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WooCommerce Vs. Shopify: Qual plataforma E-commerce escolher

Woo Commerce vs shopify

Você quer criar, está criando ou considerando a ideia de criar um comércio eletrônico, um E-commerce. Se isso soa uma ideia boa para você, este guia de comparação WooCommerce Vs Shopify é uma revisão detalhada e imparcial de ambas as plataformas de comércio eletrônico e vai ajudá-lo a decidir qual plataforma  E-commerce será a melhor.

Ao contrário de outras postagens de comparação do WooCommerce ou Shopify que deixam com mais perguntas do que com respostas, nós mergulhamos  profundamente em cada plataforma de comércio eletrônico em termos de instalação, características, preços e outros detalhes.

Em outras palavras, você e eu testamos cada plataforma, para que você possa escolher a melhor solução de comércio eletrônico para suas necessidades exclusivas.

Realmente comparar WooCommerce e Shopify é similar a comparar um SUV 4WD com transmissão manual para uma minivan 2WD com transmissão automática. Cada um tem suas vantagens mas todos sabemos o que oferece mais torque para superar qualquer tipo de terreno. Sem mais conversas, vamos continuar com o guia.

WooCommerce vs Shopify: Instalação

Vamos começar do começo, quão fácil é instalar uma plataforma? Em nosso raciocínio, você não aproveitará sua experiência no WooCommerce ou Shopify se a instalação lhe apresenta um desafio. Primeiro vamos com o WooCommerce.

Instalação do WooCommerce

O WooCommerce é um popular plugin E-commerce para o sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress que é a estrutura de aplicativos igualmente popular.

Além disso: Se você nunca ouviu falar sobre WordPress, certamente você deve viver sob uma pedra. Do mesmo jeito que o WordPress é simples uma plataforma para criar todos os tipos de sites, incluindo comércios eletrônicos (E-commerce).

Uma vez que você criar o site no WordPress, você pode convertê-lo (ou parte dele) em uma loja online usando um plugin de comércio eletrônico, como o WooCommerce.

Agora que estamos na mesma página, como você instala o WooCommerce? Para iniciantes você precisará de uma instalação WordPress antes.

Até mesmo para iniciantes totalmente inexperientes, configurar o WordPress é uma caminhada no parque. Você vai precisar simplesmente de:

  • Um nome para seu domínio como  hostinger.com.
  • Um plano de Hospedagem que oferece a instalação automática do WordPress de um clique.

Se você gostaria de aprender mais sobre a instalação do WordPress, recomendamos que você leia como instalar o WordPress ou Como instalar o WordPress em qualquer máquina com Docker se você quiser testar o WordPress em seu computador primeiro.

Por outro lado, se você tem um site WordPress de trabalho, você só precisa instalar o plugin WooCommerce como qualquer outro plugin. Confira as etapas a seguir:

  1. Entre no painel do Administrador WordPress e vá até  Plugins -> Adicionar Novo: Adicionar novo plugin WordPress2. Na próxima tela, procure “WooCommerce” e instale o primeiro resultado conforme mostrado abaixo:Adicionar Woocommerce no wordpress3. Ative o WooCommerce, que irá instalar o WooCommerce em seu site adicionando dois itens no menu. WooCommerce e Produtos no menu de administração do WordPress.

Assistente de Configuração Rápida

Em seguida, clique no botão roxo “Rodar o Assistente de Configuração” que aparece na parte superior da tela de administração do WordPress:

Configurar WooCommerce no WordPress

Este assistente de configuração leva você a todas as configurações necessárias para que seu E-commerce esteja funcionando:

configurando woocommerce no wordpress

Digite o endereço da loja, o tipo de moeda e o tipo de produto que você pretende vender na primeira tela (veja a imagem acima).

