10 erros de SEO que estão prejudicando o seu e-commerce

Como qualquer outra loja, uma operação de e-commerce de sucesso depende de fatores como qualidade dos produtos, do atendimento, preços competitivos e um pós-venda eficaz.

Mas do mesmo modo que há muitas facilidades, como a possibilidade de não depender da localização para atender um público amplo ou ter visibilidade, é preciso compensar com boas técnicas de gestão e marketing digital.

Por exemplo, o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para motores de busca, tem grande papel em tornar sua loja mais fácil de encontrar e, por sua vez, na geração de tráfego para ela.

A grande maioria dos empreendedores do setor já conhece a importância de planejar e executar o SEO de forma contínua, mas ainda vemos muitos erros de SEO para e-commerce que prejudicam os resultados dos negócios.

Veja alguns dos principais erros e como você pode garantir que o seu e-commerce não seja cometa nenhum deles!

1. Carregamento lento

Páginas que levam muito tempo para carregar inevitavelmente serão deixadas de lado pelos mecanismos de busca, ou ao menos colocadas fora das posições principais nas páginas de pesquisa.

O motivo é bem simples: a experiência do usuário é um dos critérios mais importantes para o rankeamento no Google e outros sites de busca.

Com a evolução da conexão de internet, tanto fixa quanto móvel, no país o usuário se acostumou a ter respostas rápidas quando navega online.

Assim, esperar nem que seja 1 segundo a mais pelo carregamento de uma página pode fazer toda a diferença, e levar uma pessoa a desistir da pesquisa, ou tentar outro site.

Como não é interessante para o Google que os usuários fiquem frustrados, a tendência é que sites lentos sejam colocados em posições inferiores nas classificações.

Como evitar isso? Aplicando boas técnicas de desenvolvimento, como comprimir imagens, usar as tags corretas e evitar códigos desnecessários.

Além disso é essencial otimizar o site para dispositivos móveis  —  tão importante que será esse o nosso próximo ponto.

2. Falta de otimização para mobile

Dicas de seo - mobile friendly

A maioria das pessoas acessa a internet por dispositivos móveis, como celulares e tablets, sendo que algumas só têm esse tipo de aparelho e nem sequer sabe mexer em desktops e notebooks.

Logo, não adianta projetar sites que fiquem lindos em monitores de 15″, mas que sejam um verdadeiro pesadelo para navegar usando um smartphone com tela de 5″.

Quem faz isso também sofre com posições mais baixas nos rankings de busca e desperdiça o pouco tráfego que consegue.

A solução é investir no design responsivo, cada vez mais comum e fácil de aplicar.

Por meio dele, o seu site estará preparado para ser acessado por qualquer tamanho de tela e será visto com bons olhos pelos algoritmos dos motores de busca.

3. Usar as descrições do fabricante

dicas seo - usar descrição do fabricante

As descrições do fabricante não são feitas para atrair o consumidor ou facilitar que o seu produto seja encontrado através dos motores de pesquisa.

Elas costumam ser genéricas e até técnicas demais, além de não conter os termos normalmente pesquisados pelos consumidores.

Além disso, boas descrições contribuem também para a experiência do usuário, já que dão a ele uma boa noção do que esperar ao acessar sua página.

Sendo assim, nada de usar descrições genéricas. Por outro lado, também não use esse espaço apenas com palavras-chave. O segredo é ter equilíbrio e fazer descrever o item de forma relevante para o cliente.

4. Ignorar o conteúdo gerado pelo usuário

Conteúdo gerado pelo usuário é um poderoso recurso de SEO, pois os mecanismos de busca entendem que se há muitas pessoas interagindo com a sua página ela deve ser confiável e relevante.

É bastante comum encontrar pela internet uma loja de vendas que não coloca esse conteúdo. no centro de suas estratégias, mais precisamente por meio de avaliações de quem já comprou.

A grande maioria dos consumidores online busca por referências de outros clientes antes de realizar uma compra, tanto com respeito ao produto quanto relacionado à loja que o vende.

Por isso, encoraje as avaliações e depoimentos de seus clientes atuais como forma de fortalecer sua estratégia de SEO.

5. Conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado é um grande problema que, além de criar competição desnecessária entre páginas do mesmo site por uma posição no Google, pode causar penalizações.

Isso acontece quando é possível acessar o conteúdo de uma página através de diferentes URLs. Nessas horas, o Google não sabe qual das URLs é a “original”, a que merece os créditos pelo conteúdo.

A solução é adicionar o que chamamos de Canonical Tag na URL principal. Essa tag declara que a página em questão é a que deve ser indexada, e evita todos os problemas que citamos.

