Plano de Carreira: Como Criar e Executar Seu Planejamento Pessoal
access_time
hourglass_empty
person_outline

Plano de Carreira: Como Criar e Executar Seu Planejamento Pessoal

Imagine como estará a sua vida profissional daqui a cinco ou dez anos. Será que você vai estar em outro emprego? Será que você vai conquistar cargos mais altos onde você trabalha? Se alguma vez você já fez essas perguntas, então você pensou no seu plano de carreira.

Ter um planejamento de carreira auxilia o gerenciamento da sua vida profissional, ajuda a elaborar projetos e a traçar os seus objetivos. Por isso, nesse artigo, você vai ficar por dentro de vários aspectos importantes relacionados à gestão de carreira.

Está buscando uma vaga de emprego? A Hostinger tem oportunidades abertas de trabalho remoto.  É só clicar no botão abaixo e se inscrever!

Trabalhe na Hostinger

O Que é Plano de Carreira?

O plano de carreira é um conjunto de estratégias bem definidas, que funcionam como um guia da carreira e apontam quais direções e caminhos você vai querer seguir na sua profissão.

Vale destacar que o plano de carreira pode ser estipulado pela empresa que você trabalha. No entanto, você também tem liberdade e autonomia total para estabelecer o seu.

Ter um plano de carreira permite que você tenha o controle total da sua carreira, possibilitando alcançar seus objetivos profissionais e pessoais com segurança.

Além disso, um planejamento de carreira faz com que você tenha plena certeza de onde você está e quais serão os seus próximos passos para evoluir profissionalmente. Inclusive, apenas com um plano de carreira você saberá se é válido investir em outra área profissional, por exemplo.

Vale a Pena Ter um Coaching de Carreira?

Coach de carreira são profissionais que auxiliam as pessoas a gerenciarem, da melhor maneira possível, as suas respectivas vidas profissionais. Esse profissional atua ajudando as pessoas a encontrarem com clareza o que almejam nas suas profissões. 

Em suma, quem trabalha como coaching de carreira ajuda as pessoas a compreender melhor as suas âncoras de carreira. 

O conceito de âncora de carreira foi desenvolvido pelo pesquisador da cultura organizacional, Edgard Schein. De acordo com esse estudioso, esses âncoras consistem em elementos que influenciam nas tomadas de decisões no nosso cotidiano de trabalho.

Uma pessoa pode ter várias âncoras de carreira entre as oito existentes. E algumas delas podem ser o estilo de vida, a dedicação a uma causa, a estabilidade, o desafio puro, a competência técnica e a funcional.

A resposta é que vale a pena sim ter ajuda de coaching de carreira, pois além de auxiliar você a ter uma melhor compreensão das suas âncoras de carreira, também pode impulsionar a sua vida profissional em vários aspectos.

Veja como abaixo.

Atitude Profissional

O coaching de carreira age melhorando a sua postura no mercado de trabalho, permitindo que você a encare de forma mais realista e objetiva.

Foco

O coaching de carreira ajuda você a se conhecer melhor. E esse conhecimento facilita a manter o foco nos seus objetivos.

Evolução

A atuação de um coaching também estimula você a evoluir na sua carreira profissional, superando obstáculos e alcançando as metas que você criar para a sua carreira dos sonhos.

Como Fazer um Planejamento de Carreira?

Qualquer pessoa que almeja obter êxito no mercado de trabalho pode (e deve) fazer um planejamento de carreira. Não importa se é o estagiário de uma empresa, o recém-formado ou profissional já experiente.

Por essa razão, um bom planejamento de carreira leva em conta uma análise detalhada do seu perfil pessoal, dos seus desejos e necessidades, bem como das características da profissão e das suas habilidades profissionais.

Conheça Você Mesmo

É fundamental você fazer uma análise profunda das suas características pessoais.

Será que você tem espírito de liderança ou prefere executar tarefas? É mais introvertido ou extrovertido? Gosta de trabalhar em grupo ou individualmente?

Ao responder essas e outras perguntas você tem condições de traçar um perfil mais adequado das suas qualidades.

Conheça Outras Opções Potenciais de Carreira

Vivemos na era digital, em uma época em que novas profissões e novos métodos de trabalho estão surgindo.

Desse modo, para você planejar com mais segurança a sua carreira, fique por dentro das novas tendências de mercado.

Faça um mapeamento das áreas que mais se adaptam com as suas habilidades profissionais e com as suas características pessoais.

Pesquise Sobre a Remuneração da Área

É importante ficar por dentro das habilidades que a área escolhida exige. Porém, é importante levar em conta que em um bom plano de carreira a questão salarial também deve ser avaliada. 

Avalie se o salário oferecido compensa para suprir as necessidades do seu dia a dia. Além disso, nas entrevistas de emprego, é comum que os avaliadores perguntem a respeito das pretensões salariais. 

Sendo assim, ter uma noção mais precisa da remuneração oferecida auxilia muito na elaboração do seu currículo e também a conhecer melhor o mercado.

Faça Networking

Um bom plano de carreira conta muito com uma boa rede de contatos.

Por meio dessa rede você pode interagir com pessoas que já conhecem a área onde você pretende trabalhar, assim como coloca ao seu redor possíveis parceiros e novas oportunidades.

Hoje em dia algumas redes sociais, especialmente o LinkedIn, são ótimos recursos para você ampliar o seu networking.

Vale também investir na criação de um blog ou um canal de vídeo, por exemplo, onde você mostra conteúdos que valorizam as suas habilidades.

Estabeleça Metas SMART

As metas SMART podem ajudar bastante no planejamento de carreira. Elas auxiliam na definição e organização dos objetivos, determinando prazos para que eles sejam cumpridos. 