A segunda tela oferece algumas opções de pagamento, incluindo (mas não limitando) pagamentos PayPal e Off-line. Escolha os métodos de pagamento que funcionam para você e clique em Continuar. Mantenha em mente que você pode adicionar outros métodos de pagamento mais tarde:

Tela de pagamento woocommerce

Na tela Extras, você pode optar por ativar cálculos de impostos automáticos:

Calculador de taxas no woocommerce

A ativação do recurso acima também irá instalar e ativar o WooCommerce Services e Jetpack automaticamente.

Observe que esta tela pode oferecer um extra diferenciado, por exemplo, o tema gratuito do StoreFront WooCommerce, dependendo das opções que você escolher no início do assistente de instalação.

Em seguida conecte seu E-commerce ao Jetpack para melhor segurança, backups e estatísticas de sua loja.

Conectar Jetpack no Woocommerce

Observe que conectar sua loja ao Jetpack requer uma conta WordPress.com. No entanto, o processo é gratuito e muito simples, não esperamos que você encontre problemas.

Depois de conectar o Jetpack ao seu E-Commerce, você será redirecionado para a última página do assistente de instalação WooCommerce:

Instalação concluída - Woocommerce

Adicionando um novo Produto no WooCommerce

Assumindo que você está começando do zero, clicar no botão Criar Produto na imagem acima leva você direto para página Adicionar novo Produto dentro de sua área de administração do WordPress:

Adicionar novo produto ao woocommerce

Como é bem evidente, o WooCommerce oferece um tutorial (na forma de belas dicas de ferramentas) para orientá-lo no processo de criação do seu primeiro produto. Nós também temos um tutorial mais aprofundado sobre WooCommerce se você precisar de um guia mais detalhado sobre como configurar o WooCommerce no WordPress.

Observe a imagem acima para as seções numeradas correspondentes. Você pode adicionar tantos detalhes aos seus produtos, incluindo:

  1. Nome do produto;
  2. Salve o produto como rascunho, visualize o produto, compartilhe automaticamente seu novo produto com as mídias sociais, mude a visibilidade do produto, programe o produto e altere o catálogo;
  3. Escreva uma descrição longa do produto (isso é bom para SEO);
  4. Otimize o SEO de seu produto através do plugin Yoast SEO;
  5. Categorias;
  6. Tags;
  7. Os dados de seu produto, como: preço, tipo do produto, impostos, quantidade, envio, produtos vinculados, atributos, etc;
  8. Imagens;
  9. Descrição breve do produto que é exibida ao lado da imagem principal do produto;
  10. Outros detalhes dependendo de seus plugins e outras configurações do site.

E aqui está um produto de teste que criamos em menos de 3 minutos:

Novo produto criado

Nosso exemplo acima, estamos usando o tema padrão Twenty Seventeen WordPress sem widgets na barra lateral ou qualquer outra modificação. O Woocommerce cria o resto pra você, incluindo adicionar Breadcrumbs, um URL amigável para SEO e o botão Adicionar ao Carrinho.

Além disso, o WooCommerce cria as páginas necessárias para sua loja, exceto as páginas Shop, checkout, carrinho, e Minha Conta.

Neste ponto, você pode começar a vender imediatamente usando o WooCommerce. Apenas publique seus produtos, personalize seu tema WordPress, se necessário envie algum tráfego para seu novo comércio eletrônico.

Agora vamos ver como o Shopify organiza da instalação até criar o primeiro departamento de produtos.

Instalação Shopify

Ao contrário do WooCommerce que você insere no WordPress, o Shopify é mais uma plataforma de comércio eletrônico autônomo. Você não o “instala” em seu site. Em vez disso, você se inscreve em seus serviços de E-commerce da mesma forma que você se inscreveria em serviços como Email e Facebook.

Eles começam com o Subdomínio, ou seja, sualoja.myshopify.com, onde você armazena conteúdo. Você ainda vai precisar comprar seu próprio domínio personalizado como sualoja.com, no shopify ou um registrador de domínio terceirizado.

Além disso a taxa mensal para o Shopify de serviço de comércio eletrônico abrange a Hospedagem também, o que significa que você não precisa obter um host.