6. Títulos genéricos nas páginas de produtos

dicas seo - títulos genéricos na página de produtos

As páginas de produtos precisam de uma otimização perfeita, para ser encontradas de modo fácil exatamente pelas pessoas que têm intenção de compra.

Um dos elementos mais importantes de SEO On Page é o título de uma página. Ele é como que a promessa inicial, que declara do que a página fala.

Então, em vez de usar títulos genéricos (ou mesmo engraçados) para suas páginas de produto, procure personalizá-los de acordo com o item que está oferecendo.

Como é difícil não repetir palavras-chave se o seu e-commerce vende muitos produtos parecidos ou das mesmas marcas, crie frases únicas.

O ideal é criar uma estrutura, que varia dependendo do seu nicho e variedade de produtos. Por exemplo, o formato “item + modelo + marca” pode funcionar bem para roupas, calçados e outros produtos.

7. Não usar alt text nas imagens

dicas seo - não usar alt text nas imagens

As imagens ainda não são interpretadas com exatidão pelos algoritmos dos sites de pesquisa, ou seja, é preciso descrevê-las para que eles entendam do que se trata cada figura.

Visto que imagens de qualidade são elementos que melhoram a experiência do usuário, é de interesse dos motores de busca rankear páginas que contenham esses recursos.

Mas muitas lojas perdem a oportunidade de conseguir tráfego qualificado por não otimizar as imagens. A saída é usar a tag Alt Text, que explica em texto o que a imagem representa.

Outra vantagem de otimizar as imagens é receber tráfego que vem da busca direta por imagens que já existe há algum tempo nos principais buscadores.

8. URLs impossíveis de entender

Novamente, entra em jogo a questão da experiência do usuário. Qual URL você acha mais amigável a um comprador em potencial:

  1. www.sualoja.com.br/produtos/produto-x
  2. www.sualoja.com.br/prod/item-w-832826472x=?

A primeira é fácil de lembrar, descreve exatamente o que a página oferece e pode até ser memorizada pelo visitante para acessá-la depois, digitando diretamente no navegador.

Já a segunda é completamente confusa e impossível de memorizar, nem declara com a mínima clareza qual o objetivo da página.

Pode parecer um detalhe insignificante, mas a verdade é que cada detalhe importa na hora do buscador decidir quais páginas mostrar primeiro. Por isso é tão importante seguir boas práticas de SEO ao montar sua estrutura de URLs.

9. Mal uso das palavras-chave escolhidas

Palavras-chave são a essência de um trabalho de SEO bem-feito, que produz resultados satisfatórios. Por isso mesmo, um dos principais (e piores) erros de SEO para e-commerce é o mal uso das palavras-chave escolhidas.

Não adianta pensar que o segredo do sucesso está em repetir as palavras-chave tantas vezes quanto possível no seu conteúdo, pois isso pode até surtir efeito contrário e prejudicar o seu rankeamento.

A primeira palavra de cautela aqui é com respeito à moderação. Seja coerente e priorize a relevância do conteúdo no lugar de repetições.

Mais ainda, se lembre de que existem muitos outros lugares nos quais é importante colocar palavras-chave, não só no conteúdo. Títulos das páginas, URLs e meta description são alguns deles.

10. Usar a mesma estratégia de SEO em todo o funil

dicas seo - não utilizar a mesma estratégia seo em todo funil

O último dos erros de SEO para e-commerce que vamos considerar depois de abrir uma loja virtual é pensar que, para otimizar uma loja online, basta seguir os mesmos passos em todo o funil de vendas.

O funil de vendas funciona da seguinte forma:

  • topo: interesse inicial, talvez com uma busca generalizada sobre um tipo de produto;
  • meio: consideração do melhor produto de acordo com os interesses e necessidades da persona;
  • fundo: decisão pela loja que oferece as melhores condições no produto desejado.

Enquanto alguém no topo do funil pode ser direcionado para um post do seu blog indicando produtos que possam ser de interesse, alguém do fundo do funil já quer comprar agora, e pode ir direto para uma página promocional.

Isso deve ser feito com diferentes palavras-chave, usando uma mistura de conteúdo com páginas de produto, e não de forma a enviar todos os visitantes para as mesmas páginas.

Agora que já viu alguns dos maiores erros de SEO para e-commerce e como evitá-los, você está preparado para enfrentar o ambiente virtual competitivo e aumentar as vendas da sua loja. Com a transformação digital, a competição entre as lojas virtuais está, a cada dia, mais acirrada.

Não se esqueça que o SEO bem-feito é aquele que segue continuamente e se baseia no desempenho anterior para melhorar.

Este artigo foi produzido pela Rock Content,  especializada em técnicas de marketing de conteúdo como estratégia para
alavancar os resultados de qualquer negócio.

Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.