Ao estabelecer as metas SMART para o seu plano de carreira, ele será dividido em 5 características. Entenda abaixo o significado desse conceito.  

  • S (Specific): Os seus objetivos profissionais devem ser específicos. Determine, de forma simples e direta, qual será a sua área de atuação. Seja realizar uma graduação, especialização, um curso online ou qualquer outro objetivo, sempre leve em conta as suas habilidades e características pessoais.
  • M (Measurable): Além de específicos, os seus objetivos devem ser mensuráveis. Quantifique e qualifique o seu progresso para atingir essa meta. 
  • A (Attainable): Avalie se a sua meta é atingível. Será que a profissão que você quer seguir é viável para o seu estilo de vida? 
  • R (Relevant): Pense na relevância que os seus objetivos vão conferir para você e até mesmo para as outras pessoas.
  • T (Time-Based): Determine o tempo que você vai levar para atingir a sua meta. Isso vai ajudar você a manter o foco nos seus objetivos.

Mãos na massa!

Após estabelecer a meta SMART para a sua carreira, com prazos e objetivos definidos, é hora de entrar em ação e elaborar as estratégias para atingi-los.

De nada adianta todo esse planejamento se não há cumprimento das metas estabelecidas. Por isso, só idealize metas e planos que sejam atingíveis e que você, de fato, possa cumprir. 

Como Planejar uma Transição de Carreira Profissional

A vontade de mudar de carreira, de função ou de departamento é uma possibilidade na vida de qualquer profissional.

Em algum momento você concluiu que fez a escolha errada, não era sua real vocação ou entendeu que os motivos da escolha já não são mais importantes.

Por outro lado, em alguns casos a mudança vem contra a vontade, na forma de uma demissão, como tem acontecido com a situação mundial em relação ao COVID-19.

Seja qual for o motivo, planejar a transição da carreira é importante. Por isso, nesse caso, é sempre válido estar atento às mudanças com a ideia de sempre procurar evoluir. 

Atualize Seu Currículo

O currículo deve ser atualizado constantemente, apontando tudo o que você aprendeu e quais experiências foram adquiridas ao longo da sua carreira. 

Um currículo atualizado aponta que você não parou no tempo, que fez cursos, conheceu novas tecnologias e enriqueceu constantemente as suas habilidades e conhecimentos.

E, caso tenha sido necessário fazer uma pausa, mostra que você está preocupado em se preparar para a próxima oportunidade.

Reflita Sobre Sua Trajetória de Carreira

Avalie o que você aprendeu ao longo da sua vida profissional. Veja os erros e os acertos. Identifique também as habilidades adquiridas e veja como elas podem ajudar você. Isso é importante para você dar os passos seguintes na sua transição de carreira.

Explore Treinamentos e Atualize Conhecimentos 

Estamos em uma era de mudanças rápidas, por isso, buscar novos conhecimentos nunca é demais. Faça cursos, conheça novas tecnologias e leia conteúdos destinados para a sua área. Informações não faltam hoje em dia.

Arrisque Inovar

Ao efetuar uma transição de carreira, experimente sair da sua zona de conforto e explore uma nova área profissional. Porém, é claro, sempre procurando conhecer mais a fundo sobre ela.

Procure também mapear novas oportunidades. Atualmente as transformações tecnológicas exigem novos conhecimentos e abrem possibilidades inéditas de trabalho. 

Além disso, nunca deixe de fazer planos e estipular metas. Uma transição de carreira é bem feita quando está bem planejada.

Dicas Para Ter um Guia de Carreira

O guia de carreira é como um mapa que vai orientar você no seu dia a dia profissional. Sendo assim, para você ter um guia eficiente, confira mais algumas dicas aplicáveis. 

Esteja Sempre Atualizado

Além do seu currículo, você também deve estar atualizado com a sua área ou áreas em que quer atuar. Por isso, é importante estar a par dos acontecimentos, principalmente se o seu objetivo é atuar em empresas globais. 

Foque Nos Seus Objetivos

Objetivos existem para serem alcançados, pois são eles que vão nortear o seu plano de carreira. Por isso, sempre pense neles antes de desistir ou quando se deparar com algum obstáculo que faça você desviar do caminho.

Não Tome Decisões Precipitadas

Aí está a importância de um bom planejamento de carreira ou de transição de carreira. Avalie se a decisão que você vai tomar é realmente necessária e está de acordo com seus objetivos de carreira ou se afastam você desse caminho traçado. 

Tenha Inteligência Emocional

Inteligência emocional é a capacidade de lidar e avaliar as próprias emoções e também as das outras pessoas. Isso auxilia a identificar quais comportamentos atrapalham o seu desenvolvimento.

O Plano de Carreira Define sua Trajetória Profissional

É ele que vai transformar os seus sonhos em metas, sempre com prazos bem definidos e auxiliando a superar adversidades.

Portanto, nunca é tarde para você ter um plano de carreira. Basta ter objetivos, foco e organização. E se possível, conte com a ajuda de profissionais da área para essa empreitada. 

Depois desse artigo, você já avaliou que uma de suas âncoras de carreira é desafio puro e estilo de vida, fez suas atualizações para ter uma carreira digital e criou metas para trabalhar numa empresa global? Conheça a nossa página de carreiras!

O Autor

Author

Mariana Moreira / @mariana

Mariana é Psicóloga, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas, e Coordenadora de RH na Hostinger Brasil. É apaixonada por People e Gestão de Pessoas, tendo como objetivo manter um ambiente de trabalho presencial e remoto mais feliz e engajado. Nas horas extras, trabalha também com Psicologia Clínica e Orientação de Carreiras.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!