Sites para Designers: 10 Fontes Incríveis para Encontrar Ideias Criativas de Webdesign
access_time
hourglass_empty
person_outline

Sites para Designers: 10 Fontes Incríveis para Encontrar Ideias Criativas de Webdesign

Está procurando por uma inspiração para o design do seu site? Então não precisa mais procurar. Neste artigo, vamos trazer uma lista com alguns dos melhores sites para designers, onde você pode encontrar ideias de design para o seu próximo projeto na internet.

1. Zyro

página de templates do zyro

Para quem está procurando templates bonitos e intuitivos, o construtor de sites Zyro é o lugar perfeito para começar. Você pode encontrar ideias de design modernas e elegantes que vão fazer qualquer site ficar profissional e envolvente.

Role através da seleção de temas e designs de prévia que mais interessam a você. Se encontrar algo que gostar, você pode usá-lo imediatamente – e tudo de graça. A interface intuitiva de arrastar e soltar do Zyro e o seu sistema de grade permitem que qualquer um facilmente edite o template para se ajustar ao seu gosto.

Aqui estão os motivos que fazem do Zyro uma excelente fonte para encontrar inspirações de design:

  • Seleção diversificada de temas — não importa se você quer fazer um blog pessoal ou um site de eCommerce, o Zyro tem o tema para você.
  • Design responsivo — sites feitos com o Zyro vai ficar lindos não importa o tipo de dispositivo que você utilizar.
  • Abordagem minimalista — se você quer projetar um site para melhor usabilidade, use os layouts simplificados do Zyro como referência.

Não importa se você está apenas buscando inspiração ou se está procurando por um construtor de sites confiável, o Zyro vai suprir suas necessidades.

2. siteInspire

página inicial do siteinspire

O siteInspire traz uma galeria curada com excelentes designs para a web. Ele exibe mais de 7.000 sites, então você vai encontrar ideias novas e úteis para qualquer projeto.

A galeria abrange uma ampla gama de assuntos – desde sites para crianças até portfólios de fotografia e plataformas de notícia. Dito isso, a equipe de curadoria prioriza designs simples e elegantes ao invés de ideias desnecessariamente complicadas.

O siteInspire é simples de se navegar e oferece diversos recursos úteis que podem ajudar você na sua busca, como:

  • Múltiplos filtros — especifique a sua busca por estilo, tipo, assunto e plataforma de maneira simultânea.
  • Registre-se para uma assinatura — faça login e acompanhe os seus designs favoritos. Você também pode receber emails semanais com os projetos mais novos.
  • Diretório dos Criadores — procure por outros trabalhos feitos pelos desenvolvedores, designers e estúdios por trás dos seus projetos favoritos.

No final das contas, se você quer navegar por exemplos de webdesign da vida real, o siteInspire é um ótimo ponto de partida.

3. Awwwards

página inicial do awwwards

Se você está procurando por sites para designers que têm exemplos muito mais interessantes, confira o Awwwards – essa é uma plataforma que recompensa os sites mais belos e melhor desenvolvidos.

Aqui, você vai encontrar um catálogo cheio de projetos envolventes que foram selecionados por alguns dos especialistas e entusiastas de webdesign mais conhecidos do mercado. Todos os sites recebem uma nota com base no seu design, na sua usabilidade, na sua criatividade e no seu conteúdo.

Como um visitante, você pode aprender o que os torna tão bons e incorporar o mesmo elemento nos seus próprios designs.

Sem mencionar que o Awwwards tem:

4. TemplateMonster

página inicial do templatemonster

Um mercado de temas pode ser um ótimo lugar para procurar por inspiração de design para o seu site. Se você tem o orçamento para isso e encontrar um tema que lhe agrada, dá para comprá-lo diretamente.

Além disso, desenvolvedores de templates costumam seguir as melhores práticas de design na hora de criar os seus produtos. Isso é para que usuários sem conhecimento técnico possam facilmente modificar o seu template e utilizá-lo sem ter que mexer com a estrutura geral.

