Portas POP3, SMTP e IMAP – Protocolos de Email Explicados
access_time
hourglass_empty
person_outline

Portas POP3, SMTP e IMAP – Protocolos de Email Explicados

É bem provável que você já esteja familiarizado com a tecnologia de comunicação mais utilizada no mundo. Estamos falando do Email. Mas você já questionou como ele realmente funciona?

Neste artigo, vamos aprender o que impulsiona este serviço e como o email realmente funciona.

Não consegue acessar seu email? A gente ajuda você: acesse o conteúdo Como acessar meu email: aprenda a acessar e mudar a senha do seu email e não passe mais trabalho.

Passo 1 – O que é POP3 e qual é a porta POP3?

O POP3 (Post Office Protocol versão 3) é usado para se comunicar com o servidor de e-mail e baixar os e-mails para um cliente de e-mail como o Outlook, o Thunderbird, o Windows Mail, o Mac Mail, etc.

Se você estiver acessando a mesma conta de e-mail em diferentes dispositivos, é recomendável manter cópias remotas, caso contrário seu segundo dispositivo não baixará nenhum e-mail se o primeiro já os tiver excluído.

Vale ressaltar também que o POP3 é um protocolo de comunicação unidirecional, o que significa que os dados são extraídos do servidor remoto e enviados para o cliente local.

Por padrão, a porta POP3 é:

  • Porta 995 – Porta SSL / TLS, também conhecida como POP3S.

Passo 2 – Qual é a diferença entre POP3 e IMAP e qual é a porta IMAP?

IMAP (Internet Message Access Protocol), como o POP3, também é usado para recuperar e-mails para empresas de e-mail, no entanto, tem uma grande diferença – apenas cabeçalhos de e-mail são baixados, o conteúdo da mensagem de e-mail real são deixados no servidor.

Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade entre os gigantes provedores de e-mail, como o Gmail. Nós recomendamos usar IMAP em vez de POP3.

A porta IMAP padrão é:

  • Porta 993 – Porta SSL / TLS, também conhecida como IMAPS.

Passo 3 – SMTP para comunicação de e-mail de saída

O Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é usado para se comunicar com o servidor remoto para enviar o e-mail de um cliente local para o servidor remoto e eventualmente para o servidor de e-mail do destinatário.

Esse processo é controlado pelo agente de transferência de email (MTA) em seu servidor de email. Além disso, o SMTP é usado exclusivamente para enviar e-mails.

Portas SMTP:

  • 465 – Porta SSL, também conhecidas como SMTPS
  • 587 – Porta TLS, também conhecida como SMTP TLS

Conclusão

Esperamos que agora você tenha uma melhor compreensão do serviço de e-mail e quais portas ele usa. Nós aprendemos que POP3 e IMAP são destinados para o mesmo propósito, mas têm uma abordagem diferente.

A IMAP, por exemplo, deixa o conteúdo de e-mail no servidor. Já a POP3 baixa tudo para o seu computador. Também aprendemos quais são as portas SMTP, POP3 e IMAP padrão.

Tem alguma pergunta ou gostaria de compartilhar um conhecimento seu com a gente? Use as caixas de comentários abaixo para nos enviamos uma mensagem. Vamos adorar interagir com você! 😉

O Autor

Author

Rafael H. / @rafaelhertel

Jornalista e estudante de economia, Rafael H faz parte da equipe de marketing da Hostinger desde 2017. Atualmente trabalha com crescimento e aquisição da empresa focado na aquisição de novos afiliados. Se apaixonou pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhou como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

Tutoriais relacionados

Author

sergio Responder

fevereiro 06 2018

Não adianta nada não consegue se comunicar no servidor de email do android 6.0... um problema...

    Author

    arianegoncalves

    Respondeu em fevereiro 20 2018

    Oi, Sergio. Qual erro é apresentado? Você pode entrar em contato com nosso suporte que vamos te ajudar :) Abraço

      Author

      Sergio Ribeiro

      Respondeu em junho 05 2018

      Olá, boa tarde! Me ajude com o erro abaixo, por favor! A tarefa 'pop3.live.com - Recebendo' relatou um erro (0x800408FC) : 'O nome de servidor fornecido não foi encontrado na rede (talvez ele esteja temporariamente desligado). Verifique se você está on-line e se o nome do servidor está correto.'

        Author

        josedaltro

        Respondeu em junho 06 2018

        Olá, Sergio, tudo certo? Bom, você está fazendo a configuração do painel normal ou do cPanel? Pois varia de um para o outro. Repasse esse problema para os nossos agentes de sucesso, eles vão resolver o seu problema em questão de minutos! :D

Author

Marta Ap Santos Silva Responder

dezembro 03 2018

Já a POP3 baixa tudo para o seu computador. Então isto quer dizer que caso venha excluir os e-mail , não temos mais acesso

Author

Euzébio Responder

março 30 2019

Bom dia gente gostei muito das explicações, mas estou começando na era digital

    Author

    Ariane G.

    Respondeu em abril 03 2019

    Bom trabalho e muito sucesso nessa jornada, Euzébio!

Author

Gustavo Responder

novembro 07 2019

Não tem apenas estes protocolos de comunicação (carrega o email) correto? A Microsoft utiliza por exemplo, active sync e mapi para sincronizar o email com o servidor, além de imap e pop3. Existe outras empresas que também possuem seus próprios protocolos para suas aplicações? Vocês tem algum exemplo?

    Author

    Andrei L.

    Respondeu em novembro 14 2019

    Oi, Gustavo! O Active Sync é uma aplicação de sincronização de dados da Miocrosoft que faz a ponte de comunicação de serviços de email e outros conteúdos multimídia entre várias plataformas diferentes, seja em desktop ou mobile. Outras ferramentas similares são o Funambol e o DME.

Author

Edmilson Valentino Responder

abril 27 2020

Quais são as portas usadas por estes protocolos?

    Author

    Andrei L.

    Respondeu em maio 04 2020

    Edmilson, tudo bem? As portas estão descritas no próprio conteúdo!

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!