Wordpress

Como mover seu site WordPress para um novo Domínio (sem afetar o SEO)

Como mover seu site WordPress para um novo domínio sem afetar SEO

Como é realizado o processo de redirecionar o WordPress para um novo domínio, o que isso significa para seu ranking SEO e como fazer para que ele não seja prejudicado no processo?

Significa basicamente criar um redirecionamento e enviar todo tráfego da antiga URL para uma nova URL.

Em essência, o tráfego “rejeita” o seu antigo site e te direciona para seu novo site. Por exemplo, após o redirecionamento, o tráfego de busca para http://urlantiga.com/wordpress-redirect-post vai para http://novaurl.com/wordpress-redirect-post.

Com o tempo, o Google dá preferência ao seu novo domínio ao invés do domínio antigo em termos de classificação de SEO. Aqui está um pequeno fluxograma que desenhamos.

Como redirecionar wordpress para um novo domínio

Agora, você não deve levar o redirecionamento do seu domínio de qualquer maneira, especialmente quando seu ranking de SEO está em jogo.

Se bem feito, você pode manter ou até impulsionar seu SEO, mas se feito errado, você pode perder seu ranking e assim sofrer grandes penalidades.

Enquanto a perspectiva de redirecionar seu domínio antigo para um novo pareça um pouco assustador, você pode fazer a transferência sem perder ou prejudicar o conteúdo do seu SEO.

É importante notar que você pode sofrer uma pequena queda no tráfego de pesquisa após mover o seu WordPress para um novo domínio, mas isso geralmente é por pouco tempo. Isso acontece porque:

  • O Google leva um tempo para indexar sua nova URL;
  • Caso tenha feito mudanças significativas no conteúdo ou no design antes de redirecionar, essa nova mudança pode afetar seu SEO negativamente até que coloque todas as coisas em ordem. Ao mesmo tempo, o Google leva um tempo para indexar seu novo conteúdo;
  • Alguns usuários podem ignorar seu novo domínio devido ao viés de domínio.

Mesmo assim, este tutorial mostra você como você pode executar o redirecionamento do WordPress com sucesso sem prejudicar seu SEO. Você está pronto? Ótimo, vamos içar as âncoras e partir deste tutorial!

Porque redirecionar seu site WordPress para um novo domínio?

Antes de passarmos para o processo de migração de seu site WordPress para um novo domínio, que tal darmos uma olhada nas razões pelas quais empresas trocam URLs.

Mudanças de Marca – Rebranding

Rebranding é uma das principais razões pelas quais você faria uma mudança em seu nome de domínio. Assim como você trabalha seu negócio, em algum ponto você pode descobrir que precisa mudar completamente a direção e consequentemente você muda sua marca.

Mudar a marca envolve começar do zero com um novo nome para a empresa e website. Se você possui um conteúdo bom, no entanto, você precisa simplesmente de um novo domínio, propriamente redirecionado e talvez um novo design para o site.

Fugindo das graves penalidades do Google

Se recuperar dos algoritmos Google e das penalidades de spam não tarefa para os fracos. Geralmente penalidades vem com perda de pesquisa de tráfego, isso significa que se o Google lhe deixar na mão, seu SEO terá um valor muito pequeno ou até valor nenhum.

Caso você tenha pouco tráfego ou nenhum, não faria sentido começar do zero? Se você não se importa nem um pouco com tráfego de pesquisa, você pode manter seu site antigo, penalidades e spam. Nós esperamos que não seja o seu caso.

Seu novo domínio é atraente e forte

Talvez você teve que se contentar seu domínio em .net, .club ou .biz simplesmente porque o .com não estava disponível ainda.

Enquanto o nome de seu domínio não significa tanto quanto SEO e  para o sucesso de seu negócio, um nome de domínio cativante e mais fácil de ser lembrado é o mais recomendado.

Um domínio forte em seu nicho provavelmente vai ganhar muito tempo e esforços para atingir seu objetivo de tráfego.

Migração HTTP para HTTPS

Hoje em dia, o Google tem uma queda para HTTPS pelo número de pessoas reportandocrescimento de tráfego após mudarem de HTTP para HTTPS.

No passado, o redirecionamento 301 resultou em cerca de 15% de perda de tráfego. Hoje em dia, o Google trata o redirecionamento 301 de forma diferente, na medida que o redirecionamento passa por todo o conteúdo para a nova URL.

Migração HTTP para HTTPS envolve redirecionamento 301, assim como mover para um novo domínio. A única vantagem que o último tem sobre o primeiro, é o pequeno impulso no tráfego que o Google concede HTTPS.

Dito isso, note que trocar para HTTPS não é brincadeira, se feito errado, pode se tornar um desastre para SEO.

Além disso, um redirecionamento 301 significa um redirecionamento permanente de uma URL para outra. Redirecionamentos 302 e 307 são redirecionamentos temporários. É claro que você deve usar apenas redirecionamentos 301 para redirecionar a um novo domínio.

Combinações de sites

Se você gostaria de consolidar seus vários websites dentro de um único domínio, a criação de um site de redirecionamento para cada site do WordPress é uma novidade. O processo é essencialmente o mesmo independente se está redirecionando um ou dez domínios.

