Glossário WordPress

O Que é Plugin? Guia Completo para Iniciantes do WordPress

Guia o que é plugin WordPress

Se você é novo no mundo do WordPress é possível que esteja se perguntando: o que é plugin? Você encontra essa palavra o tempo todo ao ler os tutoriais sobre WordPress do nosso blog. E mesmo se você já possui o software instalado é possível que ainda tenha dúvidas sobre o que é e para que serve.

Os plugins são essenciais para aumentar as funcionalidades do seu site WordPress. Neste tutorial você vai aprender o que são plugins, para que servem, e até dicas de alguns dos melhores plugins WordPress.

O que é plugin e como funciona?

Um plugin é um código inserido no seu site WordPress. De forma simples, é uma extensão que aumenta e melhora as funcionalidades do seu site principal.

Utilizar plugins é a forma mais recomendada de aumentar o potencial do seu site sem precisar editar os códigos originais do WordPress. É muito mais fácil baixar e ativar um plugin do que ter que customizar linhas e linhas de código, o que é uma tarefa extremamente difícil.

Com plugins você precisa apenas “plugar” códigos adicionais nos códigos principais para realizar as mudanças. Caso não haja mais a necessidade de tais alterações, basta desativar o plugin para “desplugar”.

Existem literalmente milhares de plugins disponíveis no diretório do WordPress. O uso correto desses plugins oferece um aumento não só das funcionalidades do site, mas também uma melhor experiência do usuário e eficiência de trabalho.

O Que Um Plugin Pode Fazer?

Os plugins são capazes de tornar blogs em sites de qualquer tipo e com diversas funcionalidades. Em alguns simples passos seu blog é transformado em lojas virtuais, revistas, portfólios, plataformas de ensino, etc.

Por exemplo, se você pretende tornar seu site uma loja online, o WooCommerce é o plugin para você. Quer criar um sistema de reservas, explore o Bookly.

Se você for um fotógrafo e quer mostrar seu trabalho em um forma de site, o plugin Envira Gallery é a escolha ideal.

Enquanto alguns plugins transformam totalmente seu site, outros apenas realizam pequenas alterações. Mesmo não presentes visualmente, ajudam na otimização para melhorar o desempenho do seu site.

Por exemplo, você pode adicionar o WPSmush para comprimir suas imagens e o W3 Total Cache para melhorar a performance. Plugins como o WordFence ajudam a deixar seu site sempre seguro.

Enquanto planeja seu site, certifique de ter tudo sob controle. Oferecemos um construtor de sites fácil de usar, onde nenhum conhecimento em programação é necessário. Basta arrastar e soltar os elementos no local desejado, escolher um bom template e contar com nosso suporte técnico 24/7 para cuidar do seu site.

Comece Agora

 

Onde Encontrar Plugins Para WordPress?

Existem alguns lugares onde os plugins estão disponíveis. Porém tome cuidado com a fonte, plugins criados por desenvolvedores não confiáveis podem prejudicar seu site.

O diretório do WordPress é o melhor local para encontrar plugins. Existem mais de 50 mil (isso mesmo, 50.000) plugins disponíveis.

Você também pode investir em plugins pagos, também chamados de premium. Você os encontra em lojas como Code Canyon, MOJO Marketplace, e o Creative Market.

Para instalar plugins diretamente do diretório WordPress é só acessar Plugins > Adicionar novo, dentro do painel admin.

Como Instalar Plugins?

Existem três maneiras de instalar plugins. A primeira é diretamente pelo diretório do WordPress. A segunda é fazer upload de um arquivo .zip no site. A terceira, e última, é através de um upload via FTP.

Para mais detalhes sobre os métodos de instalação, confira nosso tutorial Como instalar Plugins WordPress.

Plugins Grátis x Premium

Já que existem plugins grátis e plugins pagos (premium), você pode estar em dúvida de qual escolher. Será que os plugins grátis são mesmo confiáveis ou vale mais a pena investir em um plugin premium para evitar problemas?

Bem, você já deve saber que nem sempre o que é mais caro é melhor. Existem centenas de plugins gratuitos que oferecem funcionalidades de plugins pagos. Então se você não tem condições de pagar por um plugin premium é bem provável que exista uma alternativa grátis.

