email Outlook

Portas POP3, SMTP e IMAP e Protocolos Explicados para Email

Portas-POP3-SMTP-IMAP-Protocolos-Email-hostinger

É bem provável que vocês já estejam familiarizados com a tecnologia de comunicação mais utilizada – o email. Mas você já questionou a si mesmo como ele realmente funciona? Neste artigo, vamos aprender o que impulsiona este serviço.

Passo 1 – O que é POP3 e quais são as portas POP3?

O POP3 (Post Office Protocol versão 3) é usado para se comunicar com o servidor de e-mail e baixar os e-mails para uma empresa de e-mail como o Outlook, o Thunderbird, o Windows Mail, o Mac Mail, etc. Deixar cópias dos e-mails baixados no servidor ou não. Se você estiver acessando a mesma conta de e-mail em diferentes dispositivos, é recomendável manter cópias remotas, caso contrário seu segundo dispositivo não baixará nenhum e-mail se o primeiro já os tiver excluído. Vale ressaltar também que o POP3 é um protocolo de comunicação unidirecional, o que significa que os dados são extraídos do servidor remoto e enviados para o cliente local.

Por padrão, as portas POP3 são:

  • Porta 110 – porta não criptografada;
  • Porta 995 – Porta SSL / TLS, também conhecida como POP3S.

Passo 2 – Qual é a diferença entre POP3 e IMAP e quais são as portas IMAP?

IMAP (Internet Message Access Protocol) como POP3 também é usado para recuperar e-mails para empresas de e-mail, no entanto, tem uma grande diferença – apenas cabeçalhos de e-mail são baixados, o conteúdo da mensagem de e-mail real são deixados no servidor. Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade como gigantes do provedor de e-mail, como o Gmail, recomendo usar IMAP em vez de POP3.

Portas IMAP padrão:

  • Porta 143 – porta não criptografada
  • Porta 993 – Porta SSL / TLS, também conhecida como IMAPS

Passo 3 – SMTP para comunicação de e-mail de saída

O Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é usado para se comunicar com o servidor remoto para enviar o e-mail de um cliente local para o servidor remoto e eventualmente para o servidor de e-mail do destinatário. Esse processo é controlado pelo agente de transferência de email (MTA) em seu servidor de email. Além disso, o SMTP é usado exclusivamente para enviar e-mails.

Portas SMTP:

  • Porta 25 – porta não criptografada
  • Porta 465 – Porta SSL / TLS, também conhecida como SMTPS

Conclusão

Esperamos que agora você tenha uma melhor compreensão do serviço de e-mail e quais portas ele usa. Nós aprendemos que POP3 e IMAP são destinados para o mesmo propósito, mas têm uma abordagem diferente com IMAP deixando conteúdo de e-mail no servidor e POP3 baixar tudo para o seu computador. Também aprendemos quais são as portas SMTP, POP3 e IMAP padrão.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!