Com isso em mente, inscreva-se para comprar e crie um produto teste para lhe dar uma ideia melhor do processo de instalação, desde a criação da loja até a publicação do seu primeiro produto.

  1. Navegue até  Shopify.com e aperte o botão Começar:

Criar loja no shopify

  1. Digite seu endereço de e-mail, senha e nome da loja na próxima tela para iniciar uma versão gratuita de 14 dias:
    Cadastrar no Shopify
  2. Na próxima tela, adicione seu endereço comercial:

Página de cadastro no shopify3. Você pode escolher um design inicial para seu E-commerce ou deixar este passo para mais tarde.

4. Você será redirecionado para área de administração Shopify, que se parece com isso:
Temas no Shopify

Nada mal até agora. A interface do usuário parece incrível e todos os recursos necessários que você precisar para começar estão lá esperando para serem utilizados.

Além disso, o Shopify oferece um botão de Iniciar Exploração no topo que o leva ao processo de adicionar um novo produto.

Adicionando um novo produto ao Shopify

Clique em Produtos no menu de administrador e depois no botão Adicionar Produto.

Adicionar produto no Shopify

Você pode adicionar novos produtos ou importar produtos existentes. Na próxima tela, você vai encontrar um editor de produtos intuitivo. Assim como o WooCommerce, está página vem com alguns recursos para melhorar ainda mais seus produtos.

Adicionar detalhes dos produtos shopify

Você pode:

  1. Adicionar o título do produto;
  2. Alterar o canal de vendas;
  3. Escrever uma descrição do produto, organizar seu produto usando tipo, fornecedor, tags e coleções;
  4. Anexar imagens e reorganizá-las usando recurso “arrasta e solta”;
  5. Definir preços;
  6. Acompanhar o inventário;
  7. Adicionar detalhes de envio;
  8. Especificar variantes de produtos, como cores, tamanhos;
  9. Configuração de SEO.

Depois de adicionar os detalhes de seu produto e clicar no botão Salvar Produto, o editor do produto o conduz a uma tela de pré-visualização onde você pode confirmar se tudo está em ordem.

adicionar detalhes dos produtos shopify

Pressione o botão Avançar no canto inferior direito. Isso o levará ao Editor de Temas que vamos abordar outra hora.

Vamos em frente com nosso produto teste que criamos e postamos em nossa Loja também de testes, usando um de seus temas gratuitos. Aqui estão os resultados:

Produto adicionado no shopify

Neste ponto, você não pode vender nada usando seu novo Shopify, apenas se tiver usando planos pagos. Além disso, sua loja online é invisível para o público a menos que o visitante tenha uma senha.

Instalação WordPress vs Shopify e Conclusões principais

  • Ambos os procedimentos de instalação são facílimas.
  • O WooCommerce oferece mais configurações na etapa de configuração inicial do que o Shopify (funções como escolher o tipo de moeda).
  • O editor de produtos no WooCommerce vem com mais configurações de produtos em comparação com o editor de produtos do Shopify.
  • O WooCommerce é gratuito e você podem começar a vender com o WooCommerce imediatamente após sua instalação. O shopify é pago e você precisa adquirir um de seus planos antes de continuar.
  • Shopify vem com certificado SSL (HTTPS), mas você precisa ainda sim adquirir um certificado SSL por conta própria para sua loja WooCommerce.

WooCommerce Vs Shopify: Recursos

Nossa comparação do Shopify vs WooCommerce nunca estaria completa sem antes colocarmos seus recursos na mesa e compararmos ambos e-commerce.

Mas quando abordamos alguns recursos, como descrevemos o processo de instalação, devemos manter esta seção inclinada da melhor maneira para você.

WooCommerce

WooCommerce vem com inúmeros recursos específicos de comércio eletrônico, adequados para proprietários de lojas e desenvolvedores de sites.

Construído com mais de 350 contribuidores de todo mundo, o WooCommerce não é nada menos que impressionante em termos de opções de design, extensibilidade, performance, segurança e suporte.

