Quais São as Partes Mais Importantes de um Site?

Embora muitos ainda digam que a parte mais importante de um site seja o design, a navegação ou qualquer outro aspecto estético ou funcional dele, na verdade, a hospedagem de site é que deve ser considerada a mais importante. Seu site pode até ter o design mais incrível, a navegação mais fluída e o melhor conteúdo do mundo, mas se o seu serviço de hospedagem for de baixa qualidade, seus visitantes não vão se beneficiar de nada disso.

Uma hospedagem de site de qualidade garante que seu site tenha um desempenho estável e também a melhor experiência possível para seus visitantes. Com ela, os conteúdos carregam mais rapidamente a conexão é sempre segura. 

Dito tudo isso, a hospedagem de site é um fator decisivo entre um site de boa ou baixa qualidade. Não faz ideia de como e por que ela tem todo esse poder? Vamos entender melhor abaixo.

Por Que a Hospedagem de Site é o Elemento Mais Crucial de Qualquer Site?

Além de deixar seu site online e acessível na internet, a hospedagem de site também tem 3 papéis importantes. São eles:

Backups do Site

Não importa se seu site for consolidado e moderno ou iniciante e mais básico, uma coisa é certa: tudo pode desaparecer em questão de segundos. Sites podem parar de funcionar e até “quebrar” por diversas razões e, se você não tem backups dos seus dados, ele pode se perder para sempre.

É aqui que a hospedagem de site aparece.

A maioria das hospedagens de site oferece backups automáticos que garantem que seu site possa ser restaurado em caso de emergência. Já outros serviços fazem o backup automático dos seus sites hospedados todas as semanas ou até com mais frequência.

Assim, não importa qual é a aparência do seu site e quantas páginas ele tem. Se ele não tiver backup configurado e vir a falhar, pode ser que você tenha que criar um novinho em folha do zero. 

Segurança

Outro aspecto sobre ter um site que é frequentemente ignorado é a segurança. A menos que você seja o gestor de uma loja virtual, ou alguém que lida com muitas informações confidenciais, a segurança pode parecer algo trivial. 

Só que não é. Sites são invadidos todos os dias, o que geralmente causa grandes problemas. Ainda bem que a maioria das empresas de hospedagem possuem recursos que ajudam você a cuidar do seu site, mesmo que você não esteja muito atento a estas questões. 

Aqui estão alguns dos recursos típicos que uma boa hospedagem de site deve ter:

Tudo isso é o que mantém a conexão entre seu site e os computadores dos seus visitantes seguros e a salvo. Além de também proteger contra muitos tipos de ameaças, como ataques DDoS, roubos de dados e injeções de SQL.

Velocidade

Por último, a hospedagem afeta diretamente na velocidade do seu site. Não importa o quão bom seja o design e a estrutura de programação dele, isso não vai servir para muita coisa se o seu site não carregar antes dos seus visitantes ficarem frustrados e saírem dele. 

Existem algumas técnicas de otimização de velocidade que você pode aplicar no seu site para ele carregar rapidamente. Porém, isso é só uma pequena parte do que afeta o desempenho geral e o tempo de carregamento dele. 

Aqui estão mais coisas que afetam a velocidade de site quando falamos em hospedagem de site:

  • CDN (Redes de Distribuição de Conteúdo)
  • Armazenamento SSD
  • Gerenciador de Cache
  • Plugins de aceleração, como o LiteSpeed Cache

É sempre recomendado verificar se a sua hospedagem inclui todos esses recursos técnicos no seu plano, pois cada um deles podem determinar quanto tempo vai demorar para seu site ser carregado.

Lembre-se que a velocidade de um site afeta diretamente nas taxas de conversão e de rejeição, então isso não é algo deva ser ignorado.  

Hospedagem de Site Boa Deve Ser sua Prioridade Número Um

Embora seja frequentemente vista como uma parte menos importante de um site, a hospedagem de site tem um efeito massivo na qualidade e nas funcionalidades de qualquer projeto online. 

Você até pode ter um site personalizado com design e funcionalidades de tirar o fôlego, mas sem uma hospedagem de site boa, quem acessar seu site não vai conseguir aproveitar todo o potencial dele.  

Tire um tempo para dar uma olhada nas opções de hospedagem de site no mercado e veja qual empresa oferece tudo o que você precisa. E, já para ter um excelente exemplo para comparação, por que você não começa analisando o que a gente oferece aqui na Hostinger

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.