Marketing Digital Website WordPress

SEO WordPress: Como adicionar meta título, meta descrição e palavra-chave

Seo WordPress: Como adicionar meta título meta descrição e palavra chave

Adicionar meta descrição e palavra-chave no seu blog WordPress talvez pareça trivial para você, mas eles podem ser de grande valor quando se trata de ‘SEO WordPress’. Neste tutorial de SEO para WordPress vamos te mostrar como utilizar propriamente o meta título, as palavras-chave e a meta descrição no seu blog WordPress e melhorar sua estratégia de SEO de uma forma bem mais abrangente. Vamos começar.

O que você vai precisar:

Antes de começar este tutorial de SEO WordPress, você vai precisar de:

  • Acesso ao painel de Administrador WordPress

Por que meta título, meta descrição e palavra-chave são importantes para SEO WordPress?

Estes são os famosos meta title, meta description e keyword. Atualmente somente a qualidade do conteúdo dos sites não é suficiente. Com praticamente milhares de sites disponíveis, os usuários raramente têm oportunidade de visitar todos eles e acabam clicando nos três primeiros resultados, que são os mais populares. E é por isso que o SEO WordPress é considerado o Santo Graal do marketing na web: um SEO excelente pode direcionar muito tráfego para o seu site.

O título do blog é a autodescrição, que informa ao leitor sobre o assunto do blog. Então nem precisaria dizer que é o item mais importante nesta lista, já que um título mal elaborado pode prejudicar todo o SEO do seu site WordPress.

A meta descrição ajuda o seu blog de duas formas: facilita o trabalho dos mecanismos de buscas ao detalhar previamente o conteúdo e atrai os usuários ao exibir um resumo conciso e coerente da página.Adicionando meta título e meta descrição

Meta Descrição e Meta Título nos Resultados de Busca do Google

Por outro lado, o uso das palavras chave tem muitas controvérsias. Enquanto muitos experts do SEO acreditam que isto é um fator significante, existem aqueles que dizem que as palavras chave não têm tanta importância assim, incluindo o Google.

Por fim, considerando que os mecanismos de busca se recusam a especificar qual o peso de cada fator no ranqueamento de um site, nós não sabemos exatamente o quanto a meta descrição e as palavras-chave pesam na hora de ajudar o SEO do seu blog. No entanto sabemos que estes itens desempenham algum papel importante no SEO do WordPress e isso já deve ser suficiente para justificar a sua atenção.

Existem muitos outros plugins que você pode usar para adicionar meta descrição, meta título e palavras-chave no seu blog WordPress. Neste guia nós vamos usar o melhor plugin SEO WordPress, o WordPress Yoast SEO. Para ver como instalar o Yoast SEO para WordPress, confira este tutorial em inglês.

Como usar o SEO Yoast para adicionar Meta Tags no WordPress

O melhor plugin SEO WordPress, o Yoast SEO, foi desenvolvido por Joost de Valk, que é considerado um guru do SEO quando o assunto é WordPress. Mesmo que o WordPress já seja uma plataforma de CMS bastante decente para SEO, o Yoast SEO pode ser usado para equipar o seu site com armas adicionais e quem saber ser a diferença no ranqueamento do site.

A funcionalidade popular da Análise de Página do Yoast está relacionada aos detalhes que estão suscetíveis a serem ignorados, como as alt tags das imagens, densidade do post e estrutura de frases. Vamos usar o plugin para adicionar títulos, meta descrição e palavras-chave no blog WordPress.

1º passo – Habilitando Configurações Avançadas no SEO Yoast

Por padrão, você terá diversas ferramentas à sua disposição no Yoast SEO. Porém para se beneficiar de todas as vantagens deste plugin, nós recomendamos fortemente que você habilite algumas configurações avançadas manualmente. Tanto o meta título quanto a meta descrição já estão habilitadas, mas a meta palavra-chave deve ser habilitada usando as configurações avançadas como falamos acima (vamos te mostrar como fazer isto nod decorrer deste guia).

Para habilitar as configurações avançadas, dentro do seu painel WordPress vá até a seção SEO > Painel. A partir daqui, selecione a aba Recursos (Tab) e encontre a opção Página de Configurações Avançadas. Defina esta opção clicando no botão Ativar. Esta ação solicitará a atualização da página, e depois disso, você já deve conseguir visualizar as opções avançadas.páginas de configurações avançadas

2º Passo – Adicionando Meta Título no WordPress

Para adicionar meta título ou Título SEO no seu post, navegue até a seção Posts > Todos os Posts e escolha em qual dos posts existentes você quer adicionar o meta título.

  1. Abra o post na página de edição, role a página para baixo até a seção Yoast SEO. Nesta seção, você verá uma prévia da amostra (snippet), como exibido nos mecanismos de busca. Isto foi gerado automaticamente para cada post.
  2. Clique em Editar Amostra. Novos campos serão exibidos. O primeiro campo chamado de Título SEO é o meta título deste artigo. Insira o título adequado neste campo. Aqui o Yoast vai te ajudar com um barra colorida abaixo do título, sendo que verde significa que o tamanho do título está ótimo.Criar um meta título

3º Passo – Adicionando Meta descrição no WordPress

A meta descrição no WordPress pode ser adicionada na mesma seção que você usou para adicionar o meta título. Logo abaixo do campo do Título SEO, existem dois campos adicionais que são Slug e Meta descrição. Basta inserir uma breve e atraente descrição do seu post. E mais uma vez o Yoast informa se o tamanho está adequado através da barra colorida.

Na meta descrição, certifique-se de adicionar palavras relevantes e que também foram adicionadas no post. Ao finalizar, feche o Editor de Amostra e salve as alterações clicando no botão Atualizar. adicionar meta descrição

4º Passo – Adicionando palavra-chave

Ao contrário do meta título e da meta descrição, a meta palavra chave deve ser adicionada manualmente no Yoast SEO. Para fazer isto, vá até o SEO > Títulos e Meta Dados e escolha a opção Outro. O plugin vai perguntar se você quer usar a tag de meta palavra-chave, habilite esta opção. Salve suas configurações e pronto, você já completou a primeira parte.Yoast SEO Meta keyword

Para adicionar meta palavra chave em um post, você precisa seguir o mesmo caminho. Selecione o post em Posts > Todos os Posts, desça até o final da página, na seção do plugin Yoast, e logo abaixo da Prévia da Amostra você verá o campo Palavra Chave em Foco.

Aqui você deve adicionar até dez palavras, todas separadas por vírgula. E claro, aplique as boas práticas de SEO aqui também, escolhendo palavras-chave que descrevam o seu artigo e estejam presente nele. Add keywords no wordpress

Como falamos anteriormente, o Google declarou que as meta palavras-chave não são um fator no seu algoritmo de ranqueamento de páginas. Outros mecanismos de busca são menos específicos ainda sobre o assunto, o que significa que sua relação pode aumentar dependendo de cada mecanismo de busca o leitor está usando.

Conclusão

Seo WordPress

Existem diversos caminhos para que você possa melhorar o SEO no WordPress. Neste tutorial de SEO WordPress, nós vimos um destes caminhos, que é como adicionar palavras chave, meta títulos e meta descrição no seu WordPress usando o plugin Yoast.

 

 

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

2 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

Share this
[href]
[href]