Opções de Design

Como já mencionamos, o WooCommerce é um complemento de comércio eletrônico para o WordPress, a CMS que gera 26% de toda internet até o momento dessa redação.

Como tanto o WordPress quanto o WooCommerce são projetos de código aberto, existem opções de design praticamente ilimitadas à sua disposição. Em primeiro lugar, você podem estar editando o código do WooCommerce para criar tudo que quiser.

Em segundo lugar, existem milhares de temas WordPress gratuitos e premium que são compatíveis com o WooCommerce.

Melhor ainda, existem inúmeros temas do WordPress especificamente criados para o WooCommerce. Além disso, você pode personalizar facilmente qualquer tema para atender as suas necessidades específicas.

Como exemplo, o Marketplace Themeforest (TF) é o lar de mais de 10.800 temas do WordPress, incluindo mega-temas como o Tema Avada e o Total WordPress. O preço médio de um tema premium no Themeforest é de $60 dolares.

woocomeerce vs shopify

Tenha em mente que a maioria dos temas premiuns do WordPress vem com ferramentas como o arrastar-e-soltar do Construtor de páginas visual Composer, site demo de um clique, controles deslizantes e um suporte incrível entre outras excelentes funcionalidades.

Além disso, existem milhares de temas gratuitos do WordPress de comércios respeitáveis e o repositório de Temas WordPress. Caso você não puder escolher o tema certo para sua loja, dê uma olhada em nossa lista dos melhores temas gratuitos do WordPress aqui.

Além disso o WordPress é fornecido como um personalizador de tema intuitivo que ajuda você a mudar a aparência da sua loja online em tempo real.

woocommerce vs shopify

O número de opções que você obtém dentro do personalizador depende do seu tema, quanto mais avançado o tema, mais opções para personalizar o tema que você receberá.

Sendo assim, o único limite para o tipo de loja que você pode criar utilizando o WooCommerce e o WordPress é sua própria imaginação.

Funcionalidades

Em nosso mundo, o design não significa nada se você tiver falta de de funcionalidade. Bem, o WooCommerce se destaca nesta área com muitas extensões gratuitas e premium e também milhares de plugins também gratuitos e premium do WordPress.

Existem inúmeros plugins do WordPress compatíveis com o WooCommerce para funcionalidades cruciais, tais como:

Em termos mais simples, o combo do WooCommerce com o WordPress oferece uma liberdade de design e ampla funcionalidade para criar qualquer comércio eletrônico. Nenhuma outra plataforma E-commerce, Shopify incluída, pode bater o WooCommerce nessa área.

Funcionalidades do Shopify

Em termos de recursos básicos de um E-Commerce o Shopify não está tão atrasado em relação ao WooCommerce.

Embora possa levar um milhão de anos para que essa plataforma chegue ao nível do WooCommerce em termos de oferta geral de recursos, o Shopify se concentra em levá-lo ao rápido funcionamento sem os demais detalhes técnicos.

Eles irão forçá-lo a um de seus planos prontos, e embora isso seja ótimo caso deseja começar rapidamente seu E-Commerce, ele vem a custa de todos os recursos extras que fazem do WooCommerce a solução de comércio eletrônico mais robusta.

Opções de Design

A Loja de temas Shopify oferece 61 temas de alta qualidade dos quais 10 estão disponibilizados gratuitamente. Estes temas são construídos por agências de última geração garantindo que os modelos sejam modernos e a prova-de-futuro.

Eles são Mobile-friendly e funcionam bem em dispositivos móveis, o que é ótimo para seus visitantes. O custo médio de um tema no Shopify é de cerca US $160 dólares.

Além disso, você pode contratar desenvolvedores para criar temas personalizados do Shopify ou comprar temas de terceiros. No momento da redação o mercado ThemeForest Hospeda mais de 525 temas Shopify com um preço médio de US $ 60 dólares:

temas no shopify

E também, o Shopify lhe garante um personalizador de tema ao vivo que ajuda a moldar seu tema da maneira que desejar. No entanto, não é tão avançado quanto o personalizador do tema no WordPress:

temas no shopify

Assim como o WordPress, o número de opções que você obtém dentro do editor de tema Shopify depende do tema escolhido. Quanto mais avançado o tema, mais as opções.