A maioria dos temas pré-criados corre o risco de parecer genérico, mas o TemplateMonster oferecer uma ampla gama de seleções e categorias para conferir. Com mais de 32.000 templates, você terá acesso a um número quase sem fim de inspirações para navegar.

Aqui estão alguns dos melhores recursos do TemplateMonster:

  • Demonstração online dos templates — uma ótima ferramenta para dar ideias de como melhor organizar o seu conteúdo.
  • Filtros detalhados — refine a sua busca usando um sistema de filtros detalhados, organizando as plataformas por tipos, recursos e popularidade. Por exemplo, esses filtros incluem temas com reserva de hotel ou com suporte a idiomas com escrita da direita para a esquerda.

5. Best Website Gallery

página inicial do best website gallery

A Best Website Gallery começou como um projeto pessoal do David Hellman, mas rapidamente se tornou uma das maiores fontes para encontrar inspiração na internet.

Ela tem mais de 200 páginas de sites, através das quais você pode navegar usando o sistema de filtros da galeria.

Quando você visitar esse site, você vai encontrar:

  • Capturas de tela de alta resolução — caso você não queira gastar muito tempo visitando o site em site, a galeria traz imagens de alta qualidade das páginas na web.
  • Tags detalhadas — explore sites que têm a mesma cor, os mesmos estilos, o mesmo framework ou o mesmo serviço.
  • Arquivo de links — a galeria ainda traz uma série de recursos de desenvolvimento online e de design.

6. Sites de Portfólio de Agências

site oficial da agência bigdrop

Se você precisa de ideias profissionais, confira sites de portfólio de agências. Você pode ver como os especialistas no campo superam os desafios de designs e aprendem a partir deles.

Essa também é uma ótima fonte para checar algumas das tendências mais recentes de webdesign.

Sem mencionar que esses portfólios geralmente são visualmente incríveis, o que significa que você também pode conferi-los em busca de inspiração.

Procure portfólios que têm capturas de tela de alta qualidade e explicações do que foi feito por trás das cenas. Aqui estão alguns ótimos sites para começar como referência:

  • Bonfire Red — uma agência baseada nos EUA que trabalhou com pequenos negócios e grandes empresas como a Aston Martin.
  • Toy Fight — aproveite os designs ousados e premiados desta agência digital do Reino Unido.
  • Big Drop Inc. — esta empresa de webdesign tem um portfólio extensivo de trabalhos com clientes impressionantes, incluindo a Samsung e as Nações Unidas.

7. CSS Nectar

página inicial do css nectar

O CSS Nectar é outro excelente catálogo para encontrar ótimos sites. Aqui, você pode encontrar:

  • Sites de alta qualidade — um time de avaliadores confere cada projeto enviado antes de aprová-los. Os participantes também precisam pagar uma taxa para terem os seus trabalhos avaliados.
  • Filtros úteis — especifique a indústria ou a categoria do site, os recursos de design, os recursos, as cores e o país.

Se você gostou deste site, é possível assinar a lista de mailing deles para se manter atualizado sobre os trabalhos mais recentes que eles colocarão em destaque.

8. GoodUI

página inicial do goodui

Para quem está procurando uma maneira de otimizar as suas taxas de conversão, a GoodUI deve ser o seu próximo destino. Ela traz vários recursos para otimizar qualquer página da internet, incluindo:

  • Ideias de design gratuitas — a página inicial traz uma longa lista de ideias que você pode testar no seu próprio site.
  • Um blog interessante — veja como empresas tipo a Amazon e a Netflix (e muitas outras) estão conduzindo testes A/B em seus sites.
  • Exemplos práticos de UI — encontre padrões para implementar em landing pages, carrinhos de compra, formulários, botões de CTA e mais.

Para tirar o máximo proveito da GoodUI, considere se tornar um membro pago para ter acesso aos resultados de experimentos de interface de usuário.

Você também pode se cadastrar para a BetterUI avaliar o seu site, e a equipe deles irá olhar suas páginas e dar melhorar conselhos sobre como você pode melhorá-las.