Se feito corretamente, seu novo domínio pode ranquear facilmente as palavras chave (keywords) em seus outros sites. De qualquer forma, você deve mover o conteúdo dos sites para seu novo site e direcionar adequadamente.

Ofertas Descontinuadas

Você precisa criar um redirecionamento de um domínio para outro caso um produto esteja descontinuando ou se gostaria de enviar o tráfego para um novo produto.

Pense no que aconteceria ao seu correio quando você se muda de casa mas esquece de alertar a agência de correios. Obviamente você vai perder muitas correspondências, certo? Neste caso aqui, a perda de correspondências representam vendas perdidas.

Dica Pro: Trocar de domínios é um risco, primeiro que você deve empreender com seus objetivos comerciais em mente. O raciocínio aqui é focar em seus objetivos de negócios em primeira instância, e o SEO em segundo lugar.

Como manter o conteúdo SEO após mover para um novo domínio?

Agora que você compreende o porque você não deve redirecionar seu site por capricho, vamos passar pelos processos de mover o WordPress para um novo domínio com maestria e sobreviver a ofensiva SEO. Combinado? Incrível, então aqui está a visão panorâmica desta seção.  

  • Criar um backup completo de seu antigo site.
  • Limpar seu Novo Domínio.
  • Mover seu Site para o Novo Domínio.
  • Reescrever .htaccess.
  • Corrigir Links Quebrados.
  • Notificar o Google.
  • Submeter Novo Sitemap.
  • Mudar Domínio no Google Analytics.

Criar um Backup Completo de seu Antigo Site

É sempre bom manter backups de seu site, tanto se você está direcionando seu site WordPress ou não. Agora nós não iremos entrar em detalhes por isso nós fizemos um mega guia de como fazer o backup WordPress, você pode conferir aqui.

Antes de você seguir com seu site, crie um backup completo pois você vai precisar 1) de uma cópia de seu site para mover para o novo domínio e 2) em caso alguma coisa de errado durante o processo, você terá uma cópia segura de seu trabalho.

Limpe Seu Novo Domínio

Obviamente, nós presumimos que você já tenha comprado um novo domínio. Se você não registrou um domínio antes, você pode pular essa etapa.

No entanto, o que acontece caso seu novo domínio já tenha sido registrado no passado sem seu conhecimento?

Talvez você comprou um site que gostaria de redireciona-lo para seu novo domínio. Mas seria saudável um novo domínio?

Para garantir que você não esteja transmitindo quaisquer penalidade e outros problemas que possam prejudicar seus esforços de SEO, você deve verificar seu novo domínio utilizando o Google Webmasters Tool (GWT).

Como? Adicione seu novo domínio ao GWT e verifique a Página de Manual de Ações. Se não houver problemas, você tem luz verde para seguir em frente.

Manual de ações

Se houver ações manuais, você deve fazer as alterações necessárias e enviar um pedido de reconsideração.

Movendo seu site WordPress para um novo domínio

Se você tem um domínio e já o associou a um servidor de hospedagem, você está quilômetros na frente da pessoa que acabou de comprar um domínio. Isso acontece pois mover um site da antigaurl.com para uma novaurl.com não é só uma questão de copiar.

Contanto que você possa apontar seu domínio em seu servidor de hospedagem, mover seu site é uma questão de transferir seus arquivos estáticos WordPress bem como os bancos de dados. Confira esse tutorial de como apontar um novo domínio.

Caso você não tinha ideia de que o site WordPress não possui um banco de dados, é melhor você usar plugins como Duplicator ou Migração WP multifuncional. Nós também recomendamos conferir o nosso tutorial de migração do WordPress. Ele mostra como migrar corretamente o WordPress para um diferente Host.

Adicionar regras de Redirecionamento para o .htaccess

A melhor parte deste guia, o aperfeiçoamento de um redirecionamento que economiza seu SEO é tão fácil quando colocar um código dentro de seu arquivo .htaccess.

Enquanto você estiver mantido a estrutura da URL de seu site WordPress, (como urlantiga.com/pagina-um-historia direciona para novaurl.com/pagina-um-historia) redirecionar o tráfego é uma questão de editar o arquivo .htaccess encontrado dentro de seu servidor.

No diretório WordPress de seu antigo site, localize o arquivo .htaccess e adicione o seguinte código na parte inferior.

Com este código imbuído em seu site, qualquer um que vá para alguma URL em seu antigo site será redirecionado para o URL correspondente em seu novo site. Caso isso não aconteça, seus redirecionamentos não estão configurados corretamente. Substitua http://www.novaurl.com no código de cima com seu novo domínio. Isto é conhecido como redirecionamento 301 que conta ao Google e todos seus usuários que seu site foi movido para http://www.velhaurl.com para http://www.novaurl.com.

Caso você queira redirecionar qualquer página individualmente, adicione o seguinte código ao seu arquivo .htaccess:

Reparar Links QuebradosSubstitua velhaurl.com/pagina e novaurl.com/pagina com suas antigas e novas páginas respectivamente.

