email Outlook

Portas POP3, SMTP e IMAP – Protocolos de Email Explicados

tutorial para aprender como seu email funciona pelas portas mais comuns

É bem provável que você já esteja familiarizado com a tecnologia de comunicação mais utilizada no mundo. Estamos falando do Email. Mas você já questionou como ele realmente funciona?

Neste artigo, vamos aprender o que impulsiona este serviço e como o email realmente funciona.

Não consegue acessar seu email? A gente ajuda você: acesse o conteúdo Como acessar meu email: aprenda a acessar e mudar a senha do seu email e não passe mais trabalho.

Passo 1 – O que é POP3 e qual é a porta POP3?

O POP3 (Post Office Protocol versão 3) é usado para se comunicar com o servidor de e-mail e baixar os e-mails para um cliente de e-mail como o Outlook, o Thunderbird, o Windows Mail, o Mac Mail, etc.

Se você estiver acessando a mesma conta de e-mail em diferentes dispositivos, é recomendável manter cópias remotas, caso contrário seu segundo dispositivo não baixará nenhum e-mail se o primeiro já os tiver excluído.

Vale ressaltar também que o POP3 é um protocolo de comunicação unidirecional, o que significa que os dados são extraídos do servidor remoto e enviados para o cliente local.

Por padrão, a porta POP3 é:

  • Porta 995 – Porta SSL / TLS, também conhecida como POP3S.

Passo 2 – Qual é a diferença entre POP3 e IMAP e qual é a porta IMAP?

IMAP (Internet Message Access Protocol), como o POP3, também é usado para recuperar e-mails para empresas de e-mail, no entanto, tem uma grande diferença – apenas cabeçalhos de e-mail são baixados, o conteúdo da mensagem de e-mail real são deixados no servidor.

Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade entre os gigantes provedores de e-mail, como o Gmail. Nós recomendamos usar IMAP em vez de POP3.

A porta IMAP padrão é:

  • Porta 993 – Porta SSL / TLS, também conhecida como IMAPS.

Passo 3 – SMTP para comunicação de e-mail de saída

O Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é usado para se comunicar com o servidor remoto para enviar o e-mail de um cliente local para o servidor remoto e eventualmente para o servidor de e-mail do destinatário.

Esse processo é controlado pelo agente de transferência de email (MTA) em seu servidor de email. Além disso, o SMTP é usado exclusivamente para enviar e-mails.

Portas SMTP:

  • 465 – Porta SSL, também conhecidas como SMTPS
  • 587 – Porta TLS, também conhecida como SMTP TLS

Conclusão

Esperamos que agora você tenha uma melhor compreensão do serviço de e-mail e quais portas ele usa. Nós aprendemos que POP3 e IMAP são destinados para o mesmo propósito, mas têm uma abordagem diferente.

A IMAP, por exemplo, deixa o conteúdo de e-mail no servidor. Já a POP3 baixa tudo para o seu computador. Também aprendemos quais são as portas SMTP, POP3 e IMAP padrão.

Tem alguma pergunta ou gostaria de compartilhar um conhecimento seu com a gente? Use as caixas de comentários abaixo para nos enviamos uma mensagem. Vamos adorar interagir com você! 😉

Rafael H.

Jornalista e estudante de economia, Rafael H faz parte da equipe de marketing da Hostinger desde 2017. Atualmente trabalha com crescimento e aquisição da empresa focado na aquisição de novos afiliados. Se apaixonou pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhou como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

4 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

      • Olá, boa tarde! Me ajude com o erro abaixo, por favor!

        A tarefa ‘pop3.live.com – Recebendo’ relatou um erro (0x800408FC) : ‘O nome de servidor fornecido não foi encontrado na rede (talvez ele esteja temporariamente desligado). Verifique se você está on-line e se o nome do servidor está correto.’

        • Olá, Sergio, tudo certo? Bom, você está fazendo a configuração do painel normal ou do cPanel? Pois varia de um para o outro.

          Repasse esse problema para os nossos agentes de sucesso, eles vão resolver o seu problema em questão de minutos! 😀

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]