Funcionalidade

Ao contrário do WooCommerce que vem com uma ampla gama de extensões e plugins, o Shopify oferece um número significativamente menor de aplicativos.

Estes aplicativos o ajudam com:

Há duas desvantagens principais nos aplicativos do Shopify, há uma pequena quantidade em comparação com o WooCommerce, e em segundo lugar os aplicativos premium do Shopify exigem taxas mensais recorrentes de até US $1.500 por mês.

As extensões Premium do WooCommerce tem taxas únicas, o que significa que o Shopify custa mais do que o WooCommerce para a mesma funcionalidade.

WooCommerce vs Shopify: Opções de Design/ Conclusão Principais Funcionalidades

  • O WooCommerce aproveita o poder do WordPress, o que significa que você tem mais temas e plugins do que o Shopify.
  • Os temas premiuns do WooCommerce são muito mais baratos do que os temas oficiais do Shopify.
  • Os temas do WordPress/ WooCommerce têm mais recursos e são mais extensíveis do que os seus equivalentes no Shopify.
  • Você pode pagar mais pela mesma funcionalidade no Shopify do que o WooCommerce devido ao esquema de preços mensais do anterior.
  • Para o iniciante que nunca ouviu falar sobre o Shopify ou do WooCommerce, é indiscutivelmente mais fácil começar um E-commerce no último do que no primeiro. Mesmo assim, instalar o WordPress + WooCommerce é uma questão de apontar e clicar embora exija mais etapas.
  • Você pode usar o WooCommerce e Shopify para vender bens digitais quanto físicos.
  • Você pode usar ambas as plataformas para vender tanto online quanto em sua loja física utilizando POS.

WooCommerce vs Shopify: Performance e segurança

Velocidade

Fora da caixa, ambas as plataformas E-Commerce são criadas para obter excelente desempenho e segurança, o Shopify oferece hospedagem de alta qualidade, o que significa que a sua loja funciona admiravelmente bem em relação a velocidade. Mesmo assim, você podem diminuir a velocidade de seu site caso configure os aplicativos incorretamente.

Por outro lado, o desempenho de seu E-commerce baseado em WooCommerce em termos de velocidade dependa inteiramente de sua hospedagem, se você começar com uma hospedagem de baixa qualidade, você terá problemas de desempenho com certeza.

A melhor solução é começar com a Hospedagem WordPress que é livre de problemas como erro 503 de serviço indisponível, velocidade lenta e paralisações regulares entre outras coisas.

Segurança

Em termos de segurança, Shopify começa com um certificado SSL gratuito, o que significa que seu E-Commerce estará seguro. Sem dúvidas, você precisa observar todas as suas outras precauções de segurança do site, como o uso de senhas seguras e apenas obter temas e aplicativos de fontes confiáveis.

O WooCommerce e o WordPress oferecem muitas opções de segurança, incluindo plugins de segurança como o iThemes Security. Além disso, você sempre pode instalar o SSL gratuito (Let’s Encrypt), ou comprar um certificado SSL de um terceiro fornecedor, por conta própria. Siga outros procedimentos de segurança do WordPress, como utilizar senhas seguras e atualizar suas instalações, temas e plugins.

Quando finalizado, ambas as plataformas oferecem desempenho suficiente e características de segurança que seu E-commerce precisa.

WooCommerce vs Shopify: Preço

Preços WooCommerce

O WooCommerce é um plugin gratuito que você podem utilizar para configurar um E-commerce completamente funcional sem comprar extensões premium.

Para obter seu E-Commerce você deve ter:

  • Um domínio, que custa em média R$ 30,00 ao ano;
  • Uma Hospedagem que começa em cerca de R$ 6,39 por mês (você sempre pode atualizar para melhores depois que seu E-commerce crescer);
  • Certificado SSL para transações seguras, gratuitamente com Let’s Encrypypt. Os certificados SSL começam com o valor de R$28,00 por ano, mas os preços variam muito, o que significa que este é apenas um valor de referência em média;
  • Um tema premium do WordPress custa somente $59, valor único de compra.

