Blog Glossário

O Que É Um Blog?

aprenda o que é um blog e como ele pode ajudar você a se estabelecer na internet

Você provavelmente já ouviu o termo blog antes, certo? Mas se você perguntar “O Que É Um Blog” por aí, existe a possibilidade de muitas pessoas não conseguirem dar uma resposta apropriada.

Neste tutorial, vamos explicar o que um blog realmente é. Você vai aprender o que é considerado ser um blog, motivos para ter um, diferentes tipos, como começar, diferenças para um site e outros tópicos. 

#partiu?

Você Sabe O Que É Um Blog?

A definição de blog ou “weblog” é um site informativo ou um diário online que mostra as novas postagens no topo da página. Ele deve ser atualizado regularmente e é geralmente mantido por um indivíduo ou um grupo pequeno de colaboradores.

Os pontos de vista e opiniões expressadas são sobre um assunto específico. Isso é tudo no que se refere à definição. Mesmo que nos últimos anos a linha que divide blogs de sites tem se tornado confusa. Vamos abordar isso mais adiante.

Para Que Serve Um Blog

Agora que você já sabe o que é blog, vamos descobrir o que leva alguém a criar um. Pessoas e empresas utilizam blogs por uma grande variedade de motivos. Talvez você tenha uma paixão por cachorros e quer compartilhar essa paixão para uma audiência maior.

Ou você está realizando um estudo sobre privação do sono e quer compartilhar suas descobertas. Pode ser, ainda, que você seja um homem de negócios e queira anunciar seu produto para ter um aumento nas vendas.

Um blog, assim como um site ou diário, também possui uma estrutura. Ela não é engessada, já que os blogs podem variar no design e em forma, principalmente se considerarmos que eles têm evoluído bastante nos últimos anos. 

Como Funciona Um Blog 

A estrutura de um blog consiste de um cabeçalho que possui um menu e uma barra de navegação. A área de conteúdo principal possui os posts mais recentes ou em destaque.

Em um menu lateral, geralmente você encontra perfis de redes sociais ou os top posts. Por último, no rodapé geralmente há informações como política de privacidade, informações sobre o autor e de contato. Todos os aspectos dessa estrutura são importantes para que seus visitantes tenham uma boa experiência ao navegar em seu site.

O Que é ‘Blogging’?

‘Blogging’ nada mais é do que manter um blog criando, escrevendo, compartilhando e linkando novos conteúdos.

Tudo começou no início dos anos 2000, quando diversos blogs começaram a surgir. A grande maioria era mais sobre assuntos políticos, logo sendo seguidos por blogs de tutoriais e de “como fazer”.

É importante mencionar a diferença entre jornalismo e ‘blogging’. A linha que os separa tem se tornada cada vez maior no decorrer dos anos.

Para melhor entender o conceito de blogging, vamos analisar o por quê de ser tão popular como é agora.

A quantidade de blogs e blogueiros cresceu exponencialmente desde sua criação. Mas por que é tão popular? Os blogs surgiram como uma nova plataforma para notícias e informação, assim como aconteceu com os jornais.

Mas devido à conveniência e popularidade, os blogs cresceram muito mais rapidamente. Isso se deve a diversos motivos, como por exemplo, não sendo necessário comprar o blog para ter acesso à informação.

Atualizações constantes para que não se tornassem obsoletos e o fato de você poder seguir apenas assuntos de seu interesse ao invés de ter que pular seções que não interessam, como nos jornais, certamente ajudaram.

Mas quem está por trás dos blogs? Continue lendo para descobrir!

O Que é Um Blogueiro?

Um blogueiro é uma pessoa que possui um blog e compartilha suas perspectivas online em assuntos pessoais ou de negócios. Esses assuntos podem ser sobre qualquer coisa, desde artes até política.

Muitos blogueiros têm se tornado celebridades nos dias atuais. Para muitos, ser blogueiro é uma atividade extra. Para outros, é um emprego. E ainda tem aqueles que são blogueiros apenas por diversão no tempo livre.

Ser um blogueiro nunca foi tão fácil, principalmente pela comodidade de poder compartilhar um conteúdo de qualquer lugar.

Pensando em começar seu próprio blog? Não deixe de conferir nossos planos de hospedagem compartilhada! Todos os planos vêm com suporte ao cliente 24/7 e um certificado SSL gratuito.

Oferta Imperdível – Até 82% de Desconto para Começar o seu Blog

A História dos Blogs

Mesmo que a data exata em que os blogs tenham surgido seja discutível, vamos simplificar considerando a data em que foi “oficialmente” registrado pela primeira vez.

O termo “weblog” foi criado por Jorn Barger no dia 17 de dezembro de 1997. O termo “blog” surgiu logo após alguns anos. Então, o conceito em si tem mais de 2 décadas; o que, em termos de internet é muito tempo.

