DBMS.

Código Aberto

Código aberto significa que você tem a liberdade de usar e modificar. Qualquer pessoa pode instalar o software. Você também pode aprender sobre o código e modificá-lo para melhor atender suas necessidades.

Mas o GPL (GNU – Licença Pública Geral) determina o que é possível ser feito de acordo com as condições. A versão comercializável da licença também está disponível caso você precise de mais flexibilidade e suporte avançado.

Modelo Cliente-Servidor

Computadores que rodam softwares de RDBMS são chamados clientes. Sempre que precisam de dados, eles se conectam a um servidor RDBMS.

MySQL é um dos muitos clientes RDBMS disponíveis. RDBMS e MySQL são muitas vezes confundidos como sendo a mesma coisa devido a popularidade do MySQL.

Algumas aplicações de renome, como Facebook, Twitter, YouTube, Google e Yahoo! utilizam MySQL para o armazenamento de dados.

Mesmo que tenha sido inicialmente criada para uso ilimitado, atualmente é ele compatível com muitas plataformas importantes como Linux, MacOS, Microsoft Windows e Ubuntu.

SQL

É também importante saber a diferença entre SQL e MySQL.

O MySQL é uma marca de software RDBMS mais populares que utiliza o modelo cliente-servidor.

Mas como o cliente e o servidor se comunicam em um ambiente RDBMS? Eles usam uma linguagem específica – Structured Query Language (SQL).

Se você encontrar outros nomes que também possuam SQL, como PostgreSQL e Microsoft SQL Server, provavelmente são outras marcas que utilizam a sintaxe SQL.

Um software RDBMS é normalmente escrito em outra linguagem de programação, mas sempre utiliza SQL como linguagem primária para comunicação com o banco de dados.

O próprio MySQL é escrito em C e C++. Pense em todos os países colonizados pela Inglaterra, cada um tem sua história e costumes próprios, mas todos falam inglês.

O cientista da computação Ted Codd desenvolveu SQL no início dos anos 70 com um IBM baseado no modelo relacional. A linguagem se tornou mais popular em 1974 substituindo algumas linguagens ultrapassadas, como ISAM e VISAM.

Colocando a história de lado, o SQL informa ao servidor o que deve ser feito com o dado. Ele desempenha as seguintes funções: 

  • Data Query. Solicitar informações específicas de um banco de dados.
  • Data Manipulation. Adicionar, excluir, mudar, ordenar e outras operações para modificar os dados, valores ou visuais.
  • Data Identity. Definir tipos de dados. Ex: mudar dados numéricos para integrais. Isso também inclui definir a relação das tabelas no banco de dados.
  • Data Access Control. Fornece técnicas de segurança para proteger dados, incluindo quem pode visualizar ou usar as informações armazenadas no banco de dados.

Você está procurando um serviço de hospedagem perfeito? Recomendamos que você acompanhe a página de cupons Hostinger e seja o primeiro na fila para conseguir hospedagem de alta qualidade pelo menor preço do mercado!

Oferta por Tempo
Limitado

Como Funciona o MySQL?

modelo cliente e servidor do banco de dados mysql

A imagem explica a estrutura básica de um modelo cliente-servidor. Um ou mais dispositivos (clientes) conectam com o servidor através de uma rede específica.

Cada cliente pode fazer a solicitação através de uma interface gráfica do usuário (IGU) em suas telas. E o servidor vai produzir o melhor resultado, desde que ambos entendam as instruções. Sem entrar muito nos méritos técnicos, os principais processos que acontecem em um ambiente MySQL são os mesmos. 

  1. O MySQL cria um banco de dados para armazenamento e manipulação de dados, definindo a relação de cada tabela.
  2. Clientes podem fazer solicitações digitando comandos SQL específicos no MySQL.
  3. A aplicação do servidor responde com a informação solicitada fazendo aparecer no cliente.

Quanto ao cliente, geralmente se enfatiza qual IGU MySQL é utilizado. Quanto mais leve e simples de usar for o GUI, mais eficiente será.

Alguns dos IGU mais populares são MySQL WorkBench, SequelPro, DBVisualizer e Navicat DB Admin Tool.

Alguns deles são gratuitos, enquanto outros são pagos. Alguns rodam exclusivamente no MacOS, enquanto outros são compatíveis com os maiores sistemas operacionais.

Cada cliente deve escolher um IGU de acordo com suas necessidades. Para gerenciamento de bancos de dados web, incluindo sites WordPress, a opção mais comum é o phpMyAdmin.

Por que o MySQL é tão popular?

ranking de popularidade do mysql

O Servidor MySQL não é o único (R)DBMS no mercado, mas é um dos mais populares, ficando atrás apenas do Oracle Database.

E isso apenas em parâmetros importantes, como o número de menções em pesquisas, perfis profissionais no LinkedIN e frequência de debates em fóruns técnicos.

O fato de muitas empresas de tecnologia gigantes utilizam seus serviços é um dos aspectos que mais impactam em sua popularidade.

Abaixo estão algumas das suas principais características. 

Flexibilidade e Facilidade de Uso

Você pode modificar o código-fonte para atender suas expectativas e você não precisa pagar nada por isso. Além de ter a opção de upgrade para uma versão comercial. O processo de instalação é relativamente simples, não levando mais que 30 minutos.

Alto Desempenho

Um vasto array de servidores cluster estão disponíveis no MySQL. Quer você esteja armazenando uma quantidade gigante de dados ecommerce ou realizando atividades de inteligência pesadas, MySQL garante um alto desempenho e velocidade.

Um Padrão da Indústria

O MySQL tem sido usado por indústrias há muito tempo, o que significado que há abundância de recursos para desenvolvedores experientes. Sempre que precisar de alguma aplicação não vai ser difícil encontrar desenvolvedores que estejam dispostos a trabalhar com MySQL.

Segurança

Seus dados devem ser a principal preocupação ao escolher um software RDBMS. Com seu Sistema de Privilégios de Acesso e Gerenciamento de Contas de Usuários, MySQL possui um alto nível de segurança. Verificação auto-hospedada e criptografia de senhas estão disponíveis.

Conclusão

Ficou com alguma dúvida sobre o que é MySQL? Tem algo que você queira saber em mais detalhes? Escreva seu comentário logo abaixo que vamos responder logo em seguida! 😉

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*