Após mover seu site para o novo domínio você provavelmente vai quebrar alguns links dentro do seu conteúdo. Os links para páginas internas por exemplo, ainda possuem o domínio antigo, que retornam o erro 404 que são experiências ruins do usuário.

Você também pode herdar links quebrados do site antigo, especialmente se você nunca corrigiu nenhum antes do redirecionamento.

E  ainda falando sobre links, você também deve atualizar todos os links possíveis e alterar a URL nos perfis de redes sociais que você possui, e isso é simplesmente muito fácil. Entre em contato os proprietários de sites que possuem conexões links com seu site, e peça educadamente para que atualizem seus links para sua nova URL:

como redirecionar wordpress sem prejudicar o seo

Você pode usar o W3C Link Checker para farejar links quebrados e o Plugin Velvet Blues Atualizador de URLs para substituir todas as instâncias de seu domínio antigo em seu conteúdo.

Notificando o Google

Para reduzir o tempo que o Google leva para indexar seu novo domínio, o Google oferece uma ferramenta de mudança de endereço diretamente no Google Search Console (anteriormente chamada de ferramenta Google para Webmasters).

Utilize essa ferramenta. Clique em seu antigo site no GSC e em seguida clique no ícone de engrenagem no canto superior direito:

Como redirecionar o wordpress sem prejudicar seo

Selecione a opção Mudança de Endereço do menu cascata para acessar essa página:

Ferramenta do Sitemap

Siga com o procedimento em 4 etapas, e finalmente clique no botão enviar.

Enviar novo Sitemap

Se você não sabia, um redirecionamento bem sucedido para um novo domínio também involve o envio de um novo sitemap para o Google.

Um sitemap é exatamente o que você deve achar que é. É um mapa do seu site detalhando vários urls para seu conteúdo. Os motores de busca usam sitemaps para obter uma captura de tela de seu site para fins de indexação.

Você podem facilmente gerar um sitemap utilizando vários plugins WordPress. Adicionar um sitemap para o buscador Google é fácil.

Basta ir ao seu novo site no GSC e navegar até Crawl -> Sitemaps:

Ferramentas Google Webmasters

Modificar Domínio no Google Analytics

Como isso pode afetar diretamente meu Ranking SEO? Você pode se perguntar. Bem, se o SEO tem tudo a ver com a geração de tráfego, e quanto mais você souber sobre seu tráfego, melhor você vai poder realinhar seus esforços para maior impacto.

Se você ainda não está usando o Google Analytics para rastrear seu site WordPress, você deve considerar usar ele agora! O Google Analytics oferece muitas informações úteis que você pode usar para melhorar sua SEO em qualquer momento.

Se você já possui o Google Analytics configurado em seu Blog WordPress, tudo que você precisa fazer é mudar sua URL propriamente.

O processo é bem fácil. Basta entrar no Google Analytics e clicar na guia do Administrador e escolher Configurações de Propriedade. Agora entre com seu novo domínio no campo de URL do site e clique em Salvar.

Google analytics troca de domínio

Conclusão final

Mover seu site WordPress para um novo domínio sem prejudicar sua SEO no caminho não é tarefa fácil. Mesmo assim, é possível com um pouco de paciência e atenção.

Note que se você tiver um ranking SEO baixo devido a um conteúdo não otimizado ou de baixa qualidade, o redirecionamento do site sem corrigir o problema não irá melhorar seu ranking!

Apenas planeje com antecedência, sempre crie backups e tenha 100% de certeza que o redirecionamento é realmente necessário.

Também é importante notificar seus visitantes com antecedência de seu redirecionamento. Você podem escrever uma postagem no blog, usar um pop-up ou implementar um logotipo/byline de transição para manter o reconhecimento de sua identidade, especialmente se você modificar o design de seu site.

Se você fizer alterações em seu novo site, é melhor redirecionar cada página individualmente, mas isso pode ser um problema quando se trata de um site grande demais, isso se tornaria em uma tarefa gigantesca. O melhor é manter a mesma estrutura de url no site antigo e no novo para que você possa fazer a transição facilmente utilizando o .htaccess.

Além disso, mantenha um olho para redirecionamentos anteriores em seu site antigo que possam cirar vários redirecionamentos em seu novo site e até mesmo um erro de loop de redirecionamentos. Por exemplo, a página A que direciona para página B no site antigo causará um redirecionamento de três passos no novo site, ou seja pag A -> pag B -> pag B no novo site.

Tenha em mente que leva tempo para recuperar o Ranking de SEO de seu site após uma mudança. Alternar para HTTPS resulta em um aumento no ranking de SEO no tráfego, como visto em vários estudos destes casos. Desde que você faça tudo como descrito, você deve conseguir alcançar os devidos Rankings SEO em pouco tempo.

Finalmente, cuide de seu conteúdo e seu site como se sua vida dependesse disso para gerar links de entrada que impulsionam seu ranking SEO.

Você já trocou de domínios? Como você gerenciou todo o processo de redirecionamento? Você teve algum tipo de problema durante o procedimento? Por favor compartilhe conosco nos comentários!

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!