Ter um blog passou a ser popular no início dos anos 2000. Um ótimo exemplo da influência dos blogs e do ato de ser um blogueiro pôde ser visto em 2002, ano em que muita coisa importante aconteceu. Como todas as coisas que começam a crescer, criaram-se algumas controvérsias.

E foi exatamente isso que aconteceu com Heather B. Armstrong e seu blog Dooce.com. Ela foi demitida de seu emprego por falar de seus colegas de trabalho em seu blog pessoal, causando um grande alvoroço na comunidade sobre privacidade na internet. Heather agora opera o Dooce.com como seu principal emprego. Então, no final, tudo deu certo.

Em 2003, o WordPress foi lançado, o que mudou gerou uma revolução quanto à facilidade de criar um blog.

Os blogs continuaram chamando atenção com o passar dos anos. Sites como ProBlogger.net e JohnChow.com utulizaram propagandas em seu site mostrando que você pode sim ganhar dinheiro com blogs. Outro fato importante foi a compra do Blogger.com pelo Google. 

Diferença Entre Site e Blog

Você pode estar pensando que um blog pode ser um site e vice-versa. Pode até ser difícil entender quais exatamente são as diferenças, mas elas existem. E com algumas empresas utilizando os dois conceitos ao mesmo tempo pode ser mesmo confuso distinguir.

  • Blog. Um blog precisa ser constantemente atualizado. Além de ser extremamente importante criar um design que mantenha os usuários engajados ao máximo. Uma boa prática de fazer isso é permitir que os visitantes expressem suas opiniões e deem feedbacks na seção de comentários.
  • Site. Um site é algo mais estático. Isso significa que ele não precisa ser atualizado com tanta frequência. Ainda assim, é preciso caprichar no layout das páginas e na forma como elas se conectam para incentivar os visitantes a clicarem nela e a realizar comprar (no caso de um ecommerce).

Mas existem outras maneiras de distinguir um blog que não seja somente a frequência de atualizações. Um blog possui data de publicação, referências ao autor, categorias e tags. Ainda que alguns blogs não tenham todos esses elementos, um site não possui nenhum deles. Assim, fica mais fácil perceber a diferença entre site e blog.

Por Que Manter um Blog?

Mesmo tendo começado como um canal de comunicação para opiniões pessoais , os blogs se tornaram muito mais do que isso.

Empresas começaram a usar blog para ajudar seus clientes a se manterem informados. Quanto mais pessoas acessarem seu site, mais sua marca se torna conhecida.

Interação é outro fator responsável pelo grande sucesso dos blogs. Afinal, quanto mais interações seus clientes tiverem ter com sua empresa, melhor.

Muitas pessoas também criaram seus blogs com a intenção de fazer dinheiro. Além de poder compartilhar suas opiniões e interesses, ainda ganhar um trocado? Quem não gostaria disso?

A maneira mais comum de fazer dinheiro com um blog é com propagandas. Você adiciona propagandas (geralmente são banners) em locais estratégicos da página e, em cada clique nelas, você fatura uma pequena quantia.

Como Ganhar Dinheiro com Blog?

Muitas pessoas decidem criar um blog para faturar. Vamos considerar alguns exemplos.

De acordo com a Forbeso ranking dos 10 blogs faturaram entre $175,000 e $14,000,000 dólares em um único mês. É muito dinheiro! 

Mas claro, esses são blogs com muitos anos de mercado e com diversos funcionários. Então, se você está apenas começando nessa jornada, a tendência é que não conseguir esse montante de início.

Mas, assim que se estabelecer na internet e conseguir uma audiência fiel, será possível ganhar dinheiro online com seu blog.

Conclusão

Tivemos muitas informações sobre blog, não é? Que tal fazer uma breve recapitulação dos pontos mais importantes? Vamos lá!

Um blog é um espaço online onde você pode compartilhar suas opiniões, interesses e aspectos de sua vida pessoal. Você pode criar uma rede de seguidores, ganhar dinheiro e até informar sobre algum assunto importante que precisa ser divulgado.

Ter um blog e atuar como blogueiro pode ser mais do que somente um hobby. Pode ser um estilo de vida ou até mesmo uma carreira. Os blogs têm se tornado tão presentes no mundo atual que seria difícil imaginar um mundo sem beles.

Da mesma maneira, se você possui um negócio próprio, um blog pode ser extremamente beneficial para sua empresa. Você pode compartilhar conhecimento com seus seguidores e construir sua vida profissional sobre isso. 

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e tenha aprendido algo novo sobre o que é um blog. Somos apaixonados por eles. E se você também tiver um blog, comente abaixo para conferirmos o seu trabalho! 🙂

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

4 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*