9. Pinterest

pesquisa de inspiração de design de sites no pinterest

Por ser um hub para recursos visuais, o Pinterest se torna uma ótima plataforma para procurar por inspirações, dicas e tutoriais de webdesign. Aqui você pode:

  • Criar pinboards — para colecionar todas as suas referências de design de site. Você também pode seguir os quadros públicos de outros usuários para seguir acompanhando as suas ideias..
  • Use múltiplas palavras-chaves — seja o mais específico possível na hora de usar a barra de pesquisa e encontrar os resultados certos.
  • Encontre temas prontos para serem comprados — temas premium que você pode comprar se tiver o orçamento e precisar de uma opção de design rápida.

10. Behance

página inicial do behance

O Behance é uma rede social para designers e outras pessoas criativas mostrarem o seu trabalho. Contudo, você pode usá-lo para buscar inspirações de design para o seu site, mesmo se você não trabalhar na indústria criativa.

Aqui está uma lista do que torna o Behance num ótimo lugar para se encontrar ideias de design:

  • Uma grande comunidade — você pode seguir os webdesigners que criaram os trabalhos e se conectar com eles. Ao usar a página O Melhor do Behance, você pode encontrar os projetos que mais impressionaram os curadores do Behance.
  • Mood boards — para adicionar e organizar trabalhos que se encaixam nos seus critérios.
  • Opções detalhadas de filtragem e organização — refine a sua busca come base na cor dominante e a ferramenta usada para criar o site. Você também pode organizar por cidade, país e data de postagem.

O que Faz um Design de Sites ser Bom?

A chave para um bom design de sites é oferecer uma ótima experiência de usuário. Um site não deve apenas ter um belo visual, mas também deve ser funcional para ajudar os visitantes a navegarem através do conteúdo e das páginas.

Dito isso, aqui está uma checklist de coisas que você deve ficar de olho enquanto faz o design do seu site:

Priorize Usuários Mobile

Como usuários mobile são a maioria do tráfego na internet, fazer um design de site que coloque dispositivos móveis em primeiro lugar deve ser uma prioridade. Sem mencionar que a Google coloca a responsividade como um fator predominante na indexação e no ranqueamento de sites.

Sem um design que foque no mobile, o ranking de busca de um site pode sofrer – suas taxas de conversão, vendas e outros objetivos que você tenha determinado também vão sofrer junto.

Aqui estão algumas dicas para você tentar melhorar a experiência mobile do seu site:

  • Escollha um tema responsivo — para que as páginas possam se adaptar facilmente a qualquer tamanho de tela, seja ele pequeno ou grande.
  • Escolha um layout de página única — ele é otimizado para a rolagem, que é a maneira mais conveniente de se navegar através de conteúdos da web nem dispositivos menores.
  • Deixe os botões claros — eles precisam ser grandes o suficiente para serem identificados e para serem apertados usando um dedo.

Mantenha o seu Design Simples e Limpo

É mais fácil para os visitantes olharem para o seu conteúdo quando os elementos não apenas são bem projetados como eles são bem organizados. Além disso, sites limpos e simples costumam carregar mais rapidamente e se adaptar melhor a dispositivos móveis.

Siga essas dicas se você quer simplificar o design do seu site:

  • Apenas exiba os elementos mais importantes — decorações desnecessárias podem fazer uma página parecer muito poluída e distrair os usuários da informação principal.
  • Deixe espaço para áreas em branco — garanta que todo o conteúdo exibido não fique próximo demais e deixe espaço para clareza.

Deixe o seu Site Legível

A maioria dos usuários hoje apenas passa os olhos pelos conteúdos, ao invés de ler tudo o que está escrito neles. Para se adaptar a tal comportamento, o design do seu site deve permitir que os visitantes encontrem informações rapidamente.

Além disso, os elementos de texto devem poder capturar a atenção dos seus visitantes de maneira imediata.

Uma maneira de fazer isso é melhorar a legibilidade do seu site, o que pode ser feito através de uma hierarquia tipográfica.

Essencialmente, é uma maneira de organizar o conteúdo do texto com base no nível de importância. Deste modo, a informação mais essencial pode chamar mais atenção.