Um site básico E-commerce que utiliza o WooCommerce irá retornar certa de $10 por mês. Não há limites superior para o quanto você pode gastar em seu E-commerce, pois isso depende de suas necessidades específicas.

Enquanto o WooCommerce é gratuito, suas extensões premium custam dinheiro. No WooCommerce.com, existem mais de 300 extensões com preços variados. A maioria deste plugin custa menos de USD 60 dólares.

No site oficial do WooCommerce, eles estão oferecendo um pacote de 19 extensões por US $299 dólares, o que se traduz em cerca de $16 dólares por extensão.

Tenha em mente que você pode iniciar um E-commerce inteiramente funcional utilizando apenas o plugin WooCommerce. Além disso, você pode comprar extensões do WooCommerce de terceiros no CodeCanyon por apenas US $5 dólares.

Com milhares de extensões gratuitas do WooCommerce, talvez você nunca precise de extensões premium.

Preços Shopify

O Shopify oferece a você um trial de 14 dias gratuitos em um subdomínio. No entanto, você não pode vender nada (ou testar o processo de compra) na versão gratuita. Para começar a vender, você deve se inscrever em um de seus planos pagos.

Ao custo de $9 dólares mensais, você pode aproveitar o plano Shopify Lite que permite vender no Facebook, adicionar produtos a qualquer site, conversar com clientes no Messenger e receber pagamentos com cartões de crédito.

Outros planos incluem Shopify Básico por US$29/mensais, Shopify que custa $79 dólares mensais, o plano avançado Shopify  por $299/mensais e também o Shopify Plus para grandes empresas.

Se você deseja passar de um Subdomínio gratuito para um domínio personalizado, ou seja, sualoja.com em vez de sualoja.myshopify.com você receberá a taxa de $14,00 adicionais para registrar o seu domínio através do Shopify.

Comprar extensões premium atraem taxas mensais recorrentes, então você deve estar atento às extensões que pode causar um enorme impacto em sua receita.

Da aritmética básica e do modelo de precificação mensais, Shopify é mais caro para ser executado do que o WooCommerce.

WooCommerce vs Shopify: Opinião Popular

Nós fomos atrás e aqui está o que outros leitores tinham a dizer sobre o WooCommerce vs Shopify:

Review Roland Hagendorff

Roland Hagendorff

***David Young Review

David Young

WooCommerce vs Shopify Conclusão final

Nós escolhemos o WooCommerce do que o Shopify, mas porque? Graças ao maior catálogo de recursos e as capacidades de design ilimitados oferecidos pelo WooCommerce.

O Shopify tem muitos entraves em termos de opções de design, além disso, o preço limita você em uma plataforma que não é portátil. Você pode mover facilmente uma loja do WooCommerce para outra plataforma, mas não podemos dizer o mesmo do Shopify.

Além disso, o WooCommerce oferece controle completo sobre sua loja de comércio eletrônico. Por outro lado, Shopify controla sua loja, dados e tudo mais, o que significa que você está à mercê de suas políticas comerciais.

Ambas as plataformas oferecem suporte incrível, o que é louvável para os desenvolvedores. No entanto, o WooCommerce possui uma grande comunidade.

Se você instalar o WordPress em seu computador, você pode testar o disco do WooCommerce extensivamente, sem acarretar em nenhum custo. O Shopify não permite nem que você teste o processo de pagamento sem que antes invista algum dinheiro.

No final, o WooCommerce oferece uma solução de E-commerce poderosa e personalizável que podem lidar com qualquer coisa que aparecer. O Shopify oferece um serviço caro sem todas as excelentes opções de design e extensibilidade que acompanham o WooCommerce.

E agora queremos saber de você, qual é sua plataforma favorita de comércio eletrônico? WooCommerce ou Shopify?

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