Antes de escolher, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Recursos: Apesar da grande variedade de plugins grátis no diretório do WordPress, alguns recursos e funcionalidades só estão disponíveis na versão premium. Pesquise bem se você realmente necessita da funcionalidade exclusiva da versão paga. Caso não seja realmente necessário, provavelmente um plugin grátis dá conta do recado.
  • Suporte: Plugins premium geralmente oferecem suporte online para caso haja algum bug ou se você precisa de dicas de uso. Já com plugins grátis você mesmo tem que ir atrás de qualquer informação e ajuda que procura.
  • Manual: Plugins premium geralmente disponibilizam um manual de uso que ensinam dicas de uso e otimização para o plugin.

O Que Considerar Antes de Instalar Um Plugin?

Antes de instalar qualquer plugin é importante considerar algumas coisas.

Primeiro, você precisa saber qual é a função do seu site. Não abra o repositório de plugins sem saber o que você precisa e instale qualquer coisa só por parecer uma ferramenta legal. Além de ineficiente é uma grande perda de tempo.

Segundo, pesquise por recomendações de plugins na internet. Isso vai ajudar você a encontrar plugins de confiança que fazem exatamente o que você precisa.

Dica: confira nossa lista dos melhores plugins WordPress.

Finalmente, é preciso verificar a compatibilidade do plugin com sua versão instalada do WordPress e tema. Alguns plugins não são compatíveis com versões antigas do WordPress, enquanto outros ainda não se atualizaram para as versões mais novas. E caso seu tema não seja compatível com o plugin, vai ser dor de cabeça na certa.

Por Que Não Consigo Adicionar Plugins no meu WordPress?

Muitas pessoas que estão no começo de sua aventura no mundo WordPress ainda não sabem que existem duas versões do CMS mais popular do mundo: WordPress.com e WordPress.org. Enquanto o .org te dá liberdade de instalar qualquer plugin que você desejar, o .com não oferece o mesmo benefício.

Apenas usuários que contrataram o plano Business do WordPress.com podem instalar plugins em seus sites. Mas o número de plugins disponíveis para instalação é limitado.

Confira nosso artigo para saber mais sobre as diferenças entre o WordPress.org e WordPress.com.

Ter Muitos Plugins Pode Prejudicar Meu Site?

Tecnicamente o número de plugins instalados não afeta a performance do seu site. Porém plugins de má qualidade podem causar erros e deixar seu site mais lento.

Algo a ser lembrado é que qualquer coisa que for adicionada no seu site vai ocupar algum espaço em disco. Então se você instalar muitos plugins, seu espaço para armazenamento vai ser cada vez menor.

E mais, alguns plugins podem ter problemas de conflito com outros plugins e causar erros inesperados. Então seja inteligente na hora de escolher quantos e quais plugins instalar.

Alguns Plugins Importantes Para Qualquer Site

Mesmo que a grande maioria dos plugins sejam opcionais, dependendo do tipo do seu site alguns plugins são essenciais. Para maximizar o desempenho e funcionalidade do site nós recomendamos a instalação dos seguintes plugins:

Contact Form 7
instalar plugin contact form 7

Com este plugin você consegue adicionar um formulário de contato no seu site em poucos passos. O plugin também é fácil de personalizar e oferece algumas funcionalidades úteis para seu site.

Yoast SEO
instalar plugin yoast seo

Em termos simples, SEO (Search Engine Optimizer) é um conjunto de técnicas e estratégias para ajudar seu site a ranquear nos sites de busca, com o Google. Com algumas opções bastante úteis, o Yoast SEO faz a parte difícil de otimizar seu conteúdo para você.

Akismet
instalar plugin akismet

Na medida que seu site começa a crescer, prepare-se para receber mensagens e emails de spam. O Akismet não apenas protege seu site de spam mas também os separa em um diretório específico. Além de automaticamente gerar um relatório com estatísticas de spam.

Conclusão

Em resumo, é graças aos plugins que o WordPress é tão potente e popular como é hoje. Além de aumentar as funcionalidades do seu site, os plugins ainda servem para proteção, ranqueamento e muitos outros recursos essenciais para ter sucesso na internet.

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

1 Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*