Para empregar a hierarquia tipográfica, você precisa dividir o seu conteúdo nas seguintes categorias:

  • O título principal — ele deve representar os pontos-chave do seu conteúdo, como se fosse um slogan de negócios. Ele tem que ser grande e colocado no topo da página.
  • Subtítulos — pontos que suportam o título principal. Eles devem ter um tamanho de fonte levemente menor. Eles também são usados para dar sinalizar as seções das páginas.
  • Parágrafos — informações curtas que expandem os subtítulos, são concisas e estão em fonte legível.

Adicionalmente, usar cores de alto contraste para destacar informações importantes pode ajudar a direcionar os olhos dos seus visitantes.

Torne o seu Site Fácil de se Navegar

A navegação de um site também pode determinar o quão fácil é para os usuários encontrarem informações. Com uma boa navegação e uma estrutura adequada, os visitantes podem descobrir por conta própria quais botões eles precisam clicar para chegar no destino certo.

Por outro lado, uma navegação pobre pode fazer com que os usuários fiquem frustrados e deixem o seu website rápido demais. A longo prazo, isso pode resultar em menores taxas de conversão, menores vendas, queda de assinaturas e assim em diante.

Aqui estão umas dicas para você tentar otimizar a navegação do seu site:

  • Crie um menu de navegação familiar — um elemento de design comum como uma barra de menu horizontal pode fazer os usuários navegarem pelo seu site com mais facilidade.
  • Façam os links e os botões serem descritivos — indique claramente o que os visitantes vão achar quando eles navegarem para determinada página.
  • Considere a regra dos três cliques — idealmente, todas as páginas e as informações devem estar acessíveis a três cliques da página inicial.

Seja Consistente com o seu Design

Manter uma consistência no design através de todo o seu site é crucial. Os usuários não deveriam sentir como se eles estão visitando um site diferente toda vez que eles acessam uma nova página.

Além disso, repetir elementos em todas as páginas pode fazer com que o seu site ou marca seja mais memorável.

Portanto, é importante se manter com a mesma paleta de cores, que consiste de uma cor dominante e algumas cores secundárias.

A cor dominante é aquela pela qual a sua marca ou o seu site é conhecida, enquanto as secundárias vão completar essa principal. Tente usar ferramentas como Paletton para ajudar você a encontrar as combinações certas de cores.

Fora isso, não inclua múltiplos temas no mesmo site. Não apenas é algo difícil de implementar, como também pode confundir seus visitantes.

Conclusão

Criar um site lindo não deve ser uma tarefa difícil. Como demonstramos neste artigo, existem m muitas plataformas que pode providenciar muitas ideias de webdesign.

Para recapitular, aqui estão algumas das melhores fontes para encontrar inspiração para o design do seu site:

  • Construtor de Sites Zyro — encontre templates belos e intuitivos que você pode usar de graça.
  • siteInspire — navegue através desta galeria para encontrar designs de sites simples e limpos.
  • Awwwards — descubra alguns designs de site premiados e impressionantes, selecionados por profissionais.
  • TemplateMonster — seja inspirado pela vasta coleção de template desse marketplace.
  • Best Website Gallery — uma plataforma onde você pode buscar não apenas inspiração de webdesign como também recursos de desenvolvimento online e de design.
  • Sites de Portfólio de Agências — sites como Bonfire Red ou Toy Fight podem oferecer ideias de webdesign profissionais.
  • CSS Nectar — encontre sites de alta qualidade e use as opções de filtros de galerias para refinar a sua busca.
  • GoodUI — uma excelente fonte onde você pode aprender como otimizar o design do seu site para maiores taxas de conversão.
  • Pinterest — uma plataforma onde você pode criar pinboards para colecionar referências, dicas e tutoriais.
  • Behance — junte-se a essa grande comunidade de design para criar os seus próprios mood boards de inspiração e se manter atualizado com seus webdesigners favoritos.

Agora que você sabe onde buscar inspiração de webdesign, é hora de começar o trabalho criativo!

O Autor

Author

Carlos E. / @carlosfelipe

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!